Saiba como contratar desenvolvedores qualificados com agilidade

Veja as dicas de recrutamento tech da Revelo e saiba como contratar desenvolvedores qualificados com agilidade. Confira a seguir!

O mercado de trabalho de TI é um dos que mais crescem no Brasil e a perspectiva é que continue em expansão. Nesse cenário, as empresas precisam se destacar com recrutamentos eficazes para contratar desenvolvedores qualificados.

Afinal, os engenheiros, desenvolvedores, programadores e DevOps fazem parte do grupo de profissionais mais requisitados do mercado. Nesse sentido, para atrair esses profissionais é preciso investir em uma estratégia de recrutamento tech diferenciada.

Afinal, os profissionais de tecnologia sabem do seu valor no mercado e estão em busca das melhores oportunidades, já que se encontram em posição de destaque.

Por isso, se você está recrutando desenvolvedores, confira os principais desafios e descubra como contratar profissionais qualificados na plataforma tech Revelo:

  1. Os principais desafios para contratar desenvolvedores;
  2. Onde contratar desenvolvedores qualificados;
  3. Passo a passo: como contratar desenvolvedores;
  4. Plataforma online para contratar desenvolvedores.

1. Os principais desafios para contratar desenvolvedores

Na hora de contratar profissionais de tecnologia, a demanda continua sendo maior que a oferta. Prova disso, é que todo ano os desenvolvedores estão na lista das profissões em alta, mas a escassez de talentos ainda dificulta a contratação desses profissionais.

Por isso, vamos entender a seguir os principais desafios para contratar desenvolvedores qualificados. Confira!

Escassez de competências

De acordo com o relatório Currents: a quarterly report on developer trends in the cloud da Digital Ocean, a escassez de desenvolvedores com as competências necessárias é o desafio número um dos recrutadores.

Para 39% dos executivos de TI entrevistados, faltam profissionais com as habilidades técnicas essenciais e experiência nas tecnologias requeridas.

Além disso, com o crescimento acelerado do mercado de TI, parece não haver profissionais suficientes para atender às exigências em constante evolução.

Falta de educação formal na área

A segunda reclamação mais comum na pesquisa da Digital Ocean é a falta de educação formal na área de desenvolvimento de softwares. Para os recrutadores, não é fácil avaliar a formação dos candidatos quando o aprendizado não é tão padronizado.

Já que, atualmente, a maioria dos profissionais de tecnologia recorrem aos chamados Bootcamps, que são programas de ensino intensivo em curto e médio prazo. Enquanto, somente uma parte desses profissionais são graduados em cursos como da Ciência da Computação.

Altos salários

Com a escassez de desenvolvedores, a tendência é que os salários desses profissionais aumentem cada vez mais.

No Brasil, por exemplo, os desenvolvedores full-stack disponíveis no mercado são raros, e as remunerações médias dificultam ainda mais o trabalho dos recrutadores na busca por profissionais qualificados.

Guerra por talentos acirrada

De fato, a guerra por talentos de TI é acirrada no mercado de trabalho. Prova disso, é que as empresas não medem esforços para atrair esses profissionais, mesmo que tenham que fazer propostas agressivas.

Não à toa, todos no mercado conhecem a prática de “roubar” profissionais, que consiste em sondar e captar desenvolvedores de outras empresas a qualquer custo.

Dificuldade de avaliação

Os profissionais de tecnologia exigem um processo seletivo diferenciado, e não podem ser contratados da mesma forma que para outras posições.

Nas equipes de RH, é comum a dúvida sobre como avaliar competências específicas dos desenvolvedores, especialmente em relação a linguagens de programação e estruturação dos códigos.

Essa dificuldade é compreensível, pois as habilidades tecnológicas são muito específicas e se afastam das áreas de conhecimento geral.

Logo, é imprescindível contar com o apoio da área de TI da empresa para conduzir o recrutamento e seleção dos desenvolvedores.

2. Onde contratar desenvolvedores qualificados

Como você já deve ter imaginado, os desenvolvedores de software não estão onde as empresas costumam procurar candidatos.

Na verdade, eles não costumam nem mesmo ser candidatos, pois a maioria não está procurando emprego ativamente – embora estejam abertos a receber propostas.

Além disso, muitas empresas se decepcionam ao abrir vagas para desenvolvedores em sites de empregos tradicionais, pois não recebem as candidaturas que esperavam.

Por isso, é preciso ir além dos meios convencionais e aprofundar na busca por esses profissionais com o uso de plataformas de recrutamento, aliadas às estratégias de RH.

3. Passo a passo: como contratar desenvolvedores

Agora que você já entendeu os principais desafios desse segmento, está na hora de aprender como contratar desenvolvedor da forma mais assertiva possível.

Confira a seguir o guia completo!

1. Encontre desenvolvedores qualificados online

Já falamos bastante sobre os lugares onde os desenvolvedores não estão, então seguem algumas dicas para encontrar seus esconderijos.

Em redes sociais de negócios como LinkedIn, é possível buscar por desenvolvedores a partir de competências-chave, locais e outras informações presentes no filtro.

Já os fóruns de discussão como o Github, reúnem milhares de desenvolvedores que compartilham projetos de código aberto. Enquanto plataformas como Quora, também concentram profissionais da área que compartilham conhecimentos e networking.

Nas plataformas de recrutamento os desenvolvedores também estão sempre presentes. Afinal, todo o processo seletivo pode ser feito online, desde o cadastro do currículo, contatos para entrevistas e até a assinatura do contrato, tudo de forma ágil.

2. Prepare um processo seletivo ágil

Como já mencionamos, os desenvolvedores não têm tempo a perder com processos seletivos lentos e burocráticos. Por isso, você precisa agilizar as etapas de seleção, começando por uma descrição de vaga assertiva, seguida de uma triagem eficiente.

Além disso, também é importante não estender desnecessariamente os testes técnicos ou submeter o candidato a avaliações exaustivas.

Ou seja, é recomendado procurar maneiras mais ágeis e eficientes de testar as competências técnicas dos desenvolvedores. Afinal, para se destacar entre as centenas de propostas, é preciso começar com uma experiência do candidato memorável.

3. Faça o primeiro contato online (e rápido)

O primeiro bate-papo com o desenvolvedor pode ser feito online nas plataformas de recrutamento, no Skype ou Hangouts. Considerando que o candidato já deve estar acostumado com os canais online e certamente vai gostar da praticidade.

Em geral, 15 minutos são suficientes para decidir se o candidato é adequado para a vaga e prosseguir com o processo, poupando tempo e esforços de ambos os lados. Vale lembrar que esse primeiro contato também precisa ser feito quanto antes.

Além disso, quanto mais rápida for essa fase, mais chances você tem de conversar com mais candidatos e ampliar o leque de opções.

4. Faça da entrevista uma conversa

As técnicas clássicas de entrevistas presenciais podem não ser muito úteis para desenvolvedores, especialmente clichês como “diga seus pontos fortes e fracos”.

Ao invés de fazer perguntas genéricas, converse com o candidato sobre os projetos desenvolvidos, desafios enfrentados e momentos mais importantes da carreira.

Nesse momento, o foco deve ser avaliar a capacidade do desenvolvedor em encontrar soluções rápidas e pensar de forma analítica.

Para ajudá-lo, selecionamos 12 perguntas para fazer na entrevista com desenvolvedor.

5. Avalie as soft skills durante a entrevista

Apesar do trabalho altamente técnico dos desenvolvedores, é essencial avaliar as soft skills dos candidatos. Afinal, a função requer habilidades interpessoais e emocionais para lidar com os projetos, prazos e pessoas.

Algumas das soft skills mais valorizadas nos desenvolvedores são: boa comunicação, aprendizado contínuo, organização, resiliência, entre outras.

A entrevista também é o momento ideal para identificar quais softs skills estão mais desenvolvidas em cada profissional. É recomendado questionar sobre alguns momentos de sua trajetória profissional.

Com certeza, as perguntas certas ajudam a identificar as habilidades comportamentais mais desenvolvidas em cada candidato e quais delas estão em sintonia com a cultura da empresa. Confira aqui 5 perguntas para analisar as soft-skills dos candidatos.

6. Apresente a cultura da empresa para o candidato

Como qualquer outro profissional, o desenvolvedor deseja trabalhar para uma empresa de propósito, que tenha valores compatíveis e ofereça oportunidades de desenvolvimento.

Por isso, você deve criar uma apresentação interessante, detalhando os possíveis caminhos para a carreira do desenvolvedor e os benefícios em trabalhar na empresa.

Além disso, tenha em mente que você precisa oferecer mais do que salário, embora uma remuneração compatível seja imprescindível.

Enquanto outras empresas estão focando no dinheiro, você pode se destacar com a cultura de inovação, ambiente de trabalho diferenciado e gestão de pessoas inovadora.

7. Ofereça liberdade e flexibilidade

Depois das compensações e oportunidades de carreira, o que os desenvolvedores mais desejam é a liberdade para explorar sua criatividade e flexibilidade no trabalho.

Se você demonstrar que há espaço para uso de outras tecnologias e implementação de novas ideias, terá muito mais chances de conquistar um desenvolvedor visionário.

Às vezes, os desenvolvedores escolhem empresas que priorizam um modo de trabalho mais livre em detrimento de organizações mais renomadas, pois não querem que a burocracia e hierarquia atrapalhem sua atuação.

Ademais, a possibilidade de trabalhar remotamente é altamente valorizada por esses profissionais, que buscam rotinas mais flexíveis e empresas que se preocupem com sua produtividade.

7. Não deixe a proposta para depois

Considerando que o desenvolvedor pode estar envolvido em vários processos seletivos ao mesmo tempo, a velocidade da proposta é decisiva.

Ao final da entrevista, procure adiantar detalhes como adequação do salário e função às expectativas do candidato, preparando o terreno para uma proposta logo em seguida.

Vale perguntar se o candidato gostaria de conversar com o gestor da área ou conhecer algum processo antes de avaliar a oferta, para garantir que não restem dúvidas.

Por fim, se o profissional recusar a oferta, não hesite em entender os motivos para buscar superar os obstáculos apresentados e ter sucesso nas seleções futuras.

Você está procurando por profissionais de tecnologia para sua empresa?!

Então conheça a Revelo, a maior plataforma tech no setor de captação, contratação e gerenciamento de profissionais de carreiras de tecnologia da América Latina.

Possuímos produtos que atendem empresas nacionais e internacionais por meio de um modelo único de serviço, onde desenvolvedores de software que estão à procura de seu primeiro emprego e talentos seniores que desejam dar o próximo passo na carreira se cadastram na plataforma, são previamente validados tecnicamente por meio de uma inteligência artificial e ficam disponíveis para as empresas que, graças a filtros simples como habilidades, senioridade, diversidade e afins, podem rapidamente selecionar os melhores profissionais do mercado para iniciar seus processos seletivos. 

Desta forma oferecemos processos em até 14 dias, 95% mais assertivos e 100% humanizados!

Psiu, você está procurando por novos profissionais para sua empresa? 

Conte com o marketplace de talentos Revelo!

Aqui  você encontra profissionais de diversas áreas, de forma ágil e humanizada.

Cadastre-se na Revelo e descubra o match perfeito entre empresas incríveis e os melhores talentos. como reduzir em até 70% o tempo de contratação e encontrar talentos excepcionais para a sua empresa

4. Plataforma tech para contratar desenvolvedores

Sem dúvida, nesse segmento é preciso reinventar todo o processo de recrutamento e seleção, buscar candidatos em lugares pouco óbvios, além de articular uma abordagem exclusiva para os desenvolvedores.

E claro, fazer tudo isso muito mais rápido do que de costume, correndo contra o tempo para captar talentos disputados. Entretanto, se este processo está parecendo muito trabalhoso, saiba que já existem soluções para ajudar você nessa missão.

Afinal, a tecnologia vem revolucionando o RH e automatizando tarefas para acelerar os processos seletivos, além de facilitar a gestão de pessoas e diminuir a burocracia.

Então, já imaginou se você pudesse contar com uma plataforma de recrutamento tech que reúna desenvolvedores qualificados, pré-selecionados e aprovados em testes técnicos criteriosos?

E se, ainda por cima, você pudesse gerenciar o processo seletivo nessa mesma plataforma? Tudo isso já é realidade com a plataforma de recrutamento Revelo, que conecta os talentos ideais às empresas mais inovadoras.

Revelo: sua plataforma de recrutamento tech

Agora que você já sabe como contratar desenvolvedores, basta começar a usar o marketplace de talentos Revelo, aqui você pode buscar desenvolvedores qualificados através de filtros como: experiência, competências, formação e disponibilidade.

Nesse processo, a plataforma avalia o currículo e a experiência de cada candidato. Em seguida, poderá aplicar testes técnicos, garantindo a qualificação dos profissionais de tecnologia antes do primeiro contato.

Dessa forma, é possível escolher os candidatos ideais, além de reduzir o tempo de recrutamento e seleção em até 70%, gastando muito menos do que se utilizasse uma consultoria ou headhunter.

Ganhe tempo com o serviço Revelo Prime

Outra opção para realizar o recrutamento de desenvolvedores experientes em tempo recorde é o Revelo Prime. Ao contratar este serviço, você contará com a consultoria de um de nossos recrutadores para encontrar os melhores talentos para sua empresa.

Dessa forma, agilizamos o processo seletivo e, em até 10 dias indicamos os candidatos ideais para sua análise e decisão. Experimente!

Você está procurando por profissionais de tecnologia para sua empresa?!

Então conheça a Revelo, a maior plataforma tech no setor de captação, contratação e gerenciamento de profissionais de carreiras de tecnologia da América Latina.

Possuímos produtos que atendem empresas nacionais e internacionais por meio de um modelo único de serviço, onde desenvolvedores de software que estão à procura de seu primeiro emprego e talentos seniores que desejam dar o próximo passo na carreira se cadastram na plataforma, são previamente validados tecnicamente por meio de uma inteligência artificial e ficam disponíveis para as empresas que, graças a filtros simples como habilidades, senioridade, diversidade e afins, podem rapidamente selecionar os melhores profissionais do mercado para iniciar seus processos seletivos. 

Desta forma oferecemos processos em até 14 dias, 95% mais assertivos e 100% humanizados!

Psiu, você está procurando por novos profissionais para sua empresa? 

Conte com o marketplace de talentos Revelo!

Aqui  você encontra profissionais de diversas áreas, de forma ágil e humanizada.

Cadastre-se na Revelo e descubra o match perfeito entre empresas incríveis e os melhores talentos. como reduzir em até 70% o tempo de contratação e encontrar talentos excepcionais para a sua empresa

23 Comments

  1. Wow, superb blog structure! How long have you ever been running a blog for?
    you made blogging look easy. The whole glance of your website is wonderful, let alone the content material!
    You can see similar here sklep internetowy

  2. Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?

  3. Hello there! Do you know if they make any plugins to assist with Search Engine Optimization? I’m trying
    to get my blog to rank for some targeted keywords
    but I’m not seeing very good success. If you know of any please
    share. Kudos! You can read similar article here: Najlepszy sklep

  4. UMV Lehti, joka tunnetaan myös nimellä Uusi Media Voima, on noussut esiin tarjoamalla vaihtoehtoista uutisointia ja monipuolisia näkökulmia ajankohtaisiin tapahtumiin. Sen sitoutuminen puolueettomaan uutisointiin ja faktoihin perustuvaan analyysiin on tuonut sille laajaa tunnustusta mediakentässä. UMV Lehti on myös erottunut tarjoamalla foorumin itsenäisille toimittajille ja kansalaisreporttereille, jotka haluavat osallistua uutissykliin ja tuoda esiin omia näkemyksiään. Tämä kaikki on tehnyt UMV Lehdelle merkittäväksi tekijäksi mediakentässä ja vahvistanut sen asemaa luotettavana uutislähteenä.

  5. Hi! Do you know if they make any plugins to assist with SEO?
    I’m trying to get my site to rank for some targeted keywords but I’m not
    seeing very good results. If you know of any please share.
    Thank you! I saw similar text here: Scrapebox List

  6. Howdy! Do you know if they make any plugins to help with SEO?
    I’m trying to get my site to rank for some targeted keywords but I’m not
    seeing very good success. If you know of any please share.

    Kudos! You can read similar article here: Backlink Building

  7. This is really interesting, You’re a very skilled blogger. I’ve joined your feed and look forward to seeking more of your magnificent post. Also, I’ve shared your site in my social networks!

  8. Hey! Do you know if they make any plugins to help with
    Search Engine Optimization? I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m
    not seeing very good gains. If you know of any please
    share. Thanks! You can read similar blog here: Auto Approve List

  9. Hi there to all, for the reason that I am genuinely keen of reading this website’s post to be updated on a regular basis. It carries pleasant stuff.

  10. ラブドール リアル 今後、ダッチワイフはどのように作られるのでしょうか?アイアンテック人形日本の賢明なセックス人形恋をするときに陰唇を活性化する方法なぜあなたはシリコーンのセックス人形を要求する必要があります

  11. Wow, incredible blog layout! How long have you ever been blogging for?
    you made blogging look easy. The total glance of your
    site is excellent, let alone the content! You can see similar
    here e-commerce

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

23 Comments
scroll to top