Como fazer processos seletivos 100% online: guia para recrutadores e líderes

0
Share

Nesse momento, grande parte das empresas estão operando remotamente e seus colaboradores seguem conectados de suas casas. A necessidade de isolamento momentâneo mudou o nosso modelo de trabalho atual, e a partir disso uma dúvida surgiu em todos os meios corporativos: como vamos recrutar e preencher as novas posições?

Na contramão do congelamento de vagas, conforme dados da nossa plataforma, muitas empresas estão ganhando velocidade e aumentando os times (remotos) para conseguir manter o ritmo de entrega, mesmo em meio a crise. 

Apesar de alguns negócios, principalmente de fora de São Paulo, ainda estarem decidindo se vão operar em sistema de trabalho remoto, uma pesquisa realizada pela IT Mídia, levantou que há mais de 130 empresas de tecnologia com 100% de suas equipes trabalhando em casa. 

A boa notícia é: os processos seletivos não precisam parar

Na plataforma da Revelo, a opção de agendar uma entrevista por videoconferência já existe há muito tempo, dando agilidade ao processo e, atualmente, segurança aos participantes. Veja como fazer:

Print da ferramenta Revelo da tela para agendamento de entrevistas remoto.

Das mais de 20 mil entrevistas realizadas por meio da plataforma da Revelo, entre Janeiro de 2019 até agora, 71% foram realizadas de forma remota, utilizando a ferramenta de agendamento.

Para ter sucesso e atingir o mesmo nível de qualidade nas conversas, quanto se tem em um encontro presencial, é preciso apenas estabelecer algumas regras: 

  1. Manter o vídeo sempre ligado é essencial para uma boa análise de postura e expressão; 
  2. Ambos precisam estar em ambientes neutros sem a influência de interferências externas, por isso a nossa sugestão é: sentar sempre atrás de uma parede. Isso evita que pessoas passem no fundo da câmera; 
  3. Todos os testes (se houver essa etapa), precisam ter seus cronogramas e prazos bem alinhados.

Para dar um pouco mais de segurança, um teste comportamental online – como disponibilizado na plataforma – pode ser inserido entre as etapas do processo caso o recrutador ainda tenha dúvidas sobre valores e culturas do profissional. Isso adiciona uma camada a mais para o processo de avaliação e dá mais segurança para quem recruta. 

Lembrando que você pode contar sempre com o nosso time de Sucesso do Cliente para qualquer ajuda.

Se você está na dúvida como conduzir o seu processo seletivo. Escreva para nós no: empresas@revelo.com.br Tem sempre alguém pronto pra atender você.

Obrigada e boas entrevistas.

Adriana Ferreira,
Líder de Sucesso do Cliente
Related Posts