Main LogoLight Logo
  • Soluções para sua empresa
  • Encontre seu próximo emprego
  • Impulsione sua carreira

Saiba como atrair talentos das melhores universidades

03/10/2018
0
2
Share

Quer atrair talentos saindo das universidades? Veja como atrair talentos das melhores universidades e acelerar esse processo com 7 dicas práticas. Confira!

O mercado de trabalho está à espera de grandes profissionais que saem do ensino superior com uma enorme vontade de fazer a diferença nos seus primeiros passos. Por isso, a sua empresa pode ganhar muito se focar em atrair talentos de universidades.

Mas como exatamente você pode acelerar e melhorar esse processo? Abaixo, reunimos algumas dicas importantes para ajudar nessa busca.

O que atrai os talentos das universidades

Antes de atrair talentos de universidades, é preciso um pouco de contexto para entender a dinâmica profissional vigente. Os candidatos à vagas de trabalho encaram a relação empregatícia de uma outra forma, bem diferente das últimas décadas.

De acordo com estudo do grupo de consultoria Mercer, que analisa tendências de recursos humanos, 53% dos funcionários entrevistados priorizam saúde e bem-estar em detrimento do trabalho e 56% preferem jornadas mais flexíveis.

Com base nessa pesquisa, você pode notar que aquele foco absoluto no trabalho está dando lugar a um equilíbrio maior entre dever e lazer. Pensando nisso, as empresas também mudam e tentam oferecer melhores condições aos seus funcionários.

Vale lembrar, nessa hora, que um colaborador com a vida pessoal em ordem tende a render mais no trabalho. Por isso, aquela lógica ultrapassada de “arrancar o máximo” de cada empregado fica para trás, enquanto a diretriz de “obter o melhor” do funcionário entra em vigor.

Assim, atrair talentos significa valorizar o trabalho desses colaboradores. Hoje, em um mundo conectado, um profissional insatisfeito pode mudar rapidamente de emprego – e de cidade, e de estado, e de país.

E como mostrar para esses profissionais que a sua empresa é o lugar certo e então recompensá-los adequadamente pelo seu tempo? Como captar a atenção daqueles talentos que farão a diferença no seu negócio e se posicionar para receber seu interesse antes mesmo da abertura de vagas? É o que veremos a seguir.

7 passos para atrair talentos

Os verdadeiros talentos das universidades serão disputados pelo mercado de trabalho. Eles contribuem para o avanço da empresa, para a elevação do faturamento, para a tomada de decisões estratégicas, para o desenvolvimento de softwares, para a análise de dados e para outras atividades muito demandadas pelas grandes companhias. Então, se você quer os melhores profissionais, deve se diferenciar do restante.

Veja como atrair talentos em sete passos:

1. Eleve a atratividade:

A imagem de sua empresa precisa ser projetada adequadamente para dialogar não apenas com seu cliente, mas também com os talentos que você busca atrair. Para isso, lembre de humanizar sua marca para transmitir os valores e a missão da companhia e os diferenciais do seu produto ou serviço.

 

2. Faça parcerias com universidades:

Os cursos de graduação e pós-graduação são campos férteis para a procura de talentos. Então, por que não criar um relacionamento com universidades de sua cidade e estado para oferecer programas de estágio, treinamento e capacitação para alunos de alto potencial?

 

3. Mostre o impacto do seu produto ou serviço:

Os grandes talentos do mercado não querem apenas remuneração elevada, mas impacto de sua atividade na vida, na comunidade e na sociedade. Assim, calibre seu posicionamento para expor ao público como a sua solução ajuda seus clientes e afeta positivamente sua rotina.

 

4. Crie um plano de carreira inspirador:

Um dos aspectos relacionados aos grandes talentos é sua capacidade de pensar no longo prazo. Por isso, um emprego que valoriza o seu tempo e proporciona uma jornada de capacitação, desenvolvimento e remuneração e responsabilidades crescentes pode empolgar os candidatos.

5. Pague bem:

Parece óbvio, mas não é. Muitas empresas pensam que, por se posicionarem com prestígio no mercado, não precisam remunerar bem seus funcionários mais valiosos (aqueles que proporcionam maior retorno). Mas isso leva o colaborador a buscar outras oportunidades, montar seu próprio negócio ou se sentir frustrado e reduzir sua produtividade.


 

6. Crie um bom ambiente de trabalho:

No fim das contas, não estamos falando de números, mas de seres humanos que têm sonhos, aspirações, dificuldades e temores. Nesse sentido, não adianta tratar o funcionário com base apenas em um dos fatores acima (como a remuneração). É preciso criar um ambiente que proporcione diálogo, inclusão, pertencimento e produtividade.

 

7. Vá além das outras empresas:

Se você quer atrair os melhores talentos, precisa oferecer os melhores incentivos. Nessa hora, é preciso considerar todas as opções que se encaixem nos desejos e dores de seus colaboradores e potenciais funcionários: o que eles valorizam e como entregar a eles aquele incentivo extra? Pode ser um plano de saúde empresarial, uma premiação por desempenho, uma sala exclusiva, um happy hour toda semana, uma viagem de fim de ano, participação nos lucros, festas temáticas, etc.

Como separar os talentos dos candidatos comuns

Currículos convencionais podem não ser a maneira ideal de filtrar os melhores candidatos às vagas. Se você já teve o trabalho de analisar centenas desses papéis, sabe quão frustrante é a tarefa. E mesmo que peça portfólios digitais para potenciais colaboradores, vai descobrir que a função tende a consumir mais tempo do que você imagina e render menos do que o esperado.

Então, olhar para trás nos processos de seleção não vai proporcionar o resultado que você espera.

Imagine um jovem profissional que acaba de se formar na universidade e escolhe algumas empresas que considera ideais para o seu plano de carreira. Ele vai atrás delas e inicia o processo de candidatura, que muitas vezes é feito por meio de um questionário.

Se o processo de aplicação à vaga for muito longo, antiquado ou complexo, a tendência é que a empresa desperdice bons talentos em decorrência do processo escolhido. O tempo também é valioso para quem espera uma primeira oportunidade de emprego.

O que você precisa, portanto, é encontrar maneiras mais efetivas de se conectar aos profissionais da sua área.

Para facilitar essa função, alguns profissionais e empresas oferecem serviços diferenciados para solucionar esse problema. A ideia é montar um processo de recrutamento e seleção que aproxime mais a recrutadora do candidato ideal.

Revelo conecta grandes talentos a empresas inovadoras

Uma dessas empresas de recrutamento e seleção é a Revelo, que serve de plataforma de conexão para as necessidades das empresas e os candidatos ideais para as vagas.

A seleção funciona assim:

  • O profissional conta sobre suas experiências, objetivos e habilidades
  • Com machine learning e testes adaptativos, a Revelo seleciona os mais engajados e com as habilidades mais buscadas pelas empresas
  • Em um clique, a empresa pode encontrar o perfil certo para suas necessidades
  • O candidato recebe gratuitamente ofertas e convites e conta com assistência para orientá-lo no processo de efetivação.

Curtiu as dicas para atrair talentos das melhores universidades? Cadastre-se na plataforma Revelo e encontre os melhores profissionais para suas vagas.

 

 

Related Posts

Rh da empresa Descomplica: #ComoÉQueTaAí

30/04/2020
0
0

Em mais um capítulo da nossa jornada desvendando o dia-a-dia das empresas, batemos um papo com Maria Júlia Amorim, RH do Descomplica.

A Maju é Business Partner Jr. de tecnologia, produto e design. Além de trabalhar na seleção e recrutamento de novos colaboradores, ela também é responsável pela elaboração do programa de diversidade e inclusão da empresa.

O Descomplica é uma plataforma online de educação que atende a alunos de todo o Brasil. Começaram em 2011, como um curso pré-vestibular, e a partir daí foram expandindo seu escopo. Hoje acompanham os estudantes em cada fase da sua vida acadêmica, passando pela escola, universidade, pós-graduação e até concursos.

Como uma empresa da área de educação está se adaptando a um cenário onde o ensino a distância se tornou a norma? Conta pra gente Maju, #ComoÉQueTáAí?

Pra mim ?

No começo, achava que pelo menos até as três primeiras semanas seria tudo tranquilo, mas comecei a sentir o impacto da mudança bem antes disso. Ganhei duas horas a mais no dia, que era o que demorava para ir e voltar do escritório. Ainda não sei o que fazer com esse tempo, o que me incomoda. 

Ando evitando as notícias sobre covid-19 para não ficar ansiosa e estou buscando maneiras para me manter ativa. Um dia desses, resolvi subir 18 andares de escada, mas fiquei com a panturrilha toda dolorida no dia seguinte, então eu ainda estou experimentando para encontrar outras opções de exercício. 

Moro sozinha e não tenho pets, mas minha mãe e meu tio moram perto. A maior parte das minhas interações tem sido online, principalmente com o Adryan, o meu parceiro de RH, com quem me comunico praticamente o dia inteiro através do hangouts.

E na empresa?

Infelizmente, tivemos alguns desligamentos na equipe, que já estavam previstos antes do Corona, mas as circunstâncias dificultam esse processo para ambos os lados.

Estamos tomando várias medidas para nos adaptar, sempre focando na comunicação.

Por exemplo, as conversas com os fundadores, que aconteciam a cada dois meses, agora são semanais.

Nós também criamos um novo grupo no Slack, chamado “É de Casa”, onde buscamos manter aquelas interações cotidianas que deixavam a rotina do escritório mais leve. Nós do RH fazemos de 2 a 3 posts semanais compartilhando boas notícias, postando fotos, indicando filmes, séries e livros, e fazendo planos para quando a vida voltar ao normal. 

Abrimos o Hangouts duas vezes por dia, onde sempre tem alguém para conversar. É como a pausa do lanche que rolava todo dia no escritório.  

Curioso que o projeto foi criado pensando nos colaboradores, mas está sendo ótimo pra gente também. Eu me sinto mais próxima das pessoas. Quando voltarmos para o escritório, as nossas relações vão estar mais fortes!

E no RH?

Somos uma equipe de seis pessoas. Nossas reuniões semanais agora são diárias e estão sendo uma boa oportunidade para conversar, desabafar e discutir tudo isso que está acontecendo.

Também tivemos que adaptar nossos processos e reavaliar algumas de nossa prioridades.

Como está o recrutamento ?

Congelamos todas as vagas assim que começamos o Home Office, mas ainda realizamos entrevistas, buscando parceiros para dar continuidade aos nossos novos projetos.

O maior desafio não está na seleção em si, mas sim na questão da admissão. Todo o processo de preenchimento de documentos ficou muito mais complexo com as mudanças causadas pelo distanciamento.

Por isso, nós adaptamos o nosso onboarding para ser 100% remoto. Durante dois dias, promovemos interações com algumas áreas da empresa, orientamos sobre as ferramentas de trabalho online e compartilhamos vídeos de boas vindas, que já eram uma prática comum por aqui.

O que está melhor ?

Estamos nos comunicando bastante e isso é bem legal! Está tudo mais transparente.

Todos entendem que esse um momento difícil, então estamos nos ajudando mais, valorizando o tempo e trabalho dos nossos colegas e apreciando cada atitude positiva. Como já tinha dito, acredito que sairemos dessa situação mais unidos.

Quais são os desafios ?

Nos primeiros três ou quatro dias tivemos alguns problemas de adaptação, principalmente na questão dos horários. Tomamos medidas para tornar o nosso diálogo mais claro e evitar esse tipo de confusão. 

Além disso, estamos trabalhando para facilitar as nossas interações entre professores e alunos, investindo ainda mais em tecnologia, experiência e comunicação.

Naturalmente, alguns projetos precisam ser adiados, mas queremos manter o ânimo da equipe com iniciativas como o “É de Casa” e incentivar interações orgânicas como um happy hour.

Não se esqueça de compartilhar com seus colegas de trabalho a história da Maju, e fique ligado no nosso blog com mais histórias da sessão #ComoÉQueTaAí?!

Todo mundo junto mesmo separado: dicas de como unir o seu time 100% remoto

25/03/2020
0
37

Olá, me chamo Josiana Farah e sou product marketing manager aqui na Revelo, e quero dividir com vocês como foi liderar minha equipe no meio dessa pandemia. 

Na maioria dos lugares que trabalhei, boa parte do time sempre sonhou em trabalhar na modalidade home office. Eu fazia parte da minoria que só de imaginar passar o dia inteiro sozinha sem conversar ficava deprimida.

Sou daquelas que adora almoçar cada dia com uma pessoa diferente. Percebo quando alguém não está muito bem e convido para um café, e simplesmente adoro happy hours! Então, de repente a quarentena chegou. De um dia para o outro fomos obrigados a trabalhar 100% remotos  e nos proteger dentro de nossas casas e aquela imagem de home office que eu tinha voou para o espaço.

Aqui na Revelo lidamos com a quarentena colocando a saúde em primeiro lugar. Tudo o que for necessário para manter os colaboradores saudáveis e com o bem-estar lá em cima é feito.

Pra esse discurso se tornar realidade, disponibilizaram um app para nos exercitarmos diariamente. Uma das funcionárias é professora de yoga e se prontificou a dar aulas por conference. (fiz hoje e amei! Meu filho até me acompanhou nessa).

Dito tudo isso, resolvi dividir aqui algumas boas práticas da Revelo que experimentei durante essas quase duas semanas, que podem ajudar outras pessoas a manter o time unido nesse período:

Almo Meeting

No time de marketing, cada  pessoa do time pediu um hambúrguer do seu lugar favorito. Todos na mesma hora. As refeições foram chegando em cada casa e ligamos nosso Google Meeting. A regra era não falar de trabalho. Comemos todos juntos e foi uma delícia! 

Aniversariantes 100% remotos

Se está difícil para todos nós, imagina comemorar o aniversário sozinho? Pensando nisso, enviamos um bolo para a casa de um dos nossos colaboradores. Depois nos reunimos para cantar parabéns via conference call! Foi um momento muito especial e inesquecível.

Saúde Emocional na Quarentena

Um dos nossos parceiros é o Zenklub, (uma startup que oferece profissionais de saúde mental e bem-estar por um plataforma de acesso remoto) e neste período conturbado foi disponibilizado várias sessões com profissionais psicólogos, terapeutas e coachings . Então, a dica aqui é simples: a saúde emocional do seu time é fundamental. Em um momento delicado como este a ansiedade aumenta demais e é uma alívio poder contar com isso.

AMA – Ask Me Anything Online

O A.M.A é uma dinâmica semanal, onde o time Revelo se reúne na área comum e pode perguntar qualquer coisa para qualquer pessoa.

Para se adaptar ao momento, agora os colaboradores mandam as suas perguntas por meio de um formulário e os fundadores, líderes e colaboradores respondem as perguntas por vídeo. E para para manter a transparência e proximidade, a dinâmica não é mais semanal e sim, diária.  

Os colaboradores mandam qualquer tipo de dúvida em um formulário e os fundadores e demais líderes gravam vídeos respondendo as perguntas todos os dias. Isso gera um sentimento de proximidade e transparência incrível.

Mas sem dúvida a melhor experiência que essa fase tem proporcionado, é aprender também com nossos erros:

Evitar calls seguidos 

Diferente de uma empresa onde a pessoa pode andar de um lugar ao outro para ir em reuniões e ainda pausar para um café, em home-office se não tivermos alguns minutos entre um call e outro não temos tempo para nada, e daí pinta um sentimento de esgotamento.

Trabalhar sem pausas

Combinar com os líderes de dar algumas pausas, isso salva sua postura e seu cerébro. Eu, por exemplo, paro uns 20 minutos de manhã e uns 20 minutos de tarde para brincar com meu filho. E isso é muito bom.

Lembre-se da janta

Se programe caso precise  cozinhar ou pedir comida. Às vezes não dá tempo de fazer tudo em um curto espaço de tempo.

Sem dúvida aprendi muito com essa fase, porém o ensinamento mais importante é ter empatia e ser solidário. Entender que é um momento delicado, que mexe com a gente mas lembrar sempre: é uma fase e vai passar. Logo, logo o home acaba e fica só o office.

Fique por dentro das novidades!

Email:
Nome:

Ao enviar suas informações, você permite que enviemos e-mails para você. Você pode cancelar sua assinatura a qualquer momento.


O que é Revelo

A maior empresa de tecnologia no setor de recursos humanos na América Latina, oferecendo uma plataforma de recrutamento e seleção que conecta candidatos às vagas de forma ágil e humanizada. Somos a empresa mais investida no setor na história do Brasil.

Categories

  • Candidatos
  • Confira os cases de Sucesso da Revelo
  • Empresas
  • Mídia
  • Sobre nós
  • Uncategorized

Categorias

  • Empresas
  • Candidatos
  • Confira os cases de Sucesso da Revelo
  • Sobre nós

Pages

  • Home
  • Features
  • About
  • Contacts