Saiba rejeitar proposta de emprego e manter as portas abertas

Veja como dizer “não” do jeito certo em uma oferta de emprego e manter as portas abertas para o futuro.

Você quer saber como rejeitar uma oferta de emprego e preservar sua imagem com a empresa?

Não é tão complicado quanto parece, basta ser honesto e mostrar que você respeita o tempo do recrutador que enviou a proposta de trabalho. Mas, antes, é melhor pensar bem sobre a decisão e preparar seu discurso para não errar no tom.

Vamos ajudar você com algumas razões comuns para a recusa de uma oferta de emprego e dicas para acertar na mensagem. Dessa forma, você poderá manter as portas abertas para oportunidades futuras. 

Por que rejeitar uma oferta de emprego

Não é fácil decidir como rejeitar uma oferta de emprego, mas a verdade é que você pode se deparar com essa situação em vários momentos da sua carreira. Veja algumas das causas mais comuns:

1. A vaga não se encaixa nos seus objetivos

Por mais interessante que seja a proposta de emprego, talvez você perceba que a vaga não se encaixa no seu plano de carreira

Por exemplo, você pode concluir que o cargo não oferece as perspectivas de crescimento desejadas, ou não trará a experiência que você precisa para avançar.

Então, você tem duas opções: aceitar a proposta sabendo que não ficará totalmente satisfeito com esse caminho ou rejeitá-la e ir em busca dos seus objetivos reais.

2. Você não se identificou com a empresa

Hoje, o fit cultural é um dos critérios mais importantes para empresas e profissionais, pois representa seu grau de identificação com os valores da organização.

Se, durante o processo seletivo, você sentiu que não combina com a cultura da empresa, é melhor não insistir na vaga.

Afinal, você não vai querer trabalhar em um ambiente que não tem nada a ver com o seu perfil — e ainda prejudicar a empresa com um baixo desempenho.

3. O salário não é compatível

Nem sempre o salário é o critério mais importante para escolher uma vaga, mas a oferta tem que ser compatível com as suas expectativas.

Se estiver muito abaixo da sua realidade, talvez não valha a pena tentar uma negociação

Nesse caso, é melhor deixar a oportunidade para outro profissional menos experiente ou com uma renda mais próxima. 

4. Você não atende todos os requisitos

Em alguns casos, a proposta pode estar um pouco acima das suas competências, exigindo habilidades que você ainda não possui.

É claro que sempre é possível aprender, e isso pode ser negociado diretamente com o recrutador. No entanto, pode ser que você não esteja disposto a encarar o desafio, ou que o esforço não valha a pena, dependendo do seu plano de carreira. 

Quando isso ocorre, é melhor ensaiar como rejeitar uma oferta de emprego do que se arriscar em um território desconhecido. 

5. Você tem algo melhor em vista

De repente, você está participando de vários processos seletivos e acaba recebendo várias ofertas de emprego ao mesmo tempo.

Isso pode acontecer, especialmente entre os profissionais mais disputados. Nesse caso, obviamente, você terá que escolher a melhor e rejeitar educadamente as outras propostas. 

Como rejeitar uma oferta de emprego

Viu como existem vários motivos para aprender como rejeitar uma oferta de emprego? Então, confira nossas dicas e fique preparado para lidar com a situação

1. Verifique qual o prazo de resposta

Antes de pensar em como rejeitar uma oferta de emprego, é importante que você tenha um tempo para pensar na proposta. 

Por isso, assim que o recrutador comunicar a oferta, pergunte qual o prazo para dar uma resposta definitiva à empresa. 

Geralmente, você terá pelo menos um dia para dar um retorno ou tentar alguma negociação. Por isso, é importante ter certeza desse prazo para não prejudicar o processo seletivo e não correr o risco de perder a oportunidade. 

2. Avalie as possibilidades de negociação

Mesmo que o seu primeiro impulso seja o de rejeitar a proposta, vale a pena pensar duas vezes antes de dar seu veredito. Afinal, não é todo dia que se recusa uma oferta de emprego, e é uma decisão delicada a se tomar. 

Então, vale revisar os termos da proposta e avaliar se existe possibilidade de negociação.

De repente, você está pensando em recusar devido ao salário, mas todos os outros aspectos são satisfatórios: é uma boa empresa, com perspectivas de crescimento e um propósito atrativo.

Nesse caso, por que não tentar aumentar um pouco o valor com base nas suas competências?

3. Tome a decisão o mais rápido possível

Todo esse processo de decisão tem que ocorrer o mais rápido possível, pois a empresa depende da sua resposta para preencher a vaga. 

Se você já bateu o martelo para o não, pense que cada minuto que passa é tempo perdido para o recrutador. Então, assim que esgotar as possibilidades, comunique imediatamente a empresa.

4. Rejeite a oferta por escrito

A melhor forma de rejeitar uma oferta de emprego é por escrito, para registrar e formalizar sua recusa.

Então, você deverá enviar um e-mail ao recrutador justificando sua escolha e agradecendo pela oportunidade.

5. Agradeça e deixe as portas abertas

Uma das maiores preocupações sobre como rejeitar uma oferta de emprego é acabar queimando seu filme com a empresa e prejudicar sua imagem no mercado.

Entretanto, desde que você seja honesto e cordial, é uma situação absolutamente normal e não deve ser encarada com receio ou constrangimento.

Para acertar na mensagem, tenha os seguintes cuidados:

  1. Dirija-se ao recrutador pelo nome;
  2. Comece ressaltando os pontos positivos da vaga e as qualidades da empresa;
  3. Justifique o motivo da recusa de forma objetiva e transparente;
  4. Agradeça sinceramente pela oportunidade e demonstre seu apreço;
  5. Finalize deixando claro que tem interesse em futuras oportunidades que se encaixem melhor no seu perfil (deixe as portas sempre abertas). 

Uma dica: evite citar propostas de outras empresas na sua justificativa, para não causar desconforto com comparações de salários, por exemplo. Não é tão difícil assim, não é mesmo?

Encontre as melhores ofertas de emprego

Já imaginou rejeitar uma boa oferta de emprego por ter ótimas opções na mesa?

Na Revelo, você pode se cadastrar gratuitamente para ser encontrado pelas empresas mais inovadoras do mercado, aumentando suas chances de conquistar o cargo ideal.

Ao ser aprovado na plataforma, você passa a fazer parte de um marketplace de talentos de alto nível e começa a ser convidado para rodadas de entrevistas de acordo com o seu perfil.

Aqui na Revelo você tem o poder da escolha: basta aceitar ou recusar os convites conforme sua compatibilidade com a vaga e a organização.

Faça seu cadastro e prepare-se para as melhores propostas da sua carreira. 


scroll to top