O onboarding é o processo de integração à cultura da organização, funções do cargo e métodos de trabalho.
Esse processo acontece na entrada de um colaborador em uma empresa (e até em alguns casos equipe) nova, e é relevante pois abrange a forma como o profissional é recebido e integrado ao time.
Ele pode otimizar o tempo necessário para que os novos colaboradores atinjam o potencial máximo.
O processo também garante que profissionais talentosos queiram permanecer e crescer com a empresa.
Para te ajudar a desenvolver um onboarding de excelência e ainda considerando o contexto de trabalho remoto, convidamos o Tom Oliveira, People Specialist e líder do processo de onboarding na AB InBev Brasil para compartilhar como isso é feito na empresa.
O talk entre o Tom e o Lucas Mendes, Co-founder da Revelo, foi no dia 08/07, pelo nosso canal do Youtube, mas preparamos um resumo com tópicos sobre o que foi discutido.
Acompanhe os principais tópicos para o onboarding de sucesso da AB InBev:
Para ínicio de conversa: o que é sucesso dentro de um Onboarding?
- Conectar o time à cultura da empresa;
- Fazer os membros do time (novos e antigos) se conectarem;
O que deve ser feito antes do colaborador começar no 1º dia?
- Unir as pessoas novas à área de People por um grupo (whatsapp por exemplo) para unificar as informações;
- Coletar informações para criação de crachá;
- Se certificar se os acessos à email e sistema interno já estão criados;
- Fornecer o material mínimo para o profissional poder trabalhar;
- Alinhar com os outros times e interfaces (como Squad de Admissão por exemplo), a data de início dos integrantes novos;
- Enviar o contrato e descrição de benefícios para serem conferidos previamente;
- Enviar um kit de boas vindas (enviado por táxi 1 semana antes do início de trabalho) junto com os materiais que o profissional necessita para trabalhar. O kit possui: bloco de anotações, adesivos, caneca e uma garrafa de cerveja que representa a marca. O principal é mostrar o cuidado e a importância do profissional durante aquele momento, então você pode adaptar o kit de acordo com a realidade da sua empresa;
- Garantir que todos – gestores e funcionários – estarão conectados durante o onboarding;
- No modelo presencial: Garantir que o espaço físico esteja pronto para receber esse funcionário;
- No modelo presencial: Envio de vídeo de como chegar no escritório.
O que deve ser feito no 1º dia, durante o onboarding?
- Iniciar apresentando as informações de cultura, como valores e princípios;
- Fazer uma apresentação informal para que os participantes possam se conectar entre si e perderem a timidez do 1º dia. Essa apresentação inclui curiosidades e informações pessoais;
- Explicar sobre benefícios;
- Apresentar as ferramentas internas;
- Explicar sobre o contrato;
- Abrir um espaço de diálogo para conhecer a história e cultura de cada colaborador;
- Fazer uma postagem nas redes sociais, mencionando as pessoas novas;
- Atualizar a Carteira de Trabalho Digital;
- Apresentar a agenda do próximo dia;
- No presencial: fazer um café da manhã de boas vindas;
- No presencial: organizar um almoço com o time e buddy;
- No presencial: repassar informações de Facilities;
- No presencial: fazer a tour pelo escritório;
- No presencial: organizar um Happy Hour no final do dia;
- No presencial: apresentar sistema de feedbacks e remuneração;
O que deve ser feito no final do 1º dia?
- Fazer um check para saber se todos ativaram as ferramentas/ acessos de trabalho;
O que deve ser feito no dia seguinte?
- Organizar um onboarding digital para apresentar as ferramentas;
- Apresentar sobre a marcação de ponto para os que utilizam desse sistema;
- Apresentar a área com o Buddy;
- Apresentar os novos colaboradores para todo o time;
- Apresentar treinamentos pontuais sobre People, Diversidade e Compliance;
- No presencial: organizar uma visita de fábrica;
Quais os principais aprendizados durante a adaptação desse processo?
- É essencial se reinventar;
- Manter o contato entre as pessoas;
- Manter a essência da empresa;
- Mostrar a cultura, energia e tamanho da marca AB InBev;
- A incerteza é natural;
- Onboarding remoto é mais rápido que o presencial e mais garantida a participação de todos;
- Cuidado para não passar muitas informações sobre a empresa de uma vez, pois os participantes ficarão cansados para absorver;
- Faça sempre benchmarkings sobre outras empresas e culturas;
Quais conceitos são essenciais para a construção e manutenção do onboarding?
- Ser transparente e sincero sobre como a empresa funciona;
- Ser transparente e sincero sobre o que é esperado do funcionário;
- Encarar o processo de onboarding como a construção de um relacionamento entre empresa e funcionário;
- Ser empático e se conectar às pessoas;
- Ter em mente que no onboarding é onde começa a história e o engajamento do funcionário com a empresa;
- Fazer um onboarding personalizado, assim como foi feita cada entrevista;
- Mostrar a importância do colaborador novo e o por que dele ter feito a escolha certa ao aceitar o novo emprego;
- Ter em mente que a pessoa que irá conduzir o onboarding é o porta voz da empresa e da cultura;
- Mostrar a preocupação com a pessoa que vai trabalhar com você;
- Entender a responsabilidade ao trazer um talento.
- A fórmula é flexível, você pode fazer um onboarding geral e cada área ter um onboarding específico.
Essas foram algumas das diretrizes passadas pelo Tom à respeito do onboarding na AB InBev, para conferir na íntegra tudo o que foi discutido e apresentado durante o talk, assista ao vídeo no nosso canal do Youtube.
Essa conversa não para por aqui, na Revelo queremos ajudar as empresas a se adaptarem aos novos desafios de 2020.
Convidamos especialistas de Recursos Humanos para compartilharem suas iniciativas, estimulando assim a troca de conhecimento dentro do setor.
Afinal é o novo normal do RH que vai conduzir o sucesso sustentável de todos as áreas das empresas frente às novas rotinas impostas pelo isolamento social.
No dia 09/07, às 11h, teremos o Fernando Luciano da Vivo (Telefônica Brasil) e a Gabriela Cañas da Loft para conversarmos sobre o processo de Reboarding de suas empresas e como começar a pensar na volta ao escritório pós-isolamento social. Garanta a sua vaga por aqui.