Qual a diferença entre desenvolvedor e programador?

Para contratar o profissional de tecnologia ideal para sua empresa, é fundamental entender as diferenças no trabalho do desenvolvedor e do programador. Confira!

Se você está contratando profissionais de tecnologia para sua empresa, você pode estar se perguntando: qual é a diferença entre um desenvolvedor e um programador?

Esta é uma dúvida comum dos recrutadores no momento de buscar um profissional para criar ou manter um projeto digital, como um sistema, software, site ou aplicativo.

Por isso, a Revelo explica a seguir quais são as diferenças entre desenvolvedor e programador. Além de trazer dicas para encontrar o candidato com as habilidades apropriadas para cada vaga.

Confira a seguir o conteúdo que preparamos sobre o assunto!

  1. Desenvolvedor X Programador;
  2. Desenvolvedor tem mais responsabilidades;
  3. DevOps comandam os salários mais altos;
  4. Entenda mais sobre o trabalho do programador;
  5. Muitos cargos de tecnologia são intercambiáveis;
  6. Onde contratar profissionais de TI qualificados?

1. Desenvolvedor X Programador

Em poucas palavras, as diferenças básicas entre o desenvolvedor e programador é a abrangência do trabalho e o grau de responsabilidade no projeto. Pois ambos os profissionais são especialistas em códigos de programação.

Entretanto, os desenvolvedores estão mais diretamente envolvidos no ciclo do projeto e os programadores em uma parte específica.

Por isso, se você está buscando um destes perfis de candidatos, é bom pensar no desenvolvedor como o profissional responsável pelo desenvolvimento de ideias e soluções. Para isso, utiliza diferentes linguagens de programação e habilidades técnicas.

Enquanto os programadores são técnicos especializados em escrever códigos de uma ou mais linguagens de programação.

2. Desenvolvedor tem mais responsabilidades

Como citado acima, uma das funções do desenvolvedor é criar soluções tecnológicas para atender as necessidades específicas de um produto ou serviço.

No entanto, o trabalho do desenvolvedor vai além de escrever códigos de programação e corrigir erros, pois este profissional atua em diferentes frentes do desenvolvimento do projeto. Confira alguma delas a seguir:

Tarefas do desenvolvedor

  • Design de software;
  • Desenvolvimento;
  • Pesquisa com clientes;
  • Escrever documentação e especificações;
  • Manutenção;
  • Desenvolver software de teste;
  • Implementação central;
  • Análise do projeto.

Especialidades do desenvolvedor

  • Front-end: este profissional atua na aplicação que interage diretamente com o usuário, também conhecida como interface, aquilo que o usuário vê.
  • Back-end: esse desenvolvedor é mais focado na parte de organização e dinamização de informações não visíveis ao usuário.
  • Full-stack: é o profissional que atua em front e em back-end, capaz de entender e entregar um projeto completo e com todas as etapas do desenvolvimento.

Áreas de atuação do desenvolvedor

  • Desktop: desenvolvimento de sistemas e aplicações para rodar em um computador ou uma rede de computadores;

  • Mobile:  é especializado em criar aplicados para smartphones, tablets e qualquer dispositivo móvel, pode ser para Android, IOS ou outro sistema operacional. 

  • Web: desenvolve websites e sistemas para web, realiza a manutenção de websites e outros sistemas online, como blogs, lojas virtuais, sites institucionais, etc.

  • Games: cria instruções para jogos ou jogos completos, em geral, sabe trabalhar bem no desenvolvimento desktop, web e mobile, mas foca na área que mais se adapta. 

  • Inteligência Artificial / Machine Learning: desenvolve sistemas e softwares capazes de executar tarefas que normalmente são realizadas por pessoas.

3. DevOps comandam os salários mais altos

Outra categoria de desenvolvedores são os DevOps ou Desenvolvedor e Operações, também conhecidos como engenheiros de infraestrutura, de sistemas ou de operações.

Sua função é promover a comunicação, colaboração e integração entre as equipes de Desenvolvimento de Software e de Tecnologia da Informação. Desta forma, busca manter a padronização nos processos, nas implementações e na qualidade das entregas.

Além disso, esse profissional é responsável por otimizar a produtividade de trabalho dos desenvolvedores e programadores e manter o desenvolvimento do projeto.

Este profissional tem alta demanda no mercado, pois são desenvolvedores de nível sênior ou analistas de sistemas com habilidades em negócios, organização, automação, operações e liderança.

Neste artigo da Folha Dirigida, você pode entender mais sobre a carreira de desenvolvedor, uma das profissões que mais cresce atualmente.

Você está procurando por profissionais de tecnologia para sua empresa?!

Então conheça a Revelo, a maior plataforma tech no setor de captação, contratação e gerenciamento de profissionais de carreiras de tecnologia da América Latina.

Possuímos produtos que atendem empresas nacionais e internacionais por meio de um modelo único de serviço, onde desenvolvedores de software que estão à procura de seu primeiro emprego e talentos seniores que desejam dar o próximo passo na carreira se cadastram na plataforma, são previamente validados tecnicamente por meio de uma inteligência artificial e ficam disponíveis para as empresas que, graças a filtros simples como habilidades, senioridade, diversidade e afins, podem rapidamente selecionar os melhores profissionais do mercado para iniciar seus processos seletivos. 

Desta forma oferecemos processos em até 14 dias, 95% mais assertivos e 100% humanizados!

Psiu, você está procurando por novos profissionais para sua empresa? 

Conte com o marketplace de talentos Revelo!

Aqui  você encontra profissionais de diversas áreas, de forma ágil e humanizada.

Cadastre-se na Revelo e descubra o match perfeito entre empresas incríveis e os melhores talentos. como reduzir em até 70% o tempo de contratação e encontrar talentos excepcionais para a sua empresa

4. Entenda mais sobre o trabalho do programador

O programador é quem escreve o programa, através das inúmeras linguagens de programação. Suas atribuições são escrever código, testar e corrigir erros e colocar em prática as necessidades do projeto requeridas pelo desenvolvedor.

Ou seja, o trabalho do programador é converter o projeto em uma série lógica de instruções, que são codificadas com uma linguagem de programação. Por exemplo, Java, C #, PHP, Oracle, SQL Server, JavaScript, entre outras.

Assim como os desenvolvedores, os programadores também se especializam em uma parte do desenvolvimento. Por exemplo, back-end, front-end, mobile ou web.

No entanto, os programadores são envolvidos em um determinado estágio do ciclo de vida do desenvolvimento do projeto e se concentram em um componente por vez.

Confira as habilidades e tarefas do desenvolvedor e do programador:

desenvolvedor e programador

5. Muitos cargos de tecnologia são intercambiáveis

Geralmente, ao criar um cargo, a terminologia não é tão importante. Desenvolvedor de software, programador de computador e desenvolvedor de aplicativos podem se referir ao mesmo trabalho.

Por isso, antes de contratar um desenvolvedor ou programador, é importante entender quais habilidades a empresa procura para a vaga. E qual o nível de responsabilidade no projeto esse profissional precisará assumir.

Preciso contratar um desenvolvedor ou programador?

Da mesma forma, para responder esta pergunta é preciso entender quais são as necessidades tecnológicas da empresa e da equipe de tecnologia, pois cada profissional tem habilidades específicas.

Por exemplo, os desenvolvedores experientes são muito requisitados nas empresas. Por conta da experiência em desenvolvimento de projeto, aliada ao conhecimento técnico em programação. 

6. Onde contratar profissionais de TI qualificados?

Até 2024, a busca por profissionais de TI chegará a 70 mil por ano no Brasil, mas o número de profissionais formados na área será de 46 mil. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação – Brasscom.

No entanto, a transformação digital nas empresas é uma tendência cada vez mais presente e necessidade de contratar estes profissionais aumenta a cada dia.

Por isso, nesse recrutamento é preciso ir além dos meios convencionais e procurá-los nas comunidades e plataformas de recrutamento online. Afinal, devido à alta demanda por estas vagas, estes profissionais não precisam enviar muitos currículos.

Promova um recrutamento eficiente com a Revelo

A pesquisa da Revelo sobre as 10 habilidades de tecnologia mais buscadas em 2020 indica que o mercado continua aquecido e a procura por desenvolvedor e programador segue em alta pelas empresas.

Por isso, um ponto importante é a qualidade do processo de seleção, que deve ser o mais ágil, inteligente e eficiente possível.

Aqui no marketplace Revelo, você encontra profissionais de tecnologia de acordo as habilidades e experiências desejadas para a vaga, de forma ágil e humanizada.

Além disso, você pode contratar o Revelo Network, uma consultoria exclusiva realizada por nossos recrutadores e em até 10 dias indicamos os candidatos ideais. Experimente!

Você está procurando por profissionais de tecnologia para sua empresa?!

Então conheça a Revelo, a maior plataforma tech no setor de captação, contratação e gerenciamento de profissionais de carreiras de tecnologia da América Latina.

Possuímos produtos que atendem empresas nacionais e internacionais por meio de um modelo único de serviço, onde desenvolvedores de software que estão à procura de seu primeiro emprego e talentos seniores que desejam dar o próximo passo na carreira se cadastram na plataforma, são previamente validados tecnicamente por meio de uma inteligência artificial e ficam disponíveis para as empresas que, graças a filtros simples como habilidades, senioridade, diversidade e afins, podem rapidamente selecionar os melhores profissionais do mercado para iniciar seus processos seletivos. 

Desta forma oferecemos processos em até 14 dias, 95% mais assertivos e 100% humanizados!

Psiu, você está procurando por novos profissionais para sua empresa? 

Conte com o marketplace de talentos Revelo!

Aqui  você encontra profissionais de diversas áreas, de forma ágil e humanizada.

Cadastre-se na Revelo e descubra o match perfeito entre empresas incríveis e os melhores talentos. como reduzir em até 70% o tempo de contratação e encontrar talentos excepcionais para a sua empresa

scroll to top