Contratar profissionais de tecnologia: saiba como se destacar nessa disputa

0
Share

Confira 8 dicas da Revelo para sair na frente na disputa para contratar profissionais de tecnologia de acordo com as necessidades da empresa!

O mercado de trabalho de tecnologia é um dos que mais crescem no mundo, e a perspectiva é que continue em expansão. Por estas razões, desenvolvedores, programadores e DevOps fazem parte do grupo de profissionais mais requisitados. 

Segundo dados da Revelo, somente nos primeiros sete meses de 2021, as contratações de profissionais de tecnologia representam 95,6% do total de admissões de 2019, ano anterior à pandemia.

Nesse cenário, contratar profissionais de tecnologia tornou-se um desafio para as empresas. Além disso, a prática do home office derrubou as barreiras geográficas, e empresas de outros países entraram na disputa que já vinha aquecida internamente.

Para ajudar você nessa busca, a Revelo selecionou 8 iniciativas para você se destacar na disputa para contratar profissionais de tecnologia! Confira a seguir!

1. Crie descrições de cargos completas

Essa é a principal garantia para atrair candidatos de tecnologia interessados na vaga. Por isso, dedique tempo para criar um modelo de descrição direto e atraente.

Caso não tenha certeza de quais informações são necessárias, busque modelos em empresas referência na área ou peça a ajuda do gestor de tecnologia.

2. Construa seu público

Em geral, os profissionais não vão se interessar pela vaga se nunca ouviram falar da empresa. Portanto, é essencial construir sua marca e seu público e existem muitas maneiras de fazer isso, principalmente, investindo no employer branding.

Por exemplo, adotar uma estratégia de marketing com conteúdos informativos sobre a área de atuação, produtos e serviços oferecidos e, claro, do ambiente de trabalho.

Afinal, quando a empresa é reconhecida pelo ambiente de trabalho e cultura, os candidatos de tecnologia tendem a aceitar a proposta de trabalho mais facilmente.

Portanto, procure mostrar publicamente em seu marketing como é trabalhar nesse time, qual é o plano de carreira da empresa e os próximos desafios.

3. Ofereça trabalho híbrido ou remoto

Umas das ações mais importantes para expandir seu grupo de candidatos de tecnologia, é oferecer a opção de trabalho híbrido ou remoto. Esta é uma questão cultural complexa, mas se sua empresa não a resolveu, poderá ficar para trás.

Com certeza, você poderá atrair mais candidatos se oferecer flexibilidade em suas práticas de trabalho. Por exemplo, os desenvolvedores costumam se interessar mais pela opção de trabalho remoto.

4. Invista na comunicação direta

A maioria dos profissionais qualificados não está procurando trabalho ativamente. Portanto, você precisa buscá-los e entrar em contato diretamente.

Idealmente, esse contato pode partir do fundador da empresa ou do gestor de tecnologia. Neste caso, o Linkedin é a melhor opção para esse primeiro contato, mas é preciso ser criativo na mensagem.

5. Planeje um processo de entrevista arrebatador

Ótimos processos se movem rapidamente, são transparentes e projetados com foco no candidato. Portanto, planeje cada etapa, inclua um teste de habilidades e analise se os valores do candidato estão em sintonia com a empresa.

Por exemplo, a Entrevista Técnicaé uma forma de contratar muito mais ágil, pois em cerca de 90 minutos é possível avaliar se o candidato está apto para a vaga.

Além disso, procure manter a comunicação com o candidato e sempre esclarecer possíveis dúvidas sobre a seleção. Desta forma, você mantém o candidato engajado no processo.

6. Elabore uma bela carta de oferta

Se você encontrou o candidato adequado para sua vaga, e ele parece interessado. Não fique esperando e envie sua oferta imediatamente. Afinal, outras empresas também podem estar interessadas nesse candidato.

Portanto, assim que o salário e benefícios estiverem definidos, envie uma proposta. Uma carta com um design elegante, que demonstra cuidado e entusiasmo, pode fazer uma grande diferença na forma como a oferta é recebida pelo candidato.

7. Peça para a equipe apoiar suas ofertas

Acabou de enviar uma oferta a um candidato incrível? Agora é hora de colocar toda a equipe para trabalhar em prol dessa contratação.

Se possível, peça aos membros da equipe que entrevistaram a pessoa para falar com eles e dizer como ficariam felizes em trabalhar com eles.

8. Ofereça um salário competitivo e benefícios

Se você não está pagando o salário médio de mercado, poderá ter dificuldades em contratar um bom profissional de tecnologia. Se você está pagando acima da média de mercado, é provável que tenha sucesso na contratação.

No entanto, pensando em atrair esse profissional para a empresa, vale a pena oferecer outros benefícios além dos habituais, alimentação, transporte e saúde. 

Atualmente, os benefícios mais valorizados são: financiamento da educação continuada, treinamentos especializados, desconto em academias e plano de carreira.

Revelo: encontre o talento ideal para sua empresa

contratar profissionais de tecnologia

No marketplace de talentos Revelo, você encontra profissionais de tecnologia de acordo com as habilidades e experiências desejadas, de forma ágil e humanizada.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, sua empresa pode realizar o processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Ganhe tempo com o Revelo Network

Outra opção para realizar o recrutamento de profissionais de tecnologia em tempo recorde é o Revelo Network. Ao contratar este serviço, você contará com a consultoria exclusiva de um de nossos recrutadores para encontrar os melhores talentos.

Dessa forma, agilizamos o processo de seleção e, em até 10 dias indicamos os candidatos ideais para sua análise e decisão. Experimente!

Related Posts