Como identificar um colaborador pronto para promoção: 7 sinais inegáveis

Identificar o colaborador pronto para promoção: imagem ilustrativa

Você sabe como identificar um colaborador pronto para a promoção na sua empresa?

É claro que ele é mais produtivo que a média, mais engajado e possivelmente já está de olho em uma posição superior.

Mas seu papel como RH é observar todos os sinais que indicam o potencial para ele dar o próximo passo na carreira — inclusive os menos óbvios.

Por isso, vamos ajudar você a entender como identificar um colaborador pronto para promoção com alguns sinais indiscutíveis.

Continue lendo e aprenda a identificar esses talentos.

Como identificar colaborador pronto para promoção e acertar na escolha?

Todo gestor e profissional de RH já se perguntou como identificar um colaborador pronto para a promoção na empresa.

Afinal, ver os funcionários avançando e se desenvolvendo é uma grande conquista para os líderes, além de garantir a retenção dos melhores talentos na equipe.

Logo, promover os colaboradores na hora certa é a receita para construir um capital humano de alta performance e ainda promover um clima organizacional inspirador.

Hoje, especialmente, os profissionais buscam muito mais do que salários — e as perspectivas de crescimento estão no topo da lista de prioridades.

De acordo com o relatório Índice de Confiança Robert Half, publicado pela consultoria em 2019, a possibilidade de crescimento é o critério mais importante para a escolha de uma vaga, na opinião de 40% dos profissionais qualificados entrevistados.

Em seguida, vêm o pacote de benefícios, com 20%, e os valores e propósitos da empresa, com 17%

Ou seja: os brasileiros valorizam o plano de carreira mais do que nunca, e isso pode ser decisivo para atrair e reter talentos.

Ao mesmo tempo, o índice de mobilidade no trabalho no Brasil avançou 4 pontos nos meses de julho, agosto e setembro de 2019, segundo o relatório Workmonitor Q3 2019, publicado pela Randstad. 

O estudo também mostra que cerca de 9% dos profissionais brasileiros estão trabalhando em uma nova posição na empresa — um forte indício de promoção ou transferência de cargo.

Para a empresa, é vantajoso promover seus colaboradores por mérito e potencial, pois o retorno em produtividade é significativo.

Sem contar a redução do turnover e melhora no engajamento, que são consequências naturais em uma organização que reconhece seus profissionais e oferece oportunidades de crescimento.

Mas, para colher todos esses benefícios, você precisa acertar na escolha do colaborador a ser promovido — e também na percepção do momento certo.

Como identificar um colaborador pronto para promoção em 7 sinais

A fórmula de como identificar o colaborador pronto para promoção pode ser traduzida em alguns sinais.

Confira os mais importantes e fique de olho.

1. Ele produz muito acima da média

O primeiro sinal de que o colaborador está no caminho da promoção é a produtividade acima da média, combinada às competências em evidência.

Isso é fácil de mensurar nas avaliações de desempenho e pode ser comunicado pelo gestor.

Assim, o RH pode selecionar seu próprio “pool” de colaboradores com potencial para promoção e mantê-los sempre no radar. 

2. Ele está sedento por novos desafios

Além de dar conta do seu trabalho com total eficiência e cumprir as metas, o colaborador com potencial para promoção ainda quer novos desafios.

Por isso, vale a pena prestar atenção naquele funcionário que está pedindo novas oportunidades ao gestor, se envolvendo em projetos por iniciativa própria e agregando tarefas à sua agenda. 

Vale também o próprio pedido de promoção, que deve fazer jus ao progresso do profissional.

3. Ele já toma responsabilidades superiores para si

Um sinal evidente de competência para um novo cargo é tomar responsabilidades para si voluntariamente.

Por isso, é comum que os colaboradores ávidos por crescimento já executem tarefas de um nível superior, mesmo que não sejam cobrados ou mesmo remunerados para isso. 

4. Ele não se deixa abalar pelos erros

Se um funcionário consegue superar suas falhas, ter resiliência e seguir em frente diante dos erros, isso mostra maturidade profissional e é provável que ele esteja pronto para dar o próximo passo na carreira. 

Do contrário, se o colaborador se abala com os obstáculos e não assume seus erros, é porque ainda há um longo caminho de desenvolvimento pela frente. 

5. Ele tem habilidades de liderança

As habilidades de liderança são facilmente percebidas, mesmo que o colaborador não esteja em uma posição de comando.

É aquele funcionário que frequentemente guia os colegas, influencia a todos com suas ideias e cria um clima de motivação na equipe, além de assumir responsabilidades de organização e gestão.

Outro traço importante é a facilidade de comunicação, já que os líderes são especialistas em lidar com pessoas. 

6. Ele se autogerencia

O colaborador que está pronto para uma nova etapa não precisa ser direcionado, pois já é capaz de se autogerenciar.

Isso se manifesta na busca pelo desenvolvimento profissional por conta própria, na auto-organização das tarefas e gestão do tempo, por exemplo. 

É claro que ele continua recebendo apoio dos líderes, mas o impulso autônomo e a capacidade de tomar decisões são fundamentais para crescer.

7. Ele se dedica à empresa e aos colegas

Por fim, o comportamento do colaborador pronto para a promoção também se reflete nos relacionamentos

Normalmente, é um profissional que se dedica aos objetivos da empresa e está disposto a ajudar os colegas, priorizando o trabalho em equipe e a sinergia em sua área.

Assim, a colaboração faz parte de seu perfil profissional e indica um caminho promissor na liderança.

Para promover mais, contrate com a Revelo

Agora que você já sabe como identificar um colaborador pronto para a promoção, que tal encontrar mais profissionais com esse perfil?

No marketplace de talentos da Revelo, você tem muito mais chances de contratar talentos de alto nível, que se desenvolvem rapidamente e dão sinais claros de seu potencial.

Graças aos nossos testes técnicos e tecnologia exclusiva de machine learning, é garantindo um pool de talentos altamente qualificados.

Assim, você pode buscar profissionais conforme os critérios da vaga e convidá-los para entrevistas, além de contar com recursos para conduzir o processo seletivo online.

Gostou das dicas para promover seus colaboradores e encontrar novos talentos?

Agora é só ficar de olho nos seus profissionais de alto potencial e reter os melhores na sua empresa. 

scroll to top