Confira os cursos de tecnologia mais promissores em 2020

Cursos de tecnologia

Conheça 10 cursos de tecnologia que lideram o ranking dos melhores empregos e saiba como se especializar para encontrar a oportunidade de trabalho ideal na Revelo. Confira!

Com o processo de transformação digital e o surgimento de novas tecnologias, os profissionais de TI vem ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas e startups.

Prova disso, é que esse mercado de trabalho é um dos que mais crescem no Brasil e a perspectiva é que continue em expansão. Segundo a IDC Brasil, a previsão para 2020 é de alta de 5,8%,  impulsionado pelo crescimento do mercado de nuvem e software.

Nesse contexto, alguns cargos como: Especialista em Business Intelligence, Gerente de Projetos, Gerente de TI, Especialista em UX/UI e Especialista Desenvolvimento Web, tornaram-se ainda mais requisitados nas grandes empresas e startups.

Por isso, para quem deseja trabalhar com tecnologia ou já trabalha na área e deseja progredir na carreira, investir nesses cursos é a escolha ideal para conquistar uma oportunidade de trabalho nas áreas mais promissoras do mercado. 

Confira a seguir os 10 cursos mais promissores na área da tecnologia e saiba como encontrar a oportunidade de trabalho ideal com na Revelo.

1. Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação tem se destacado na área de TI e a demanda por profissionais qualificados é alta e tendência é que aumente ainda mais. 

O objetivo do curso é formar profissionais capacitados para implementar projetos de tecnologia, desenvolver sistemas operacionais, sites, aplicativos, administrar redes, instalar sistemas e gerenciar projetos.

A grade curricular do curso é bastante versátil, com disciplinas como matemática, programação, sistemas operacionais, inteligência artificial, administração, banco de dados,  e até empreendedorismo.

O curso dura 4 anos e o profissional poderá trabalhar como Desenvolvedor, Analista de Sistemas, Arquiteto de Software e Gerente de TI. Além disso, também pode atuar no departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de empresas ou startups.

2. Engenharia da Computação

O curso de Engenharia da computação é um dos mais versáteis na área de tecnologia. O profissional poderá trabalhar projetando computadores, sistemas digitais, projetos de automação industrial, aplicativos e até robôs.

O curso dura 5 anos e o currículo é bastante completo, com disciplinas que vão desde cálculo, álgebra, física, linguagem de programação, arquitetura de computadores, desenvolvimento de softwares e até mesmo robótica.

3. Sistema da informação

O curso de Sistema da Informação é focado no desenvolvimento e implementação de soluções de TI, com o objetivo de automatizar rotinas e otimizar processos.

Em geral, esse profissional trabalha com gerenciamento de fluxo das informações em redes de computadores, desenvolvimento de sistemas, criação de softwares, sites e gestão de projetos.

Além disso, o analista de sistemas também pode atuar na área de suporte técnico, realizando a manutenção de sistemas, banco de dados e de redes de computadores.

A duração do curso também é de 4 anos e a grade curricular é focada em cálculos matemáticos, algoritmos, linguagem de programação e arquitetura de redes.

4. Tecnologia em Defesa cibernética

O objetivo do curso de Defesa cibernética é compreender e detectar ataques virtuais, desenvolvendo e implementando sistemas de proteção a partir da análise de redes e de sistemas de Internet.

Segundo o relatório da empresa de cibersegurança Fortinet, em 2019 o Brasil sofreu mais de 15 bilhões de tentativas de ataque cibernético em apenas três meses. Sem dúvida, esse contexto evidencia a necessidade de novos profissionais nessa área.

As disciplinas vão desde fundamentos de redes de computadores, introdução a programação, gestão de segurança da informação, e computação forense.

O curso de defesa cibernética é considerado um Curso Superior de Tecnologia (CST) e a duração média é de 3 anos.

5. Análise e desenvolvimento de sistemas

O profissional dessa área desenvolve, projeta e implementa sistemas informatizados. Para isso, uma das habilidades é ter uma visão ampla do projeto, para desenvolver o banco de dados e conhecer os periféricos utilizados para implantação do sistema. 

As disciplinas estudadas são diversificadas, desde fundamentos de redes de computadores, introdução a programação, gestão de serviços para TI, modelagem de sistemas e até mesmo empreendedorismo.

Esse curso na área de tecnologia da informação do tipo CST dura em média 3 anos.

6. Sistemas para Internet

Sistemas para Internet é um dos cursos na área de tecnologia voltado para desenvolvimento de software focado em soluções para web.

Após a formação, o profissional está apto a realizar a configuração e instalação de redes de internet, servidores, criar bancos de dados, páginas da internet e intranet, além de desenvolver aplicativos para smartphones.

A duração média do curso também é de 4 anos e a grade curricular é focada em disciplinas que abordam temas como matemática computacional, estrutura de dados, design para web e modelagem de sistemas.

7. Jogos digitais

O profissional formado nesse curso é capacitado para desenvolver jogos digitais e suas áreas de atuação são as empresas de desenvolvimento de jogos, agências de publicidade e instituições educacionais.

O curso reúne conhecimentos de Informática e Desenho, ensinando o aluno a utilizar softwares específicos para a construção gráfica, edição de imagens, modelagem de cenários e animação de personagens.

O tempo médio de duração do curso (CST) também é de 3 anos e algumas das disciplinas são: programação de computadores, arquitetura de redes, desenvolvimento de jogos, computação gráfica, edição de vídeo e áudio, entre outras.

8. Banco de Dados

Nesse curso, o aluno aprende desde como administrar banco de dados, até a criar projetos para a estruturação das informações da empresa.

Em geral, o profissional da área de banco de dados, além de projetar e gerenciar essa tecnologia, também é responsável por avaliar o desempenho do sistema para garantir a segurança das informações

O curso tem a duração de 3 anos e as disciplinas são sobre algoritmos, fundamentos da programação, teoria de domínios, estatística, criptografia, comunicação aplicada, entre outras. Os tipos de formação são tecnólogo e pós-graduação.

9. Gestão de Tecnologia da Informação

Para quem já trabalha como gestor de TI, esse curso pode ser muito útil para uma formação complementar na área, uma vez que é focado em gestão da tecnologia por meio da modelagem e implementação de serviços de tecnologia.

O curso aborda disciplinas de empreendedorismo, linguagem de programação, gestão de processos em TI, comportamento organizacional e  governança de sistemas de informação, entre outras. 

Além disso, o profissional poderá atuar com foco no planejamento e gestão dos recursos tecnológicos em cargos de Gestão de Serviços em TI, Engenharia de Software, Governança em TI e Gerenciamento de Projetos de TI.

10. Big Data

O curso de Big Data prepara o profissional para aplicar a inteligência artificial aos negócios através da análise automatizada de dados com o objetivo de propiciar decisões mais precisas e otimizadas.

Empresas que estão passando pela transformação digital tendem a recrutar este profissional, com destaque para empresas focadas no mercado financeiro, segurança digital, mineração de dados e sistemas de inteligência artificial.

A grade curricular desse curso é extensa e combina o aprendizado teórico com prático. As disciplinas englobam temas relacionados à inteligência artificial, internet das coisas, machine learning, processamento e desenvolvimento de sistemas.

Por ser um curso tecnólogo, o tempo de formação em Big Data é de dois anos e meio. 

Revelo UP: conheça o programa de incentivo a cursos

Uma ótima opção para quem deseja começar a trabalhar com TI ou se especializar para conquistar novas oportunidades, é o programa de incentivo a cursos Revelo UP.

No programa, os cursos são oferecidos em mais de 30 escolas parceiras, seja presencial ou à distância (online), facilitando o acesso para quem não tem muito tempo livre.

Algumas opções de cursos de tecnologia são: Desenvolvimento Web e Mobile, Design de produtos, Linguagem (UX/UI) e Ciência de dados (BI), entre outros. Além disso, os participantes do programa terão acesso à plataforma de ensino Alura por 30 dias.

Atualmente, os cursos mais procurados no programa Revelo UP são: Desenvolvimento Web, Data Science e a linguagem de programação Python.

Com certeza, esta é uma oportunidade única para se tornar um profissional mais qualificado e atraente para empresas e startups. Inscreva-se hoje mesmo no programa Revelo Up e conquiste a tão sonhada vaga de trabalho!

Encontre as melhores oportunidades na Revelo

Agora que você já sabe quais são os 10 cursos na área da tecnologia que lideram o ranking dos melhores empregos, prepare-se para buscar a oportunidade de trabalho ideal para progredir na carreira.

Cadastre-se hoje mesmo na plataforma de recrutamento Revelo, e encontre as melhores oportunidades profissionais do mercado de TI, de forma ágil e humanizada.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, você poderá participar do processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

scroll to top