Contratar desenvolvedor Android: saiba como ter sucesso

0
Share

Saiba como contratar um desenvolvedor Android qualificado para sua equipe de tecnologia com as dicas de recrutamento da Revelo. Acesse!

O desenvolvimento de aplicativos continua sendo um dos principais produtos digitais criados pelas empresas para oferecer facilidades aos usuários e, ao mesmo tempo, atrair atenção para os produtos e serviços da marca.

Nesse contexto, contratar desenvolvedor Android tornou-se uma necessidade de muitas empresas e startups com projetos inovadores. Afinal, o Android é o sistema operacional para criação de aplicativos mais popular do mundo. 

Segundo dados da StatCounter, o Android lidera com 72% sua participação no mercado mundial de sistemas operacionais. Além disso, na pesquisa do Google e da consultoria Bain & Company, no Brasil o Android está presente em mais de 90% dos smartphones.

Para te ajudar no recrutamento desse profissional tão fundamental para muitas empresas e projetos, selecionamos as principais habilidades do desenvolvedor Android. Além de dicas sobre como contratar o talento ideal para sua empresa. 

Confira a seguir o conteúdo que preparamos sobre o tema:

Conheça mais sobre o universo do Android

O Android foi criado em 2003, na cidade de Palo Alto na Califórnia, por Andy Rubin e uma equipe de desenvolvedores. Logo depois, devido ao seu grande sucesso foi adquirido pela Google em 2005.

Em resumo, é um sistema operacional desenvolvido pelo Google para dispositivos móveis baseado no kernel do Linux. O software é responsável por gerenciar todas as tarefas do seu celular, além de fornecer uma interface visual para a utilização do usuário.

Assim como o Windows nos computadores, o Android é o responsável por gerenciar as tarefas e recursos de smartphones ou tablets.

Desde seu lançamento, o Android tornou-se muito popular entre empresas que buscam um software de baixo custo e personalizável. Além disso, uma das vantagens é que o Android funciona como um sistema aberto, onde todos os desenvolvedores podem atuar em conjunto, propondo e criando melhorias.

Atualmente, encontra-se na versão Android 11, com um sistema operacional completo e com novas atualizações de segurança do usuário, melhorias de experiência em conversas, permissões de apps, funcionalidades de casa inteligente, atualizações diretamente no Google Play, entre outras. 

O Android tem como foco dispositivos móveis, mas por ser um sistema aberto e customizável, também está disponível em outros equipamentos eletrônicos como as smart TVs (Android TV e Google TV), câmeras fotográficas (Samsung Galaxy Camera) e até mesmo videogames (Ouya).

Principais habilidades técnicas do desenvolvedor Android 

Java

A linguagem Java é considerada oficial para o desenvolvimento do Android, o que a torna um conhecimento primordial para o trabalho dos desenvolvedores Android.

Além disso, muitas empresas e organizações preferem o Java, pois é uma linguagem escalável que oferece agilidade aos desenvolvedores para o desenvolvimento rápido e gratuito de aplicativos. Além disso, o Java possui uma comunidade ampla e ativa de desenvolvedores.

Android SDK  

O Android SDK ou Kit de Desenvolvimento de Software para Android é um pacote com diversas ferramentas utilizadas pelos desenvolvedores Android para construir aplicativos, incluindo componentes como o SDK Tools, Build Tools e o Platform Tools .

Para ilustrar, o Android SDK inclui projetos de exemplo com código-fonte, ferramentas de desenvolvimento, emuladores e bibliotecas necessárias para criar os aplicativos Android. Por certo, o conhecimento dessas ferramentas é fundamental para um profissional nessa área de desenvolvimento.

Android Studio

Android Studio é um ambiente de desenvolvimento integrado para desenvolver aplicativos Android.

Android Studio fornece uma interface gráfica que permite aos desenvolvedores executar tarefas de desenvolvimento mais rapidamente. Por isso, o entendimento e experiência de trabalho dessa ferramenta é fundamental para um profissional da área.

APIs  

O desenvolvedor Android precisa ter entendimento de APIs para criar aplicativos de alta tecnologia. A sigla API refere-se ao termo em inglês Application Programming Interface, em português Interface de Programação de Aplicativos.

O Google Maps é um dos principais exemplos de APIs. Por meio de seu código original, muitos sites e aplicações utilizam os dados do Google Maps adaptados em suas aplicações. Para avaliar se o candidato é competente nessa área, teste seu conhecimento de APIs XML / SOAP e JSON / REST.

Kotlin

Outra habilidade interessante é o conhecimento em Kotlin, uma linguagem simples e segura para o desenvolvimento completo de aplicativos Android.

Kotlin é uma linguagem reconhecida pelo Google que pode ser usada como uma alternativa ao Java. Além disso, oferece recursos interessantes e proporciona novas possibilidades de criação ao desenvolvedor Android que ainda não são possíveis em Java. 

Bibliotecas

É necessário para o desenvolvedor Android ter conhecimento das bibliotecas: Retrofit, Dagger, Koin, Kodein, Android Architecture Components e AndroidX.

Programação Assíncrona

Entendimento sobre programação assíncrona e tratamento de erros em cenários de falta de internet, erro do servidor, indisponibilidade do serviço etc.

Arquiteturas   

É importante ter conhecimento de padrões de arquitetura como MVVM, MVP, pois são as arquiteturas mais adotadas para o desenvolvimento de aplicativos Android.

5 perguntas para avaliar as hard skills

  1. Quais são as vantagens do sistema operacional Android?
  2. Quais são os componentes necessários de um novo projeto Android?
  3. Você poderia explicar resumidamente o que é “Atividades” / “Serviços”?
  4. Quais são as intenções implícitas e explícitas?
  5. Quais ferramentas são usadas para depuração na plataforma Android?

5 Soft skills essenciais do desenvolvedor Android

  1. Comunicação: o desenvolvedor Android precisa ter uma boa comunicação para expressar suas ideias e propor soluções técnicas sobre o projeto.

  2. Tomada de decisão: essa habilidade é fundamental para o desenvolvedor conseguir indicar um caminho ou propor soluções assertivas para problemas que poderão surgir durante o desenvolvimento do projeto.

  3. Trabalho em equipe: a capacidade de cooperação e trabalho em equipe é essencial para esse desenvolvedor, pois uma equipe integrada poderá entregar os melhores resultados.

  4. Motivação: uma qualidade essencial para este profissional é a motivação por criar algo inovador. Desta forma, também poderá motivar outras pessoas da equipe.

  5. Aprendizagem: o desenvolvedor Android precisa sempre se atualizar com as novas tecnologias do mercado.

Lembre-se, antes de contratar desenvolvedor Android, é essencial avaliar as soft skills dos candidatos para identificar quais as habilidades comportamentais estão em sintonia com a empresa.

Revelo: sua plataforma de recrutamento online

Segundo pesquisa da Revelo das 10 habilidades de tecnologia mais buscadas em 2020, a carreira de desenvolvedor Android está entre as mais procurada pelas empresas.

Se você quer contratar desenvolvedor Android qualificado, na Revelo você encontra o profissional ideal. Além disso, com a opção Revelo Remoto, sua empresa pode realizar o processo seletivo de forma totalmente digital.

Outra opção para realizar o recrutamento de desenvolvedores em tempo recorde é o Revelo Network. Ao contratar este serviço, você contará com a consultoria exclusiva de um de nossos recrutadores para encontrar os melhores talentos para sua empresa.

Dessa forma, agilizamos o processo de seleção e, em até 10 dias indicamos os candidatos ideais para sua análise e decisão. Experimente!

Related Posts