Contrato PJ: cresce para 40% o número de candidatos

contrato PJ

Levantamento da Revelo aponta que nesse período de incertezas gerado pela pandemia, os profissionais estão mais disponíveis em aceitar contratação PJ. Confira!

No primeiro trimestre de 2020, segundo dados da Revelo, apenas 7% dos profissionais tinham interesse na contratação por meio da modalidade pessoa jurídica (PJ), que é uma alternativa ao tradicional Regime CLT.

Porém, um estudo recente realizado pela Revelo, mostrou que o cenário mudou, o ano de 2020 fechou com um aumento de 40% na busca pelo regime com CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).

A pesquisa também identificou que as empresas estão publicando mais oportunidades com essa forma de contratação, principalmente nas áreas de tecnologia, design e marketing digital.

Entre 2019 e 2020, o volume percentual de contratações PJ passou de 22,06% para 31,14%. Esses dados consideram processos de recrutamento e seleção em todo Brasil.

“A contratação flexível foi uma alternativa encontrada pelas empresas para seguir com oportunidades em um momento de incertezas. Já os profissionais, para mais chances de recolocação, passaram a aceitar outros tipos de contratos, como o PJ”, comenta Patrícia Carvalho, Diretora de Experiência do Candidato e Marketing na Revelo.

Outro dado do estudo da Revelo que chama a atenção é o nível hierárquico mais buscado na modalidade PJ.

Dentre todas as especialidades e carreiras presentes na plataforma da Revelo, o profissional sênior, com sólida experiência, é o que está sendo procurado pelas empresas, 32,36%.

“Isso se dá ao fato de que muitas companhias reduziram o quadro de colaboradores e passaram a necessitar de líderes mais estratégicos para guiar suas equipes”, finaliza Patrícia Carvalho.

Vantagens e desvantagens em trabalhar com contrato PJ

Trabalhar para várias empresas

Com contrato PJ de prestação de serviço o colaborador poderá atender mais de uma empresa e receberá por projetos diferentes. Para isso, é fundamental ter um bom planejamento e gerenciamento de tempo.

O profissional PJ tem mais facilidade em trocar de projetos e empresas para as quais presta serviços. Além disso, quando o projeto terminar, nada o impede de buscar novos projetos.

Trabalho remoto

O profissional PJ pode trabalhar de qualquer lugar, por exemplo, home office, coworkings, ou até mesmo de outros países.

Flexibilidade de horários

O profissional PJ não tem a obrigação de cumprir um horário de trabalho fixo. Dependerá do acordo com a empresa, mas por lei o profissional é outra empresa prestando serviços, por isso, seu foco deve ser nas entregas dentro do prazo.

Direitos ao pagar impostos

No contrato de prestação de serviço PJ, pagar impostos proporciona ao profissional alguns benefícios. Por exemplo, aposentadoria por idade e invalidez, auxílio-doença e salário-maternidade.

Não há plano de carreira

Uma das desvantagens é que o profissional PJ não tem plano de carreira dentro de uma organização. Por isso, para aumentar os ganhos, com o passar do tempo é preciso renegociar o contrato, agregando mais valor aos serviços prestados.

Falta de benefícios

No contrato PJ, o profissional não possui diversos benefícios comuns do regime CLT. Por isso, antes de fechar o contrato é preciso considerar gastos com alimentação, deslocamento, férias e plano de saúde, por exemplo.

Além disso, o profissional PJ não tem seguro-desemprego ou contribuições ao FGTS para sacar em caso de imprevistos financeiros, como uma doença ou acidente.

Estabilidade profissional

Na modalidade de contrato PJ, a empresa contratante não é obrigada a oferecer novos contratos. A rescisão de um contrato também é menos burocrática do que a de uma contratação pela CLT.

Sendo assim, o profissional PJ deverá se preparar para altos e baixos no volume de serviços e contratos. Por isso, ter um bom planejamento financeiro, bem como, guardar uma reserva de emergência são essenciais.

Revelo: sua plataforma de recrutamento online

Está em busca de uma nova oportunidade profissional? Na Revelo você encontra oportunidades de trabalho em diversas áreas, nas modalidades CLT e PJ.

Diferentemente dos sites de vagas, em que você precisa se candidatar para demonstrar interesse, na Revelo são as empresas que procuram você.

Basta se cadastrar na plataforma, e ficar disponível para os convites de entrevistas.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, você pode participar do processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato. Experimente!

scroll to top