Contratar Desenvolvedores: Guia completo para empresas

contratar desenvolvedor

Acesse o Guia Completo para Contratar Desenvolvedores e encontre todas as informações que você precisa para contratar profissionais talentosos para sua empresa.

Cada vez mais empresas de diversos segmentos precisam contratar desenvolvedores para promover seu crescimento e a transformação digital. Nesse contexto, a procura por desenvolvedores tornou-se altamente competitiva e desafiadora.

Além disso, é normal ficar em dúvida no momento de definir qual é o perfil do candidato ideal. Pois, depende de fatores como os requisitos do projeto, o tipo de negócio e o conjunto de tecnologias utilizadas na empresa.

Por isso, explicamos a seguir sobre as diferentes especializações dos desenvolvedores, por qual parte do site, aplicativo ou software são responsáveis ​​e quais são suas habilidades tecnológicas.

Confira no Guia Completo para Contratar Desenvolvedor uma seleção de artigos relacionados ao tema e comece agora mesmo a sua busca pelo profissional ideal para sua empresa!

1. Back-End, Front-End, Full-Stack: entenda as carreiras de desenvolvedor

O mercado de trabalho para desenvolvedores é muito amplo, no entanto, trabalhar com programação não é uma tarefa fácil. Entender as particularidades entre cada uma das áreas é crucial para que você possa montar um time de sucesso.

Neste artigo, você vai entender a fundo como funcionam as carreiras de desenvolvedor de sistemas back-end, front-end e full stack. Apresentamos ainda, as habilidades técnicas necessárias e as linguagens mais requeridas  para cada uma das áreas. 

2. Front-End, Back-End e Full- Stack: saiba qual desenvolvedor contratar

Com um foco mais técnico neste artigo a ideia é entender quais os requisitos técnicos de cada uma destas carreiras. Isso ajuda a entender quais profissionais contratar e para quais funções. 

3. Por que é tão desafiador contratar um desenvolvedor?

Mesmo com seus altos e baixos, a área de tecnologia continua  em pleno crescimento e neste cenário contratar um desenvolvedor é fundamental para o futuro de muitas empresas. Sendo assim, neste artigo te explicaremos quais os desafios de contratar um desenvolvedor e dicas de como evitar ou mesmo ultrapassar eles.

4. Qual a diferença entre desenvolvedor e programador?

Você sabe qual a diferença entre desenvolvedor e programador? Não?! Então para tudo e leia este artigo, pois essa dúvida muito comum, pode ser essencial para deixar sua busca por profissionais ainda mais assertiva, já que diz muito sobre escopo de trabalho, conhecimento e habilidades que cada um tem.  

5. Desenvolvedor júnior, pleno e sênior: saiba qual nível contratar
Nós sabemos que a demanda por profissionais plenos e seniores na área de tech é muito alta. Isso se dá muitas vezes às demandas e prazos de entrega que as áreas de produtos e tecnologia de uma empresa precisam. Porém, nem sempre um profissional mais sênior é a solução. Você sabe qual o momento certo de contratar desenvolvedores júnior, pleno e sênior e a diferença entre eles? Descubra qual nível contratar neste artigo. 

6. Desenvolvedores: saiba como atrair e reter esses profissionais

Ok, agora você já sabe tudo o que precisa para contratar desenvolvedores e com certeza já tem a sua vaga de tech 100% definida e desenhada. Portanto vamos a parte prática: 

Confira 10 dicas para atrair e reter desenvolvedores na sua empresa e descubra como recrutar novos talentos em menos tempo. 

7. Entrevista com desenvolvedor: saiba o que perguntar antes de contratar

Agora que você deu início ao seu processo seletivo com desenvolvedores, aposto que você está com dúvidas  sobre o que perguntar na entrevista com desenvolvedor? Por isso montamos esse artigo com as 12 perguntas essenciais e quais são as respostas indicadas para os candidatos.

8. Contratar desenvolvedor: saiba como avaliar as soft skills

Saiba quais são as soft skill mais valorizadas e como avaliar essas habilidades comportamentais para contratar o desenvolvedor ideal para sua empresa. 

9. Contratar desenvolvedor de aplicativos: saiba como ter sucesso

Você sabia que hoje existem tecnologias e aplicativos que podem acelerar e tornar mais assertivas suas contratações. Principalmente com foco em tecnologia? Pensando nisso, trouxemos neste artigo uma explicação do são essas tecnologias, principalmente a tecnologia da Revelo. Confere!

10. Contratar desenvolvedor: confira os erros mais comuns nesse processo

Você já tem toda tecnologia ao seu alcance um overview do que é necessário para contratar um desenvolvedor, porém ainda está com medo de estar fazendo algo de errado? Pois confere aqui a lista de quais os erros mais comuns cometidos na contratação destes profissionais e como evitar! 

11. Entenda a importância da diversidade ao contratar desenvolvedor

Uma forma de deixar seu processo ainda mais completo é ser inclusivo e trabalhar a diversidade ao contratar desenvolvedor. Essa ação promove o crescimento da sua empresa, além de reter e atrair os melhores talentos. 

12. Onboarding para desenvolvedores: saiba como realizar com sucesso

Agora que você já contratou o profissional ideal para sua área tech chegou a hora de fazer a integração dele. Para isso, realizar um onboarding eficiente pode ser o diferencial para reter esse profissional por muito mais tempo. Por isso, confira as dicas da Revelo e faça essa integração acontecer de forma efetiva na sua empresa!

13. Desenvolvedores em home office: como mantê-los produtivos

Muitas empresas têm preocupação com o home office, mesmo que, conforme a pesquisa realizada pela Revelo em 2020, tenha mostrado que 78% dos desenvolvedores considera mudar de trabalho caso tenha que voltar ao presencial.
Dentre as maiores preocupações das empresas está em relação a produtividade deste profissional dentro deste cenário. Por isso, selecionamos algumas dicas para manter a produtividade dos
desenvolvedores no home office e continuar com o modelo Remoto. 

Bom, agora que você já tem overview sobre o perfil dos desenvolvedores, bem como atrair, contratar e reter eles, que tal se aprofundar um pouco mais nos tipos de Desenvolvedores existentes no mercado? 


Confira abaixo a lista de artigos que temos que vão ajudar a virar um expert em desenvolvedores e com isso poder identificar os melhores perfis para sua empresa. 

14. Desenvolvedor Back-End: saiba como contratar o talento ideal

Precisa do seu software funcionando então confere tudo sobre quem é responsável por isso. Saiba como contratar Desenvolvedores Back-End.

15. Desenvolvedor Front-End: saiba como acertar na contratação

Precisa de um desenvolvedor que é fundamental na área de TI e que será o responsável por construir a interface de softwares, sites e aplicativos e, principalmente, fornecer uma boa experiência para o usuário? Então você precisa de um desenvolvedor Front-End.Confira as principais habilidades desse profissional, e como definir o perfil do candidato para buscar o talento ideal.

16. Contratar Desenvolvedor Full-Stack: saiba como

Se o foco é um profissional mais multidisciplinar você precisa conhecer o desenvolvedor  Full-Stack. Um perfil que tem crescido bastante nos últimos tempos. Por isso, confira as principais habilidades desse profissional, e como definir o perfil do candidato para buscar o talento ideal para sua empresa.

17. Desenvolvedor WordPress: confira 10 vantagens em contratar

Quer um desenvolvedor com conhecimentos de um dos CMS mais conhecidos do mercado? Confira 10 vantagens em contratar desenvolvedor WordPress para sua equipe de tecnologia e encontre o profissional ideal.

18. Desenvolvedor Python: tudo o que você precisa saber antes de contratar

Contratar desenvolvedor Python pode ser uma ótima escolha para sua empresa alcançar o próximo nível em tecnologia. Saiba como contratar o talento ideal.

19. Contratar desenvolvedor JavaScript: saiba recrutar o talento ideal

Uma das linguagens mais procuradas do mercado, o Javascript está entre as linguagens queridinhas das empresas. Está planejando contratar desenvolvedor JavaScript, mas está em dúvidas por onde começar? Confira as dicas e encontre o talento ideal para sua empresa.

20. Saiba como contratar desenvolvedor SQL qualificado

O banco de dados é uma peça fundamental para as empresas realizarem desde a gestão de dados e informações, até a gestão de conteúdos do site. Para isso, a linguagem SQL é a preferida dos desenvolvedores, pois ela interage com a maioria dos sistemas.Está precisando contratar desenvolvedor SQL qualificado? Siga as dicas e contrate o talento ideal para sua empresa. 

21. Contratar desenvolvedor PHP Laravel: saiba como selecionar o talento ideal

Se seu foco é um desenvolvedor PHP para execução dos seus projetos? Então confere as dicas da Revelo e contrate o talento ideal para sua empresa. 

22. Contratar desenvolvedor Android: saiba como ter sucesso

O desenvolvimento de aplicativos continua sendo um dos principais produtos digitais criados pelas empresas para oferecer facilidades aos usuários e, ao mesmo tempo, atrair atenção para os produtos e serviços da marca.

Nesse contexto, contratar desenvolvedores Android tornou-se uma necessidade de muitas empresas e startups com projetos inovadores. Afinal, o Android é o sistema operacional para criação de aplicativos mais popular do mundo. 

Por isso veja nossas dicas de como recrutar um desenvolvedor Android qualificado para sua equipe de tecnologia 

23. Desenvolvedor Kotlin: confira as habilidades, funções e salário

Sendo uma linguagem de programação que tem ficado muito popular nos últimos tempos graças a sua aceitação pela comunidade de Android. Trazendo polêmicas de se ela vai substituir alguma linguagem, encontrar profissionais que a conheçam pode ser um desafio. Precisa de desenvolvedores Kotlin? Saiba como contratar com as dicas do nosso artigo

24. Desenvolvedor iOS: saiba como contratar com sucesso

Ainda dentro do mobile temos o concorrente direto do Android, IOS é a linguagem de programação usada para desenvolvimento de aplicativos. Por isso, se você precisa de um profissional que saiba esta linguagem, confira quais são as habilidades desejáveis, atribuições e salário para contratar o desenvolvedor iOS ideal.

25. Desenvolvedor de aplicativos híbridos: habilidades, atribuições e salário

Atualmente, muitas empresas e startups estão optando por criar aplicativos híbridos que funcionam perfeitamente nos smartphones iOS e Android. Dessa forma, é possível reduzir custos e ganhar agilidade no desenvolvimento de aplicativos excelentes. Por isso contratar o profissional ideal é super importante. Conheça as principais habilidades, atribuições e salário do desenvolvedor de aplicativos híbridos 

26. Engenheiro de Confiabilidade de Site (SRE): entenda sua função e importância na empresa

A contratação de um especialista em SRE é vital para a empresa mitigar riscos e garantir operações estáveis com foco no crescimento.

No entanto, um desafio constante para os gestores de tecnologia e recrutadores é determinar quais habilidades e competências tornam um Engenheiro de Confiabilidade de Site qualificado para cuidar da agilidade e da confiabilidade das operações.

Por isso neste artigo te apresentamos mais sobre as habilidades e importância do trabalho do Engenheiro de Confiabilidade de Site (SRE) e contrate o profissional ideal para sua empresa.

27. Desenvolvedor de software: competências, atribuições e salário

Atualmente, empresas de diversos segmentos precisam contratar desenvolvedores de software para promover seu crescimento e a transformação digital.

Afinal, os softwares fazem parte da nossa rotina, usamos no celular, no computador e em outros dispositivos para as mais variadas tarefas

Confira quais são as competências, atribuições e salário dos desenvolvedores de softwares e contrate o talento ideal para sua empresa.

Bom, agora que você já sabe mais a fundo sobre alguns dos principais desenvolvedores existentes no mercado, queremos te dar um overview sobre senioridade e porque uma boa opção, dependendo do seu projeto, contratar profissionais de tecnologia juniores então confere nosso último artigo deste guia completo sobre.

28. Desenvolvedor Júnior: confira 10 vantagens em contratar
Descubra 10 vantagens em contratar desenvolvedor júnior e invista neste profissional.

Revelo: sua plataforma de recrutamento online

Você está procurando por profissionais de tecnologia para sua empresa?!

Então conheça a Revelo, a maior plataforma tech no setor de captação, contratação e gerenciamento de profissionais de carreiras de tecnologia da América Latina.

Possuímos produtos que atendem empresas nacionais e internacionais por meio de um modelo único de serviço, onde desenvolvedores de software que estão à procura de seu primeiro emprego e talentos seniores que desejam dar o próximo passo na carreira se cadastram na plataforma, são previamente validados tecnicamente por meio de uma inteligência artificial e ficam disponíveis para as empresas que, graças a filtros simples como habilidades, senioridade, diversidade e afins, podem rapidamente selecionar os melhores profissionais do mercado para iniciar seus processos seletivos. 

Desta forma oferecemos processos em até 14 dias, 95% mais assertivos e 100% humanizados!

Psiu, você está procurando por novos profissionais para sua empresa? 

Conte com o marketplace de talentos Revelo!

Aqui  você encontra profissionais de diversas áreas, de forma ágil e humanizada.

Cadastre-se na Revelo e descubra o match perfeito entre empresas incríveis e os melhores talentos. como reduzir em até 70% o tempo de contratação e encontrar talentos excepcionais para a sua empresa

scroll to top