Carreira profissional: confira 8 etapas para acertar na decisão

https://blog.revelo.com.br/25-empregos-de-tecnologia/

Confira 8 etapas essenciais para escolher sua carreira profissional em busca das oportunidades ideais para o futuro. Saiba mais!

No momento de escolher qual carreira profissional seguir, é natural desejar uma trajetória em uma área de seu interesse e, consequentemente, onde possa encontrar boas oportunidades de emprego.

Entretanto, nem sempre estamos preparados para escolher a carreira profissional. Às vezes, a falta de experiência ou a pressão para se decidir, podem aumentar as chances de optar por um caminho profissional que não seja ideal.

Além disso, diversos fatores podem interferir na escolha da carreira profissional. Por exemplo, recentemente, a pandemia trouxe novas formas de ver as carreiras.

Segundo estudo da Dell Technologies e do Institute For The Future, até 2030, 85% das profissões serão extintas. Ainda disso, a transformação do mercado de trabalho promovida pelos avanços da tecnologia, impulsionará o fim de algumas profissões, mas criará outras.

Pensando em todos esses desafios, para te ajudar neste processo selecionamos 8 etapas essenciais para a escolha da carreira profissional ideal para seu futuro.

Confira o conteúdo que preparamos para você!

1. Reflita sobre si mesmo;
2. Faça uma lista de carreiras pretendidas;
3. Pesquise as carreiras da sua lista;
4. Crie uma lista reduzida;
5. Faça entrevistas informativas;
6. Decida qual carreira seguir;
7. Reconheça seus objetivos de carreira;
8. Escreva um plano de ação de carreira.

1. Reflita sobre si mesmo

O primeiro passo para escolher a carreira certa é aprender sobre si mesmo. Seus valores, interesses, habilidades e aptidões aliadas a sua personalidade, fazem com que algumas carreiras sejam mais adequadas para você e outras completamente inadequadas.

Neste processo, você poderá usar ferramentas de autoavaliação ou de teste de carreira para reunir informações sobre suas características. Em seguida, você poderá criar uma lista de carreiras com base nessas particularidades. 

Outra opção, é buscar a ajuda de um conselheiro de carreira ou de profissionais de desenvolvimento de carreira que possam dar suporte nesse processo.

2. Faça uma lista de carreiras pretendidas

Você provavelmente terá uma lista de carreiras geradas pelas ferramentas de autoavaliação e testes que você usou. Para se manter organizado, você deve combiná-los em uma lista principal.

Em seguida, encontre nas listas as carreiras que são mais do seu interesse. Podem ser carreiras sobre as quais você conheça um pouco e queira explorar mais ou profissões sobre as quais você não sabe quase nada, mas gostaria de aprender.

3. Pesquise as carreiras da sua lista

Nessa altura, você ficará animado por conseguir reduzir sua lista para no máximo dez opções de carreiras profissionais. Em seguida, você poderá buscar informações sobre cada uma das carreiras da sua lista. 

Por exemplo, pesquise as descrições de cargos, requisitos educacionais, treinamentos ou cursos de especialização relacionados a carreira. Pesquise também sobre oportunidades de avanço do mercado nessa área, bem como, sobre as perspectivas de emprego.

4. Crie uma lista reduzida

Agora que você tem mais informações sobre as carreiras, comece a limitar ainda mais sua lista. Baseado no que você aprendeu com sua pesquisa, comece eliminando as carreiras que você avaliou que não deseja prosseguir, até reduzir sua lista entre duas e cinco opções de carreiras.

Neste processo, risque da sua lista áreas de atuação que não atraem muito você, elimine carreiras com perspectivas de emprego fracas, ou aquelas que você considera não ter aptidão para as habilidades necessárias nessa atividade.

5. Faça entrevistas informativas

Quando você tiver apenas algumas carreiras restantes em sua lista, comece a fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre cada uma delas. 

Se possível, encontre com pessoas que trabalhem nas carreiras nas quais você está interessado. Pois, eles podem fornecer conhecimentos de mercado realistas sobre as carreiras pretendidas. 

Para isso, acesse suas redes, incluindo LinkedIn, e busque contatos com quem poderia fazer entrevistas informativas.

6. Decida qual carreira profissional seguir

Enfim, depois de fazer toda essa pesquisa, você provavelmente estará pronto para fazer a escolha da sua carreira profissional. Afinal, depois de seguir as 8 etapas sugeridas, você sentirá mais segurança em se decidir com base em todas as informações reunidas. 

Lembrando que você pode mudar de ideia sobre sua escolha de carreira em qualquer momento de sua vida. Por isso, é recomendado pesquisar seriamente antes de decidir qual caminho seguir.

7. Reconheça seus objetivos de carreira

Após tomar uma decisão, identifique seus objetivos de carreira de longo e curto prazo. Com certeza, isso ajudará a desenhar um caminho para conquistar a oportunidade de trabalho ideal na área de atuação pretendida. 

Geralmente, as metas de longo prazo levam cerca de três a cinco anos para serem realizadas, enquanto as metas de curto prazo levam em média de seis meses a três anos.

Neste processo, as pesquisas feitas sobre o setor, cursos e descrições de cargos, podem guiar sua carreira constantemente. Contudo, se você sente que precisa de mais detalhes, faça mais pesquisas. Somente depois de ter todas as informações de que precisa, defina seus objetivos. 

Por exemplo, uma meta de longo prazo poderia ser concluir sua formação e começar a trabalhar na área pretendida. Já as metas de curto prazo incluem inscrição na faculdade, estágios e programas de treinamento.

8. Elabore um plano de ação de carreira

Por fim, elabore um plano de ação de carreira, um documento escrito que descreva todas as etapas que você terá que realizar para alcançar seus objetivos. 

Pense nisso como um roteiro que o levará do ponto A ao B, depois aos C e D. Além disso, anote todos os seus objetivos de curto e longo prazo e as etapas que você terá que realizar para alcançá-los. 

Em seguida, inclua todos os obstáculos que possam atrapalhar seus objetivos e a melhor forma de superá-los.

Revelo UP: seu parceiro de carreira profissional

Sem dúvida, escolher a carreira profissional não é uma tarefa fácil. Contudo, ao seguir essas 8 etapas, sua missão será realizada com todo o planejamento necessário a caminho do sucesso.

Além disso, neste processo, você pode contar com o Revelo UP. Aqui você escolhe o curso ideal para sua carreira e não se preocupa com o investimento inicial, pois realizamos o pagamento diretamente para a escola.

No programa, são oferecidos cursos nas áreas de tecnologia, marketing, vendas, finanças e design em mais de 30 escolas parceiras.

Além disso, o participante receberá o apoio do time da Revelo para acompanhar sua decisão sobre o curso ideal para sua carreira profissional, até a sua preparação para entrevistas.

scroll to top