Carreira profissional: 6 etapas para escolher o curso ideal

0
Share

Saiba como escolher o curso ideal para sua carreira em 6 etapas e descubra como conseguir o investimento que precisa para começar a estudar. Confira!

Seja para iniciar a carreira dos sonhos, fazer uma nova formação ou continuar se especializando, escolher o curso ideal para seu momento profissional é fundamental para não correr o risco de arrepender-se posteriormente.

Por isso, selecionamos 6 etapas para ajudar você a escolher o curso ideal para sua carreira com confiança e tranquilidade. Além de dicas sobre como conseguir o investimento que precisa para começar a estudar ainda neste ano!

Confira o conteúdo que preparamos para você:

1. Exercite seu autoconhecimento 

Autoconhecimento é a base que você precisa para escolher o curso ideal para o desenvolvimento da sua carreira. Por isso, antes de definir qual carreira seguir ou curso fazer, você precisa ter conhecimento sobre:

  • Sua situação atual;
  • Seus pontos fortes e fracos;
  • Seu propósito, suas metas e objetivos de carreira;
  • Quais as dificuldades limitam seu potencial;
  • O que mais motiva você a buscar conhecimento.

Neste processo, você pode encontrar fatores que ajudam a refletir sobre si mesmo, a relacionar pontos da sua identidade e a entender qual o melhor caminho para seguir.

2. Entenda a importância das soft skills

As soft skills são habilidades muito valorizadas pelo mercado de trabalho e podem fazer toda a diferença na sua carreira, por isso, devem estar em constante desenvolvimento.

As habilidades comportamentais, sociais e emocionais trazem impactos reais na sua rotina de trabalho e podem fazer de você um profissional diferenciado.

Confira a seguir alguns exemplos:

Produtividade

Essa habilidade está associada com priorizaçãoeficiência e consistência, basicamente, trata-se de planejamento e priorização de tarefas. 

Ao desenvolver a produtividade, você prioriza aquilo que é realmente importante e foca nas atividades que precisam ser concluídas. Dessa maneira, você poderá ter mais controle do seu tempo e, consequentemente, poderá trabalhar de forma mais produtiva.

Inteligência Emocional 

Alguns dos aspectos da inteligência emocional no ambiente de trabalho são, por exemplo, lidar com situações de crises, pressão e estresse, ter resiliência e controle emocional.

Além disso, ter um bom relacionamento com todos os membros da equipe fazem uma grande diferença na rotina e nos resultados da equipe.

Oratória

Em geral, as pessoas sentem insegurança de falar em público. Entretanto, comunicar suas ideias de maneira claraassertiva e original é uma habilidade essencial para o crescimento profissional. 

A comunicação eficaz também contribuiu para suas relações interpessoais, evitando ruídos na comunicação e contribuindo para a resolução de problemas.

Negociação

Por mais que negociar pareça uma tarefa exclusiva da área de vendas, essa é uma habilidade que se aplica à rotina de todo profissional.

Afinal, negociar é encontrar uma solução para todas as partes interessadas, chegando a um resultado que satisfaça a todos. 

Com certeza, conhecer as técnicas de negociação contribui para o poder de convencimento ao apresentar ideias. Por consequência, o profissional com essa habilidade consegue obter melhores resultados.

Selecionamos esse artigo sobre as 6 soft skills mais valorizadas pelas empresas, para você ficar por dentro das habilidades mais valorizadas.

Em seguida, você poderá avaliar se já possui ou precisa aprimorar suas habilidades comportamentais em cursos específicos.

3. Pesquise as carreiras do seu interesse

Neste processo, é indispensável buscar dados e informações sobre a carreira que você deseja exercer após concluir o curso. Veja como pesquisar sobre as carreiras:

  • Descubra as áreas de atuação profissional;
  • Descubra como é a rotina da carreira de seu interesse;
  • Pesquise como funciona o ambiente de trabalho;
  • Faça uma pesquisa de média salarial da carreira;
  • Descubra como são os horários de trabalho;
  • Confira quais são as habilidades e competências necessárias.

4. Analise o mercado de trabalho

Saber como escolher o curso ideal também exige uma busca aprofundada por informações sobre o mercado de trabalho.

Afinal, você não pretende investir seu tempo em um curso, para depois descobrir que o mercado não oferece boas oportunidades.

Antes de escolher o curso ideal, pesquise sobre o mercado de trabalho atual e futuro.

Confira a seguir como fazer:

  • Leia pesquisas, relatórios e estudos sobre a área;
  • Fique por dentro das tendências atuais e futuras;
  • Assista a vídeos, reportagens e documentários sobre a área;
  • Converse com profissionais atuantes no mercado de trabalho;
  • Descubra como é desenvolvimento de carreira nessa área;
  • Verifique as previsões para o futuro desse mercado no Brasil e no exterior.

Para aprofundar ainda mais nas suas pesquisas, busque notícias, relatórios e vídeos divulgados no Fórum Econômico Mundial, na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e nas conferências do TED.

5. Conheça os cursos disponíveis 

Na hora de escolher o curso ideal para sua carreira, independentemente se for gravado, online ao vivo ou presencial, avalie os pontos positivos e negativos de cada uma das modalidades

Cursos online gravados oferecem maior flexibilidade de horário, já que você poderá acompanhar as aulas no momento mais adequado à sua rotina.

Já as aulas online ao vivo favorecem a possibilidade da troca de experiências entre aluno e professor, melhorando o seu aprendizado. 

A modalidade de curso presencial exige um investimento mais alto, pois as mensalidades contemplam a estrutura física da instituição de ensino. Além disso, o aluno precisa arcar com as despesas de transporte e alimentação.

Atualmente, a modalidade EAD é uma boa escolha para quem deseja estudar sem precisar sair de casa, pois oferece flexibilidade para estudar a qualquer hora e lugar com acesso à internet.

6. Analise o curso do seu interesse

Antes de tomar a decisão sobre o curso ideal para a sua carreira, é importante conferir todos os detalhes sobre o curso que você pretende fazer. Neste caso, informe-se sobre:

Grau do curso

Pesquise se o curso é técnico, profissionalizante ou de nível superior. Essa informação é importante, pois a sua formação, as disciplinas, bem como, a duração variam de acordo com o grau do curso.

Tempo de duração

O tempo de duração que você passará estudando varia conforme o grau do curso. Por exemplo, os cursos profissionalizantes duram de 2 meses até 1 ano, os técnicos cerca de 2 anos e os cursos superiores variam de 4 a 6 anos.

Grade curricular

Pesquise quais são as disciplinas que compõem a grade curricular para saber qual é o enfoque do curso. Certamente, isso é importante para você ter a certeza de que vai estudar aquilo que está interessado.

Revelo UP: faça o curso ideal para sua carreira

Com o Revelo UP, você faz cursos nas áreas mais concorridas do mercado e poderá pagar somente após a conclusão, em até 24x no boleto.

No programa, são oferecidos cursos nas áreas de tecnologia, marketing, vendas, finanças, design, negócios, em mais de 30 escolas parceiras, presencial ou à distância.

E, o melhor! Se aprovado no programa, poderá pagar o financiamento somente após a conclusão do curso, em até 24x no boleto.

Inscreva-se hoje mesmo no Revelo UP!

Related Posts