Desenvolvedor: 7 dicas para iniciar sua carreira 2022

Confira 7 dicas para iniciar sua carreira de desenvolvedor em 2022 e conquistar a oportunidade ideal com ajuda da Revelo.

A indústria de tecnologia está sempre implorando por talentos e parece que, no momento, o mundo todo precisa de desenvolvedores. No entanto, isso não significa que tenha um grande número de candidatos disputando os empregos disponíveis. 

Segundo pesquisa da Revelo, a proporção é de um profissional para duas vagas, colocando as empresas em competição para conquistar talentos tech focados no desenvolvimento de softwares, banco de dados, sites, sistemas e aplicativos.

Nesse cenário, um desenvolvedor iniciante precisa de toda a ajuda que puder ter, como dicas e conselhos para começar sua carreira a caminho do sucesso.

Pensando nisso, selecionamos 7 dicas para os desenvolvedores que estão começando e desejam conseguir o emprego dos sonhos em 2022. Veja a seguir!

1. Viva e respire programação

Se você é um desenvolvedor iniciante, pratique a codificação e aprenda tudo o que puder sobre as linguagens de programação com as quais está trabalhando. 

Fique por dentro das tendências do mundo da programação e pesquise sobre vagas e empresas de tecnologia, buscando se preparar para conquistar a oportunidade ideal.

2. Tenha um conhecimento amplo

A maioria dos especialistas diz que é melhor não se especializar em uma linguagem de programação específica, especialmente se você está apenas começando a carreira.

Uma dica é se familiarizar com algumas linguagens e concentrar sua atenção nas mais populares, por exemplo, Java, Python e JavaScript. Pois, quanto mais amplo for o seu conhecimento, mais oportunidades de trabalho você terá. 

Além disso, pode ser interessante para sua carreira se especializar em uma linguagem específica um pouco mais tarde para se tornar um talento inestimável, mas essa é uma decisão que você poderá tomar mais adiante.

3. Trabalhe em projetos pessoais

Nessa área de atuação, ter projetos paralelos ou seu próprio site é sempre uma boa opção, esteja você procurando um emprego fixo ou autônomo.

Pois, em geral, nem sempre é possível trabalhar com o que deseja, e ter seu projeto pessoal é uma opção para você fazer exatamente o que gosta. Além disso, é algo que você pode adicionar ao seu currículo, como projetos desenvolvidos no GitHub.

Nesse contexto, os projetos pessoais de desenvolvimento mostrarão suas verdadeiras paixões e o ajudarão a aprimorar suas habilidades em seu tempo livre.

4. Busque experiência em grandes empresas

Qualquer experiência é importante para um desenvolvedor iniciante, mas se você tiver em seu currículo empresas com nomes conhecidos, isso atrairá mais interesse em seu perfil profissional.

Mesmo que seja uma experiência breve em empresas como Accenture, Facebook, Microsoft, ou IBM, terá mais relevância do que empresas menos conhecidas.

Por isso, mesmo que você tenha experiência em uma empresa menor, procure se esforçar por ambos. Pois, uma experiência combinada ficará bem em seu currículo e se você tiver uma empresa conhecida nele, será melhor ainda.

5. Invista nas soft skills

Algo frequentemente esquecido pelos profissionais de tecnologia, como os desenvolvedores, são as habilidades comportamentais. No entanto, elas são consideradas essenciais para conseguir o emprego dos sonhos.

Afinal, as soft skills contribuem para o desenvolvimento de uma equipe e ambiente de trabalho saudável e bem estruturado. Por exemplo, comunicação assertiva, empatia em dar e receber feedback, autogerenciamento e resolução de problemas.

Embora essas habilidades não sejam desenvolvidas de forma automática, podem ser aprimoradas com participações em treinamentos e palestras. Uma dica é praticar para as entrevistas e identificar os pontos fracos e trabalhar para melhorá-los.

6. Participe das comunidades online

Comunidades online são uma ótima maneira de aprimorar suas habilidades, fazer networking e conhecer pessoas que pensam como você para trocar ideias. Afinal, desenvolvedores gostam de conversar com outros desenvolvedores. 

Plataformas como Stack OverflowCoderwall e Hashnode fornecem comunidades para perguntas, discussões e conselhos para desenvolvedores em todos os níveis de carreira.

7. Desafie-se frequentemente

Para um desenvolvedor iniciante, o aprimoramento é baseado na sua própria iniciativa. Por certo, o aperfeiçoamento será alcançado por meio da prática e da exploração de desafios para chegar ao próximo nível.

Nesse contexto, uma dica é atribuir objetivos pessoais a si mesmo, seja desenvolver um programa do zero, aprender um novo idioma ou se familiarizar com outro lado do negócio, como UX, marketing ou dados.

Com certeza, existe muito espaço para você crescer e progredir na carreira de desenvolvedor em 2022. Então, aproveite todas as oportunidades que puder e nunca pare de aprender. 

Leia também:
Desenvolvedores: tudo sobre a carreira tech mais promissora de 2022

Revelo: sua plataforma de recrutamento tech

Desenvolvedores

Agora que você conferiu 7 dicas para começar na área de tecnologia em 2022 a caminho do sucesso. Basta utilizar a plataforma de recrutamento tech ideal para candidatos.

Na Revelo, você encontra oportunidades para trabalhar como desenvolvedor nas melhores empresas do Brasil e do mundo

Além disso, todo o processo seletivo pode ser realizado online, desde a entrevista até a assinatura do contrato. Experimente!

scroll to top