10 Cursos de tecnologia mais promissores em 2020

0
Share

Conheça 10 cursos de tecnologia que lideram o ranking dos melhores empregos e saiba como se especializar para encontrar a oportunidade de trabalho ideal com a ajuda da Revelo.

Com o processo de transformação digital e o surgimento de novas tecnologias, os profissionais de TI vem ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas e startups.

Prova disso, é que esse mercado de trabalho é um dos que mais crescem no Brasil e a perspectiva é que continue em expansão. Segundo a IDC Brasil, a previsão para 2020 seria de alta de 5,8%,  impulsionado pelo crescimento do mercado de nuvem e software.

Nesse contexto, alguns cargos como: Especialista em Business Intelligence, Gerente de Projetos, Gerente de TI, Especialista em UX/UI e Especialista Desenvolvimento Web, tornaram-se ainda mais requisitados nas grandes empresas e startups.

Por isso, para quem deseja trabalhar com tecnologia ou já trabalha na área e deseja progredir na carreira, investir nesses cursos é a escolha ideal para conquistar uma oportunidade de trabalho nas áreas mais promissoras do mercado. 

Confira a seguir os 10 cursos mais promissores na área da tecnologia e saiba como encontrar a oportunidade de trabalho ideal com a ajuda da Revelo.

1. Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação tem se destacado na área de TI e a demanda por profissionais qualificados é alta e tendência é que aumente ainda mais nos próximos anos. 

O objetivo do curso é formar profissionais capacitados para implementar projetos de tecnologia, desenvolver sistemas operacionais, sites, aplicativos, administrar redes, instalar sistemas e gerenciar projetos.

A grade curricular do curso é bastante versátil, com disciplinas como matemática, programação, sistemas operacionais, inteligência artificial, administração, banco de dados,  e até empreendedorismo.

O curso tem a duração de 4 anos e o profissional poderá trabalhar como Desenvolvedor, Analista de Sistemas, Arquiteto de Software e Gerente de TI. Além disso, também pode atuar no departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de empresas ou startups.

2. Engenharia da Computação

O curso de Engenharia da computação é um dos mais versáteis na área de tecnologia. O profissional poderá trabalhar projetando computadores, sistemas digitais, projetos de automação industrial, aplicativos e até robôs.

O curso dura em média 5 anos e o currículo é bastante completo. As disciplinas vão desde cálculo, álgebra, física, linguagem de programação, arquitetura de computadores e, dependendo da universidade, podem ter disciplinas de robótica ou desenvolvimento de softwares.

3. Sistema da informação

O curso de Sistema da Informação é focado no desenvolvimento e implementação de soluções de TI, com o objetivo de automatizar rotinas e otimizar processos nos projetos da empresa.

Em geral, esse profissional trabalha com gerenciamento de fluxo das informações em redes de computadores, desenvolvimento de sistemas, criação de softwares, sites e gestão de projetos.

Além disso, o analista de sistemas também pode atuar na área de suporte técnico, realizando a manutenção de sistemas, banco de dados e de redes de computadores.

A duração do curso também é de 4 anos e a grade curricular é focada em cálculos matemáticos, algoritmos, linguagem de programação e arquitetura de redes.

4. Tecnologia em Defesa cibernética

O objetivo do curso de Defesa cibernética é compreender e detectar ataques virtuais, desenvolvendo e implementando sistemas de proteção a partir da análise de redes e de sistemas de Internet.

Segundo o relatório da empresa especialista em serviços de cibersegurança Fortinet, em 2019 o Brasil sofreu mais de 15 bilhões de tentativas de ataque cibernético em apenas três meses. Sem dúvida, esse contexto evidencia a necessidade de novos profissionais nessa área para a ampliação dos sistemas de defesa cibernética.

As disciplinas vão desde fundamentos de redes de computadores, introdução a programação, gestão de segurança da informação, e computação forense. O curso de defesa cibernética é considerado um Curso Superior de Tecnologia (CST) e a duração média é de 3 anos.

5. Análise e desenvolvimento de sistemas

O profissional formado nesta área desenvolve, projeta e implementa sistemas informatizados. Uma das especialidades é ter uma visão abrangente do projeto, pois ele precisa desenvolver o banco de dados e conhecer os periféricos utilizados para implantação do sistema. 

As disciplinas estudadas são diversificadas, desde fundamentos de redes de computadores, introdução a programação, gestão de serviços para TI, modelagem de sistemas e até mesmo empreendedorismo.

Esse curso na área de tecnologia da informação do tipo CST tem a duração média de 3 anos.

6. Sistemas para Internet

Sistemas para Internet é um dos cursos na área de tecnologia voltado para desenvolvimento de software focado em soluções para web.

Após a formação, o profissional está apto a realizar a configuração e instalação de redes de internet, servidores, criar bancos de dados, páginas da internet e intranet, além de desenvolver aplicativos para smartphones.

A duração média do curso também é de 4 anos e a grade curricular é focada em disciplinas que abordam temas como matemática computacional, estrutura de dados, design para web e modelagem de sistemas.

7. Jogos digitais

O profissional formado nesse curso é capacitado para desenvolver jogos digitais e suas áreas de atuação são as empresas de desenvolvimento de jogos, agências de publicidade e instituições educacionais.

O curso reúne conhecimentos de Informática e Desenho, ensinando o aluno a utilizar softwares específicos para a construção gráfica, edição de imagens, modelagem de cenários e animação de personagens.

O tempo médio de duração do curso (CST) também é de 3 anos e algumas das disciplinas são: programação de computadores, arquitetura de redes, desenvolvimento de jogos, computação gráfica, edição de vídeo e áudio, entre outras.

8. Banco de Dados

Nesse curso, o aluno aprende desde como administrar banco de dados, até a criar projetos para a estruturação das informações da empresa.

Em geral, o profissional da área de banco de dados, além de projetar e gerenciar essa tecnologia, também é responsável por avaliar o desempenho do sistema para garantir a segurança das informações

O curso tem a duração de 3 anos e as disciplinas são sobre algoritmos, fundamentos da programação, teoria de domínios, estatística, criptografia, comunicação aplicada, entre outras. Os tipos de formação para o curso de Banco de Dados são tecnólogo e pós-graduação.

9. Gestão de Tecnologia da Informação

Para quem já trabalha como gestor de TI, esse curso pode ser muito útil para uma formação complementar na área, uma vez que é focado em gestão da tecnologia por meio da modelagem e implementação de serviços de tecnologia.

O curso aborda disciplinas de empreendedorismo, linguagem de programação, gestão de processos em TI, comportamento organizacional e  governança de sistemas de informação, entre outras. 

Além disso, o profissional poderá atuar com foco no planejamento e gestão dos recursos tecnológicos em cargos de Gestão de Serviços em TI, Engenharia de Software, Governança em TI e Gerenciamento de Projetos de TI.

10. Big Data

O curso de Big Data prepara o profissional para aplicar a inteligência artificial aos negócios através da análise automatizada de dados com o objetivo de propiciar decisões mais precisas e otimizadas.

Empresas que estão passando pela transformação digital tendem a recrutar este profissional, com destaque para empresas focadas no mercado financeiro, segurança digital, mineração de dados e sistemas de inteligência artificial.

A grade curricular desse curso é extensa e combina o aprendizado teórico com prático. As disciplinas englobam temas relacionados à inteligência artificial, internet das coisas, machine learning, processamento e desenvolvimento de sistemas.

Por ser um curso tecnólogo, o tempo de formação em Big Data é de dois anos e meio. 

Revelo UP: o programa de incentivo a cursos da Revelo

Outra opção para quem deseja trabalhar com TI ou se especializar para conquistar novas oportunidades, é realizar cursos rápidos com o auxílio do programa de aceleração de carreira Revelo UP.

No programa, os cursos são oferecidos em mais de 30 escolas parceiras, seja presencial ou à distância (online), facilitando o acesso para quem não tem muito tempo livre.

Algumas opções de cursos de tecnologia são: Desenvolvimento Web e Mobile, Design de produtos, Linguagem (UX/UI) e Ciência de dados (BI), entre outros. Além disso, os participantes do programa terão acesso à plataforma de ensino Alura por 30 dias.

Atualmente, os cursos mais procurados no programa Revelo UP são: Desenvolvimento Web, Data Science e a linguagem de programação Python.

Com certeza, esta é uma oportunidade única para se tornar um profissional mais qualificado e atraente para empresas e startups. Inscreva-se hoje mesmo no programa Revelo Up e conquiste a tão sonhada vaga de trabalho!

Faça aqui a simulação do financiamento

Revelo: a sua plataforma de recrutamento online

Agora que você já sabe quais são os 10 cursos na área da tecnologia que lideram o ranking dos melhores empregos, prepare-se para buscar a oportunidade de trabalho ideal para progredir na carreira.

Cadastre-se hoje mesmo na plataforma de recrutamento Revelo, e encontre as melhores oportunidades profissionais do mercado de TI, de forma ágil e humanizada.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, você poderá participar do processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Related Posts