Benefícios que as empresas devem oferecer para atrair talentos

benefícios que a empresa deve oferecer

Valorizar e investir nos benefícios que as empresas devem oferecer é uma das melhores maneiras de aumentar a retenção e a atração dos grandes talentos do mercado. 

Não é por acaso que as grandes empresas de tecnologia vão muito além da remuneração na hora de contratar os melhores profissionais.

Elas sabem que o dinheiro não é o único benefício que os funcionários desejam (e o que os faz aceitar a oferta de trabalho).

A nova dinâmica de relações profissionais trouxe às empresas jovens qualificados e criativos, que não obedecem mais à antiga lógica da estabilidade nem suportam um ambiente sem liberdade e flexibilidade.

É o que diz uma pesquisa da Harvard Business Review, divulgada no início de 2018.

De acordo com o estudo, uma das principais maneiras de reter os funcionários é gerenciando as promoções internas de forma eficaz.  

No Vale do Silício, as gigantes da tecnologia investem milhões de dólares para criar ambientes de trabalho que dão espaço para a criatividade de seus colaboradores.

Esses são apenas dois dos diversos benefícios para funcionários que veremos neste artigo.

Então, como atrair os melhores talentos e manter os grandes profissionais da empresa? É o que veremos em seguida.

E se você quiser saber sobre carreira e comportamento de Millennials, confira nesse texto.

Benefícios obrigatórios para os funcionários

Para operar na legalidade, as empresas devem obrigatoriamente conceder alguns benefícios aos seus funcionários.

Antes de contratar no regime CLT, a empresa deve calcular o custo com cada trabalhador baseado nas regras postas.

Os benefícios obrigatórios para funcionários são:

1. Vale-transporte

De acordo com a lei, o funcionário não pode desembolsar mais que 6% do seu salário com locomoção da sua residência até o trabalho. Por isso, tudo que passar desse percentual deve ser coberto pela empresa.

2. Férias remuneradas

Ao completar um ano trabalhando no regime CLT, o funcionário tem direito a 30 dias corridos de férias. Ele recebe o salário referente ao mês de férias adiantado e um adicional de 30%.

3. Décimo terceiro salário

Todo fim de ano, independente do tempo de serviço, o funcionário tem direito a um salário extra correspondente ao período trabalhado.

4. Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS

O valor correspondente a 8% de toda remuneração mensal é depositada em uma conta bancária cujo acesso exige condições impostas pelo Governo Federal.

O funcionário só pode usar esse dinheiro em caso de demissão ou em outras condições previstas por lei, como na compra de um imóvel.

5. Adicional noturno

Funcionários que atuam entre as 22h e as 5h têm direito a adicional acrescido ao valor do salário.

No caso de trabalhadores rurais, esse cálculo varia, e o adicional noturno pode ser pago em atividades a partir das 20 horas.

Benefícios para atrair funcionários

Além dos benefícios obrigatórios comuns a todas as empresas, a sua pode oferecer diferenciais que vão chamar a atenção dos melhores talentos.

Organizações mais novas ou menores nem sempre conseguem manter benefícios caros.

Se o problema é custo, fique tranquilo. Com criatividade, é possível atrair talentos.

Conheça alguns benefícios para funcionários que são opcionais e identifique quais deles se encaixam melhor com a realidade da sua empresa.

1. Flexibilidade no trabalho

De acordo com a área de atuação da empresa e o perfil do profissional, uma boa saída é promover flexibilidade de horários e até permitir o trabalho remoto em alguns períodos. 

A área de Recursos Humanos pode estudar a possibilidade de flexibilizar os horários, com ajustes na jornada, a fim de que o funcionário otimize suas atividades.

Esse pode ser um meio de obter a melhor produtividade sem que a pessoa deixe de lado os cuidados com a saúde, compromissos com a família e tarefas domésticas.

Outro meio comum é permitir o home office, de acordo com o que a empresa considerar adequado.

O funcionário vai economizar tempo com deslocamento, ganhando em qualidade de vida, enquanto a organização pode economizar com transporte e alimentação.

Se o objetivo é motivar a equipe a entregar os trabalhos com maior agilidade, que tal encerrar o expediente na sexta-feira com pelo menos uma hora de antecedência?

Deixar claro que o benefício é apenas para quem atingir a meta – desde que alcançável – estimula que as tarefas sejam concluídas com velocidade e qualidade.

2. Ambiente descontraído

O bem-estar no trabalho é um dos fatores mais importantes para atrair bons profissionais. Normalmente, os grandes talentos do mercado não se contentam apenas com salários acima da média, já que são disputados por empresas que remuneram adequadamente.

Eles querem, acima de tudo, qualidade de vida e um ambiente que propicie uma rotina de crescimento sem o estresse comum a muitas organizações.

3. Ações durante o expediente

Surpreenda seus funcionários para quebrar a monotonia. 

O RH deve se empenhar em pesquisas com os próprios trabalhadores a fim de identificar os meios mais interessantes para agradá-los.

Pode ser um café da manhã especial, sessões de massagem ou mesmo de ginástica no meio do expediente. 

A promoção de sorteios também é bem-vinda. 

A empresa pode sortear gratificações como diárias em hotéis, refeições em família, um dia de beleza em um SPA, entre outros mimos.

Tudo isso contribui para um ambiente de trabalho mais saudável.

4. Espaços de lazer

Se você tem uma empresa de tecnologia, já deve desconfiar que um dos grandes benefícios procurados por profissionais desse setor são espaços de lazer dentro do ambiente de trabalho.

Não precisa criar salas, jardins, cozinhas, oficinas e salas adaptadas como as gigantes americanas da tecnologia. Mas uma sala com mesa de sinuca, de ping-pong, videogame e pufes pode ser bastante atraente na hora do almoço.

5. Viagens

Apesar de estar previsto em lei que a empresa deve cobrir os custos do funcionário enquanto viaja em função de seu trabalho, é interessante manter uma política de viagens corporativas.

Esse é o tipo de benefício que pode atrair os melhores talentos para a sua empresa, além de possibilitar a mensuração do retorno sobre os investimentos em viagens.

Benefícios para reter funcionários

Não basta atrair os melhores talentos. Um problema comum a diversas organizações é a rotatividade. Custa caro, reduz a produção de conhecimento interno e favorece empresas concorrentes.

Por isso, é fundamental investir em benefícios que mantenham o profissional motivado com o seu trabalho e satisfeito com a sua situação.

Segue uma pequena lista com alguns benefícios para reter funcionários.

1. Feedbacks periódicos

Muitos colaboradores se desmotivam por não contarem com avaliações de seu trabalho. Será que estão no caminho certo?

Será que podem melhorar em uma ou outra área para agregar maior valor à empresa e rumar na direção de uma promoção ou de um aumento?

Para evitar que o funcionário busque essa “aprovação” em outras organizações, faça reuniões periódicas mostrando no que ele pode melhorar e em quais pontos mais se destaca.

2. Plano de carreira

É comum que os funcionários iniciem em uma função com um salário inicial.

O valor costuma progredir conforme o tempo de permanência na empresa.

Trace planos de cargos e salários para cada área de atuação, e explique desde o primeiro contato no ato da contratação. É uma maneira de estimular os melhores resultados e a retenção de talentos.

3. Bolsas de estudo

Investir no aperfeiçoamento dos seus funcionários é fundamental se você deseja mantê-los durante muito tempo. Assim, é possível contratar um funcionário em nível iniciante e notar o seu progresso profissionalNote que todo o benefício de conceder bolsa de estudo tem contrapartida direta para a empresa.

Se possível, estenda o benefício para filhos dos funcionários de educação básica.

Quando ele consegue manter os filhos em um bom colégio graças ao benefício pago pela empresa, certamente vai permanecer trabalhando no mínimo durante a idade escolar das crianças.

4. Plano de saúde

Outro meio de retenção de talentos é oferecer plano de saúde. O benefício é considerado um “plus” em um país onde o sistema de saúde é deficitário.

Além de altamente valorizado, esse é um benefício concedido por muitas das empresas, ou seja, pode ser considerado quase um item obrigatório por profissionais qualificados.

5. Desconto em produtos e serviços

Sua empresa pode firmar parcerias com redes de supermercados, farmácias e outros segmentos para oferecer descontos exclusivos aos funcionários da sua empresa.

Pesquise quais os produtos e serviços mais visados pelos talentos que você visa antes de definir o que vai oferecer.

Ele vai ter a sensação de que o dinheiro rende mais e pensar duas vezes antes de trocar de empresa.

Divulgação dos benefícios da empresa para os funcionários

Buscar novos talentos para a empresa costuma ser um desafio que a divulgação de benefícios deve minimizar.

Por isso, deixar claros quais são as vantagens do trabalho é fundamental.

O primeiro passo é divulgar adequadamente a vaga ofertada.

Sua empresa pode usar o próprio site, o Linkedin, o Facebook ou quadros de vagas de associações e núcleos empresariais da sua região.

Sites, plataformas e softwares de recrutamento também são excelentes para chegar ao talento ideal.

Descreva o título da vaga de maneira específica e atraente.

Use um tom simples, mas formal, sem palavras no diminutivo ou brincadeiras que possam tirar a credibilidade da empresa e a seriedade buscada para o cargo.

Você pode divulgar os benefícios obrigatórios e os benefícios adicionais da sua empresa.

Sempre dê ênfase a esses últimos a fim de atrair o candidato ideal para a seleção.

Evite listar salário ou bolsa-auxílio, ainda que pague acima dos valores de mercado. 

Também não se recomenda abusar de termos vagos, como “benefícios a combinar”.

Caso algum benefício seja negociável, deixe claro no enunciado da vaga e converse sobre o assunto logo na entrevista.

Estas são algumas das dicas de benefícios para funcionários em empresas.

Deixe nos comentários quais deles a sua empresa já oferece e por que são tão importantes para reter e atrair os melhores talentos.  

scroll to top