Diferentes tipos de avaliação de desempenho e o papel do RH

Avaliação de desempenho

Entenda mais sobre a avaliação de desempenho no artigo escrito pela Sólides, plataforma completa de gestão de talentos com people analytics e gestão comportamental.

Usar a avaliação de desempenho na empresa é fundamental para entender como está a atuação de seus colaboradores. Além disso, esse recurso ajuda na tomada de decisões importantes que são de responsabilidade dos gestores de RH e líderes de equipe.

Para isso, existem diferentes maneiras de executar esse processo. Continue a leitura deste post e saiba mais sobre as avaliações de desempenho!

O que é avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é uma ferramenta utilizada para mensurar a performance de um indivíduo ou de um grupo em seu ambiente de trabalho.

Trata-se de uma análise que considera as expectativas com relação a uma função e às entregas feitas pelo profissional.

Por meio dessa avaliação, é possível identificar quais os pontos fortes do grupo ou pessoa avaliada e quais os pontos que precisam de melhoria. Assim, consegue-se elaborar estratégias para que a atuação dos times e profissionais esteja em constante evolução. 

Uma das ferramentas fundamentais nesse processo é o formulário de avaliação, que deve ser planejado cuidadosamente, uma vez que ele precisa estar alinhado com as metas preestabelecidas para o colaborador ou setor avaliado.

Tipos de avaliação de desempenho

Existem vários tipos de avaliação de desempenho disponíveis. A seguir, conheceremos os 7 principais. Acompanhe!

1. Autoavaliação

A autoavaliação, como o nome sugere, é um formato que considera a percepção que um profissional tem de si mesmo.

Trata-se de um exercício de autoconhecimento, que leva o indivíduo a pensar a respeito de como estão sendo as suas entregas, como ele reage às situações, o que ele está fazendo para se desenvolver em seus pontos fracos, quais de suas competências mais se destacam e como ele está as usando a seu favor. 

2. Avaliação por superior imediato

Esse é o tipo de análise mais comum nas empresas: o gestor direto de um time ou de um colaborador faz uma avaliação a respeito do desempenho do mesmo.

Ainda, o líder, que está diariamente acompanhando o trabalho daquele grupo, será o responsável por pontuar as atividades organizacionais dos seus liderados. 

3. Avaliação direta 

A avaliação direta, também chamada de avaliação 90º, é um tipo de análise comum nas organizações. Nesse caso, o líder direto, juntamente com o profissional de RH, verifica a evolução de um funcionário com relação às suas competências técnicas, comportamentais, alcance de metas etc.

4. Avaliação conjunta

Também conhecida como avaliação 180º, acontece em uma “via dupla”: entre avaliador e avaliado. Aqui, a análise a respeito do desempenho do profissional conta com a sua própria percepção, além da participação de seu supervisor.

5. Avaliação por competências

Trata-se do modelo de avaliação que considera as competências de uma equipe. Assim, são listadas as habilidades técnicas e comportamentais ideais para uma boa atuação de um time e essas são comparadas ao desempenho do setor.

Desse modo, estabelecem-se algumas metas a serem cumpridas, visando atingir esse objetivo preestabelecido. 

6. Avaliação 360º

Nessa avaliação, o profissional é aferido por todas as pessoas que têm algum tipo de relação corporativa com ele. Logo, esse processo conta com a participação de líderes, colegas de equipe, pessoas fora de seu time e, até mesmo, clientes e fornecedores.

7. Avaliação por objetivos

Nesse exemplo de avaliação, a própria equipe avalia o desempenho dos membros do time. Portanto, cada um pondera e contribui com observações feitas de si mesmo e de seus pares.

Impactos para o RH

A realização de uma avaliação de desempenho resulta em dados valiosos para o RH, uma vez que, depois de apurados, servirão como base para decisões importantes, como:

  • Remanejamento de pessoal;
  • Implementação de programas de treinamento;
  • Desenvolvimento de pessoas;
  • Elaboração de planos estratégicos para evolução de times.

Para gerir pessoas e contribuir no desenvolvimento de colaboradores é preciso estudar, investigar e aplicar métodos que sejam adequados para sua empresa.

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