Apresentação pessoal no trabalho: como refletir a imagem da empresa

apresentação pessoal no trabalho

A apresentação pessoal no trabalho é importante tanto para empresa quanto para o profissional.

Para a empresa, o funcionário é um dos responsáveis pela criação de sua imagem corporativa. E para o colaborador, a apresentação pessoal pode ser um atalho para a progressão na carreira.

Por isso, é bom lembrar que a escolha da roupa e os cuidados de higiene são dois dos traços que mais chamam a atenção.

Mas você deve ir além da aparência: a comunicação, a educação, a pontualidade e o cumprimento de prazos são essenciais para compor sua imagem pessoal.

Neste post, vamos descobrir como a imagem da empresa depende de seus colaboradores e como você pode melhorar sua apresentação pessoal no trabalho.

Apresentação pessoal do colaborador afeta diretamente a imagem da empresa

Toda empresa tem uma imagem que é transmitida para o seus clientes, fornecedores e funcionários. Mas os empregados não apenas recebem sinais dessa imagem, como também são um importante veículo da sua criação.

Por isso, cuidar da apresentação pessoal no trabalho é um dos esforços que você pode fazer para contribuir para a construção de uma imagem positiva da empresa.

Afinal, você é uma representação de sua empresa e, toda vez que entra em contato com o cliente, você se torna a empresa.

Vamos a um exemplo? Imagine o caso de um analista de redes sociais, que está lidando com o público a todo momento.

Cada frase escrita, cada emoji utilizado e cada resposta a indagações dos usuários carregam a imagem da empresa. Fica claro, portanto, que o colaborador também é responsável por ela.

Assim, quando esse mesmo analista de redes sociais entrar ao vivo com uma Live do Facebook, ele precisa saber que sua apresentação pessoal não diz respeito apenas a si mesmo, e sim a toda a marca. Se estiver de moletom rasgado, olhos cansados, barba mal feita e com a mesa bagunçada, por exemplo, tende a não transmitir uma imagem agradável.

Da mesma forma, qualquer um que tenha contato com o público de fora precisa se preocupar com o assunto: o vendedor que visita consumidores, o analista de atendimento que dialoga por vídeo com clientes e o gerente que lida diretamente com fornecedores.

Mas a apresentação pessoal no trabalho não deve entrar na pauta apenas daqueles que têm contato com o cliente. Esse cuidado também serve para que o colaborador se posicione com respeito entre seus colegas e gestores.

Se você já lidou com colegas que não se preocupavam com higiene pessoal e com a boa educação, sabe da importância do alerta. E é possível ir além dessas questões básicas para projetar ainda melhor sua imagem no trabalho. Vamos descobrir como?

7 dicas para melhorar sua apresentação pessoal no trabalho

Como vimos, a apresentação pessoal no trabalho é muito importante para que você tenha uma progressão mais rápida na carreira. Nesse conceito, cabem todas as informações que você projeta e que se traduzem em sua imagem para a empresa, colegas e gestores.

Por isso, fique atento a estas dicas:

1. Entenda a empresa

Primeiro, você precisa saber qual é a imagem do profissional que a empresa quer. Para isso, investigue como ela se anuncia, quais são seus valores e sua missão, como ela se posiciona no mercado, como ela se vende no marketing e na publicidade em geral. Com esses dados, você terá uma noção melhor da imagem que você deve refletir.

2. Tome seus gestores como referência

Para facilitar o primeiro passo, de compreensão da empresa, olhe para os seus gestores. É provável que eles estejam em posição de destaque na companhia e que já tenham feito esse mesmo exercício de adaptação, talvez inconscientemente.

Repare quais as caraterísticas que você pode usar como referência, como vestuário, comportamento em situações de conflito, em reuniões, entre outras.

3. Trate de sua aparência

Agora você já sabe que  o estilo de seus gestores, líderes e dos profissionais mais experientes da empresa devem ser referência para você. Além do tipo de roupa, tome cuidado também com tudo que compõe o seu visual: barba, cabelo, adereços, limpeza das vestimentas, higiene pessoal, perfume.

4. Esteja preparado

A apresentação pessoal, como vimos, não se trata apenas da aparência física. Se nunca se preparada adequadamente para reuniões, essa falta de cuidado será ligada a você e, aos poucos, fará parte de sua imagem para a empresa.

Por isso, na iminência de um problema, de uma reunião importante, de qualquer decisão que exija o seu insight, organize-se com antecedência para contar com todas as referências e dados necessários no momento certo.

5. Seja pontual

A pontualidade faz parte de sua apresentação. Se a reunião está marcada para 8h da manhã, apareça cinco minutos antes. Se o trânsito não colabora, leve isso em consideração antes, e não depois.

Para seus colegas e gestores, as dificuldades do trajeto importam menos do que sua pontualidade. Todo mundo tem dificuldades de inúmeros tipos, mas apenas alguns chegam na hora.

6. Cumpra o prazo

O Brasil tem uma cultura do “jeitinho” que deve passar longe de sua apresentação pessoal. No trabalho, se você disser “sim” para uma tarefa ou prometer uma entrega para um dia determinado, não há justificativa para falhar. Nesse aspecto, é possível se diferenciar rapidamente da concorrência, pois a maioria não entrega o prometido no prazo.

7. Tenha confiança

Se você está preparado para a reunião, se você tem todos os dados e conta com possíveis soluções para problemas que estão a sua frente, é hora de expor suas ideias com segurança. Esse traço da apresentação pessoal também é muito importante, pois nem sempre é levado em conta pelos colaboradores. Então, porte-se com confiança, fique aberto a novas ideias e projete sua imagem com clareza.

Gostou das dicas e de entender melhor a importância da apresentação pessoal no trabalho? Compartilhe.

scroll to top