7 habilidades de um gestor para liderar uma equipe de sucesso

Banco de dados NoSQL

Confira a seguir 7 habilidades de gestão para liderar uma equipe de sucesso e erros comuns para evitar.

Quais são as habilidades de um gestor eficiente? Essa é uma dúvida comum entre profissionais que desejam um cargo de liderança, mas não sabem por onde começar a se preparar para essa transição de cargo. 

Entretanto, temos uma boa notícia: mesmo que você não tenha todas as competências fundamentais, saiba que é possível desenvolvê-las.

Para ajudá-lo no desenvolvimento das habilidades de um gestor, reunimos as competências essenciais e os principais erros comuns que devem ser evitados. 

Confira a seguir o conteúdo que preparamos para você!

7 habilidades de um gestor exemplar

Afinal, quais são as competências indispensáveis para um gestor que pretende liderar uma equipe? Confira a seguir 7 habilidades que não podem faltar: 

1. Conhecimento na área

Não dá para ser um gestor eficiente se você não tem pleno domínio da sua área de atuação, concorda?

Portanto, o bom gestor está sempre se aperfeiçoando e aprendendo sobre o mercado

2. Capacidade de inspirar

O gestor precisa ser um verdadeiro líder. E, para isso, é necessário servir como fonte de inspiração para outras pessoas, criando um ambiente de motivação.

Por isso, se fala tanto em “liderar pelo exemplo”, que é a arte de se tornar referência para os liderados.

3. Capacidade de gerar motivação

Em artigo para a revista The Balance, publicado em 2019, a especialista em busca de emprego Alison Doyle defende que é preciso mais do que salários justos para motivar os liderados.

De acordo com a autora, um gestor pode lançar mão de várias estratégias para motivar a equipe:

“Você pode aumentar a autoestima dos funcionários por meio de reconhecimento e recompensas, ou dando a eles novas responsabilidades para melhorar seu investimento na empresa”, exemplifica Doyle.

4. Comunicação eficiente

Qualquer gestor deve saber se comunicar, uma vez que ele é responsável por decisões importantes e por orientar a equipe.

Afinal, uma comunicação eficiente é essencial para transmitir os objetivos da empresa aos colaboradores, mediar conflitos existentes entre membros da equipe e firmar parcerias com outras empresas no mercado.

5. Habilidade para ouvir

Não adianta ser um mestre da oratória se você não der a mínima para a opinião alheia. Por isso, é primordial que o gestor também saiba ouvir o que a equipe tem a dizer.

Ele precisa estar aberto a sugestões, ideias e críticas, deixando o orgulho de lado ao pedir feedback aos colaboradores.

Isso porque saber ouvir é uma forma de se aproximar das pessoas e mostrar que você realmente tem interesse em suas opiniões e experiências. 

6. Resolução de problemas

O dia a dia do gestor não é fácil, pois sempre surgem problemas que devem ser resolvidos com rapidez.

Então, a resiliência frente aos problemas e a capacidade de criar soluções, mesmo sob pressão, estão entre as habilidades cruciais da liderança.  

7. Delegação de tarefas

O gestor eficiente sabe que não deve fazer tudo sozinho, por mais que seja qualificado para tal. Ao invés disso, ele entende que precisa do apoio da equipe para chegar mais longe.

Por isso, aproveita o potencial de cada liderado e delega tarefas adequadas ao seu perfil, dando autonomia e liberdade para que os profissionais alcancem o desempenho máximo.

5 erros de quem quer se tornar um gestor

Você acha que tem as habilidades necessárias para se tornar um gestor? Ótimo, há uma carreira gratificante pela frente.

Mas você também precisa ter cuidado para não falhar em atribuições comuns do cargo. 

Para ajudar nesse desafio, selecionamos os cinco principais erros de quem quer se tornar um gestor. 

1. Não estudar o mercado

Você pode ter anos de experiência na área, mas o mercado muda rapidamente, o que significa que você deve estudá-lo a fundo e acompanhar seus movimentos, se quiser evitar erros de gestão.

Então, nunca deixe de se atualizar e lembre-se de observar tendências, concorrentes e o comportamento do consumidor.

2. Tomar decisões sozinho

Outro erro é achar que as decisões se concentram inteiramente na figura do gestor. Pelo contrário, o ideal é abrir espaço para a participação dos colaboradores e até mesmo delegar decisões para a equipe.

Como vimos antes, o gestor precisa saber ouvir os liderados. Mas não basta ouvir e não fazer nada a partir disso, é preciso levar em conta as sugestões e ideias na hora de direcionar a equipe

3. Não ser humilde

O gestor não é melhor do que os demais por causa do cargo que ocupa. Se você não for humilde, com certeza, vai afastar a equipe e fazer com que seu pessoal fique cada vez menos engajado.

Lembre-se de que você precisa ser uma inspiração para os colaboradores — e não uma figura autoritária. 

4. Não ser autêntico

Em um artigo para a revista Forbes publicado em 2017, Frances McIntosh, da Intentional Coaching LLC, afirma que a autenticidade engloba confiabilidade, abertura, empatia e a característica de ser real. Por isso, é um erro não ser autêntico como gestor.

Segundo a autora, líderes falsos, narcisistas ou egoístas inspiram desconfiança:

“Os melhores líderes hoje são autênticos, porque é como nos conectamos e construímos confiança em nossas equipes e empresas”, destaca.

5. Não ter foco em pessoas

Como gestor, você precisará lidar todos os dias com pessoas, gerenciando talentos e conflitos entre membros da equipe.

Então, um gestor que se concentra somente nas competências técnicas para atuar no mercado perde uma parte importante do que é ser líder.

Por isso, foque nas pessoas e nas habilidades essenciais para gerenciá-las, como comunicação efetiva, empatia e capacidade de trabalhar em equipe, por exemplo.

Como desenvolver as habilidades de um gestor

Depois de descobrir as principais habilidades de um gestor, é provável que você tenha se identificado com algumas, mas com outras não.

Não tem problema. Pois, você poderá investir em um processo de autoconhecimento, descobrindo seus pontos fortes e fracos.

Além disso, é importante saber quais habilidades você precisa desenvolver e quais pontos fracos deve reforçar. 

Dessa forma, com um direcionamento e olhar crítico sobre si mesmo, fica mais fácil se desenvolver e se tornar um gestor de sucesso.

Revelo: encontre o talento ideal para sua empresa

Na Revelo, você contrata desenvolvedores com as habilidades e experiências desejadas, de forma ágil e humanizada.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, sua empresa pode realizar o processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Ganhe tempo com o Revelo Network

Outra opção para realizar o recrutamento de desenvolvedores em tempo recorde é o Revelo Network. Ao contratar este serviço, você contará com a consultoria exclusiva de um de nossos recrutadores para encontrar os melhores talentos para sua empresa.

Dessa forma, agilizamos o processo de seleção e, em até 10 dias indicamos os candidatos ideais para sua análise e decisão. Experimente!

Você está procurando por profissionais de tecnologia para sua empresa?!

Então conheça a Revelo, a maior plataforma tech no setor de captação, contratação e gerenciamento de profissionais de carreiras de tecnologia da América Latina.

Possuímos produtos que atendem empresas nacionais e internacionais por meio de um modelo único de serviço, onde desenvolvedores de software que estão à procura de seu primeiro emprego e talentos seniores que desejam dar o próximo passo na carreira se cadastram na plataforma, são previamente validados tecnicamente por meio de uma inteligência artificial e ficam disponíveis para as empresas que, graças a filtros simples como habilidades, senioridade, diversidade e afins, podem rapidamente selecionar os melhores profissionais do mercado para iniciar seus processos seletivos. 

Desta forma oferecemos processos em até 14 dias, 95% mais assertivos e 100% humanizados!

Psiu, você está procurando por novos profissionais para sua empresa? 

Conte com o marketplace de talentos Revelo!

Aqui  você encontra profissionais de diversas áreas, de forma ágil e humanizada.

Cadastre-se na Revelo e descubra o match perfeito entre empresas incríveis e os melhores talentos. como reduzir em até 70% o tempo de contratação e encontrar talentos excepcionais para a sua empresa

scroll to top