Contratar desenvolvedor: saiba como avaliar as soft skills

0
Share

Saiba quais são as soft skill mais valorizadas e como avaliar essas habilidades comportamentais para contratar o desenvolvedor ideal para sua empresa. Confira!

Apesar do trabalho altamente técnico dos profissionais de TI, ao contratar um desenvolvedor é essencial avaliar as soft skills do candidato. Afinal, a função requer habilidades interpessoais e emocionais para lidar com os projetos, prazos e pessoas.

Quer saber quais são as soft skill mais valorizadas nos desenvolvedores e como avaliar  essas habilidades no processo seletivo? Confira a seguir!

Soft skills mais valorizadas nos desenvolvedores

Antes de saber como identificar as habilidades comportamentais no recrutamento de desenvolvedores, confira quais são as soft skills mais valorizadas:

  1. Comunicação: nessa profissão é essencial se fazer entender com clareza, tanto na comunicação com a equipe, quanto com o cliente ou colegas de fora da área de TI. A comunicação escrita também é essencial, pois muitas conversas são por e-mails e chats.

  2. Aprendizado contínuo: nessa área é fundamental se atualizar para ter novas ideias, criar soluções inovadoras e resolver problemas críticos nos projetos, já que as tecnologias mudam constantemente. As Comunidades Online são uma ótima fonte de conhecimento, assim como, os cursos online e as plataformas de desenvolvimento.

  3. Organização: para o desenvolvedor é muito importante ter um bom gerenciamento de tempo, saber priorizar as tarefas e cumprir prazos. Ser organizado significa também escrever um código limpo e intuitivo, e que os outros desenvolvedores possam compreender facilmente. 

  4. Trabalho em equipe: para trabalhar bem numa equipe de TI é preciso saber ouvir diferentes opiniões, respeitar as diferenças e integrar esforços para realizar as entregas dentro do prazo e resolver problemas críticos sob pressão.

  5. Resiliência: significa aceitar as mudanças sem grandes traumas e reclamações. Uma habilidade essencial nessa área, pois os projetos podem mudar com frequência, por vontade dos clientes ou por questões técnicas, muitas vezes gerando retrabalho.

  6. Flexibilidade: quando o desenvolvedor consegue se adaptar às mudanças com rapidez e está sempre aberto às novas ideias, conseguindo lidar bem com as crises e desafios. 

  7. Trabalhar sob pressão: essa habilidade é fundamental para os desenvolvedores, pois lidar de maneira eficiente com a pressão no trabalho é a única forma de se manter produtivo, eficiente e focado nas entregas.

  8. Liderança: quando o candidato possui a capacidade de conduzir uma equipe de TI com sucesso, motivando os colaboradores para que se integrem e evoluam juntos. Além de ter uma boa visão para negócios e sobre as tendências do mercado.

Leia também:
Contratar desenvolvedores: confira os erros mais comuns nesse processo

Como avaliar as soft skills dos desenvolvedores

É importante saber que as soft skills podem impactar as empresas e equipes de TI, inclusive na produtividade. Por isso, é fundamental estabelecer um processo de recrutamento que considere todas essas habilidades comportamentais antes de contratar um desenvolvedor.

Para identificar as características comportamentais necessárias nos desenvolvedores, uma dica é observar os colaboradores da atual equipe de TI. Com um olhar criterioso, é possível adicionar ao job description as soft skills que são requeridas pela função.

Dessa forma, os recrutadores demonstram para os candidatos interessados na vaga que a contratação não está condicionada apenas às habilidades técnicas, como também ter uma boa comunicação, trabalhar em equipe, ter resiliência, etc.

Saiba como identificar as softs skills na entrevista

A entrevista é o momento ideal para identificar nos candidatos à vaga de desenvolvedor, quais softs skills estão mais desenvolvidas em cada profissional.

Neste momento, é recomendado questionar os candidatos sobre alguns momentos de sua trajetória profissional. Com certeza, essas perguntas ajudam a identificar as habilidades comportamentais mais desenvolvidas.

Confira algumas sugestões de perguntas:

  1. Como você lida com situações de conflitos no ambiente de trabalho?
  2. Fale sobre uma situação no qual precisou ser flexível no trabalho?
  3. Você costuma pedir ajuda para os colegas de equipe?
  4. Como você lida com a situação de pressão no trabalho?
  5. Comente sobre como você enfrentou um problema pessoal durante o expediente.

Veja como a empresa Zup Innovation considera as soft skills

A Zup Innovation é uma empresa que trabalha com tecnologia de ponta e sempre procura os melhores desenvolvedores para integrar suas equipes. 

Um dos pilares de cultura da empresa é o termo “Somos Nerds”, pois a empresa busca por pessoas que estejam conectadas com as novidades e sejam fanáticas por novos conhecimentos.

“Vale de tudo, desde estudar através de documentações técnicas, leituras, acompanhar personalidades importantes na comunidade ou até fazer cursos em plataformas digitais, mas o importante é se manter atualizado e colocar em prática esses novos aprendizados“, conta William Pacheco Andrade, Tech Talent Hacker na Zup Innovation.

Na visão de William Pacheco, “Quem escolheu trabalhar com tecnologia sabe que precisa se reciclar constantemente e, mesmo que no atual trabalho não tenha espaço para implementar os novos conhecimentos, é importante fazer projetos pessoais e registrá-los no Github, pode ser um grande diferencial, principalmente no filtro inicial do processo seletivo”.

Revelo: a sua plataforma de recrutamento

Agora que você já sabe a importância de avaliar as soft skills dos desenvolvedores. Basta escolher uma plataforma de recrutamento eficaz para buscar os candidatos com as habilidades comportamentais em sintonia com sua empresa.

No marketplace de talentos Revelo, você pode contratar desenvolvedor de acordo as habilidades desejadas. Com a opção Revelo Remoto, o processo seletivo pode ser feito totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Além disso, para agilizar o processo seletivo, você pode contratar o Revelo Prime, uma consultoria exclusiva realizada por um de nossos recrutadores. Dessa forma, agilizamos o processo seletivo e, em até 10 dias indicamos os candidatos ideais para sua análise.

Faça seu cadastro e veja uma demonstração da nossa plataforma. Em seguida, um de nossos consultores entrará em contato com você. Experimente!







Related Posts