Carreira internacional: 7 dicas para trabalhar com tecnologia no exterior

0
Share

Confira 7 dicas da Revelo para trabalhar com tecnologia no exterior e encontrar a oportunidade ideal para iniciar sua carreira internacional.

O setor de tecnologia é um dos que mais cresce no Brasil e no mundo. Segundo dados do Banco Mundial, até 2024 haverá a criação de novas 420 mil vagas na área de Tecnologia da Informação.

Seja no cenário nacional ou internacional, cada vez mais empresas estão em busca de profissionais de TI qualificados. Afinal, o investimento em tecnologia é a maior aposta das empresas para se manterem competitivas no cenário pós Covid-19.

Além disso, o mercado de TI é extremamente globalizado e, com a modalidade de trabalho remoto, é possível trabalhar para qualquer país e sem sair do Brasil.

Pensando nisso, a Revelo ampliou sua atuação para o mercado internacional e agora conecta candidatos brasileiros com empresas norte-americanas e europeias, que estão em busca de profissionais de tecnologia na América Latina.

A maioria das vagas são para Desenvolvedores back-end, front-end e full-stack, Desenvolvedores de Aplicativos, Engenheiros de Dados e especialistas em Cloud AWS. As linguagens mais demandadas são Ruby, React, Node, Scala e Python.

Ficou interessado em iniciar sua carreira internacional? Confira as dicas da Revelo para trabalhar com TI no exterior e encontrar a oportunidade ideal para sua carreira.

Confira o conteúdo que preparamos para você!

1. Dominar uma linguagem e framework

No mercado de trabalho de tecnologia, uma dica para os desenvolvedores que desejam trabalhar no exterior é manter o foco e especialização em uma linguagem de programação e framework.

Afinal, dominar uma linguagem é uma forma de desenvolver maior reputação e credibilidade no mercado, seja em Java, Python, C, C++, C# ou JavaScript.

Além disso, os frameworks se tornaram uma parte essencial do desenvolvimento web. O uso dessas estruturas é uma abordagem muito utilizada por desenvolvedores em todo o mundo para estruturar projetos em diferentes linguagens de programação.

2. Ficar atento às tendências do mercado

Escolher uma linguagem de programação para se especializar, não significa ser resistente às novidades do mercado. Nesse sentido, o profissional de TI precisa estar sempre atualizado sobre as novas linguagens e tendências da programação.

Por isso, é essencial informar-se sobre as novidades do mercado e estudar o básico das linguagens que são tendências. Além do conhecimento adquirido, com certeza, tornará seu perfil mais competitivo em processos seletivos no exterior.

3. Participar de comunidades online

Participar de comunidades online é uma ótima maneira de fazer networking com profissionais de tecnologia de outros países e também de aprimorar suas habilidades.

Por exemplo, se você mantém contato com outros profissionais sobre o trabalho que está procurando em outro país, os membros da comunidade podem lembrar de você quando souberem de alguma oportunidade. 

Plataformas como Stack Overflow , Coderwall e Hashnode fornecem comunidades muito úteis para perguntas, discussões e conselhos para desenvolvedores de software em todos os níveis.

4. Fazer mentoria

Assim como em outras carreiras, na área de TI existem profissionais que se destacam por suas ideias, metodologias e ensinamentos, que podem ser compartilhados com outros desenvolvedores que desejam iniciar sua carreira internacional.

Por isso, se o seu desejo é trabalhar em outro país, procure conversar com profissionais que sejam referências no mercado, por exemplo, mentores, empresários do setor e professores.

Nesse momento, lembre-se se você conhece alguém que já fez a transição para a carreira internacional e tente combinar um bate papo para entender qual o melhor caminho a seguir.

5. Criar um portfólio

Para contratar um profissional de TI, muitas empresas preferem averiguar o portfólio, ao invés de apenas analisar o currículo. Desse modo, um bom portfólio pode definir o futuro de um processo seletivo. 

Neste caso, ter um perfil em alguma plataforma de repositórios, como o GitHub, GitLab e Bitbucket, é uma das melhores estratégias de portfólio para desenvolvedores. Pois, é possível salvar projetos nas plataformas, participar de discussões e até contribuir em outros projetos abertos.

Além disso, esteja preparado para falar sobre seus projetos durante a entrevista de emprego. Afinal, o recrutador está interessado no raciocínio por trás das ideias, bem como, em entender quais métodos utilizou na resolução de problemas.

6. Preparar-se para o mercado internacional

No mundo todo, o mercado de tecnologia está sempre mudando e se reinventando. Na área de desenvolvimento, frequentemente surgem novas linguagens e métodos de trabalho.

Por isso, se você quer ser um profissional de destaque no Brasil ou no exterior, é importante investir em novos cursos, treinamentos e buscar sempre adquirir novos conhecimentos.

Uma opção para quem deseja aprimorar suas habilidades é o programa Revelo UP, são oferecidos cursos nas áreas de tecnologia, marketing, vendas, finanças e design, em mais de 30 escolas parceiras.

Além disso, é fundamental dominar ao menos outro idioma, de preferência a língua inglesa. O inglês é considerado o idioma de comunicação universal, capaz de abrir muitas portas no mercado de trabalho internacional.

7. Candidatar-se para vagas internacionais na Revelo

Para candidatar-se para vagas internacionais de forma simples e prática, basta acessar o site da Revelo ou baixar o aplicativopreencher o cadastro, fazer testes de habilidades e aguardar a validação do seu perfil na plataforma. 

Ao ser aprovado na plataforma, o seu perfil profissional ficará online, o que significa que você já faz parte do banco de talentos da Revelo e, em breve, começará a receber convites de entrevistas.

Com duração média de 20 dias, o processo seletivo internacional é feito de forma totalmente remota, desde as entrevistas, até a assinatura do contrato.

Além disso, a Revelo cuida de todo o processo burocrático da contratação e, quando necessário, fornece os equipamentos necessários para o profissional desempenhar sua função na nova empresa.

Revelo: sua plataforma de recrutamento internacional

Carreira internacional

Agora que você já sabe como se preparar para buscar uma oportunidade de emprego no exterior, encontre as melhores oportunidades de trabalho internacionais com a ajuda da Revelo.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, você poderá participar do processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Related Posts