Desenvolvedor Python: tudo o que você precisa saber antes de contratar

0
Share

Contratar desenvolvedor Python pode ser uma ótima escolha para sua empresa alcançar o próximo nível em tecnologia. Saiba como contratar o talento ideal com a ajuda da Revelo!

A linguagem Python foi uma tendência em 2019 e neste ano continua sendo um das linguagens mais populares e requisitadas por empresas e startups. Afinal, sua versatilidade oferece muitas oportunidades no desenvolvimento de projetos digitais como softwares, sistemas, sites e aplicativos.

De acordo com o índice TIOBE de novembro de 2020, a linguagem Python ficou em segundo lugar no ranking indicador de popularidade das linguagens de programação. Além disso, está entre as favoritas do ano, superando até mesmo o Java.

Por isso, se você quer contratar o desenvolvedor Python ideal, é essencial entender sobre o universo dessa linguagem e sobre as demandas do mercado de trabalho.

Confira a seguir o conteúdo que preparamos:

Entenda o universo da linguagem Python

Python é uma linguagem de propósito geral de alto nível e multiparadigma. Além de possuir tipagem dinâmica, uma de suas características é permitir a fácil leitura do código e exigir poucas linhas de código, quando comparado a outras linguagens.

Devido às suas características, Python é principalmente utilizado para processamento de textos, dados científicos e criação de CGIs para páginas dinâmicas para a web. É uma linguagem de propósito geral, também conhecida como linguagem interpretada.

Em resumo, Python é muito versátil e pode ser usado em uma ampla gama de aplicações. Normalmente, está presente em duas variações: Python 2 e Python 3, embora um desenvolvedor experiente na linguagem se adapte facilmente às variações. 

A versatilidade do Python é demonstrada em muitos projetos. Por exemplo, no YouTube a maioria do código base é escrita em Python, bem como, no Dropbox para desktop, em grande parte do Reddit, Spotify, Instagram, PayPal, entre outros. 

6 áreas de aplicação do Python

  1. Desenvolvimento Web (Django e Flask);
  2. Desenvolvimento de software;
  3. Criação de GUIs para desktop;
  4. Ciência de dados;
  5. Aprendizado de máquina;
  6. Análise de dados;

Habilidades do desenvolvedor Python

O desenvolvedor Python pode aplicar a linguagem em uma variedade de aplicações, assim como, resolver problemas críticos em todas as etapas do projeto.  

Além disso, um profissional talentoso possui uma boa combinação de hard skills e soft skills. Além, claro, da vontade constante em aprender.

Hard skills para avaliar no desenvolvedor Python:

  • Experiência visível em Core Python;
  • Conhecimento sólido de estruturas como: Django, Flask e CherryPy;
  • Entendimento de bibliotecas Object Relational Mapper (ORM);
  • Habilidades voltadas para a Ciência de Dados;
  • Experiência com Aprendizado de Máquina e IA;
  • Conhecimento de Arquitetura de Multi-Processos;
  • Entendimento de mapeadores relacionais de objetos.

Além das habilidades técnicas necessárias do desenvolvedor Python, também existem habilidades comportamentais que tornam um candidato ainda mais valioso. 

Afinal, na área de tecnologia é comum ocorrer contratempos e problemas inesperados. Portanto, é recomendado trabalhar com um desenvolvedor que também possui boas habilidades comportamentais para lidar com trabalho sob pressão. 

6 Soft skills essenciais para o desenvolvedor Python:

  1. Habilidades de comunicação;
  2. Habilidades auditivas;
  3. Adaptabilidade;
  4. Habilidades de design;
  5. Criatividade;
  6. Trabalho em equipe.

Perguntas para entrevista com desenvolvedor Python 

Existem diferentes maneiras de decifrar a profundidade das habilidades do desenvolvedor Python. Confira a seguir alguns exemplos de perguntas:

  • Como você identifica bugs em seu código?
  • Quais são as principais diferenças entre Python 2 e 3
  • Como a memória é gerenciada no Python? 
  • O que é namespace em Python?
  • Qual é a diferença entre range e xrange?
  • O que é o monkey patching em Python?

Encontre o desenvolvedor ideal na Revelo

A linguagem Python é uma das habilidades mais buscadas pelas empresas ano de 2020. Por isso, um ponto importante é a qualidade do processo de seleção, que deve ser o mais ágil, inteligente e eficiente possível.

Para isso, o marketplace Revelo é a plataforma de recrutamento ideal. Aqui você encontra desenvolvedor Python de acordo as habilidades e experiências desejadas para a vaga, de forma ágil e humanizada.

Outra opção para realizar o recrutamento de desenvolvedores em tempo recorde é o Revelo Network. Ao contratar este serviço, você contará com a consultoria exclusiva de um de nossos recrutadores para encontrar os melhores talentos para sua empresa.

Dessa forma, agilizamos o processo de seleção e, em até 10 dias indicamos os candidatos ideais para sua análise e decisão. Experimente!

Related Posts