7 dicas para buscar oportunidade de carreira internacional

Carreira internacional

Confira 7 dicas para se preparar para sua carreira internacional e buscar a oportunidade de emprego ideal com a ajuda da Revelo! Confira!

Cada vez mais, profissionais de diversas áreas buscam oportunidades de emprego fora do Brasil com o objetivo de viver novas experiências e, consequentemente, evoluir na carreira. 

Segundo uma pesquisa feita pela Revista Época Negócios, 91% dos brasileiros afirmaram ter vontade de sair do Brasil e ir trabalhar no exterior. Entre os países mais procurados estão: Estados Unidos, Canadá e Portugal.

A boa notícia é que buscar emprego no exterior pode ser mais simples do que você imagina. Na era da informação e da tecnologia, existem tantos recursos que não há desculpa para deixar de realizar o sonho de trabalhar em outro país.

Para te ajudar nessa missão, selecionamos algumas dicas sobre as etapas mais importantes para buscar emprego no exterior e se preparar para sua carreira internacional!

Confira o conteúdo que preparamos para você!

1. Esteja ciente dos requisitos de visto;
2. Aprimore o domínio de idiomas;
3. Renove seu currículo e carta de apresentação;
4. Invista em cursos na sua área;
5. Participe de comunidades online;
6. Mantenha uma boa presença online;
7. Prepare-se para se candidatar para vagas no exterior;

1. Esteja ciente dos requisitos de visto

São muitas as empresas com oportunidades de trabalho em suas filiais espalhadas pelo mundo e que estão recrutando constantemente profissionais brasileiros.

Entretanto, antes de enviar seu currículo, é preciso ter certeza que você está legalmente qualificado para trabalhar no país da empresa para o qual está se candidatando.

Fique sempre atento aos itens a seguir:

  • Verifique os requisitos do visto de trabalho antes de se candidatar para cada vaga;
  • Leia a descrição da vaga com atenção para entender qual visto é requerido;
  • Caso não esteja especificado na descrição da vaga, pergunte ao recrutador se a empresa patrocina estrangeiros para obter visto de trabalho.

O mesmo se aplica para qualquer outro documento que você possa precisar para aceitar um emprego em outro país. Por exemplo, se o seu passaporte vai expirar em 6 meses, renove-o antes de receber uma proposta para não ter que adiar os planos.

2. Aprimore o domínio de idiomas

Para construir uma carreira internacional, é fundamental dominar ao menos outro idioma ao nível intermediário, de preferência a língua inglesa. 

Afinal, o inglês é considerado o idioma de comunicação universal, capaz de abrir muitas portas para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Por ser um idioma muito usado para negócios, as empresas multinacionais costumam exigir proficiência nesse idioma. O francês e o espanhol também estão entre as línguas mais requeridas no mercado de trabalho internacional.

Antes de aceitar uma vaga de trabalho, é fundamental fazer uma pesquisa sobre a cultura do país. Informe-se sobre os hábitos culturais, questões políticas e econômicas do país, bem como, sobre como é o clima e o custo de vida.

Principalmente, verifique se o país desejado tem um bom mercado na sua área de formação ou na área em que deseja atuar. Ou ainda, informar-se sobre qual país tem mais oportunidades de trabalho na sua carreira antes de começar sua busca por emprego.

3. Renove seu currículo e carta de apresentação

Para se candidatar a vagas de emprego no exterior, é essencial ter uma versão do seu currículo e/ou portfólio na língua inglesa. Prepare também uma carta de apresentação para acompanhar o seu currículo no mesmo idioma.

Certifique-se de que seu currículo e carta de apresentação reflitam sua marca pessoal e inclua links para seu perfil do LinkedIn, site pessoal ou portfólio online.

4. Invista em cursos na sua área

Para quem deseja seguir uma carreira internacional, adquirir novos conhecimentos é essencial para competir com candidatos de diversos países nos processos seletivos.

Por isso, escolha um curso que tenha tudo a ver com o seu perfil e com as suas aptidões. Em seguida, avalie se o país que deseja trabalhar tem um bom mercado para a habilidade que deseja aprender.

Nesse sentido, é essencial saber quais profissões e habilidades estão em alta, bem como, entender a demanda por candidatos brasileiros no país para o qual você deseja mudar. 

Com o Revelo UP, você faz o curso ideal para sua carreira internacional e não precisa se preocupar com o investimento inicial, pois realizamos o pagamento diretamente para a escola.

Além disso, você receberá o apoio da Revelo para acompanhar toda sua jornada. Desde a decisão sobre o curso ideal, até a sua preparação para entrevistas em empresas internacionais.

5. Participe de comunidades online

Existem muitas outras pessoas à procura de empregos internacionais, e entrar em contato com algumas delas poderá ajudá-lo na sua busca. 

Nesse sentido, participar de comunidades online de uma determinada região ou mercado, pode ajudá-lo a conhecer as oportunidades de empregos, empresas e profissionais da área para se relacionar. 

Sem dúvida, participar ativamente das comunidades online pode realmente trazer novas oportunidades. Por exemplo, se você fala sobre o trabalho que está procurando em determinado país, as pessoas da comunidade podem lembrar de você quando souberem de alguma oportunidade. 

Além disso, aumentar sua rede de contatos nunca é demais, pois as pessoas que você conhece no ambiente online, podem se transformar futuramente em oportunidades de emprego em todo o mundo.

6. Mantenha uma boa presença online

Ter uma boa presença online pode fazer com que você seja notado por recrutadores e gestores de empresas de todo o mundo.

Se você realmente deseja se conectar com uma empresa e se destacar entre centenas de outros candidatos, comece a interagir com as contas de mídia social da empresa que deseja trabalhar. 

Além disso, os recrutadores gostam de contratar pessoas com habilidades comprovadas. Então seja criativo para apresentar seu trabalho, uma dica é fazer seu próprio site, portfólio ou blog pessoal.

7. Prepare-se para se candidatar para vagas no exterior

Você pode se candidatar para vagas no exterior através de plataformas de recrutamento, vagas postadas no site da empresa, LinkedIn, etc.

A Revelo oferece oportunidades de emprego em empresas internacionais. Basta se cadastrar na plataforma, informar sua disponibilidade para trabalhar fora do Brasil e ficar disponível para os convites de entrevistas.

Diferentemente dos sites de vagas comuns, em que você precisa se candidatar para demonstrar interesse, na Revelo são as empresas que procuram você.

Dessa forma, você poderá focar seu tempo nas entrevistas e na organização dos documentos necessários para trabalhar em outro país.

Leia também:
Carreira internacional: empresas estrangeiras contratam brasileiros

Revelo: sua plataforma de recrutamento internacional

Carreira internacional

Ficou interessado em investir na sua carreira internacional?

Cadastre-se na plataforma de recrutamento Revelo e encontre as melhores oportunidades de trabalho internacionais sem sair de casa.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, você poderá participar do processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Como se candidatar para vagas internacionais na Revelo

Basta acessar a plataforma da Revelo ou baixar o aplicativopreencher o cadastro, fazer testes de habilidades e aguardar a validação para que os seus dados fiquem disponíveis. 

Após ser aprovado na plataforma, seu perfil ficará online, o que significa que você já faz parte do banco de talentos da Revelo e, em breve, receberá convites de entrevistas.

Com duração média de 20 dias, o processo seletivo internacional é feito de forma totalmente remota. Além disso, a Revelo cuida de todo o processo burocrático da contratação e, quando necessário, fornece os equipamentos para o trabalho.

Dê o primeiro passo em direção a sua carreira internacional com a ajuda da Revelo!

scroll to top