Cursos online: 7 dicas para melhorar seu aprendizado

0
Share

Confira 7 dicas para melhorar seu aprendizado nos cursos online e descubra como conseguir o investimento para fazer o curso ideal para sua carreira!

Independente da idade, a capacidade de aprender e assimilar novos conhecimentos com eficiência está sendo cada vez mais fundamental. Seja para um novo emprego, uma nova carreira ou simplesmente para continuar a aprimorar suas habilidades. 

No entanto, tornar-se um aluno eficaz de cursos à distância não acontece da noite para o dia. É preciso ter planejamento e criar seus próprios métodos de estudo.

Confira o conteúdo que preparamos sobre como melhorar seu aprendizado nos cursos online e como receber investimento para fazer o curso ideal para sua carreira!

1. Papel e caneta

A primeira dica é muito simples! Ao acompanhar suas aulas e reuniões, tente substituir o hábito de fazer as anotações no computador ou smartphone, por um simples papel e uma caneta.

Existem estudos que abordam a importância fundamental do uso de papel e caneta no processo de aprendizagem e memorização.

Quando você escreve com uma caneta ou lápis em um papel, mais capacidades motoras são utilizadas. Desse modo, diferentes áreas do cérebro são estimuladas, é preciso de mais concentração e, ainda, são reduzidas as possibilidades de perder o foco. 

Segundo estudo da Universidade de Indiana, 67% das pessoas verificam seus smartphones procurando mensagens, mesmo quando o celular não toca ou vibra. Ao usar papel e a caneta, você fica menos exposto a esses estímulos e será capaz de se concentrar mais no aprendizado.

2. Aprender de várias maneiras

Uma boa estratégia de aprendizado é buscar aprender de mais de uma maneira. Em vez de apenas ouvir um podcast, que envolve aprendizado auditivo, é recomendado assimilar as informações tanto de forma verbal, quanto visualmente. 

Por exemplo, ao descrever o que aprendeu para um amigo, fazer anotações e colocá-las em um mural ou desenhar um mapa mental. Em síntese, ao aprender de mais de uma maneira, você estará consolidando ainda mais o conhecimento em sua mente.

De acordo com a pesquisadora Judy Willis, “Quanto mais regiões do cérebro armazenam dados sobre um assunto, mais interconexão existe. Essa redundância significa que os alunos terão mais oportunidades de extrair todos os bits de dados relacionados de suas múltiplas áreas de armazenamento em resposta a uma única sugestão. Essa referência cruzada de dados significa que aprendemos, ao invés de apenas memorizar. ”

3. Cartões de memória

Já os cartões de memória são utilizados para facilitar a prática de memorização. Para isso, em um papel no formato de um cartão, basta escrever o conceito de um lado e a sua explicação do outro. 

Em seguida, ao embaralhar os cartões e selecionar um deles, o objetivo será relembrar a explicação daquele conceito. Caso você não lembre, basta virar o cartão, reler e memorizar o conceito novamente.

4. Técnica Feymann 

Essa conhecida metodologia, a Técnica Feymann, foi desenvolvida por Richard Feymann, um físico ganhador do prêmio Nobel por ser precursor nos estudos de eletrodinâmica quântica.

Essa técnica pode ser aplicada em diferentes contextos, desde cursos, apresentações e reuniões em que serão abordados conceitos específicos. Além disso, a técnica pode ser repetida diversas vezes até que você se sinta seguro em falar sobre o tema.

Em resumo, a técnica de estudo Feynman passa por 4 etapas:

  1. Escolher um conceito e escrever os pontos e aspectos que você compreende;
  2. Entender quais pontos ainda não estão tão claros para aperfeiçoar a explicação;
  3. Corrigir, rever e resumir a explicação.
  4. Explicar o assunto em voz alta, como se estivesse ensinando para um amigo;

5. Evite multitarefas

Por muito tempo, acreditavam que as pessoas que realizavam multitarefas (fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo) ofereciam uma vantagem sobre as que não o faziam. 

No entanto, uma pesquisa da Associação Americana de Psicologia demonstrou que o hábito da multitarefa pode realmente tornar o aprendizado menos eficaz.

Para não fazer multitarefas, a dica é adotar uma metodologia de trabalho, como por exemplo, o método ABC, onde você realiza a atividade A, e somente após finalizar por completo, poderá partir para a atividade B, em seguida para C, etc.

6. Entenda como aprender melhor

Outra ótima estratégia para melhorar sua eficiência de aprendizagem é reconhecer seus hábitos e estilos de aprendizagem. 

Para isso, existem várias teorias diferentes sobre estilos de aprendizagem, que podem ajudá-lo a obter uma melhor compreensão de como você aprende melhor.

Por exemplo, a teoria das inteligências múltiplas de Gardner descreve nove tipos de inteligência que podem ajudar a revelar seus pontos fortes. Por exemplo, a Inteligência Lógico-Matemática, Inteligência Linguística, Inteligência Interpessoal, etc.

Com certeza, seu perfil de aprendiz se encaixa em algumas dessas inteligências múltiplas indicadas por Howard Gardner.

7. Mantenha a consistência

Mesmo com alguns fatores influenciando no potencial de aprendizado, todas as pessoas podem aprender diariamente. 

Além disso, esse potencial mental não é acumulativo, ou seja, se você não utilizou hoje, você não poderá utilizar o mesmo potencial amanhã. 

Por isso, é importante manter a consistência e utilizar todo o seu potencial mental diariamente, criando uma rotina de aprendizado frequente.

Em conclusão, às vezes pode levar tempo para se tornar um aluno mais eficaz, e sempre é preciso prática e determinação para estabelecer novos hábitos. 

Por isso, comece testando apenas algumas dessas dicas para descobrir se você pode ter mais resultados em sua próxima sessão de estudo.

Leia também:
Carreira profissional: 6 etapas para escolher o curso ideal

Revelo UP: a melhor opção para estudar a distância

Curso ideal

Já pensou em começar a fazer aquele curso online que sempre desejou, mas sem preocupações financeiras?

Com o Revelo UP, você faz o curso ideal para seu currículo e não precisa se preocupar com o investimento inicial, pois realizamos o pagamento diretamente para a escola.

São oferecidos cursos online nas áreas de tecnologia, marketing, vendas, finanças e design, em mais de 30 escolas parceiras.

E, o melhor! Se aprovado no programa, poderá pagar o financiamento somente após a conclusão do curso, em até 24x no boleto.

Aproveite a oportunidade, inscreva-se hoje mesmo no Revelo Up!

Inscreva-se no Revelo UP

Related Posts