Avaliação de desempenho: entenda os diferentes tipos e o papel do RH

0
Share

Entenda mais sobre a avaliação de desempenho no artigo escrito pela Sólides, plataforma completa de gestão de talentos com people analytics e gestão comportamental.

Usar a avaliação de desempenho na empresa é fundamental para entender como está a atuação de seus colaboradores. Além disso, esse recurso ajuda na tomada de decisões importantes que são de responsabilidade dos gestores de RH e líderes de equipe.

Para isso, existem diferentes maneiras de executar esse processo. Continue a leitura deste post e saiba mais sobre as avaliações de desempenho!

O que é avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é uma ferramenta utilizada para mensurar a performance de um indivíduo ou de um grupo em seu ambiente de trabalho.

Trata-se de uma análise que considera as expectativas com relação a uma função e às entregas feitas pelo profissional.

Por meio dessa avaliação, é possível identificar quais os pontos fortes do grupo ou pessoa avaliada e quais os pontos que precisam de melhoria. Assim, consegue-se elaborar estratégias para que a atuação dos times e profissionais esteja em constante evolução. 

Uma das ferramentas fundamentais nesse processo é o formulário de avaliação, que deve ser planejado cuidadosamente, uma vez que ele precisa estar alinhado com as metas preestabelecidas para o colaborador ou setor avaliado.

Tipos de avaliação de desempenho

Existem vários tipos de avaliação de desempenho disponíveis. A seguir, conheceremos os 7 principais. Acompanhe!

1. Autoavaliação

A autoavaliação, como o nome sugere, é um formato que considera a percepção que um profissional tem de si mesmo.

Trata-se de um exercício de autoconhecimento, que leva o indivíduo a pensar a respeito de como estão sendo as suas entregas, como ele reage às situações, o que ele está fazendo para se desenvolver em seus pontos fracos, quais de suas competências mais se destacam e como ele está as usando a seu favor. 

2. Avaliação por superior imediato

Esse é o tipo de análise mais comum nas empresas: o gestor direto de um time ou de um colaborador faz uma avaliação a respeito do desempenho do mesmo.

Ainda, o líder, que está diariamente acompanhando o trabalho daquele grupo, será o responsável por pontuar as atividades organizacionais dos seus liderados. 

3. Avaliação direta 

A avaliação direta, também chamada de avaliação 90º, é um tipo de análise comum nas organizações. Nesse caso, o líder direto, juntamente com o profissional de RH, verifica a evolução de um funcionário com relação às suas competências técnicas, comportamentais, alcance de metas etc.

4. Avaliação conjunta

Também conhecida como avaliação 180º, acontece em uma “via dupla”: entre avaliador e avaliado. Aqui, a análise a respeito do desempenho do profissional conta com a sua própria percepção, além da participação de seu supervisor.

5. Avaliação por competências

Trata-se do modelo de avaliação que considera as competências de uma equipe. Assim, são listadas as habilidades técnicas e comportamentais ideais para uma boa atuação de um time e essas são comparadas ao desempenho do setor.

Desse modo, estabelecem-se algumas metas a serem cumpridas, visando atingir esse objetivo preestabelecido. 

6. Avaliação 360º

Nessa avaliação, o profissional é aferido por todas as pessoas que têm algum tipo de relação corporativa com ele. Logo, esse processo conta com a participação de líderes, colegas de equipe, pessoas fora de seu time e, até mesmo, clientes e fornecedores.

7. Avaliação por objetivos

Nesse exemplo de avaliação, a própria equipe avalia o desempenho dos membros do time. Portanto, cada um pondera e contribui com observações feitas de si mesmo e de seus pares.

Impactos para o RH

A realização de uma avaliação de desempenho resulta em dados valiosos para o RH, uma vez que, depois de apurados, servirão como base para decisões importantes, como:

  • Remanejamento de pessoal;
  • Implementação de programas de treinamento;
  • Desenvolvimento de pessoas;
  • Elaboração de planos estratégicos para evolução de times.

Para gerir pessoas e contribuir no desenvolvimento de colaboradores é preciso estudar, investigar e aplicar métodos que sejam adequados para sua empresa.

Uma boa dica, que ajudará você a atingir uma alta performance organizacional é o curso de Times de Alto Desempenho. Acesse já e dê início aos seus estudos!

Conheça mais sobre a Sólides

A Sólides é uma plataforma completa de gestão de talentos com people analytics e gestão comportamental.

Com a Sólides, o RH tem em um só lugar inteligência de dados para fazer o recrutamento e seleção, desenvolvimento e retenção de talentos, formando times de alta performance.

Revelo: seu marketplace de talentos 

Agora que você já sabe mais sobre a importância da avaliação de desempenho para os colaboradores atuais. Basta escolher uma plataforma de recrutamento eficaz para buscar novos talentos de acordo com as necessidades da empresa.

No marketplace Revelo você encontra os profissionais ideais para sua empresa, de forma ágil e humanizada. Além disso, sobrará mais tempo para promover as avaliações de desempenho, bem como, para elaborar planos estratégicos para evolução das equipes.

Related Posts