Carreiras em dados: quem são os profissionais mais procurados na área?

0
Share

Confira 7 opções de carreiras em dados que se destacam na área de tecnologia e descubra como se especializar nessa área de trabalho tão promissora. Saiba mais!

Antes apontados como “empregos do futuro”, os cargos ligados à área de dados são uma realidade no mercado de trabalho atual e já figuram nas listas de profissionais mais procurados na área de tecnologia da informação.  

Não é à toa. Na era em que os dados são importantes ativos para empresas – que saibam como usá-los -, ter especialistas em extrair, armazenar, analisar, proteger e dar sentido às informações é um enorme diferencial competitivo.

Mas quem são esses profissionais da carreiras em dados e por que vale a pena se especializar na área? Vamos conferir tudo isso a seguir!

Por que investir na carreira profissional em dados?

São vários os motivos e cenários que fazem os profissionais especialistas em dados serem tão valorizados no mercado, oferecendo boas oportunidades e salários atrativos. 

Podemos citar os dois principais, sendo:

Falta mão de obra para tecnologia

Na contramão do cenário de alto desemprego, o setor de tecnologia apresenta crescimento mesmo em um período de crise. Por outro lado, as empresas reclamam da falta de especialistas qualificados

Segundo o BNE – Banco Nacional de Empregos, janeiro de 2021 teve crescimento de 46,2% no número de vagas abertas em tecnologia no Brasil em comparação com o mesmo período em 2020.

Dentro desse setor, as áreas relacionadas ao uso de dados se destacam pelos motivos a seguir.

Empresas Data-driven

Se você tem buscado por emprego nos últimos meses já deve ter encontrado o termo “data-driven” nas empresas ou vagas por aí, não é mesmo?

Afinal, cada vez mais empresas passam a atuar, segundo o conceito, com decisões e atuações com “orientação nos dados”. 

Em um cenário de mercado VUCA (termo usado para definir o período de maior Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade), o objetivo das empresas é melhorar a tomada de decisões, aumentar a eficiência e, claro, os resultados. 

Com isso, a busca por “profissionais orientados por dados”, também cresce e atinge vários setores de negócio, não apenas o de tecnologia. 

Você também já deve ter percebido a quantidade de vagas que pedem habilidades como: análise de dados, orientação à dados, pensamento analítico, alfabetização em dados ou mesmo ciência de dados.

Mas quem são os profissionais de dados mais procurados? Para te ajudar com essa resposta, confira a lista que separamos!

Confira 7 carreiras em dados que estão em alta

1 – Analista de dados

Considerando os números gerais de vagas abertas, o analista de dados talvez seja o cargo com mais demanda na área de dados. 

O profissional é responsável por coletar, compilar e interpretar os dados de forma quantitativa e qualitativa, retirando insights que possam direcionar a tomada de decisões em um negócio. 

Cada vez mais diversificado, o analista de dados pode atuar com foco em determinada área ou departamento, como marketing ou vendas, monitorando processos e detectando possíveis alterações ou alertas.

2 – Engenheiro de dados

Data Science e Data Analytics são os nomes da vez quando o assunto é trabalhar com dados, mas a verdade é que o engenheiro de dados é ainda mais requisitado nas empresas e cargos disponíveis para hoje.

Isso porque para que os dois primeiros possam trabalhar, é necessário ter databases bem construídas pela Engenharia de Dados. 

O profissional é o responsável por desenvolver o pipeline, que definirá a organização, fluxo e a estrutura de armazenagem e apresentação dos dados, transformando os dados brutos em informações que podem ser analisadas. 

Com perfil mais técnico, o cargo exige conhecimentos e habilidades de programação avançada, engenharia de software e Big Data.

3 – Cientista de dados

É claro que o Cientista de Dados não poderia ficar de fora dessa lista. O profissional é o responsável por liderar o desenvolvimento de ferramentas ou técnicas para trabalhar com grande volume de dados.

Apontado como a profissão mais promissora para os próximos anos, segundo o relatório Future of Jobs do World Economic Forum de 2020, o trabalho do Data Scientist une estatística, programação e visão estratégica de negócios.

As habilidades e responsabilidades incluem ainda a geração de insights, raciocínio analítico para reconhecer e prever tendências, especificar necessidades, identificar pontos cegos e saber tomar decisões que gerem valor à empresa.

4 – Analista de Business Intelligence

O analista de BI é o responsável por dar inteligência de negócio à análise de dados, identificando oportunidades de crescimento e melhoria nos processos e estratégias da empresa.

Muitas vezes confundido, por recrutadores e profissionais, com o analista de dados, o especialista de BI  foca mais no operacional e ferramental, realizando tarefas e acompanhando suas métricas em um processo definido pela gestão.

O conhecimento no uso de ferramentas de dashboard, tais como Tableau e Power BI, são essenciais para o trabalho!

5 – Arquiteto de dados

O Arquiteto de Dados é muitas vezes visto como a evolução da atuação administrador de Banco de Dados – DBA,  já que fica responsável também pela montagem e gerenciamento do modelo de processamento de dados e da estruturação de soluções que garantam a sincronia com a organização das informações.

É esse profissional que vai ser responsável ainda pelo planejamento da Governança de Dados e muitas vezes atuará juntamente com o Engenheiro de Dados para projetar e entregar pipelines úteis e facilitadores.

Além do conhecimento técnico, o cargo também exige visão de negócio para traduzir as necessidades da empresa nas estratégias de organização dos dados.

6 – Engenheiro de Machine Learning

O Machine Learning – ou aprendizado de máquina – é um segmento da Inteligência Artificial que caiu nas graças dos profissionais orientados à dados. 

Isso porque os conhecimentos e técnicas permitem desenvolver e implementar sistemas capazes de automatizar a forma de aprender e de obter conhecimento por meio de grandes quantidades de dados.

O engenheiro de machine learning deve conhecer bem o desenvolvimento de softwares e ainda aliar habilidades como estatística, matemática e análise de dados com linguagens e tecnologias como Python e R.

7 – DPO / Especialista em segurança

O DPO – Data Protection Officer – é o responsável por garantir a segurança e proteção dos dados pessoais em uma empresa. 

Com a entrada da Lei Geral de Proteção de Dados em vigor em 2020, o profissional se tornou essencial para ajudar negócios na adaptação às novas regras. 

Para isso, o especialista em segurança deve ter conhecimentos sobre a legislação, mas principalmente das técnicas para proteção de dados online.

Enfim, podemos perceber que são diversas as oportunidades de carreiras em dados, permitindo a atuação em setores e funções diferentes e em amplo crescimento. 

Vale a pena buscar conhecimento e qualificação na área, já que as vagas aparecem mesmo em períodos de crise e devem se manter com alta demanda no mercado de trabalho futuro.

Quer seguir carreira em dados? Então, quais dessas 7 profissões você acha que tem mais a ver com você?

Quer ingressar na área de tecnologia?

Com o Revelo UP, você faz cursos nas áreas mais concorridas do mercado de tecnologia e poderá pagar somente após a conclusão, em até 24x no boleto.

No programa, são oferecidos cursos nas carreiras em dados, tecnologia, marketing, vendas, finanças, design, negócios, em mais de 30 escolas parceiras.

E, o melhor! Se aprovado no programa, poderá pagar o financiamento somente após a conclusão do curso, em até 24x no boleto.

Inscreva-se hoje mesmo no Revelo UP!


Sobre a IMPACTA

Esse artigo foi escrito pela equipe da Impacta, presente há mais de 30 anos no mercado de educação com foco em tecnologia, gestão e inovação, a Impacta conta com um portfólio de mais de 300 cursos e 40 certificações, além de mais de 200 treinamentos online disponíveis por assinatura no Your Way.

Já são mais de 1,5 milhão de alunos capacitados e mais de 28 mil empresas que treinaram suas equipes na Impacta! Com a Faculdade Impacta, oferece ainda cursos de Graduação e MBA nas áreas mais em alta no cenário digital, sempre com reconhecimento de qualidade do MEC e do mercado de trabalho.

Inscreva-se nos cursos da Impacta em parceria com Revelo Up!

Related Posts