Cursos online gratuitos: 20 opções para qualificação profissional

0
Share

Conheça 20 opções de plataformas de cursos online gratuitos que podem fazer toda a diferença na busca por uma oportunidade de trabalho. Confira!

Investir seu tempo em um curso online gratuito é uma ótima oportunidade para aprimorar sua qualificação profissional, melhorar o currículo e atualizar seus conhecimentos em busca da oportunidade de trabalho ideal para sua carreira.

Por isso, selecionamos 20 plataformas e instituições de ensino reconhecidas que oferecem cursos gratuitos EaD (à distância) em diversas áreas: tecnológica, exatas, humanas, biológicas, saúde, jurídica, entre outras.

Confira a seguir o conteúdo que preparamos para você e escolha o curso online gratuito de acordo com seu momento profissional!

1. FGV

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) disponibiliza cursos gratuitos em diversas áreas como Direito, Economia, Educação, Gestão e Sustentabilidade, com duração de 2 a 30 horas.

Para acessar todas as opções de cursos disponíveis, basta acessar a plataforma para ter acesso às informações sobre o curso, o professor e os conhecimentos prévios necessários.

2. e-Unicamp

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) disponibiliza cursos online gratuitos em diversas áreas nas plataformas Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE) e na plataforma Coursera.

Além disso, a universidade conta com parcerias para disponibilizar os cursos online, são diversas universidades renomadas como Harvard, Stanford, entre outras. 

Entre as opções de cursos mais procurados estão: Desenvolvimento e Design de Aplicativos iOS, desenvolvimento de Apps Android, curso de nível avançado da Língua Portuguesa, Conceitos Básicos de Logística e Supply Chain, entre outros.

3. e-Aulas USP

A USP (Universidade de São Paulo) disponibiliza para os estudantes sua própria plataforma de cursos gratuitos, com opções de cursos em três áreas do conhecimento: Exatas, Humanas e Biológicas.

A plataforma e-Aulas foi inspirada nos modelos de universidades internacionais, como Harvard, MIT e Columbia. Onde são oferecidos cursos produzidos apenas por professores da USP, para todos os níveis escolares: graduação, pós-graduação, cultura e extensão e ensino médio.

Para se inscrever e assistir às aulas e ter acesso aos demais recursos da plataforma, o usuário precisa somente se cadastrar para acessar os conteúdos.

4. Unesp Aberta

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) oferece desde 2017 uma plataforma de aprendizagem online com diversos cursos gratuitos nas áreas de Biológicas, Exatas e Humanas. Além disso, o sistema oferece um catálogo de e-books em diversas áreas de conhecimentos.

Na plataforma, ao clicar na opção de curso desejada, o interessado tem acesso ao resumo da disciplina, professores responsáveis e a avaliação do curso segundo outros usuários.

Para acessar todo esse conteúdo e escolher o curso ideal para sua carreira, basta fazer um cadastro simples. Além disso, se precisar tirar dúvidas antes da inscrição, é possível entrar em contato por e-mail com os professores que elaboraram o curso.

5. Veduca

A plataforma Veduca foi criada por um grupo de profissionais em parceria com grandes universidades e oferece cursos gratuitos em diversas áreas: Economia, Gestão, Saúde, Administração, Negócios e Tecnologia.

A plataforma oferece material didático, vídeos, textos e atividades extras. Todos os conteúdos são produções de professores da USP (Universidade de São Paulo) e de instituições de ensino dos Estados Unidos e Europa.

6. Coursera

O Coursera é um plataforma de cursos gratuitos criada pelas universidades norte-americanas de Stanford, Princeton, Michigan e Pennsylvania.

A plataforma oferece aulas traduzidas ou legendadas para o português, além de cursos produzidos por instituições brasileiras, como a USP e a Unicamp. Além disso, um diferencial do Coursera são os treinamentos direcionados a professores e tutores.

Os cursos abordam diversas áreas, como: Artes e Humanas, Negócios, Ciência da Computação, Ciência de Dados, Ciências Biológicas, Matemática e Lógica, Desenvolvimento Pessoal, Ciência e Engenharia Física, Ciências Sociais e Línguas.

7. CIEE

O CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) oferece cursos destinados a estudantes em busca de capacitação, especialmente para alunos com baixa escolaridade, mas que precisam melhorar o currículo em busca de uma oportunidade.

O centro oferece cursos básicos, com o objetivo de melhorar a qualificação de quem não teve acesso a esses conteúdos no ensino formal. Com certeza, esses conteúdos são muito úteis como porta de entrada em diferentes áreas profissionais.

A plataforma onde o CIEE disponibiliza os cursos é o CIEE Saber Virtual, destinado a estudantes, mas que também é aberto ao público. Para participar do programa é preciso apenas ter acesso à internet.

8. Fundação Bradesco – Escola Virtual

A Fundação Bradesco disponibiliza o portal Escola Virtual, uma plataforma de cursos gratuitos online, além de cursos semipresenciais avançados, voltados para usuários experientes.

Os treinamentos online da Escola Virtual são direcionados para áreas como: Administração, Banco de Dados, Desenvolvimento de Aplicativos, Gestão e Governança e Informática.

Para participar das aulas, basta fazer o cadastro na plataforma de ensino. Além disso, o site oferece um canal para pesquisar sobre os assuntos que geram mais dúvidas.

9. Prime Cursos

A Prime Cursos do Brasil é uma plataforma de cursos online, que tem como forma de ensino métodos didáticos simples e práticos.

São disponibilizados mais de 200 cursos gratuitos de diferentes áreas, como: Programação, Administração, Comunicação e Vendas, Contabilidade e Finanças, Direito, Educação, SEO, Marketing Digital, Gastronomia e Confeitaria, Idiomas, Informática, entre outras.

Para acessar os cursos, basta fazer o cadastro no site, escolher o curso ideal e começar os estudos. Os cursos estão disponíveis no portal e o aluno pode acessar quando desejar, sem prazo para conclusão dos cursos.

10. OEDb

A plataforma OEDb disponibiliza cursos gratuitos preparados por profissionais estrangeiros e filiados a universidades de outros países.

São mais de 10 mil opções disponíveis, que podem ser filtradas por nível de escolaridade, categoria e tema. O conteúdo é oferecido em diversos formatos, como cursos completos, videoaulas, áudios e textos.

11. Udacity

A Udacity é uma plataforma de cursos online especializada na área de TI. São dezenas de cursos disponíveis em inglês e português, tanto na modalidade de cursos gratuitos, quanto pagos. As opções gratuitas estão distribuídas entre os níveis básico, intermediário e avançado.

Ao clicar sobre um dos cursos, o usuário tem acesso a informações detalhadas, como os recursos didáticos que serão usados e o tempo de duração estimado. Além disso, a plataforma tem parceria com companhias de grande presença no mercado, como Google e Amazon.

12. edX

A plataforma edX foi criada nos Estados Unidos pela Universidade de Harvard em parceria com o MIT (Massachusetts Institute of Technology).

O sistema conta com mais de 90 instituições parceiras em todo o mundo, como a Universidade de Queensland, na Austrália, e a Universidade da Califórnia em Berkeley, também nos Estados Unidos.

São centenas de cursos disponibilizados, em 30 áreas diferentes, como: Arquitetura, Ciência da Computação, Análise de dados e Estatística, Filosofia e Ética, Matemática, entre outros.

Entretanto, a maioria dos cursos está em inglês, mas há opções em outros idiomas, inclusive em português.

13. MIT – OpenCourseWare

O Opencourseware é a plataforma de cursos gratuitos do Massachusetts Institute of Technology (MIT), uma das instituições de ensino mais reconhecidas do mundo.

Em cada treinamento o aluno terá acesso a instruções, apostila e atividades de reforço da aprendizagem. Em alguns casos, também são disponibilizadas videoaulas e livros didáticos.

Na plataforma, estão disponíveis centenas de cursos, sendo possível filtrar as opções por área ou especialidade. Além disso, os cursos são oferecidos em inglês, com ou sem legenda, e existem opções em outros idiomas.

14. Carnegie Mellon University – OLI

A OLI (Open Learning Initiative) é a plataforma de cursos gratuitos da Carnegie Mellon University, que tem sede em Pittsburgh, nos Estados Unidos.

São cerca de 30 cursos gratuitos disponíveis, nas áreas de Exatas, Humanas, Saúde e Tecnologia. Na plataforma, os cursos são oferecidos em inglês, mas existem opções em outros idiomas.

15. Stanford Online

A plataforma de cursos Stanford Online da tradicional Universidade de Stanford, localizada na Califórnia, Estados Unidos, também oferece diversas opções de cursos online.

Os cursos da categoria In Session and Upcoming têm aulas ao vivo e possuem data de início, fim e horários específicos.

Já os cursos marcados como In Session já estão em andamento, mas permitem inscrições de novos alunos, que podem acompanhar as discussões com a presença eventual do instrutor ou mentor. Nas opções do grupo Self-Paced, o estudante realiza os cursos em seu próprio ritmo.

Para se inscrever nos cursos gratuitos, é preciso acessar a plataforma na coluna Registration Fee e encontrar os cursos que são marcados como gratuitos.

16. Harvard Online Courses

A Harvard Online Courses oferece diversos cursos gratuitos em áreas como Tecnologia, Literatura e Finanças. Alguns cursos são realmente aprofundados, como Introdução às Humanidades Digitais, Cálculo Aplicado e Ciência de Dados.

Sem dúvida, é uma ótima oportunidade para aprimorar o currículo contando com a credibilidade de uma das instituições de ensino mais conhecidas do mundo.

17. Yale – OYC

O OYC (Open Yale Courses) é o programa de cursos online da renomada Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

A maioria dos cursos é direcionada para a área acadêmica, mas não é exigido cadastro para acesso às aulas. Além disso, mesmo que você não conclua um curso, poderá fazer o download do material didático.

18. Microsoft

Para quem deseja estudar online em uma das empresas mais conhecidas e bem-sucedidas do mundo, basta acessar a plataforma Microsoft Virtual Academy, destinada a cursos de tecnologia.

Profissionais de TI, desenvolvedores e estudantes que estão em busca de informações e atualizações dessa área podem utilizar todas as informações da Microsoft para se manter atualizado.

Entretanto, a maioria dos treinamentos são em inglês, mas existem algumas opções em português. Com certeza, são treinamentos que podem fazer a diferença no currículo para quem está em busca de uma oportunidade no setor.

19. Google

Por meio do site Google Ateliê Digital, a maior ferramenta de busca online do mundo disponibiliza, gratuitamente, diversos conteúdos para a aprendizagem.

A ideia é ajudar pequenas empresas, assim como autônomos e empreendedores, a expandir o negócio online e alavancar a carreira. Além disso, é possível realizar apenas um módulo do curso ou fazê-lo por completo, dependendo do interesse e tempo do aluno.

20. Udemy

Principalmente voltada para a área de tecnologia, a Udemy oferece diversos cursos abertos e gratuitos.

Entre os conteúdos abordados, os alunos podem aprender temas de nível básico, como noções básicas de Excel, até habilidades mais específicas e de nível elevado, como linguagem de programação.

Certificados dos cursos online gratuitos

Os cursos livres online são considerados ensino de Educação Profissional de Nível Básico, e como tal não são reconhecidos pelo MEC, assim como os certificados emitidos pelas instituições de ensino.

Dessa forma, os certificados de cursos livres não podem ser usados como diplomas, pois não conferem título de graduação ao aluno. Entretanto, certificam que o aluno possui conhecimentos em determinada área.

Apesar de não serem reconhecidos pelo MEC, os cursos livres, assim como os seus certificados, são autorizados por lei (artigo 7º da Lei nº 9.394/96). Além disso, o estudante poderá usar o certificado de conclusão para diversos fins:

  • Aprimorar o currículo e ter mais oportunidades de conquistar o emprego ideal;
  • Aumentar as chances de ascensão de cargo no emprego atual;
  • Completar horas extracurriculares exigidos em faculdades.

Revelo UP: faça o curso profissionalizante ideal

Gostaria de fazer um dos cursos profissionalizantes mais valorizados pelas empresas em 2021?

Com o Revelo UP, você faz cursos nas áreas mais concorridas do mercado e poderá pagar somente após a conclusão, em até 24x no boleto.

No programa, são oferecidos cursos nas áreas de tecnologia, marketing, vendas, finanças, design, negócios, em mais de 30 escolas parceiras, presencial ou à distância.

E, o melhor! Se aprovado no programa, poderá pagar o financiamento somente após a conclusão do curso, em até 24x no boleto.

Inscreva-se no Revelo UP
Related Posts