5 dicas para se tornar um recrutador de tecnologia de sucesso

0
Share

Confira a seguir 5 dicas para se tornar um recrutador de tecnologia de sucesso e contratar profissionais qualificados para vagas em empresas e startups.

Atualmente, o recrutamento de profissionais de tecnologia é um dos maiores desafios desse mercado. Em todo o mundo, os recrutadores e gestores estão lidando com a alta concorrência para a contratação de profissionais como os desenvolvedores, analistas e gestores de TI.

Além disso, por conta do ritmo acelerado da transformação digital nas empresas, a demanda por recrutadores especializados em tecnologia também aumentou.

Portanto, se você já trabalha como recrutador e deseja se especializar nessa área para tornar-se um recrutador de tecnologia, selecionamos 5 dicas para você entender como contratar profissionais qualificados de forma ágil e eficaz.

Confira o conteúdo que preparamos para você!

Entenda o que faz um recrutador de tecnologia?

O recrutador de tecnologia é responsável por buscar, selecionar, agendar entrevistas e ofertar cargos aos candidatos para funções de tecnologia.

Por exemplo, Desenvolvedores, Analista de Dados, Especialistas em Segurança, Web Designers, Líderes Tech, entre outros.

5 dicas para se tornar um recrutador de tecnologia

Confira a seguir 5 dicas para tornar-se um recrutador de tecnologia e entender como contratar profissionais qualificados de forma ágil e eficaz.

1. Aprenda com outros recrutadores de tecnologia

O networking é a chave do sucesso se você deseja contratar o talento ideal. Por isso, entre em contato com pessoas experientes na área e faça uma conexão com eles. 

Desse modo, busque aprender com as experiências deles e tente entender a maneira como eles abordam o candidato de TI.  

Para saber se você está no caminho certo, faça perguntas sobre como eles fizeram a transição para a área de tecnologia e quais práticas recomendam para você se tornar um bom recrutador técnico.  

2. Compreenda as habilidades técnicas necessárias 

Inicie o processo compreendendo as habilidades técnicas exigidas para a função. Para isso, tente adquirir mais conhecimento sobre as ferramentas e tecnologias necessárias para executar as tarefas.

Nesse sentido, é essencial familiarizar-se com a tecnologia para a qual você está contratando. Estruturas e linguagens mudam diariamente, por isso, é preciso acompanhar o panorama da tecnologia para evitar erros durante o processo.

Dessa forma, você terá o conhecimento necessário para fazer perguntas relevantes aos candidatos. Além disso, é importante estar ciente das habilidades de tecnologia mais recentes do mercado. 

3. Aprenda os termos técnicos

Sem dúvida, entender todos os termos técnicos relacionados a área de tecnologia pode ser um desafio para os recrutadores. Porém, se desejar contratar profissionais qualificados, você precisa saber o básico. 

Até mesmo para criar uma descrição de trabalho correta, você precisa entender os termos técnicos relacionados às carreiras de tecnologia.

Porém, não seja muito técnico, pois os desenvolvedores desejam se comunicar com uma pessoa, não com uma máquina. Por isso, é importante manter suas comunicações com o candidato humanizadas.

4. Entenda os candidatos e a tecnologia

Os profissionais da área de tecnologia são abordados constantemente para diferentes cargos e funções. Por isso, se você fornecer aos candidatos mais informações sobre o cargo e a empresa, poderá despertar o interesse dos candidatos.

Por exemplo, poderá explicar sobre o horário de trabalho, localização, contrato, salário, etc.

Além disso, ao abordar candidatos em funções técnicas, pesquise e envie mensagens direcionadas e personalizadas, investigando mais sobre os candidatos em potencial.

Dessa forma, você poderá entender melhor sobre os candidatos, além de se destacar entre outros e-mails e mensagens de recrutadores.

Confira alguns exemplos de perguntas:

  1. Qual é a sua especialidade na área de tecnologia? 
  2. Quais foram suas conquistas profissionais? 
  3. Qual linguagem, tecnologia e ferramentas possui experiência?   

Além disso, para entender melhor os candidatos, uma dica é conversar com desenvolvedores experientes e buscar entender suas necessidades e prioridades. Isso o ajudará a definir mais especificamente as funções para atrair os melhores desenvolvedores do mercado.

5. Conheça metodologias de testes

Durante esse processo de transição para se tornar um recrutador especializado em tecnologia, você pode enfrentar dificuldades em avaliar as competências técnicas dos candidatos. Entretanto, você precisa evitar o risco de uma má contratação. 

Em geral, as empresas e startups utilizam duas formas para avaliar as habilidades técnicas dos candidatos: a Entrevista Técnica ou o Teste Técnico. 

O uso dessas metodologias ajudará a avaliar os candidatos com base em suas habilidades técnicas, sem você ter um conhecimento técnico aprofundado. 

Por exemplo, a Entrevista Técnica é uma forma de contratar muito eficaz, pois é possível avaliar se o candidato está apto para a vaga através da entrevista estruturada em etapas, onde será possível avaliar as habilidades e experiências do candidato.

Confira algumas habilidades do recrutador de tecnologia

  • Habilidades interpessoais, de networking e de comunicação;
  • Capacidades de negociação e conhecimento de mercado;
  • Pensamento crítico e flexível para lidar com mudanças de prioridades;
  • Conhecimento técnico para avaliar candidatos para cargos de tecnologia;
  • Manter-se atualizado sobre as tendências, problemas e riscos do mercado:
  • Compreensão das leis trabalhistas relevantes e das melhores práticas de RH;
  • Habilidades de gerenciamento de projetos para cargos de liderança de RH;
  • Experiência com ferramentas de recrutamento e de bancos de dados;
  • Conhecimento de técnicas de avaliação específicas para cada função;
  • Capacidade de criar uma boa experiência para o candidato em todos os estágios;
  • Promoção de estratégias de contratação de diversidade e inclusão.

Revelo: sua plataforma de recrutamento tech

Para se tornar um recrutador de tecnologia de sucesso, você pode seguir as dicas mencionadas acima e também automatizar seu processo de recrutamento com o uso de uma ferramenta baseada em inteligência artificial como a Revelo .

Experimente hoje mesmo a plataforma de recrutamento Revelo, um marketplace de talentos para você encontrar os profissionais de tecnologia ideais para sua empresa, de forma ágil e humanizada.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, você poderá realizar o processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Benefícios que só a Revelo oferece

  • Descreva o perfil, escolha os candidatos e faça as entrevistas na plataforma;
  • Receba uma seleção apenas de perfis compatíveis com a vaga;
  • Selecione os candidatos por habilidades ou experiências profissionais;
  • Utilize uma plataforma com engajamento efetivo de 9 entre 10 candidatos;
  • Solicite suporte especializado para buscar os melhores talentos para sua empresa

Related Posts