Descubra como formar uma equipe de sucesso na sua empresa

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Formar uma equipe de sucesso pode dar trabalho, mas você já deve saber disso.

Na maioria das vezes, falta encontrar atalhos para que a contratação de novos colaboradores para sua empresa seja o mais rápida e bem-sucedida possível.

Nessa jornada, encontrar os melhores talentos para a equipe é apenas um dos problemas.

Antes disso, você precisa pensar quais tarefas cada um terá que resolver e, depois, como inseri-los na cultura da empresa e como motivá-los para que se tornem engrenagens produtivas do seu negócio.

Então, se você quer formar uma equipe competitiva e expandir seus negócios, confira nossas dicas a seguir.

Como formar uma equipe de trabalho em 6 passos

Criar um novo setor ou departamento em uma empresa não é uma tarefa fácil.

Trata-se de um momento cheio de novidades, planejamento e recrutamento de pessoal.

Confira a seguir um passo a passo para formar sua equipe:

    1. Comece pela necessidade: antes de escolher membros para a equipe, leve em consideração quais serão as responsabilidades que cada um terá que desenvolver no dia a dia. Esse foco na hora da contratação tem o objetivo de direcionar na seleção dos talentos. Assim, você define seu quadro pessoal de acordo com as necessidades específicas da sua área e do seu produto ou serviço.
    2. Estruture a equipe de trabalho: nessa parte do processo, você delineia com cuidado a dinâmica que envolverá todo o time. Quem responde a quem, e o quê fica a cargo de qual colaborador.
    3. Trace um perfil: levando em consideração a cultura da sua organização defina competências, habilidades, atitudes e responsabilidades necessárias para cada membro do seu time.
    4. Desenhe a estrutura física: com base na dinâmica da equipe, construa um ambiente de trabalho que favoreça a relação entre os colaboradores de acordo com suas funções.
    5. Crie um processo de seleção ágil para formar sua equipe: para encontrar os melhores talentos, você precisa ir além do recrutamento tradicional, encarando a tarefa de maneira inteligente e estratégica. A melhor saída é adotar uma plataforma focada na conexão entre as empresas inovadoras e os talentos certos para suas vagas.
    6. Facilite a integração: a adaptação dos novos profissionais à sua empresa fica mais fácil se você escolher um colaborador da equipe antiga para liderar o processo e se encarregar de aparar as arestas nesse estágio inicial. Além de contar com essa ajuda, você pode oferecer diferentes programas para os novos funcionários, como um workshop, uma reunião de equipe e programas periódicos de feedbacks, para que todos compreendam a cultura da empresa e entendam o que se espera deles em curto, médio e longo prazo.

Como integrar a equipe formada

Integrar o time é importante, especialmente em um processo inicial de adaptação às novas funções.

Nessa situação, o papel do líder não é apenas cobrar e delegar.

Ele acumula outras funções, como a de inspirar e transmitir confiança.

Por isso, no processo de formar a equipe, uma ideia interessante é usar um momento de trabalho para dividir os funcionários em grupos e responder e discutir temas relacionados à sua integração, às suas novas atribuições e à empresa.

Isso pode ser feito em salas de reunião ou outros espaços de convivência menos formais.

Assim, eles podem entrar em sintonia e, aos poucos, interagirem mais uns com os outros se sentindo mais à vontade.

Em momentos como esse, lembre de quebrar o gelo com perguntas descontraídas, para que os profissionais se soltem durante a conversa e participem mais. Isso é aconselhável para equipes novas e pessoas que não se conhecem.

Nessa hora, tente lembrar o nome de todos os novos contratados e de transmitir a eles a sensação de importância e pertencimento, com perguntas que os insiram no contexto da empresa.

Além desse espaço de integração e comunicação, trate de comunicar aos novos colaboradores os valores da empresa, o que inspira o seu trabalho, como o seu serviço ou produto tem impacto na vida dos consumidores e como você vê o seu negócio em 5, 10 e 20 anos.

Essa visão de longo prazo passa uma ideia de continuidade e de crescimento, que é muito bem-vinda no início da formação da equipe.

Como formar uma equipe motivada

Agora que você formou uma equipe talentosa e integrada, é preciso motivar os colaboradores a atingirem todo o seu potencial.

Veja como:

Leve a equipe para conhecer toda a empresa

A sua empresa conta com várias outras pessoas que estão suando a camisa em frentes distintas.

Por isso, é interessante que eles entrem em contato com as demais funções e se conheçam melhor no cotidiano.

Crie um espaço de lazer

Determine um espaço na empresa onde existam opções de lazer e conforto para sua equipe recém-formada.

Todo mundo gosta de ter um ponto de refúgio durante a pausa ou o horário de almoço.

Não precisa pensar em um ambiente da Google, mas um sofá confortável, uma mesa de pingue-pongue, uma geladeira com sucos e refrigerantes podem compor sem exagero essa sala.

Promova o engajamento social

Campanhas sociais podem favorecer o engajamento e a integração entre os colaboradores, além de ajudar em causas que necessitam de apoio.

Um exemplo é a campanha do agasalho, que pode ser organizada pelos líderes dos setores para angariar roupas para os mais carentes.

Em outros momentos, campanhas de doação de livros e de perda de peso também podem ser incentivadas.

Crie metas

Vendas, assinaturas, faturamento, acessos.

As metas motivam a equipe e ajudam os funcionários a entender, de perto, como os seus esforços fazem a diferença nos resultados da empresa.

Para premiar o desempenho, você pode oferecer dinheiro, viagens, jantares, participação nos lucros, entre outros benefícios.

Faça feedbacks periódicos

Formar a equipe é apenas o primeiro passo, como estamos vendo.

Especialmente para os novos membros, o feedback faz uma diferença gigantesca.

Os pontos positivos do trabalho funcionarão como reforço de ânimo, e os pontos a melhorar servirão para que o colaborador direcione esforços em prol de objetivos práticos, os quais, depois de atingidos, poderão ser comemorados.

4 erros para evitar ao formar uma equipe

Você já sabe que precisa respeitar e ouvir seus funcionários se quiser que a empresa embale rumo ao sucesso.

Entretanto, nunca é demais reforçar que determinados erros podem destruir todo o esforço de formar equipe.

A seguir, veja quatro atitudes que você precisa evitar:

    1. Não aja sem considerar outros pontos de vista. O apoio da sua equipe pode ajudar a nortear a empresa em momentos de dificuldade e fortalecer a relação entre vocês
    2. Não restrinja ou se posicione de maneira desfavorável à criatividade dos seus colaboradores. Quanto mais “engessados” eles se sentirem, menor motivação terão em trabalhar com você
    3. Não trate os recém-chegados como se já fossem funcionários de longa data. Você precisa dispensar atenção especial a eles, prover o feedback adequado e direcioná-los para que eles tomem o mesmo rumo dos colegas mais antigos
    4. Não aponte culpados sem ponderação. Escolher culpados específicos em uma situação de crise prejudica a moral do grupo, que ficará acuado e inseguro diante de novos obstáculos.

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