5 benefícios da contratação de desenvolvedores remotos em 2022

0
Share

Descubra 5 benefícios da contratação de desenvolvedores remotos e forme uma equipe de tecnologia com profissionais qualificados de diversas partes do mundo. Saiba mais!

Como sabemos, no início de 2020, a pandemia da COVID-19 forçou empresas de todo o mundo a se tornarem remotas rapidamente.

Embora essa transição não tenha sido fácil, o trabalho remoto em escala permitiu que elas mantivessem a continuidade dos negócios em meio às regras de isolamento social e restrições de viagem.

Agora, em 2002, após dois anos, muitas empresas estão decidindo continuar com seus colaboradores total ou parcialmente remotos, por motivos que vão além de ajudar a garantir a saúde e a segurança dos colaboradores.

Com base na experiência recente do home office, muitas empresas agora enxergam a contratação de trabalhadores remotos como estratégias de longo prazo que podem gerar muitos retornos positivos para os negócios. 

Descubra a seguir 5 principais benefícios da contratação de desenvolvedores remotos!

1. Acessando um pool de talentos mais amplo

Ao contratar trabalhadores remotos, muitas empresas conseguem atingir suas metas de contratação mais rápido, seja para fazer uma contratação permanente ou temporária.

Essa abordagem permite que eles acessem talentos sob demanda fora de seu mercado local, ou até mesmo de seu estado, ou país.

2. Atrair candidatos mais qualificados

Buscar candidatos qualificados sem se preocupar com as fronteiras geográficas poderá aumentar e muito as chances de uma empresa se conectar com candidatos que possuam as habilidades e experiência desejáveis para a função.

Por outro lado, muitos candidatos também desejam alcançar empregadores fora de seu mercado local. Em geral, desejam trabalhar em cargos totalmente remotos em empresas com sede em uma cidade ou estado diferente.

Para garantir que o processo de recrutamento atraia talentos de longe, muitas empresas estão fazendo questão de destacar em suas listas de emprego que os cargos podem ser remotos.

3. Aumentando a retenção

Atualmente, muitas empresas percebem que oferecer opção de trabalho remoto ou híbrido é essencial não apenas para atrair os melhores talentos, mas também para manter os colaboradores atuais. 

Afinal, muitos profissionais descobriram que a capacidade de trabalhar remotamente permite encontrar um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal, o que, por sua vez, tem um impacto positivo em seu bem-estar geral. 

Por exemplo, em equipes de tecnologia, a contratação de desenvolvedores remotos para contratos a curto e médio prazo também poderá ajudar a não sobrecarregar os colaboradores atuais, para que não se sintam estressados com demandas extras.

4. Transição para o futuro do trabalho mais rapidamente

As empresas que se voltaram para o trabalho totalmente remoto de forma rápida e relativamente tranquila foram aquelas que já haviam buscado algum tipo de transformação digital. 

Algumas já usavam ferramentas de comunicação e colaboração digital para dar suporte aos colaboradores que estivessem trabalhando em qualquer lugar. Assim como, para continuar a contratar mais trabalhadores remotos, para atender às necessidades do negócio.

Recentemente, essas empresas vêm aprimorando e expandindo seus recursos digitais, incluindo investimentos em computação em nuvem e automação. 

Por outro lado, empresas menos maduras digitalmente aumentaram suas iniciativas de transformação digital para permitir um fluxo do trabalho remoto mais eficaz e, dessa forma, conseguir permanecer competitivas.

Em muitos casos, a transição obrigatória para o modelo remoto ajudou as empresas a obter maior produtividade, aumentar a inovação e avançar mais rapidamente com novos produtos e serviços.

5. Aumentando a agilidade nos negócios

Conforme observado anteriormente, sem o trabalho remoto, a continuidade dos negócios durante a pandemia não seria possível para empresas em diversos setores. 

Agora, muitos empregadores estão oferecendo opções de trabalho remoto ou híbrido a longo prazo porque sabem que isso os ajudará a construir e manter a força de trabalho qualificada necessária para competir na economia pós-pandemia.

Essas empresas estão vendo a contratação de trabalhadores remotos como uma forma de se tornarem ainda mais ágeis. Portanto, se enfrentarem outra crise global de saúde, estarão ainda mais prontos para enfrentar o desafio e operar da maneira mais otimizada possível.

Conclusão

Apesar dos benefícios descritos acima, muitas empresas ainda estão em dúvida sobre permitir que seus colaboradores trabalhem remotamente durante todo tempo ou parte dele. 

Porém, não contratar profissionais remotos, poderá colocar a empresa em risco de perder grandes contratações e dar aos concorrentes a oportunidade de contratá-los.

Além disso, muitos profissionais não querem fazer parte de empresas que não oferecem as opções de trabalho remoto ou híbrido. Afinal, hoje em dia, o desejo de muitos profissionais, principalmente os desenvolvedores, é ter opções de trabalho mais flexíveis.

Revelo: sua plataforma de recrutamento tech

contratação de desenvolvedores remotos

Quer contratar desenvolvedor remotos?
No marketplace Revelo, você contrata desenvolvedores remotos com as habilidades e experiências desejadas em diferentes localidades do Brasil e do mundo.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, sua empresa pode realizar o processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Faça seu cadastro e veja uma demonstração da plataforma. Experimente!

Related Posts