Por que é tão desafiador contratar um desenvolvedor?

0
Share

Com a área de tecnologia em pleno crescimento, contratar um desenvolvedor é fundamental para o futuro de muitas empresas. Saiba como atrair o candidato ideal com a ajuda da Revelo!

Cada vez mais empresas de diversos segmentos precisam contratar desenvolvedores para promover seu crescimento e a transformação digital. Por isso, a procura por talentos em tecnologia tornou-se muito competitiva e desafiadora.

Às vezes, pode parecer impossível encontrar bons desenvolvedores em diferentes níveis de carreira, pois este profissional tornou-se muito valorizado.

Por consequência, quando estão disponíveis, recebem inúmeras propostas e podem escolher para qual empresa preferem trabalhar.

Para te ajudar nessa busca, a Revelo selecionou os principais pontos desse mercados e dicas para você contratar o desenvolvedor ideal para sua empresa. Vamos começar?

Mercado altamente competitivo

O mercado de trabalho de TI é um dos que mais crescem no Brasil e a perspectiva é que continue em expansão. 

Segundo a IDC Brasil, a previsão para este ano no mercado de TI é de alta de 5,8%, por conta do crescimento do mercado de nuvem (cloud) e da aceleração no mercado de software.

No mercado corporativo, ainda neste ano a previsão de crescimento da área de TI é de 7,6%, segundo dados da IDC Brasil.

Além disso, a Internet das Coisas (IoT) será o foco principal nas empresas. Segundo a IDC, o crescimento desse mercado será próximo de 20% e representará US$ 9,9 bilhões, ainda neste ano.

Por estas razões, engenheiros, desenvolvedores, programadores e DevOps fazem parte do grupo de profissionais mais requisitados do mercado. Consequentemente, o recrutamento na área de TI precisa ser feito de forma estratégica e muitas vezes arrojada.

Estratégia acqui-hire para agilizar a contratação

Em alguns casos, grandes organizações optam por uma estratégia chamada “acqui-hire”. Quando é realizada a compra de uma empresa que já possui equipes formadas e com experiência comprovada, ideal para encurtar o tempo de recrutamento.

Recentemente, o Nubank utilizou esta estratégia para contratar 50 funcionários da consultoria Plataformatec, especializada em método ágil e produtos digitais.

Em seguida, adquiriu a empresa norte-americana Cognitect, que atua no mercado de engenharia de software. Com esta aquisição, mais 50 especialistas em TI migrarão para a fintech.

Nesta mesma linha, oiFood comprou a startup mineira Hekima, com o objetivo de ter mais colaboradores especialistas no setor de tecnologia em um curto espaço de tempo.

Essa empresa é conhecida por desenvolver modelos personalizados de Inteligência Artificial e já trabalhou com grandes marcas, por exemplo, Netshoes e Ambev.

Confira 7 dicas para contratar o desenvolvedor ideal para sua empresa!

1. Defina as habilidades do desenvolvedor

Em primeiro lugar, é preciso definir quais habilidades técnicas e comportamentais você procura em um desenvolvedor. Em seguida, avalie o processo que está utilizando para recrutar os candidatos.

Confira algumas questões para refletir:

  • Você considera mais as experiências profissionais em grandes empresas ou em startups?
  • Como posso eliminar viés inconsciente para avaliar o maior número de candidatos?
  • Você está procurando por jovens desenvolvedores para investir na carreira deles?
  • Você tem considerado contratar profissionais priorizando a diversidade?
  • Será que o processo de seleção está ultrapassado e você não desperta interesse dos candidatos?
  • Você valoriza mais a graduação na área ou experiência prática e cursos técnicos?

Estas são algumas das questões para você considerar na sua estratégia de seleção.

Afinal, um recrutamento de sucesso não se trata somente em descobrir quem possui o melhor conhecimento técnico e programa o melhor código.

Mas, sim, descobrir qual candidato contribuirá mais para a estratégia e cultura da empresa no curto e longo prazo.  

2. Avalie o potencial, não apenas as habilidades

Se você está procurando por um candidato que preencha todos os requisitos técnicos que a empresa precisa, você dificilmente terá sucesso na contratação.

Principalmente, se estes candidatos são muito escassos no mercado ou com habilidades muito requisitadas.

Tente ser flexível sobre o perfil que você está procurando e concentre-se na atitude do candidato.

Ao mesmo tempo, avalie a compatibilidade com o conjunto de habilidades que a empresa precisa ou pretende desenvolver no profissional.

Procure não se concentrar somente em buscar e contratar “o melhor candidato”. Perceba como você poderá ter melhores resultados e ajudar sua equipe de TI a desenvolve-se com a contratação de um profissional qualificado.

Leia também:
Como contratar desenvolvedor de software

3. Entenda a percepção do candidato sobre a empresa

Algumas empresas fora do segmento de tecnologia podem parecer menos atrativas para os profissionais de TI.

Se for esse seu caso, você precisará garantir que sua mensagem de marketing e cultura da empresa estejam sendo divulgadas para os candidatos, apresentando os desafios e possibilidades para a área de tecnologia

Caso você ainda não tenha uma reputação construída ou uma marca forte no mercado, se prepare para tentar atrair este profissional com uma proposta de trabalho diferenciada.

4. A imagem da empresa é essencial para atrair candidatos

Em alguns casos, pode ser mais fácil contratar um desenvolvedor quando a empresa já tem uma equipe de TI com uma boa reputação no mercado.

Dessa forma, procure mostrar publicamente em seu marketing como é trabalhar nesse time, qual é o plano de carreira da empresa e os próximos desafios.

Quando a empresa é reconhecida no mercado pelo ambiente de trabalho e cultura organizacional, esses novos profissionais tendem a aceitar a proposta de trabalho mais facilmente.

Em geral, a motivação da equipe, os desafios e o ambiente de trabalho são mais importantes do que qualquer outro ponto, incluindo o pacote de remuneração.

5. Oferecer a opção de home office pode atrair candidatos

Sem dúvida, você poderá atrair mais a atenção dos candidatos se oferecer flexibilidade em suas práticas de trabalho. Já que os desenvolvedores costumam se interessar mais pela opção de trabalho remoto.

É claro que nada substitui o contato presencial, mas essa flexibilidade facilita bastante a contratação.

Por isso, talvez seja o momento de implantar práticas de trabalho home office para esses profissionais, com reuniões por videoconferências, Slack, Trello etc.

6. Gostou do candidato? Faça sua proposta rápido!

Se você encontrou o candidato adequado para sua vaga e ele parece interessado. Não fique esperando e envie sua oferta imediatamente!

Afinal, quando surgem no mercado candidatos avaliando novas posições, outras empresas também poderão se interessar e, consequentemente, tentarão atrair esses bons profissionais.

Por isso, você precisa conseguir vencer a concorrência, e um atraso no processo seletivo ou no envio da oferta pode fazer você perder o candidato que gostou.

Para ganhar tempo no recrutamento, o ideal é fazer uma pré-seleção avaliando tanto as motivações, quanto às expectativas salariais dos profissionais. Assim você consegue elaborar uma proposta favorável com mais agilidade.

Lembre-se de manter a comunicação com o profissional e ajudar esclarecendo possíveis dúvidas sobre o processo e a proposta. Desta forma, você mantém o candidato engajado no processo.

Além disso, não é incomum agendar mais um bate-papo com o time ou com o gestor da área para dar segurança ao candidato.

7. Faça uma proposta com salário competitivo e benefícios

Se você não está pagando o salário médio de mercado, poderá ter dificuldades em contratar um bom desenvolvedor. Se você está pagando acima da média de mercado, é provável que tenha sucesso na contratação.

No entanto, pensando na retenção deste desenvolvedor na empresa, vale a pena oferecer outros benefícios além dos habituais (alimentação, transporte e saúde). 

Atualmente, o conjunto de benefícios cresceu e os mais valorizados são: financiamento da educação continuada, cursos especializados, desconto em academias e clube de descontos.

Revelo: encontre o talento ideal para sua empresa

No marketplace de talentos Revelo, você encontra profissionais de TI de acordo as habilidades e experiências desejadas, de forma ágil e humanizada.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, sua empresa pode realizar o processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Ganhe tempo com o Revelo Prime

Outra opção para realizar o recrutamento de ótimos desenvolvedores em tempo recorde é o Revelo Prime. Ao contratar este serviço, você contará com a consultoria exclusiva de um de nossos recrutadores para encontrar os melhores talentos para sua empresa.

Dessa forma, agilizamos o processo de seleção e, em até 10 dias indicamos os candidatos ideais para sua análise e decisão. Experimente!

Cadastre-se na Revelo e comprove a eficiência da
melhor plataforma de recrutamento online!

Related Posts