Saiba como atrair talentos das melhores universidades

atrair talentos

Quer atrair talentos saindo das universidades? Veja como atrair talentos das melhores universidades e acelerar esse processo com 7 dicas práticas. Confira!

O mercado de trabalho está à espera de grandes profissionais que saem do ensino superior com uma enorme vontade de fazer a diferença nos seus primeiros passos. Por isso, a sua empresa pode ganhar muito se focar em atrair talentos de universidades.

Mas como exatamente você pode acelerar e melhorar esse processo? Abaixo, reunimos algumas dicas importantes para ajudar nessa busca.

O que atrai os talentos das universidades

Antes de atrair talentos de universidades, é preciso um pouco de contexto para entender a dinâmica profissional vigente. Os candidatos à vagas de trabalho encaram a relação empregatícia de uma outra forma, bem diferente das últimas décadas.

De acordo com estudo do grupo de consultoria Mercer, que analisa tendências de recursos humanos, 53% dos funcionários entrevistados priorizam saúde e bem-estar em detrimento do trabalho e 56% preferem jornadas mais flexíveis.

Com base nessa pesquisa, você pode notar que aquele foco absoluto no trabalho está dando lugar a um equilíbrio maior entre dever e lazer. Pensando nisso, as empresas também mudam e tentam oferecer melhores condições aos seus funcionários.

Vale lembrar, nessa hora, que um colaborador com a vida pessoal em ordem tende a render mais no trabalho. Por isso, aquela lógica ultrapassada de “arrancar o máximo” de cada empregado fica para trás, enquanto a diretriz de “obter o melhor” do funcionário entra em vigor.

Assim, atrair talentos significa valorizar o trabalho desses colaboradores. Hoje, em um mundo conectado, um profissional insatisfeito pode mudar rapidamente de emprego – e de cidade, e de estado, e de país.

E como mostrar para esses profissionais que a sua empresa é o lugar certo e então recompensá-los adequadamente pelo seu tempo? Como captar a atenção daqueles talentos que farão a diferença no seu negócio e se posicionar para receber seu interesse antes mesmo da abertura de vagas? É o que veremos a seguir.

7 passos para atrair talentos

Os verdadeiros talentos das universidades serão disputados pelo mercado de trabalho. Eles contribuem para o avanço da empresa, para a elevação do faturamento, para a tomada de decisões estratégicas, para o desenvolvimento de softwares, para a análise de dados e para outras atividades muito demandadas pelas grandes companhias. Então, se você quer os melhores profissionais, deve se diferenciar do restante.

Veja como atrair talentos em sete passos:

1. Eleve a atratividade:

A imagem de sua empresa precisa ser projetada adequadamente para dialogar não apenas com seu cliente, mas também com os talentos que você busca atrair. Para isso, lembre de humanizar sua marca para transmitir os valores e a missão da companhia e os diferenciais do seu produto ou serviço.

 

2. Faça parcerias com universidades:

Os cursos de graduação e pós-graduação são campos férteis para a procura de talentos. Então, por que não criar um relacionamento com universidades de sua cidade e estado para oferecer programas de estágio, treinamento e capacitação para alunos de alto potencial?

 

3. Mostre o impacto do seu produto ou serviço:

Os grandes talentos do mercado não querem apenas remuneração elevada, mas impacto de sua atividade na vida, na comunidade e na sociedade. Assim, calibre seu posicionamento para expor ao público como a sua solução ajuda seus clientes e afeta positivamente sua rotina.

 

4. Crie um plano de carreira inspirador:

Um dos aspectos relacionados aos grandes talentos é sua capacidade de pensar no longo prazo. Por isso, um emprego que valoriza o seu tempo e proporciona uma jornada de capacitação, desenvolvimento e remuneração e responsabilidades crescentes pode empolgar os candidatos.

5. Pague bem:

Parece óbvio, mas não é. Muitas empresas pensam que, por se posicionarem com prestígio no mercado, não precisam remunerar bem seus funcionários mais valiosos (aqueles que proporcionam maior retorno). Mas isso leva o colaborador a buscar outras oportunidades, montar seu próprio negócio ou se sentir frustrado e reduzir sua produtividade.


 

6. Crie um bom ambiente de trabalho:

No fim das contas, não estamos falando de números, mas de seres humanos que têm sonhos, aspirações, dificuldades e temores. Nesse sentido, não adianta tratar o funcionário com base apenas em um dos fatores acima (como a remuneração). É preciso criar um ambiente que proporcione diálogo, inclusão, pertencimento e produtividade.

 

7. Vá além das outras empresas:

Se você quer atrair os melhores talentos, precisa oferecer os melhores incentivos. Nessa hora, é preciso considerar todas as opções que se encaixem nos desejos e dores de seus colaboradores e potenciais funcionários: o que eles valorizam e como entregar a eles aquele incentivo extra? Pode ser um plano de saúde empresarial, uma premiação por desempenho, uma sala exclusiva, um happy hour toda semana, uma viagem de fim de ano, participação nos lucros, festas temáticas, etc.

Como separar os talentos dos candidatos comuns

Currículos convencionais podem não ser a maneira ideal de filtrar os melhores candidatos às vagas. Se você já teve o trabalho de analisar centenas desses papéis, sabe quão frustrante é a tarefa. E mesmo que peça portfólios digitais para potenciais colaboradores, vai descobrir que a função tende a consumir mais tempo do que você imagina e render menos do que o esperado.

Então, olhar para trás nos processos de seleção não vai proporcionar o resultado que você espera.

Imagine um jovem profissional que acaba de se formar na universidade e escolhe algumas empresas que considera ideais para o seu plano de carreira. Ele vai atrás delas e inicia o processo de candidatura, que muitas vezes é feito por meio de um questionário.

Se o processo de aplicação à vaga for muito longo, antiquado ou complexo, a tendência é que a empresa desperdice bons talentos em decorrência do processo escolhido. O tempo também é valioso para quem espera uma primeira oportunidade de emprego.

O que você precisa, portanto, é encontrar maneiras mais efetivas de se conectar aos profissionais da sua área.

Para facilitar essa função, alguns profissionais e empresas oferecem serviços diferenciados para solucionar esse problema. A ideia é montar um processo de recrutamento e seleção que aproxime mais a recrutadora do candidato ideal.

Revelo conecta grandes talentos a empresas inovadoras

Uma dessas empresas de recrutamento e seleção é a Revelo, que serve de plataforma de conexão para as necessidades das empresas e os candidatos ideais para as vagas.

A seleção funciona assim:

  • O profissional conta sobre suas experiências, objetivos e habilidades
  • Com machine learning e testes adaptativos, a Revelo seleciona os mais engajados e com as habilidades mais buscadas pelas empresas
  • Em um clique, a empresa pode encontrar o perfil certo para suas necessidades
  • O candidato recebe gratuitamente ofertas e convites e conta com assistência para orientá-lo no processo de efetivação.

Curtiu as dicas para atrair talentos das melhores universidades? Cadastre-se na plataforma Revelo e encontre os melhores profissionais para suas vagas.

 

 

scroll to top