25 Empregos de tecnologia mais requisitados em 2022

0
Share

Descubra a seguir quais serão os empregos de tecnologia mais requisitados pelas empresas em 2022 e saiba como contratar os melhores profissionais.

Que saber quais profissionais de tecnologia estão em alta?

Recentemente, o LinkedIn divulgou a lista anual dos 25 empregos que mais cresceram na rede social de negócios nos últimos 4 anos e meio.

Para começar, a pesquisa revela que os desenvolvedores, cientistas de dados, especialistas em segurança cibernética e recrutadores tech serão algumas das profissões com a possibilidade de maior número de vagas abertas ao longo de 2022.

Outro detalhe, é que todas as profissões apontadas na lista são da área de tecnologia, e, claro, exigem muitas especializações técnicas, e também habilidades comportamentais.

Confira a seguir a lista dos 25 empregos em alta em 2022 divulgada pelo LinkedIn, e saiba mais sobre algumas das carreiras em destaque.

Lista dos 25 empregos mais requisitados segundo o LinkedIn. 

  1. Recrutador(a) especializado(a) em tecnologia;
  2. Engenheiro(a) de confiabilidade de sites (SRE);      
  3. Engenheiro(a) de dados;
  4. Especialista em cibersegurança;
  5. Representante de desenvolvimento de negócios;
  6. Gestor(a) de tráfego;
  7. Engenheiro(a) de machine learning;
  8. Pesquisador(a) em experiência do usuário;
  9. Cientista de dados;
  10. Analista de desenvolvimento de sistemas; 
  11. Engenheiro(a) de robótica;
  12. Desenvolvedor(a) Back-end;
  13. Gerente de engajamento; 
  14. Gerente de equipe de produto;
  15. Engenheiro de QA (Quality Assurance);
  16. Consultor(a) de gestão de dados;
  17. Líder de experiência do cliente;
  18. Analista de design;
  19. Analista de soluções;
  20. Analista de gestão de risco; 
  21. Consultor(a) de design de produto;
  22. Coordenador(a) de vendas internas;
  23. Enfermeiro(a) intensivista;
  24. Designer de conteúdo;
  25. Instrutor(a) de Agile. 

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi conduzida por pesquisadores do LinkedIn Economic Graph, e examinou milhões de empregos iniciados por usuários da plataforma de janeiro de 2017 a julho de 2021, calculando a taxa de crescimento para cada cargo. 

Recrutadores de tecnologia

O cargo de recrutador ocupa o primeiro lugar na lista das profissões em alta do Linkedin. Afinal, por consequência do aumento da procura por profissionais do setor, a necessidade de ter mais recrutadores de tecnologia aumentou consideravelmente.

Ou seja, os próprios profissionais de recursos humanos, como os recrutadores de tecnologia, estão sendo buscados e recrutados por outros recrutadores.

Confira alguns dados e informações sobre a carreira:

  • Competências mais comuns: Recrutamento de TI, entrevistas, triagem de currículos
  • Setores mais comuns:  Tecnologia da informação & Serviços, Recrutamento, Recursos Humanos
  • Cidades com mais contratações: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte 
  • Tempo médio de experiência antes de assumir o cargo: 7,3 anos
  • Principais cargos ocupados antes da contratação: Analista de recursos humanos, recrutador(a), assistente administrativo
  • Divisão por gênero de contratados em 2021: 20,8% homens; 79,2% mulheres

Engenheiro de Confiabilidade de Site (SRE)

A carreira de Engenharia de Confiabilidade do Site (SRE) continua ganhando força entre as empresas e está na segunda posição da lista de empregos mais buscados.

Afinal, a contratação de um especialista em SRE é vital para a empresa mitigar riscos e garantir operações estáveis com foco no crescimento.

O Engenheiro(a) de Confiabilidade de Site (SRE) é responsável por assegurar a rapidez e a confiabilidade de um software. Para isso, desenvolve soluções para aprimorar a usabilidade das plataformas e sistemas, atuando de maneira proativa antes dos problemas acontecerem.

Em resumo, o trabalho desse profissional é manter um esforço permanente com o objetivo de melhorar as operações de TI e orientar os desenvolvedores e engenheiros de operações nas melhores práticas de SRE. 

Confira alguns dados e informações sobre a carreira:

  • Competências mais comuns: DevOps, Amazon Web Services, Docker 
  • Setores mais comuns:  Tecnologia da informação & Serviços, Serviços Financeiros, Internet
  • Cidades com mais contratações: São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis
  • Tempo médio de experiência antes de assumir o cargo: 10,5 anos
  • Principais cargos ocupados antes da contratação: Consultor(a) de DevOps, Engenheiro(a) de software, Engenheiro(a) de servidor
  • Divisão por gênero de contratados em 2021: 95,1% homens; 4,9% mulheres

Engenheiro de Dados

Data Science e Data Analytics são os nomes da vez quando o assunto é trabalhar com dados, mas a verdade é que o engenheiro de dados é ainda mais requisitado nas empresas. Por isso, esse profissional aparece na terceira posição da lista de empregos em alta no Linkedin.

Isso ocorre porque, para que o Science e Data Analytics possam trabalhar, é necessário ter databases bem construídas pela Engenharia de Dados. 

Além disso, o Engenheiro de Dados é o responsável por desenvolver o pipeline, que definirá a organização, fluxo e a estrutura de armazenagem e apresentação dos dados, transformando os dados brutos em informações que podem ser analisadas. 

Com perfil mais técnico, o cargo exige conhecimentos e habilidades de programação avançada, engenharia de software e Big Data.

Confira alguns dados e informações sobre a carreira:

  • Competências mais comuns: Apache Spark, Hadoop, Hive
  • Setores mais comuns:  Tecnologia da informação & Serviços, Serviços Financeiros, Internet
  • Cidades com mais contratações: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte
  • Tempo médio de experiência antes de assumir o cargo: 9,8 anos
  • Principais cargos ocupados antes da contratação: Engenheiro(a) de software, Analista de dados, Analista de Business Intelligence
  • Divisão por gênero de contratados em 2021: 86% homens; 14% mulheres

Desenvolvedor(a) Back-end

O desenvolvedor Back-End é responsável por planejar, construir, implementar e manter a estrutura tecnológica do software funcionando. Por isso, o trabalho desse profissional é essencial nas empresas.

Além disso, o desenvolvedor(a) Back-end cuida da operação do lado do servidor, sendo responsável por atualizações, segurança, gerenciamento, estrutura, etc.

Por exemplo, uma das atividades do desenvolvedor back-end é manipular os dados de uma aplicação. Dessa forma, este profissional precisará entender como buscar, cadastrar, atualizar e excluir informações de um banco de dados.

Para isso, precisa ter um raciocínio lógico rápido e preciso, pois sua missão é automatizar processos e resolver problemas construindo soluções tecnológicas seguras.

A carreira deste desenvolvedor é tão valorizada quanto a do desenvolvedor full-stack, em geral, recebem ofertas de salários mais altos. 

Confira alguns dados e informações sobre a carreira:

  • Competências mais comuns: Git, Node.js, Docker
  • Setores mais comuns:  Tecnologia da informação & Serviços, Software de computadores, Serviços Financeiros
  • Cidades com mais contratações: São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba
  • Tempo médio de experiência antes de assumir o cargo: 5,7 anos
  • Principais cargos ocupados antes da contratação: Engenheiro(a) de software, Engenheiro(a) de Full Stack, Analista de sistemas
  • Divisão por gênero de contratados em 2021: 91% homens; 9% mulheres

Cientista de Dados

É claro que o Cientista de Dados não poderia ficar de fora dessa lista. O profissional é o responsável por liderar o desenvolvimento de ferramentas ou técnicas para trabalhar com grande volume de dados.

Apontado como a profissão mais promissora para os próximos anos, segundo o relatório Future of Jobs do World Economic Forum de 2020, o trabalho do Data Scientist une estatística, programação e visão estratégica de negócios.

As habilidades e responsabilidades incluem ainda a geração de insights, raciocínio analítico para reconhecer e prever tendências, especificar necessidades, identificar pontos cegos e saber tomar decisões que gerem valor à empresa.

Confira alguns dados e informações sobre a carreira:

  • Competências mais comuns: Ciência de dados, Aprendizado de máquina, Python
  • Setores mais comuns:  Tecnologia da informação & Serviços, Serviços bancários, Serviços Financeiros
  • Cidades com mais contratações: São Paulo, Brasília, Campinas
  • Tempo médio de experiência antes de assumir o cargo: 7,5 anos
  • Principais cargos ocupados antes da contratação: Cientista de dados, Analista de dados, Engenheiro(a) de software
  • Divisão por gênero de contratados em 2021: 77,2% homens; 22,8% mulheres

Conclusão

Segundo Milton Beck, Diretor Geral do LinkedIn na América Latina, essas profissões estão mudando a demanda por competências e direcionando o mercado de trabalho do futuro.

“As habilidades comportamentais continuam sendo essenciais, mas estamos vendo uma procura maior por especialização nestas áreas. Vale dizer que este cenário está se replicando em diversos países e a necessidade das empresas por cargos de tecnologia aumenta ano após ano. O México e a Espanha seguem o mesmo padrão do Brasil e apresentam um mercado promissor para os profissionais do setor.
Em outros países, como os Estados Unidos, também vemos estas profissões, mas por já estarem mais consolidadas, observamos ainda outras ligadas à diversidade, sustentabilidade, biologia molecular e especializações em vacina, por exemplo.”

Fonte: Empregos em alta em 2022 do LinkedIn: 25 cargos com demanda crescente no Brasil

Revelo: sua plataforma de recrutamento tech

Por fim, o resultado da pesquisa do Linkedin demonstra que a área de tecnologia promete movimentar o mercado nesse próximo ano com muitos empregos de tecnologia em alta.

Nesse cenário, os recrutadores de tecnologia são peça chave para que o sucesso aconteça.

Se você quer contratar o talento ideal na área de tecnologia, no marketplace Revelo você seleciona candidatos conforme as habilidades desejadas, de forma ágil e humanizada.

Além disso, para atrair profissionais qualificados em menos tempo, você pode contratar o Revelo Prime, uma consultoria exclusiva onde agilizamos o processo seletivo e, em até 10 dias indicamos os candidatos para sua análise.

Com a opção Revelo Remoto, você poderá realizar todo o processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato. Experimente!

Related Posts