Como ir bem na entrevista de emprego: 6 respostas e 4 dicas para impressionar o recrutador

0
Share

Como ir bem na entrevista de emprego e conquistar aquela vaga tão merecida?

Pode ser que você seja o candidato mais preparado, com todas as competências necessárias, mas ainda falhe em demonstrar isso ao entrevistador.

Afinal, essa é uma etapa obrigatória para alcançar o seu emprego ideal, e você precisa garantir o melhor desempenho possível.

Vamos ajudar com algumas respostas certeiras e dicas valiosas de como ir bem na entrevista de emprego. 

Se você quer impressionar o recrutador, siga a leitura. 

O drama dos candidatos: como ir bem na entrevista de emprego?

Como ir bem na entrevista de emprego é uma das questões que mais gera ansiedade nos candidatos. 

Todos sabem o básico: pesquisar sobre a empresa, caprichar na apresentação e se preparar para qualquer pergunta. 

Mas é claro que os recrutadores estão em busca do melhor candidato para a vaga, e é preciso ir além do óbvio para se destacar. 

Com a recente retomada do fôlego no mercado de trabalho, é bom estar preparado para receber mais convites de entrevistas: foram 408 mil novos empregos formais no primeiro semestre de 2019, segundo dados do Caged publicados no O Globo.

Além disso, a expectativa é de que as startups criem até 70 mil novas vagas nas áreas de negócios, marketing e tecnologia em 2019, segundo dados da Abstartups publicados no Estadão. 

Então, está na hora de renovar seu script para entrevistas e se preparar para conquistar a próxima vaga. 

6 perguntas comuns na entrevista de emprego (e como respondê-las)

Para entender como ir bem na entrevista de emprego, é importante estar preparado para todo tipo de pergunta

Pensando nisso, a Glassdoor reuniu centenas de milhares de relatos de entrevistas em sua plataforma e compilou as 50 principais perguntas dos recrutadores. 

Confira algumas das mais importantes.

1. Fale um pouco sobre você.

A maioria das entrevistas começa com essa simples pergunta aberta, que tem como objetivo “quebrar o gelo”, mas é intimidadora para os candidatos.

De fato, é uma das questões mais importantes da conversa, pois mostra ao recrutador como você organiza seu raciocínio, além de revelar seu nível de autoconhecimento e capacidade de síntese.

Por isso, você precisa planejar uma excelente resposta, capaz de resumir seus pontos fortes, experiência e objetivos em menos de um minuto — nada de se alongar e acabar “palestrando”.  

2. Quais são seus pontos fortes?

Com essa pergunta, o entrevistador está esperando uma autoavaliação sincera, e não uma autopromoção flagrante. 

Logo, é melhor ser direto, objetivo e transparente, resumindo suas competências mais importantes e que estejam mais claramente relacionadas aos requisitos da vaga. 

3. Quais são seus pontos fracos?

O velho truque de alegar “perfeccionismo” ou “exigência acima da média” não funciona mais — lembre-se de que o entrevistador já ouviu isso mil vezes. 

Aqui, é melhor ser verdadeiro sobre seus pontos fracos e complementar a resposta com suas providências para corrigi-los.

Por exemplo, você pode dizer que tem dificuldade para tomar decisões sob pressão e está fazendo um curso de liderança, tendo sessões de coaching, ou qualquer medida para melhorar esse aspecto. 

4. Por que você está interessado em trabalhar aqui?

Essa pergunta é a deixa para mostrar sua identificação com a cultura da empresa, mostrando que você conhece a organização e sabe muito bem o que quer.

Afinal, nenhum entrevistador quer contratar um profissional que está aceitando qualquer emprego, ou que só se interessa pelo salário. 

5. Onde você se vê daqui a cinco anos? E dez anos?

Esse é um teste para descobrir se você tem um plano de carreira e objetivos profissionais bem definidos. 

Então, use a oportunidade para mostrar aonde você quer chegar e como pretende crescer na empresa.

6. Por que você quer deixar a empresa atual?

Aqui, você já sabe o que não fazer: falar mal de gestores, criticar a empresa ou demonstrar insatisfação com salário. 

O melhor, nesse caso, é falar sobre a busca de novas perspectivas para sua carreira, adequação à cultura e desenvolvimento profissional.

Como ir bem na entrevista de emprego: 4 dicas para se destacar

Agora que você está pronto para responder às principais perguntas, temos algumas dicas para se destacar dos outros candidatos.

Veja como ir bem na entrevista de emprego e conquistar a vaga.

1. Esteja mais preparado que todos

Todos os candidatos vão pesquisar sobre a empresa antes da entrevista, mas você pode se destacar indo além do básico.

Para isso, existem vários caminhos: vasculhar o site institucional, conhecer os valores da empresa, checar a área de imprensa, conferir as mídias sociais, pesquisar opiniões de colaboradores no Glassdoor, e até dar uma olhada no perfil do recrutador no LinkedIn. 

O importante é saber o máximo possível sobre a empresa, incluindo seu momento atual, trajetória e perspectivas.

Assim, você também terá perguntas inteligentes para surpreender o recrutador. 

2. Tenha um case de sucesso

Nada é mais convincente para os recrutadores do que cases de sucesso, pois eles são a prova cabal das competências de um candidato.

Logo, vale a pena reunir os projetos mais bem-sucedidos da carreira e preparar uma breve apresentação.

Provavelmente, a pergunta “me conte sobre uma conquista profissional que é motivo de orgulho” vai aparecer em algum momento, e você terá a história perfeita.

3. Ouse ser humano

Os candidatos mais memoráveis para os entrevistadores são aqueles que ousam mostrar seu lado humano, seja contando histórias, falando sobre superações ou criando uma relação de empatia.

Então, esqueça os roteiros ensaiados e todo o processo mecânico da entrevista, e transforme o momento em uma conversa real, em que você possa transmitir sua personalidade.

É claro que você não deve perder a objetividade ou falar muito da vida pessoal, mas é importantíssimo mostrar suas soft skills (competências comportamentais), começando por uma excelente comunicação. 

4. Considere as entrevistas online

Para concluir, todo candidato da era digital também deve estar preparado para uma entrevista online, principalmente no início do processo seletivo.

Na Revelo, por exemplo, é comum que as empresas convidem os profissionais para uma conversa via Skype ou Hangouts, para agilizar o recrutamento e facilitar para ambos. 

Ao receber um convite como esse, você deve seguir as mesmas dicas de preparação e também cuidar para que o ambiente esteja organizado, sua câmera e microfone estejam funcionando e sua apresentação esteja impecável. 

Assim, você saberá como ir bem na entrevista de emprego em qualquer situação — presencial, por chamada de vídeo, mensagem ou telefone. 

E agora? Está mais seguro para sua próxima entrevista?Aproveite a inspiração para se cadastrar no marketplace de talentos da Revelo e ser encontrado pelas empresas mais inovadoras do mercado.

Related Posts