Como começar uma contratação tech?

Contratar profissionais de tecnologia tem sido uma demanda cada vez mais frequente e essencial para escalar os negócios, principalmente após a pandemia causada pelo vírus da Covid-19. Clique aqui e saiba como começar uma contratação tech!

Contratar profissionais de tecnologia tem sido uma demanda cada vez mais frequente e essencial para escalar os negócios, principalmente após a pandemia causada pelo vírus da Covid-19.

Por ser uma área em ascensão e que a cada dia passa por mudanças com foco em inovação, é importante que você se prepare antes de começar uma contratação em tech para otimizar o seu tempo e principalmente aumentar as chances de sucesso para sua empresa.

Quais as vantagens em contratar um profissional de tech?

  • Segurança: sua empresa consegue estar preparada para se proteger de ataques de hackers ou vazamento de dados, além de dar vazão aos termos da Lei Geral de Proteção de Dados que impactam diretamente a relação com os seus consumidores;
  • Personalização: via iniciativas de tecnologia é possível aumentar a personalização do serviço oferecido por sua empresa para os consumidores, melhorando a experiência do cliente e a retenção final;
  • Escala: Crie sistemas e automações para escalar o trabalho operacional da equipe e consequentemente a produtividade;
  • Qualidade na tomada de decisão: tome decisões mais certeiras e de forma mais assertiva tendo acesso à dados e análises;

Como começar?

Analise a necessidade da sua empresa

Analisar a necessidade da sua empresa com relação à vaga pode parecer um critério muito simples e similar ao que acontece quando você precisa contratar para outras áreas, mas com a área de tecnologia – por ser uma área relativamente nova, mais técnica e que se atualiza constantemente – é necessário tomar um cuidado a mais.

Não necessariamente um profissional Desenvolvedor que conhece CSS (linguagem de programação mais comum no perfil Front-End), conhece PHP (linguagem de programação mais comum no perfil Back-End).

Uma alternativa seria buscar por profissionais Desenvolvedores Full-Stack – pois dividem sua atuação e conhecimento nas stacks Front-End e Back-End.

Se você é a pessoa Tech Lead responsável por essa demanda: tente compartilhar o máximo de informações possíveis com o RH ou com a pessoa Tech Recruiter, além das atividades principais e cultura da equipe, habilidades diretas ou indiretas que possam contribuir para a execução do trabalho – isso dará mais agilidade durante a busca.

Se você é a pessoa Tech Recruiter que irá recrutar: tente coletar com o time de tecnologia ou Tech Lead, o máximo de informações possíveis sobre a necessidade da vaga, além das atividades principais e cultura da equipe, habilidades diretas ou indiretas que possam contribuir para a execução do trabalho.

Uma vez que essas informações estejam mapeadas, é importante que você as tenha listadas para não perdê-las de vista durante a abordagem e contato com cada pessoa candidata. Caso esse recrutamento esteja dividido entre Tech Recruiter e Tech Lead, tenham rotinas de acompanhamento sobre o processo com foco em avaliar a qualidade dos perfis abordados e se os critérios levantados estão sendo levados em conta.

Entenda o perfil do profissional

Os profissionais de tech têm sido perfis mais exigentes e com a agenda mais concorrida em relação à profissionais de outras áreas, visto que com a alta demanda, recebem mais abordagens de empresas – inclusive de oportunidades internacionais.

Tente oferecer um processo seletivo mais flexível possível, com relação aos horários das entrevistas. Avalie a necessidade do teste técnico e em qual momento é realmente importante que ele apareça.

Critérios como salário, uma rica variedade de benefícios, desenvolvimento de habilidades e opções de flexibilidade/trabalho remoto chamam a atenção mas não são suficientes. Durante o contato com a pessoa candidata (desde a apresentação da vaga e passando pelas entrevistas), tente detalhar como esses critérios acontecem na prática, por exemplo:

  • Quais as regras para a formação do salário e benefícios? Como e quando ocorrem as promoções de cargo?
  • Como ocorrem as trocas de conhecimento entre gestores, colegas e outras áreas? Quais as chances de trabalhar em projetos diferentes e por quanto tempo?
  • Como os gestores permitem que a autonomia e flexibilidade aconteçam durante os processos de trabalho? E como isso ocorre inclusive durante as dinâmicas de recrutamento?

Além dos critérios para alinhamento de cultura da sua empresa, esses são os comportamentos mais comuns nesses profissionais e que devem estar mapeados.

Comece a busca e administre as etapas

Uma vez que as necessidades da vaga e o perfil do profissional já estão mapeados, é hora de começar a busca!

Escolha plataformas onde esses profissionais geralmente estão, como a Revelo por exemplo, onde os profissionais se cadastram na plataforma e são pré validados por meio de nossa inteligência artifical, em seguida ficam disponíveis as empresas que por meio de filtros como habilidades, linguagens e senioridade, conseguem, em minutos, iniciar seus processos de entrevista. Isso possibilita processos seletivos muito mais rápidos, com uma assertividade de 95%. 

Você também pode utilizar um ATS (Applicant Tracking System) para gerenciar o seu processo, e o melhor é que a plataforma da Revelo possui integração com os principais modelos de ATS do mercado.

Não deixe de trabalhar o seu employer branding em todos os seus canais de contato, como redes sociais, página institucional e durante o convite para entrevista.

Seja flexível e esteja com um processo seletivo flexível: com a mudança constante no mercado, avalie o quanto as abordagens e demais etapas têm sido efetivas, esteja disponível para mudanças rápidas quando necessário, o processo agile pode te ajudar.

Relacionado à flexibilidade, aplique suas habilidades de negociação, elas serão necessárias não só durante o contato e proposta para a pessoa candidata, mas se necessário também para realizar possíveis ajustes internos com o restante da equipe.
Quer aprofundar seu conhecimento sobre como contratar em tech para otimizar o Recrutamento e Seleção da sua empresa? Clique aqui, acesse o nosso site e entre em contato com um de nossos especialistas hoje para inovar a forma como sua empresa faz a seleção de candidatos.

scroll to top