ATS: o que é, e como usar para melhorar seu recrutamento

0
Share

Atualmente, utilizar um ATS no recrutamento e seleção de uma empresa se tornou um ponto-chave para agilizar e ter eficiência nas contratações. 

Mas o que é o ATS?

É um recurso voltado por inteiro ao recrutamento de equipes de alto desempenho, contribuindo para uma contratação eficaz dos profissionais mais qualificados do mercado de trabalho. 

Afinal, é uma plataforma que permite tornar automático as etapas, armazena enorme quantidade de informações e avalia os candidatos assertivamente.

Você já pode ter escutado falar sobre o ATS, mas não entendeu exatamente o que é.

Pensando nisso, resolvemos elaborar este artigo para te explicar o que é um ATS e como usá-lo para otimizar o recrutamento em sua empresa. 

Acompanhe o artigo e saiba mais! 

Boa leitura! 

O que é um ATS?

Da sigla em inglês, Applicant Tracking System, ou seja, Sistema de Rastreamento de Candidatos. 

Inicialmente pode-se pensar que é apenas um software de recrutamento comum, mas ele é mais que isso. 

É uma ferramenta completa que se apossa da tecnologia para ajudar o Recursos Humanos a otimizar e potencializar o sucesso nas etapas de seleção. 

Dessa forma, com o ATS, os processos de recrutamento e seleção poderão ser realizados online e com automação de estratégias para as atividades. 

Assim, a partir da criação e aplicação de filtros personalizados para cada vaga de trabalho, a seleção e análise de currículos será diferenciada.

Ademais, dentro da ferramenta, é possível elaborar e integrar teste, formulários, fazer upload de entrevistas em vídeo, feedbacks, criando ranking de melhores currículos e muito mais! 

Todo este aparato corrobora para que a identificação de candidatos seja mais eficiente e correspondente à vaga específica.

Com isso, o recrutamento se torna eficaz, ágil e assertivo. 

Em suma, o ATS – Applicant Tracking System é uma ferramenta digital para gerenciar oportunidades de trabalho e processos seletivos, bem como analisar currículos que foram cadastrados. 

O ATS utiliza filtros estratégicos e específicos para automatizar as etapas de modo integral, simultâneo à identificação de pretendentes adequados para o perfil da empresa.

Portanto, podemos concluir que as fases do processo seletivo serão planejadas e postas em ação na própria plataforma online. 

Em conjunto estará a integração de dados cadastrais e automação de tarefas.

Por que usar um ATS?

Do mesmo modo que a chamada Gestão 4.0 está cada vez mais presente nas empresas, a tecnologia do Recursos Humanos também vem se modificando e inovando.

Atualmente as empresas estão sempre com alta rotatividade de funcionários, mas você sabe por que?

A resposta é: os candidatos contratados não estão adequados às políticas da empresa ou houve erro na seleção e o pretendente não está apto para exercer tal função.

Desse modo, é preciso encontrar soluções para problemas tão importantes quanto este, pois interferem diretamente no desempenho da empresa.

Portanto, sempre quando há erros deste tipo, a solução se encontra na tecnologia. 

Sabemos que o capital humano – conhecimentos e habilidades reunidas – é o mais valioso centro de uma empresa. 

Assim, quanto mais o mundo pede por velocidade, mais será necessário ter sistemas tecnológicos e inovadores que consigam acompanhar as transformações. 

Nesse viés, as diversas plataformas de ATS possuem a capacidade de modificar as elaborações que anteriormente eram apenas manuais, em tarefas ágeis e eficazes.

E ainda pode reduzir possíveis erros, permitindo que o líder de Recursos Humanos aplique o seu tempo em ações estratégicas.

O Sistema de Rastreamento de Candidatos é essencial para uma relação assertiva entre empresas e seus pretendentes, principalmente porque pode haver a integração com os departamentos internos do negócio. 

Como um Applicant Tracking System funciona?

Para entender como o software da ATS funciona como plataforma de gerenciamento de recrutamento e seleção, este é o tópico referente.

Como dito anteriormente, o ATS classifica os pretendentes à vaga a partir de filtros específicos e personalizados.

Para tal, funciona da seguinte maneira:  

  1. Criação da vaga
  2. Postagem da vaga de trabalho na plataforma e sites específicos de recrutamento
  3. Inscrição de candidatos armazenados em banco de currículos
  4. Análise detalhada e automatizada de pretendentes selecionados pelo filtro personalizado para a vaga
  5. Envio de feedbacks, status das vagas e e-mails. 

O ATS – Applicant Tracking System tem características que tornam o seu funcionamento 100% completo e personalizado. 

Dentre estas funcionalidades, possui a manutenção de um banco de currículos, com aplicações de provas técnicas e comportamentais, juntamente com emissão de relatórios e elaboração de ranking dos resultados obtidos. 

Assim, a implementação de um ATS é algo inovador e revolucionário para empresas, pois ele criará uma classificação de pretendentes ideais para tal vaga ou, até mesmo, utiliza palavras-chave para realizar a busca.

Nesse sentido, ao ter o ATS, os RH terá mais controle e assertividade no processo seletivo, definindo melhor as etapas, elaborando filtros específicos e selecionando pretendentes que tenham aptidões exigidas. 

Os filtros do software escolhem todos os candidatos com experiência em certa atividade e domínio de alguma língua estrangeira, por exemplo. 

Portanto, o ATS não apenas seleciona o pretendente, mas também realiza uma triagem eficaz de currículos, de acordo com os filtros pré-estabelecidos. 

Assim, investir em ATS é reduzir gastos financeiros e de tempo dos profissionais selecionados à recrutação de pessoas, simultâneo ao ganho de seleções altamente qualificadas. 

Vantagens de um ATS no processo de recrutamento

Se você chegou até este tópico, certamente já entendeu algumas vantagens de ter um ATS no processo de recrutamento. 

Contudo, ainda separamos mais vantagens para que você tenha certeza do quão importante é um ATS em sua empresa. 

Maior controle no processo seletivo

Você terá todas as informações dos pretendentes em um só lugar, com fácil visibilidade de todas as inscrições realizadas para aquela vaga.

Além disso, poderá filtrar os pretendentes de acordo com as habilidades e qualidades, reduzindo o tempo que é gasto com essa triagem de currículos. 

A partir disso, as etapas de seleção ficam mais organizadas e com controle da gestão.

Lembrando que quando houver uma nova vaga, será possível ir ao banco de talentos e filtrar o que precisa.

Podendo atuar de forma ativa para o encerramento da vaga e otimização de seu trabalho. 

Aumento do desempenho do processo seletivo

O Applicant Tracking System fornece relatórios e métricas através de chamados indicadores de recrutamento.

Dessa forma, o trabalho do gestor será agir de forma preventiva com relação a qualquer dificuldade que possa obter em uma etapa seletiva, aumentando assim a sua atividade.

Por ser uma plataforma automatizada, a comunicação é eficiente e padrão, para que erros sejam evitados.

Situações comuns, mas prejudiciais, atrasam o processo de seleção e acaba-se gastando mais tempo que o necessário para finalizá-lo. 

Plataformas como a de ATS possuem alguns indicadores que analisam tópicos como número de inscrições e o tempo que a vaga irá fechar.

A partir de relatórios elaborados pelo próprio sistema, será possível verificar falhas no recrutamento e buscar soluções assertivas.

Nesse sentido, com a automação de etapas, análises informacionais, utilização de tecnologias e relatórios, é totalmente possível aumentar o desempenho nos processos de recrutamento e seleção.

Melhora da comunicação com os candidatos

Empresas que contratam com grande rotatividade e com diversos funcionários ao mesmo tempo, geralmente possuem problemas na comunicação com os pretendentes.

Isso, é claro, se não houver um gerenciamento assertivo e eficaz.

Assim, quando o negócio se envolve com diversas tarefas simultâneas, talvez passos importantes passem despercebidos. 

Por exemplo, pode ser que durante o momento de recrutamento, sua empresa não dê o feedback conforme o desempenho do profissional. 

Para isso, o ATS tem diversas características e funções que corroboram para que erros não aconteçam, como:

  • Visualização dos processos seletivos de forma automática, fase por fase
  • Elaboração de padrões de e-mails para agilizar o envio para cada pretendente da vaga
  • Uso de diferentes canais de comunicação, como por exemplo via e-mail e WhatsApp
  • Verificar o histórico de interações com os candidatos
  • Permite que o candidato à vaga acompanhe todas as informações a se candidatar e, após isso, as etapas do processo seletivo
  • Fornecer feedbacks 

A grande maioria das plataformas de ATS oferecem uma interação ágil entre profissionais e gestores, tornando possível a troca de mensagens via WhatsApp ou e-mails.

Dessa maneira, os profissionais poderão encontrar as respostas para suas dúvidas, envios de feedbacks etc.

Os gestores ainda poderão orientar sobre as etapas e agendar datas para outras fases do processo seletivo.

Integração com as redes sociais e job boards

Quanto ao fato de ter integração com as mídias sociais, é preciso contextualizar anteriormente.

Precisamos falar sobre o que temos percebido acerca do mercado de trabalho atual: cada vez mais é necessário ter agilidade, eficiência e qualidade na contração, para não perder os melhores candidatos para empresas concorrentes.

Nesse sentido, o ATS sai do contexto de apenas organização das vagas em aberto, de pretendentes e currículos, para atender às mudanças do mercado: experiência e profissionalismo do candidato.

É importante mencionarmos aqui que um processo de recrutamento e seleção que leve em consideração a qualidade do profissional é essencial por:

  • O candidato terá bons feedbacks a dar acerca de sua empresa, independente se foi escolhido ou não
  • Caso seja escolhido, ele já iniciará o trabalho motivado e entusiasmado de ajudar a sua empresa

Atualmente, a maioria das pessoas possuem perfis ativos em redes sociais e, por este motivo, os indicadores de anúncios de vagas devem ser realizados também por lá. 

Os próprios candidatos que se inscreverem podem ser induzidos a compartilhar estas vagas e captar ainda mais recomendações.

Com toda certeza, muitos deles possuem conhecidos com diversas funções e gostariam de vê-los crescer na mesma empresa que eles. 

Assim, independente de ter ou não a colaboração do capital humano do negócio, as redes sociais são boas circunstâncias para encontrar candidatos.

Em especial o LinkedIn, que já está voltado 100% para uso profissional e lá se mentir na atuação, algum conhecido poderá registrar um parecer sobre o candidato.

Isso já faz com que a plataforma LinkedIn seja caracterizada como mais segura do que o currículo clássico.

E aqui chegamos ao ponto que o ATS entra.

Com a ferramenta é possível fazer a integração do sistema à plataforma, ter facilidade de acesso a dados e, consequentemente, ter um recrutamento mais seguro e com minimização de erros. 

A praticidade é algo essencial do favorecimento da atração de um grande número de candidatos e ainda melhora a experiência do pretendente e o fortalecimento da empresa empregadora. 

Ademais, com a agilidade nas inscrições e a união de todas as fases em um só lugar, a etapa seletiva será mais benéfica aos profissionais. 

O que fazer antes de adotar um ATS?

De forma geral, algumas questões devem ser levadas em consideração, não apenas na escolha do ATS, mas também em qualquer plataforma de processo seletivo.

Confira a seguir quais são! 

  • Estruturação do projeto antes de aplicar o uso de um sistema de aperfeiçoamento de processos
  • Consideração das datas para analisar as empresas que fornecem o serviço até a aplicação
  • Estruturar os esboços das etapas seletivas, fazendo a descrição de cada fase de forma objetiva e clara.

Como escolher um ATS?

ATS não é apenas sobre tecnologia, ele também pode atuar como um parceiro para o RH de uma empresa. 

Portanto, procure um fornecedor que possa oferecer ótimas ferramentas e suporte durante todo o processo.

A preferência é dada a empresas reconhecidas pelo mercado, especialmente aquelas com forte reputação e foco comprovado no relacionamento com o cliente.

Certifique-se de escolher um fornecedor que realmente atenda às suas necessidades de forma personalizada e que tenha especialistas que possam dar todo o suporte necessário durante a fase de adaptação e durante todo o período do contrato.

Siga estes passos e você poderá encontrar um bom sistema ATS. 

Mas temos uma lista útil de perguntas para ajudá-lo a verificar se um fornecedor pode realmente atender às suas necessidades:

  • A plataforma faz integração de redes sociais e job boards?
  • Pode utilizar o software como principal ferramenta ou conseguir integrá-lo a plataformas que sua empresa já usa?
  • Quantos funcionários podem utilizar a ferramenta simultaneamente?
  • Ele pode receber diferentes níveis de permissões?
  • Existe um plano que se adapte às minhas necessidades e orçamentos?
  • O software melhora os desafios de recrutamento e seleção da minha empresa?

Conheça detalhadamente os pontos mencionados neste tópico e você estará pronto para fazer uma escolha segura.

Depois de entender a função do ATS e a importância do recrutamento digital, é hora de entender como escolher o melhor software de recrutamento e seleção de acordo com as necessidades da sua empresa.

Primeiro, estruture cada etapa do processo de recrutamento e seleção para que você possa analisar quais ATS são mais adequados e completos.

Outro ponto relacionado é o treinamento da equipe, para que o software seja um aliado dos recrutadores, todos devem estar treinados e entender as funcionalidades que irão ajudá-los. 

Portanto, certifique-se de ter um bom atendimento de suporte ao contratar um parceiro para fornecer ATS.

Pontos a considerar ao escolher um ATS:

  • Suporte do fornecedor
  • Disponibilidade de dados de RH
  • Inteligência artificial
  • Recrutamento inteligente
  • Conexões com redes sociais e sites de emprego
  • Comunicação integrada em ATS
  • Entrevista em vídeo
  • Feedback automático
  • Integração com canais de comunicação
  • Testes comportamentais
  • Recrutamento interno
  • Taxa ATS

Seja específico ao considerar essas questões e, então, você poderá contratar o melhor ATS.

Benefícios da Revelo como ATS

Isso mesmo: o Revelo oferece um sistema de recrutamento e seleção que automatiza e agiliza o processo, dando tempo para você traçar estratégias.

Mas isso não é tudo: o Revelo fornece integração com alguns sistemas, onde todos possuem os recursos básicos de um bom ATS. Dê uma olhada no principal:

  • Filtros que possibilitam encontrar os candidatos perfeitos para os requisitos exigidos pela vaga 
  • Inteligência artificial que pré avalia os profissionais em nossa plataforma tornando a seleção ainda mais assertiva.
  • Promover a comunicação com os candidatos através da própria plataforma, com réplicas por e-mail
  • Visualização e participação do pessoal gerencial no processo de seleção, bem como possibilita acompanhar o processo de ponta a ponta, dentro da plataforma por meio de um kambam e por dados de recrutamento
  • Por ter todos os recursos dentro da plataforma, permite a segurança total dos dados 

A Revelo é a maior Startup tech no setor de Recrutamento e Seleção de profissionais de Tecnologia da América Latina e por isso consegue oferecer as empresas o melhores talentos de forma rápida e assertiva, já que possuímos um modelo único de contratação onde os profissionais se cadastram na plataforma e são pré validados por meio de nossa inteligência artifical, em seguida ficam disponíveis as empresas que por meio de filtros como habilidades, linguagens e senioridade, conseguem, em minutos, iniciar seus processos de entrevista. Isso possibilita processos seletivos em até 14 dias, com uma assertividade de 95%. 

Além disso, eles geram contratações ágeis e confiantes, afinal, com apenas alguns cliques, é possível entender melhor os candidatos e solicitar avaliações, tudo digitalmente.

Por fim, o Revelo fornece automaticamente várias informações importantes para gerenciar o processo. 

Conheça outros benefícios de contratar com o Revelo, faça um teste de ferramenta! 

O match perfeito entre o melhores talentos de tecnologia e as empresas. 

Como escolher o software ATS ideal? Confira 4 dicas

Você pode empregar o software ATS para auxiliar no processo de seleção da sua empresa. 

Cada um deles tem um propósito diferente. 

Então, aqui estão algumas coisas a serem consideradas antes de escolher um ATS para sua empresa:

Verifique a interface do software

Ter softwares fáceis de usar, intuitivos e com interface amigável para quem os utiliza é essencial. Isso porque esses recursos auxiliam no processo e otimizam seu tempo de trabalho.

Confira as funcionalidades do software

Isso é importante para saber qual ATS é melhor para suas necessidades. Por exemplo, se você deseja uma análise completa de candidatos, vale apostar em um software que se integre às redes sociais de seus concorrentes e analise seus perfis.

Escolha uma plataforma para integração de dados

Imagine poder utilizar todos os dados e informações coletados pelo software sem transferi-los para uma planilha ou outra plataforma? Para ter essa facilidade, é preciso escolher um sistema que integre automaticamente dados e informações em um só lugar, o que também auxilia no seu dia a dia de trabalho.

Escolha um software completo baseado em dados

Para processos orientados a dados, também é importante escolher um software completo que armazene todas as informações em uma mesma ferramenta e permite o compartilhamento de informações com outros departamentos para que eles possam acompanhar o processo de contratação.

Conclusão

Um bom sistema de rastreamento de candidatos deve primeiro ser intuitivo e confiável. Por isso, confira suas principais características, o suporte que oferece à empresa e o tipo de tecnologia aplicada.

Além disso, observe a interface e a experiência do usuário, pois isso lhe dirá muito sobre o volume e a eficácia de um banco de profissionais.

Procure também avaliar como acontece a integração dos dados, a customização das etapas e o desempenho dos testes e feedback automatizado. Finalmente, não se esqueça de procurar informações sobre outras empresas que usam o software.

Quer aprofundar seu conhecimento sobre software para otimizar o Recrutamento e Seleção e descobrir qual a plataforma ideal para a sua empresa ter mais agilidade e eficiência em todas as rotinas de RH? Entre em contato com um de nossos especialistas hoje para inovar a forma como sua empresa faz a seleção de candidatos.

Aproveite e conheça o Relevo! Oferecemos uma plataforma completa com todas as soluções para o RH, incluindo a automatização do processo de recrutamento e seleção para você contratar com muito mais agilidade e eficiência.

Related Posts