Carreira internacional: saiba como trabalhar legalmente no exterior

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Saiba quais são os documentos necessários para iniciar sua carreira internacional e como encontrar a oportunidade de emprego ideal com a ajuda da Revelo.

Você sonha em viver e trabalhar no exterior? Para quem deseja começar uma carreira internacional, antes de buscar uma oportunidade fora do Brasil, é preciso entender quais os documentos necessários para trabalhar legalmente em outro país.

No mercado internacional, há países que incentivam ou possuem maior flexibilidade na contratação de estrangeiros. Os países que mais contratam são: Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha, Irlanda, Austrália, Portugal e Nova Zelândia.

Atualmente, as carreiras nas áreas de tecnologia, design, produto, marketing e finanças são as mais procuradas pelas empresas estrangeiras.

Ficou interessado em investir na sua carreira internacional?

Confira quais são os principais documentos para trabalhar legalmente no exterior e saiba como encontrar a oportunidade ideal com a ajuda da Revelo.

Principais documentos para trabalhar no exterior

Em primeiro lugar, será preciso organizar e providenciar a documentação necessária para trabalhar no exterior, por exemplo, passaporte, diplomas, certificados e visto de trabalho.

Lembrando que cada país tem suas próprias exigências em relação à documentação. Por isso, o ideal é definir qual país pretende trabalhar, em seguida, poderá buscar informações sobre os documentos exigidos para trabalhar de forma legal.

Em relação a documentos como diplomas e certificados emitidos no Brasil, as empresas estrangeiras podem solicitar a validação. 

Nestes casos, é solicitado um certificado emitido nos termos da Convenção da Apostila de Haia, que autentica a origem de um documento público como válido também no exterior.

São mais de 100 países signatários da Apostila de Haia, permitindo o reconhecimento mútuo de documentos brasileiros no exterior e de documentos estrangeiros no Brasil. 

Entre os países estão: Portugal, Espanha, Canadá, Estados Unidos, França, Irlanda, Alemanha, Austrália, confira todos no site CNJ.

Confira os principais documentos para trabalhar no exterior:

Documento de identificação

A Identidade ou RG (Registro Geral) tem validade reconhecida no Brasil e em países associados do Mercosul. Por exemplo, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Peru, Colômbia e Equador.

Portanto, o cidadão brasileiro pode transitar nesses países sem a necessidade de portar passaporte, visto ou dupla cidadania.

No site oficial do Mercosul, você encontra informações para trabalhar e morar nos países do bloco. Caso você tenha dúvidas sobre migração para algum país associado, poderá buscar informações nos sites oficiais de cada um dos países.

Passaporte

O passaporte é um documento de viagem que verifica a identidade e a nacionalidade do titular para uma viagem internacional, sendo a principal identificação fora do país. Esse documento é emitido pela Polícia Federal através de agendamento prévio e pagamento de taxas.

Confira a documentação exigida para solicitar o seu passaporte:

  • Documento de identidade: RG, carteira de motorista, carteira de trabalho, passaporte anterior, identidade expedidas por comandos militares ou órgãos públicos.
  • Certidão de nascimento: obrigatória apenas para quem já teve o nome alterado ou para crianças menores de 12 anos, que ainda não tenham outro documento de identidade;
  • Título de eleitor e documento de quitação com o serviço militar: a consulta da situação eleitoral e do serviço militar é feita online durante o atendimento;
  • CPF: do próprio solicitante caso seja maior de idade, ou do responsável legal para menor de idade;
  • Passaporte anterior: ou um boletim de ocorrência em caso de roubo. Caso o solicitante não leve o passaporte anterior, a taxa a ser paga será cobrada duas vezes;
  • Comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU)

Lembrando que alguns países não permitem a entrada quando o passaporte está com a data de expiração próximo do vencimento. Por isso, o ideal é manter o passaporte com data de validade superior a seis meses.

Dupla cidadania

Dupla Cidadania é quando uma pessoa é legalmente reconhecida como cidadão de dois ou mais países. Com a globalização esse documento tornou-se uma grande vantagem no mercado de trabalho.

A cidadania europeia é a mais popular no Brasil, que proporciona o direito de tornar-se um cidadão europeu, e ter acesso aos mesmos benefícios que uma pessoa que nasceu no país tem direito.

Entre os benefícios estão: permissão para trabalho em horário integral, livre trânsito entre países da União Europeia, bem como, assistência médica em qualquer país da Europa.

Sem dúvida, a dupla cidadania é um documento poderoso para alavancar sua carreira internacional.

Visto

O visto é uma autorização condicional concedida por um país a um estrangeiro, permitindo entrar, permanecer ou sair desse país. Em geral, os vistos incluem tempo limite de entrada, datas de entrada, direito de morar ou de trabalhar.

Dependendo do país de destino, o visto poderá ser obrigatório. Por isso, após escolher o país que deseja trabalhar, é importante buscar informações sobre a exigência desse documento que autoriza a entrada no país.

Alguns países estabelecem um processo de autorização de visto mais burocrático, outros não exigem visto dos brasileiros, como os países integrantes do Mercosul

O processo de solicitação de visto de trabalho varia conforme o país de destino, em geral, será preciso primeiro receber uma oferta de trabalho para, em seguida, dar entrada no visto. Além disso, dependendo do seu destino, você também precisará solicitar o visto de residência.

Ao receber uma oferta de emprego no exterior, a empresa estrangeira poderá enviar a proposta ou o contrato de trabalho previamente, esse documento será fundamental para solicitar o visto de trabalho. 

No site do consulado ou embaixada do país em que planeja trabalhar, você poderá descobrir quais são os documentos necessários para o processo de solicitação de visto de trabalho.

Leia também:
Carreira internacional: empresas estrangeiras buscam brasileiros para trabalho remoto

Revelo: sua plataforma de recrutamento internacional

Carreira internacional

Agora que você já sabe quais são os documentos necessários para iniciar sua carreira internacional, encontre as melhores oportunidades de trabalho no exterior com a ajuda da Revelo.

Lembrando que ao buscar uma oportunidade de trabalho no exterior morando no Brasil, em muitos casos, a empresa estrangeira cuida de toda a parte burocrática da contratação para o candidato.

Além disso, com Revelo Remoto, você poderá participar do processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Como se candidatar para vagas internacionais na Revelo

Basta acessar a plataforma da Revelo ou baixar o aplicativo, preencher o cadastro, fazer testes de habilidades e aguardar a validação para que os seus dados fiquem disponíveis. 

Ao ser aprovado na plataforma, o profissional ficará online, o que significa que ele já faz parte do banco de talentos da Revelo e, em breve, começará a receber convites de entrevistas.

Com duração média de 20 dias, o processo seletivo internacional é feito de forma totalmente remota, desde as entrevistas, até a assinatura do contrato.

Além disso, a Revelo cuida de todo o processo burocrático da contratação e, quando necessário, fornece os equipamentos necessários para o profissional desempenhar sua função.

Comece agora mesmo sua carreira internacional com a ajuda da Revelo!

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