Qual desenvolvedor contratar: Front-End, Back-End e Full-Stack

Desenvolvedor Front-End, Back-End e Full- Stack_thumb

Saber qual desenvolvedor contratar pode ser um desafio para muitas empresas. Por isso, explicamos a seguir sobre as principais habilidades técnicas destes profissionais. Confira!

Você já ficou confuso ao decidir qual desenvolvedor contratar? Esta dúvida é muito comum no momento de definir qual é o perfil do candidato. Pois depende de fatores como os requisitos do projeto, o tipo de negócio e o conjunto de tecnologias utilizadas na empresa.

Por isso, explicamos a seguir sobre as especializações dos desenvolvedores Front-End, Back-End e Full-Stack. E por qual parte do site, aplicativo ou software estes profissionais são responsáveis ​​e quais são suas habilidades tecnológicas.

Com certeza, isso ajudará você a decidir qual é o desenvolvedor mais indicado para contratar para sua empresa. Gostou da ideia? Então vamos começar!

Desenvolvedor Front-End

O desenvolvedor de front-end cuida da parte do site ou aplicativo visível aos usuários. Por isso, sua missão é entender o objetivo do projeto e criar ideias e soluções para esta interface.

Este desenvolvedor possui conhecimentos sobre as metodologias de Experiência do Usuário (UX) e Interface do usuário (UI), para criar um site ou aplicativo funcional e atraente para o público.

Confira alguns dos conhecimentos técnicos deste desenvolvedor:

  • HTML: para criar a estrutura e conteúdo;
  • CSS: para fornecer páginas em cores, fontes e imagens de plano de fundo;
  • JavaScript: para trazer dinamismo e melhor interação às páginas.

Uma das habilidades fundamentais para o desenvolvedor de front-end é a proficiência em JavaScript. Pois é uma linguagem muito versátil e que trabalha em paralelo com CSS e HTML, utilizada em vários softwares, sites e aplicativos.

Além disso, requer familiaridade com frameworks e bibliotecas como:

  • AngularJS;
  • EmberJS;
  • Foundation;
  • Bootstrap;
  • JQuery;
  • Backbone.

Desenvolvedor Back-End

O desenvolvedor de back-end trabalha nos bastidores. É o profissional focado no funcionamento interno do software, para garantir que os dados consumidos pela interface gráfica estejam disponíveis.

Além disso, cuida da operação do lado do servidor, sendo responsável por atualizações, segurança, gerenciamento, estrutura, etc.

Por exemplo, uma das atividades do desenvolvedor back-end é manipular os dados de uma aplicação. Dessa forma, este profissional precisará entender como buscar, cadastrar, atualizar e excluir informações de um banco de dados.

Para isso, precisa ter um raciocínio lógico rápido e preciso, pois sua missão é automatizar processos e resolver problemas construindo soluções tecnológicas seguras.

Em geral, as linguagens de programação que este desenvolvedor se especializa são:

Além disso, precisa ter conhecimento sobre tecnologias de banco de dados como:

  • Oracle;
  • Microsoft SQL Server;
  • MySQL;
  • MongoDB;
  • PostgreSQL.
qual desenvolvedor contratar

Desenvolvedor Full-Stack

Para ilustrar, a “stack de desenvolvimento” é o conjunto geral de tecnologias de uma aplicação. Por exemplo, é comum que o front-end seja desenvolvido com HTML, CSS e Javascript, enquanto o back-end pode ser criado com PHP e o banco de dados MySQL.

Nesse sentido, o desenvolvedor Full-Stack deve ser capacitado para trabalhar com front-end e back-end. No entanto, este profissional não precisa ser um especialista em todas as linguagens.

Em geral, o desenvolvedor Full-Stack possui especialização em uma das tecnologias chamadas de “origem”, como PHP, e apresenta um conhecimento satisfatório do restante da stack de desenvolvimento.

Por exemplo, em linguagens voltadas ao desenvolvimento de aplicações web:

E também em linguagens focadas em soluções desktop:

  • C;
  • C#;
  • C++;
  • Java.

As habilidades e os conhecimentos deste profissional são importantes em todas as etapas do desenvolvimento do projeto. Desde o planejamento, gerenciamento de bancos de dados, controle do servidor até a criação de interfaces de usuário.

Normalmente, a empresa que anuncia uma vaga full-stack procura um profissional versátil, que possa resolver problemas e encontrar soluções para o projeto. Mesmo que não domine por completo um aspecto da linguagem ou do framework.

Leia mais:
Entenda os desafios da carreira de desenvolvedor full-stack

Desenvolvimento de aplicativos 

O desenvolvedor Full-Stack também agrega em suas habilidades a criação de aplicativos para dispositivos móveis. Pois domina o uso de linguagens como o Javascript, muito utilizada em conjunto com frameworks como o React Native, para criação de aplicativos (Android e iOS).

Diante do cenário tecnológico do Brasil, contratar este desenvolvedor é um diferencial para a empresa. Segundo dados da Pew Research Center, o país ocupa o segundo lugar no ranking de países com maior crescimento no mercado mobile, perdendo apenas para a Indonésia. 

Além disso, o Brasil está na liderança entre os mercados de desenvolvimento mobile e também no uso de smartphones. Pois o mesmo estudo aponta que 60% dos adultos possuem smartphones em todo o país. Acima de países como Filipinas (55%), México (52%) e Índia (24%).

Você está procurando por profissionais de tecnologia para sua empresa?!

Então conheça a Revelo, a maior plataforma tech no setor de captação, contratação e gerenciamento de profissionais de carreiras de tecnologia da América Latina.

Possuímos produtos que atendem empresas nacionais e internacionais por meio de um modelo único de serviço, onde desenvolvedores de software que estão à procura de seu primeiro emprego e talentos seniores que desejam dar o próximo passo na carreira se cadastram na plataforma, são previamente validados tecnicamente por meio de uma inteligência artificial e ficam disponíveis para as empresas que, graças a filtros simples como habilidades, senioridade, diversidade e afins, podem rapidamente selecionar os melhores profissionais do mercado para iniciar seus processos seletivos. 

Desta forma oferecemos processos em até 14 dias, 95% mais assertivos e 100% humanizados!

Psiu, você está procurando por novos profissionais para sua empresa? 

Conte com o marketplace de talentos Revelo!

Aqui  você encontra profissionais de diversas áreas, de forma ágil e humanizada.

Cadastre-se na Revelo e descubra o match perfeito entre empresas incríveis e os melhores talentos. como reduzir em até 70% o tempo de contratação e encontrar talentos excepcionais para a sua empresa

Qual desenvolvedor contratar para o meu projeto?

Para responder esta pergunta é preciso entender quais são as necessidades tecnológicas da empresa. Como citamos acima, os desenvolvedores podem dominar linguagens e tecnologias diferentes.

Portanto, a contratação de um desenvolvedor com experiência em mais de uma linguagem, poderá proporcionar a empresa a possibilidade de realizar projetos versáteis, com menos recursos de tempo e dinheiro.

Por outro lado, quando as tecnologias de desenvolvimento da empresa são bem definidas, é recomendado procurar por um desenvolvedor com o domínio das habilidades específicas para a vaga.

Revelo: a sua plataforma de recrutamento online

No marketplace de talentos Revelo, você encontra profissionais como desenvolvedores Front-End, Back-End e Full-Stack, de acordo as habilidades e experiências desejadas para a vaga, de forma ágil e humanizada.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, sua empresa pode realizar o processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Faça seu cadastro e veja uma demonstração da nossa plataforma. Em seguida, um de nossos consultores entrará em contato com você.

Cadastre-se na Revelo e comprove a eficiência da
melhor plataforma de recrutamento online!

scroll to top