Saiba como se adaptar as mudanças na busca por trabalho

0
Share

Descubra quais setores estão em expansão e saiba como encontrar a oportunidade ideal com a ajuda da Revelo! Confira!

A pandemia da COVID-19 afetou vários aspectos de nossas vidas, especialmente, a maneira como trabalhamos, e como é feita a busca por trabalho. Embora esse cenário esteja começando a melhorar, ainda existem muitas variáveis ​​que podem afetar a economia e o mercado de trabalho.

Por outro lado, muitas áreas estão aquecidas, por exemplo, tecnologia, marketing, saúde e e-commerce. Para quem está em busca de trabalho, em muitos casos, é preciso somente se adaptar para encontrar a oportunidade ideal.

Para te ajudar, selecionamos algumas dicas de como se adaptar e encarar as mudanças e desafios do mercado de trabalho.

Confira a seguir o conteúdo que preparamos para você!

  1. Segmentos em expansão no mercado;
  2. Recrutamento automatizado;
  3. Espere por mais competição;
  4. Faça cursos nas áreas mais concorridas.

1. Segmentos em expansão no mercado

Neste ano, as tendências de contratação variam muito dependendo do setor e do tamanho da empresa. Em geral, as empresas maiores atuando em setores em expansão, como tecnologia e saúde, podem ter um aumento nas contratações.

Enquanto as empresas menores ou em setores afetados pela crise, como serviços e hotelaria, podem adiar as contratações.

Isso significa que pode ser o momento para sair da zona de conforto. Especialmente se você quiser aumentar suas chances de conseguir uma oportunidade de trabalho em menos tempo, ou se já estiver considerando uma mudança de carreira.

Confira alguns segmentos em expansão:

Tecnologia

O ano de 2020 foi favorável para as empresas de tecnologia, principalmente por que não dependem de lojas físicas para os negócios e muitas vezes podem operar quase inteiramente online, já que a maioria de seus funcionários pode trabalhar em casa.

Segundo pesquisa da Revelo, em 2020 as vagas para o setor de tecnologia cresceram em 25% e as médias salariais também apresentaram um aumento de 20% a 30%. Com certeza, surgiram muitas oportunidades para diferentes profissionais e níveis de carreira.

Fintech

Mesmo antes da pandemia, o setor de serviços financeiros estava em alta, com uma tendência forte para os bancos online. A COVID-19 acelerou a transição da presença física para online e, provavelmente, surgiram mais empregos nos setores de bancos online e fintechs.

Saúde e tecnologia para saúde

As indústrias de saúde e tecnologia continuarão a se expandir, à medida que a sociedade está mais preocupada com a saúde. Surgirão oportunidades em organizações de saúde, por exemplo, na área de cuidados preventivos, sistemas online, e atendimento médico virtual.

E-commerce

Será possível notar um foco maior em e-commerce e bens de consumo, já que houve um aumento no número de pessoas comprando produtos pela Internet. 

As empresas que já estavam online e as outras que estão migrando para o ambiente virtual, provavelmente continuarão a aumentar o número de colaboradores para atender à demanda.

Atendimento ao cliente

A tendência nessa área é um aumento de demandas em torno de qualquer atividade que envolva atendimento ao cliente.

Por exemplo, maior demanda por representantes de atendimento ao cliente em vários segmentos, principalmente de software (já que as empresas continuam com os negócios virtuais), e varejo (já que os consumidores continuam a fazer a maior parte das compras pela Internet).

Energia renovável

Essa indústria tem apresentado tendência de crescimento há algum tempo, à medida que a sociedade está mais consciente da crise climática. Por isso, é provável o surgimento de novas oportunidades na área de energia verde.

Embora esses sejam alguns segmentos em expansão e com tendência de surgir mais oportunidades de trabalho. Outras áreas como, por exemplo, financeira, marketing, mídias sociais, design e jurídica também continuarão contratando muitos profissionais.

Como se adaptar

1. Reflita se precisa mudar de carreira

Caso seu setor de atuação continue a crescer, você deve se concentrar em tornar-se o candidato mais atraente possível. Procure atualizar suas habilidades, aumentar seus esforços de networking, bem como, reavaliar seu currículo. 

Por outro lado, se a maior parte da sua experiência for em um setor que foi profundamente atingido pela pandemia, como eventos ou turismo.

Neste caso, você pode pensar considerar buscar trabalho em outra área onde suas habilidades seriam aproveitadas, como e-commerce ou atendimento virtual ao cliente.

2. Pesquise sobre outros setores

Se optar pela mudança de carreira, é importante pesquisar e aprender o máximo possível sobre a função ou o setor para o qual você pretende entrar.

Pesquise as ofertas de trabalho e pense em como suas habilidades se relacionam com essa nova possível área de atuação.

Acesse o LinkedIn e veja os perfis de profissionais que trabalham na área que você deseja entrar. Procure observar como eles descrevem suas funções, pois cada setor tem sua própria terminologia.

2. Demonstre entusiasmo

Em muitos casos, os gestores preferem contratar candidatos que estão ansiosos para entrar em sua área, desde que tenham habilidades básicas e possam ser treinados com agilidade. 

Por isso, demonstrar interesse por essa nova carreira é fundamental. Além de estar preparado para falar sobre as razões da mudança de área durante uma entrevista.

4. Continue a expandir sua rede

Conversar com as pessoas do setor que você está explorando pode ajudá-lo a compreender as tendências e, identificar quais habilidades serão mais importantes para os profissionais em potencial.

2. Recrutamento automatizado em alta

Cada vez mais, os gestores e as equipes de contratação estão recorrendo a sistemas automatizados para ajudá-los a gerenciar os processos de recrutamentos e torná-los mais produtivos.

Por isso, os candidatos podem se preparar para lidar com mais automação nos processos de seleção, até mesmo no momento da entrevista.

Como se adaptar

Personalize seu currículo

O objetivo é fazer o recrutador ou gestor se interessar o suficiente pelo seu CV, para que ele dê o próximo passo e agende uma entrevista inicial.

A ideia é usar seu currículo ou carta de apresentação para explicar por que você se encaixa perfeitamente no cargo ao qual se candidatou. 

Cadastre-se nas plataformas de recrutamento

Faça seu cadastro nas plataformas online, mantenha seu perfil atualizado e acompanhe frequentemente os convites de entrevista. Por exemplo, na Revelo você encontra oportunidades profissionais em diversas áreas do mercado.

Prepare-se para entrevistas online

Quando você se depara com um cenário de entrevista online, é provável que a primeira impressão seja de insegurança frente a câmera. Por isso, é importante se preparar como se estivesse indo para uma entrevista presencial.

Pesquise antes da entrevista sobre a empresa e quais perguntas provavelmente serão feitas. Em seguida, planeje um roteiro e escreva as respostas para as possíveis perguntas.

Adicione um toque humano

Após candidatar-se a uma vaga de seu interesse, se possível, entre em contato com o gerente de contratação ou responsável pelo processo e demonstre interesse na função e no segmento da empresa.

3. Espere por mais competição

Com o aumento do desemprego e da modalidade de trabalho remoto, o número de candidatos nos processos seletivos aumentou consideravelmente. Afinal, as pessoas estão se candidatando frequentemente aos anúncios de emprego, independentemente de onde estiverem.

Como se adaptar

Atualize seu currículo, carta de apresentação e perfil do LinkedIn

Em um mercado de trabalho competitivo, investir tempo no aperfeiçoamento de seu currículo, carta de apresentação e perfil do LinkedIn será mais importante do que nunca. 

Você também deve se certificar de que suas contas de mídia social são amigáveis, bem como, atualizar seu portfólio ou site pessoal (se você os tiver, caso não tenha, considere fazer um).

Pense em formas criativas para se destacar

Você pode aprender uma nova habilidade? Publicar um artigo por conta própria? Criar um site pessoal? 

Para chamar a atenção dos recrutadores, procure criar um portfólio ou site pessoal com seus melhores trabalhos, ou também inclua no seu currículo informações recentes, por exemplo, cursos e atualizações.

Além disso, os empregadores apreciam os candidatos que se esforçam para atuar em diferentes setores. Por isso, se você está procurando melhorar seu currículo, considere começar um trabalho voluntário na sua área ou também em outro segmento.

Invista na requalificação

Certifique-se de estar um passo à frente das tendências e, que suas habilidades não se tornem obsoletas, considerando que as áreas de trabalho estão sempre em processo de mudança e transformação.

Existem diversos sites que oferecem aulas online gratuitas para quem deseja aprimorar ou adicionar novas habilidades ao seu currículo.

Outra opção, são os programas de incentivo a cursos e de aceleração de carreira, por exemplo, o Revelo UP. Saiba como participar!

Seja estratégico

Não envie seu currículo para todos os lugares, identifique as ofertas de trabalho certas para você, em seguida, ajuste seu currículo e carta de apresentação. 

É mais válido enviar algumas candidaturas personalizadas e de alta qualidade, do que se candidatar a todos os empregos à vista.

Seja paciente e flexível

Os candidatos em busca de uma oportunidade de trabalho devem manter a mente aberta. 

Talvez você precise ter várias versões de seu currículo (uma para cada função ou setor que está almejando), ou mesmo, pensar em aceitar um trabalho temporário ou freelance para mantê-lo até encontrar a oportunidade certa.

4. Faça cursos nas áreas mais concorridas

Se você está pensando em buscar por trabalho nas funções e carreiras mais procuradas pelas empresas. Com certeza, é importante aprender novas habilidades ou atualizar antigos conhecimentos.

Com o Revelo UP, você faz cursos nas áreas mais concorridas do mercado e poderá pagar somente após a conclusão.

No programa, são oferecidos cursos nas áreas de tecnologia, marketing, vendas, finanças, design, negócios, em mais de 30 escolas parceiras.

E, o melhor! Se aprovado no programa, poderá pagar o financiamento somente após a conclusão do curso, em até 24x no boleto.

Revelo: sua plataforma de recrutamento online

Cadastre-se hoje mesmo na plataforma de recrutamento Revelo, e encontre as melhores oportunidades profissionais do mercado, de forma ágil e humanizada.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, você poderá participar do processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Comece agora mesmo sua busca por trabalho com a ajuda da Revelo!

Related Posts