Prepare-se para a transformação digital com cursos de tecnologia

https://blog.revelo.com.br/25-empregos-de-tecnologia/

Veja como preparar sua carreira com cursos de tecnologia para acompanhar a transformação digital nas empresas e encontrar a oportunidade de trabalho ideal.

Transformação digital não é apenas um conceito da moda, é um assunto fundamental para empresas e profissionais de tecnologia em todo o mundo. Mas, o que realmente é transformação digital? 

Em resumo, a transformação digital significa usar a tecnologia para criar formas diferenciadas de fazer negócios, para impulsionar o crescimento da empresa em mercados novos e já existentes.

Especialistas citam a transformação digital como a construção de uma experiência melhor para clientes e colaboradores, utilizando recursos inovadores de tecnologia, um processo fundamental nesse momento do mercado de trabalho pós pandemia.

Para ilustrar, uma pesquisa realizada pela The Economist Intelligence Unit (EIU), apontou que a pandemia acelerou a transformação digital em 72% das empresas.

No Guia Semestral Mundial de Transformação Digital da IDC, os especialistas destacaram que os gastos mundiais com tecnologias e serviços que permitem a transformação digital podem atingir US $ 1,97 trilhão em 2022.

Já o Fórum Econômico Mundial sugere que o valor da transformação digital para a sociedade e a indústria pode chegar a US $ 100 trilhões em 2025.

Nesse contexto de aceleração da transformação digital, a forma como as empresas se organizam mudou, consequentemente, o modo como os colaboradores exercem suas funções também, criando novas demandas por habilidades de tecnologia.

Hoje em dia, o mercado valoriza um profissional multidisciplinar, o que significa que somente a formação inicial já não é mais suficiente. É preciso desenvolver novas habilidades, para que o colaborador seja incluído em projetos inovadores.

Por isso, selecionamos os cursos de tecnologia mais promissores do momento, para ajudar você a se preparar para a transformação digital nas empresas e, consequentemente, conquistar a oportunidade de trabalho ideal.

Confira o conteúdo que preparamos para você!

1. Python

A popularidade do Python aumentou recentemente e tornou-se a linguagem de programação preferida por diversos perfis de pessoas que desejam aprender desenvolvimento e, consequentemente, tornar-se desenvolvedor(a).

Python é a linguagem de programação mais fácil de aprender e capaz de fazer praticamente todos os tipos de projetos web. Além disso, possui uma das melhores coleções de APIs e bibliotecas para fazer a maioria das tarefas difíceis em apenas algumas linhas.

Se você deseja aprender a programar usando Python, existem muitas opções de cursos de programação. Após a formação, em pouco tempo você poderá ingressar na área de tecnologia, pois a demanda para desenvolvedores Python é muito alta no mercado.

2. Desenvolvimento de aplicativos

Outra área que atraiu muitas pessoas para a codificação é o desenvolvimento de aplicativos. Afinal, o Android do Google e o iOS da Apple realmente tornaram os aparelhos de telefone portáteis muito mais poderosos.

Para isso, tanto o Android, quanto o iOS, fornecem plataformas robustas para desenvolver aplicativos simples e de missão crítica.

Uma ótima opção é a linguagem de programação Kotlin, que pode ser usada como alternativa ao Java para desenvolvimento Android. Para os iniciantes, é considerada a mais agradável de aprender e também oferece muitas oportunidades para ingressar no mercado de TI.

Outra opção é a Swift, voltada para aplicativos iOS, essa linguagem surgiu da necessidade da Apple em trazer ao mercado uma linguagem fácil de aprender e de se utilizar.

Entre as vantagens da Swift estão a simplicidade, pois o código-fonte é simples e conciso. Outra vantagem importante são os recursos inspirados em linguagens mais modernas, como Ruby e JavaScript.

Sobretudo, a Swift foi criada para dar ainda mais liberdade para os programadores. Sendo ideal para desenvolvedores iniciantes que desejam ingressar no promissor mercado de desenvolvimento de aplicativos da Apple.

3. Java

Java é uma das linguagens de programação mais populares, sendo muito utilizada para desenvolver aplicativos de missão crítica. Afinal, é capaz de rodar em qualquer sistema operacional, desde sistemas mobile como Android e iOS, até plataformas desktop como Linux, macOS e Windows.

Por isso, o Java está presente em muitos dispositivos, como nos smartphones em aplicativos Android. Além disso, é muito usada na criação de portais de notícias, portais bancários e aplicativos da web, por exemplo, para reserva de passagens.

Sem dúvida, Java é uma excelente escolha para aprender a codificar. Além disso, é a linguagem de programação ideal para conquistar boas oportunidades de emprego, sendo indicada para desenvolvedores que desejam trabalhar com back-end ou full stack.

4. Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina

Atualmente, a Inteligência Artificial (IA) é considerada a tecnologia com crescimento mais acelerado. Segundo dados do Fórum Econômico Mundial, a área de IA criará cerca de 133 milhões de novos empregos até 2025.

A IA é capaz de realizar tarefas como reconhecimento de imagem e fala, detecção de objetos, e reconhecimento facial com rapidez e precisão.  

Já o aprendizado de máquina (ML) é uma aplicação de IA que extrai dados para fornecer insights e executar tarefas baseadas em regras. O ML pode ser aplicado para análise de dados, mineração de dados e reconhecimento de padrões. 

Os profissionais focados em aprendizado de máquina podem se especializar adquirindo habilidades em redes neurais, processamento de linguagem natural (PNL), robótica e aprendizado profundo. 

Outras habilidades como, por exemplo, a biblioteca TensorFlow e as linguagens Python, Java e R são requeridas aos especialistas em ML. Assim como, conhecimento sobre como criar chatbots. 

Entre as habilidades e conhecimentos requeridos na área de IA geralmente estão competências em estatística, matemática, programação, engenharia de software e análise de dados.

5. Computação em nuvem

Sem dúvidas, a pandemia mostrou aos líderes de TI a importância de investir em nuvem. Por isso, esta pode ser uma das carreiras de tecnologia mais disputadas em 2021, pois os desafios de 2020 impulsionaram muito essa área.

De acordo com a pesquisa da IDC, no último ano o armazenamento em nuvem cresceu de 25% para 38%. Os softwares empresariais na nuvem aumentaram de 20% para 27% em dois anos.

O crescimento da computação em nuvem abrirá oportunidades de trabalho para profissionais especializados em projetar, planejar, gerenciar, manter e oferecer suporte à computação em nuvem. 

As habilidades de computação em nuvem mais requisitadas incluem Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure, GCP, Java, Linux, desenvolvimento de software, DevOps, Docker, entre outras. 

6. Análise de dados e ciência de dados

Com mais empresas dependendo da análise de dados para conduzir a tomada de decisões, as habilidades baseadas em dados estão altamente valorizadas.

A demanda por profissionais como os analistas de dados, arquitetos de dados, administradores de banco de dados, diretores de dados, estão sendo cada vez mais buscadas por empresas de segmentos variados.

Em geral, as habilidades de tecnologia necessárias para essas posições incluem fundamentos de análise de dados, conhecimento de como os dados são coletados, armazenados, organizados, analisados ​​e interpretados.

Assim como, saber aplicar essas habilidades em diferentes segmentos, incluindo finanças, vendas, marketing, gestão operacional e gestão de recursos humanos.

Já a ciência de dados obtém insights a partir de dados, usando uma combinação de ferramentas, algoritmos e princípios de aprendizado de máquina. Por isso, esses profissionais são fundamentais em setores como finanças, bancos e saúde. 

As habilidades requeridas nessa área são de programação, estatísticas, organização de dados, engenharia de software e aprendizado de máquina. Além das linguagens Python, R, Java, Julia, Go e Scala

Nessa área, um profissional muito requerido são os especialistas em visualização de dados. Pois, através da visualização de dados, é muito mais simples analisar os resultados, identificar os padrões, tendências e, consequentemente, tomar decisões assertivas.

Revelo UP: seu parceiro de carreira na área de tecnologia

Uma ótima opção para quem deseja aprimorar suas habilidades de tecnologia e se preparar para a transformação digital nas empresas é o Revelo UP.

Com o Revelo UP, você faz cursos de tecnologia e não precisa se preocupar com o investimento inicial. Pois, poderá pagar somente após a conclusão do curso, em até 24x.

Algumas opções de cursos de tecnologia são: Desenvolvimento Web e Mobile, Design de produtos, Linguagem (UX/UI) e Ciência de dados (BI), entre outros.

Com certeza, esta é uma oportunidade única para se tornar um profissional mais qualificado e atraente para empresas e startups.

scroll to top