10 habilidades de tecnologia mais demandadas pelas empresas

kubernetes

Confira quais são as 10 habilidades de tecnologia que podem impulsionar sua carreira e saiba como encontrar a oportunidade de trabalho ideal na Revelo.

Com a aceleração da transformação digital nas empresas, o mercado de tecnologia é um dos que mais crescem no país. Segundo o estudo IDC WW COVID-19 – Impact on IT Spending Survey, a previsão de crescimento do setor neste ano é de 6,8%. 

Ainda segundo o estudo, as tecnologias relacionadas à nuvem, dados e segurança sustentarão essa recuperação. Assim como, as áreas de Computação em Nuvem e Internet das Coisas, que também têm apresentado alta no Brasil. 

Nesse cenário, os profissionais de TI que desejam se destacar nos processos seletivos, devem buscar se especializar em algumas das habilidades de tecnologia mais demandadas pelas empresas.

Por isso, selecionamos as 10 habilidades de tecnologia mais requeridas em 2021, que podem ajudá-lo a subir de nível ou encontrar a oportunidade de trabalho ideal. Confira a seguir!

  1. Cibersegurança;
  2. Desenvolvimento de software;
  3. Desenvolvimento web e mobile;
  4. Computação em nuvem;
  5. Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina;
  6. Análise de dados e ciência de dados;
  7. Internet das Coisas;
  8. Edge Computing;
  9. Gestão de Sistemas de Informação;
  10. Gerenciamento de Projetos.

1. Cibersegurança

Após os desafios de 2020, muitas empresas tornaram a segurança cibernética uma prioridade de negócio. Afinal, muitas organizações enfrentaram ameaças de segurança cibernética neste último ano. 

Nessa área, as funções mais procuradas variam de hacker ético, a engenheiro de segurança, até diretor de segurança. As especialidades mais requeridas são: Segurança da Informação, Segurança de Rede e Avaliação de Vulnerabilidade.

Outras habilidades solicitadas incluem: conhecimentos de linguagem de programação, fundamentos de rede, administração de sistemas, vulnerabilidades, análise forense digital e avaliação de risco.

2. Desenvolvimento de software

Nessa área extremamente demandada no mercado, ter uma base sólida em uma das habilidades de programação mais procuradas pelas empresas, poderá abrir uma ampla gama de oportunidades de carreira. 

Atualmente, algumas das linguagens com alta demanda são Go, JavaScript, Java e Python. Além disso, React e Angular são habilidades front-end muito procuradas, enquanto para back-end, Django e Spring são os frameworks muitas vezes requeridos. 

Para os profissionais que desejam se especializar, além de cursos de variados níveis, existem outros recursos para aprimorar as habilidades de codificação. Por exemplo, blogs, comunidades e plataformas de codificação online como: HackerRank, Topcoder e CodeChef. 

3. Desenvolvimento web e mobile

Cada vez mais, empresas de diversos segmentos precisam contratar desenvolvedores para criar sites e aplicativos. Sem dúvida, a procura por esses profissionais tornou-se ainda mais competitiva neste ano.

Afinal, os desenvolvedores são os profissionais responsáveis ​​por projetar, instalar, testar e manter sistemas, sites, dispositivos móveis e softwares. 

Os profissionais que desejam trabalhar como desenvolvedor mobile, precisam adquirir habilidades de desenvolvimento móvel Android e iOS.

No entanto, o Android é o sistema operacional para criação de aplicativos mais popular do mundo, consequentemente, o número de vagas nessa área tende a ser maior. Segundo dados da StatCounter, o Android lidera com 72% sua participação no mercado mundial de sistemas operacionais. 

Já aqueles que desejam se especializar em desenvolvimento web, podem focar nas principais metodologias, linguagens e frameworks utilizados no momento. Por exemplo, HTML, CSS, Javascript, PHP, React, Angular, entre outras.

Outras habilidades requeridas são: Search Engine Marketing Manager (SEM), e Search Engine Optimization (SEO). 

4. Computação em nuvem

Sem dúvidas, a pandemia mostrou aos líderes de TI a importância de investir em nuvem. Por isso, esta pode ser uma das carreiras de tecnologia mais disputadas em 2021, pois os desafios de 2020 impulsionaram muito essa área.

De acordo com a pesquisa da IDC, no último ano o armazenamento em nuvem cresceu de 25% para 38%. Os softwares empresariais na nuvem aumentaram de 20% para 27% em dois anos.

O crescimento da computação em nuvem abrirá oportunidades de trabalho para profissionais especializados em projetar, planejar, gerenciar, manter e oferecer suporte à computação em nuvem. 

As habilidades de computação em nuvem mais requisitadas incluem Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure, GCP, Java, Linux, desenvolvimento de software, DevOps, Docker, entre outras. 

5. Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina

Atualmente, a Inteligência Artificial (IA) é considerada a tecnologia com crescimento mais acelerado. Segundo dados do Fórum Econômico Mundial, a área de IA criará cerca de 133 milhões de novos empregos até 2025.

A IA é capaz de realizar tarefas como reconhecimento de imagem e fala, detecção de objetos, e reconhecimento facial com rapidez e precisão.  

Já o aprendizado de máquina (ML) é uma aplicação de IA que extrai dados para fornecer insights e executar tarefas baseadas em regras. O ML pode ser aplicado para análise de dados, mineração de dados e reconhecimento de padrões. 

Os profissionais focados em aprendizado de máquina podem se especializar adquirindo habilidades em redes neurais, processamento de linguagem natural (PNL), robótica e aprendizado profundo. 

Outras habilidades como, por exemplo, a biblioteca TensorFlow e as linguagens Python, Java e R são requeridas aos especialistas em ML. Assim como, conhecimento sobre como criar chatbots. 

Entre as habilidades e conhecimentos requeridos na área de IA geralmente estão competências em estatística, matemática, programação, engenharia de software e análise de dados.

6. Análise de dados e ciência de dados

Com mais empresas dependendo da análise de dados para conduzir a tomada de decisões, as habilidades baseadas em dados estão altamente valorizadas.

A demanda por profissionais como os analistas de dados, arquitetos de dados, administradores de banco de dados, diretores de dados, estão sendo cada vez mais buscadas por empresas de segmentos variados.

Em geral, as habilidades de tecnologia necessárias para essas posições incluem fundamentos de análise de dados, conhecimento de como os dados são coletados, armazenados, organizados, analisados ​​e interpretados.

Assim como, saber aplicar essas habilidades em diferentes segmentos, incluindo finanças, vendas, marketing, gestão operacional e gestão de recursos humanos.

Já a ciência de dados obtém insights a partir de dados, usando uma combinação de ferramentas, algoritmos e princípios de aprendizado de máquina. Por isso, esses profissionais são fundamentais em setores como finanças, bancos e saúde. 

As habilidades requeridas nessa área são de programação, estatísticas, organização de dados, engenharia de software e aprendizado de máquina. Além das linguagens Python, R, Java, Julia, Go e Scala

Nessa área, um profissional muito requerido são os especialistas em visualização de dados. Pois, através da visualização de dados, é muito mais simples analisar os resultados, identificar os padrões, tendências e, consequentemente, tomar decisões assertivas.

7. Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT) é uma das tendências tecnológicas mais avançadas dos últimos anos, capaz de conectar aparelhos, máquinas, carros, e até mesmo prédios por meio de uma rede de internet.

Os profissionais especialistas nessa área projetam soluções e redes de IoT, identificam os componentes necessários para o projeto, entendem como o gerenciamento de dados se encaixa e analisam os riscos de segurança. 

As habilidades desses profissionais incluem segurança IoT, conhecimento de computação em nuvem, análise de dados, automação, compreensão de sistemas embarcados e conhecimento de dispositivo.

Além disso, é preciso ter entendimento sobre segurança da informação e outros assuntos de TI. Com certeza, essa é uma área que vale a pena investir para quem deseja trabalhar com inovação tecnológica.

8. Edge Computing

Com o aumento do uso de dados, os problemas relacionados à nuvem tornaram-se mais evidentes. Com isso, a computação de borda ganhou relevância, pois é usada para processar dados em locais remotos, com conectividade limitada ou nenhuma conectividade a um local centralizado. 

Essa tecnologia também é reconhecida com a próxima etapa da internet das coisas. Desse modo, conforme o aumento de uso dos dispositivos com tecnologia IoT, a demanda por profissionais especializados nessa área aumentará.

Sem dúvida, serão geradas muitas oportunidades de trabalho, principalmente para profissionais com uma compreensão de uso da tecnologia para a integração da IoT, aliado com o contexto de negócios.

9. Gestão de Sistemas de Informação

Os gerentes de Sistemas de Informação são os profissionais responsáveis ​​por desenvolver uma estratégia de sistema de informação, que se alinhe com objetivos de negócios de forma mais ampla.

Para trabalhar nessa área é fundamental ter um diploma na área de TI e habilidades comprovadas de gestão de negócios. Por exemplo, uma pós-graduação ou mestrado em administração de empresas.

Além disso, conhecimentos de programação de computadores, desenvolvimento de software e matemática são requeridos. Uma opção é investir em uma certificação de Sistemas de Informação de Gerenciamento (MIS), que inclui aulas relacionadas a negócios.

10. Gerenciamento de Projetos

A maioria das empresas precisa de profissionais com habilidades de gerenciamento de projeto, que ajudem as equipes a se concentrarem nas metas e objetivos de negócio.

O gerente de projetos é o principal responsável pelo sucesso de um projeto e, acima de tudo, um líder. Por isso, deve propor mudanças, definir expectativas, resolver conflitos e se comunicar constantemente com sua equipe e diversos setores da empresa.

Para se qualificar para esse cargo, é recomendado ter a certificação Project Management Professional (PMP). Além disso, unir a certificação PMP, com outros cursos nessa área, pode ajudar a conquistar oportunidades nessa carreira.

Comece agora a se preparar para subir de nível na carreira de TI

Durante o encontro de 2020, o Fórum Econômico Mundial identificou a educação como a forma número um de preparação para o mercado de trabalho nos próximos anos. 

Aprender novas habilidades de tecnologia que possam expandir seus conhecimentos e capacidades, é a melhor maneira de se diferenciar de outros profissionais e, consequentemente, receber ofertas de trabalho mais atraentes. 

Por isso, planeje o aprendizado de novas habilidades de tecnologia que correspondam  aos seus objetivos de carreira e às necessidades do mercado 

Com certeza, será o melhor caminho para subir de nível ou encontrar a oportunidade de trabalho ideal.

Revelo UP: faça cursos nas áreas mais concorridas

Gostaria de se especializar em uma das habilidades de tecnologia mais procuradas pelas empresas em 2021?

Com o Revelo UP, você faz cursos nas áreas mais concorridas do mercado e poderá pagar somente após a conclusão, em até 24x no boleto.

No programa, são oferecidos cursos nas áreas de tecnologia, marketing, vendas, finanças, design, negócios, em mais de 30 escolas parceiras, presencial ou à distância.

E, o melhor! Se aprovado no programa, poderá pagar o financiamento somente após a conclusão do curso, em até 24x no boleto.

Revelo: seu UPgrade na carreira em 2021

Cadastre-se hoje mesmo na plataforma de recrutamento Revelo, e encontre as melhores oportunidades profissionais do mercado, de forma ágil e humanizada.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, você poderá participar do processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.





scroll to top