Desenvolvedores: saiba como mantê-los produtivos em home office

0
Share

Conseguir manter os desenvolvedores produtivos em home office pode parecer desafiador. Por isso, selecionamos algumas dicas para as empresas e seus colaboradores se adaptarem a esta nova tendência. Confira!

Com a COVID-19 continuando a impactar a vida das pessoas ao redor do mundo, uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) é evitar aglomerações, mesmo no ambiente de trabalho.

Neste cenário, o número de empresas adotando o modelo home office está cada vez maior. Consequentemente, muitas equipes de desenvolvedores precisaram se adaptar ao trabalho remoto.

As novas tecnologias e ferramentas online permitem a comunicação em tempo real e a realização de tarefas fora do ambiente da empresa. Basta que as práticas de home office estejam bem definidas, para manter a equipe de desenvolvedores produtiva e integrada.

Por isso, vamos explicar sobre o cenário do trabalho remoto e compartilhar algumas dicas para que a adaptação seja saudável para os desenvolvedores e produtiva para as empresas. Confira!

Cenário do trabalho home office

O modelo de trabalho home office é a preferência de muitos profissionais ao redor do mundo. Segundo a pesquisa State of Remote Work 2020, realizada pelo Buffer, 98% dos trabalhadores entrevistados gostaria de trabalhar remotamente ao menos por algum tempo.

Ainda segundo a pesquisa, após um profissional experimentar o trabalho remoto, 97% deles afirmaram que recomendariam a prática de home office para outras pessoas. Além disso, de acordo com os entrevistados, o trabalho remoto é seguido pelo coworking como melhor opção de espaço de trabalho.

No Brasil, a situação é semelhante, segundo o estudo realizado recentemente pelo Instituto Ipsos, trabalhar de casa ou de qualquer outro lugar que não seja a própria empresa, é a opção dos sonhos para 49% das pessoas empregadas, para 55% dos autônomos e para 55% dos desempregados. 

Promova uma cultura de trabalho remoto saudável

Para manter uma cultura de trabalho saudável em home office, é essencial o uso de plataformas online amigáveis. Desta forma, poderá garantir que as mensagens sejam lidas, a liderança seja visível e as melhores práticas de trabalho sejam compartilhadas. 

O trabalho de desenvolvimento é como um esporte de equipe, no qual os desenvolvedores precisam trabalhar em sintonia para criar e resolver problemas complexos. Além disso, precisam ser capazes de colaborar no código simultaneamente e, construir fluxos de trabalho em equipe mesmo virtualmente.

Para isso, os líderes das equipes de TI precisam definir as prioridades e orientar os desenvolvedores através das ferramentas online de gestão de projetos.

Confira a seguir, algumas práticas de trabalho para manter um ambiente de equipe colaborativo entre os desenvolvedores, mesmo à distância.

Reúna a equipe virtualmente

É importante criar oportunidades para que toda a equipe se reúna por videoconferência, seja através de grandes brainstorms ou check-ins diários.

Para isso, você pode usar ferramentas de videoconferência para as reuniões online. Algumas delas oferecem recursos extras como transferência de arquivos, compartilhamento de tela e gravação das reuniões na nuvem. Confira algumas opções:

  • Zoom Meetings: a ferramenta suporta reuniões com até 1000 participantes e webinars com público de 10 mil pessoas. Oferece recursos de compartilhamento de tela, gravação das reuniões direto na nuvem e com transcrição gerada automaticamente.
  • Google Meet: permite criar videochamadas de alta qualidade com até 250 pessoas, além de transmissão de eventos ao vivo e gravação das reuniões.
  • Microsoft Teams: permite criar videoconferências com até 300 pessoas, oferece recursos de compartilhamento de tela, de arquivos e colaboração em tempo real.

Ferramentas e processos amigáveis

Para facilitar a comunicação e a colaboração dos desenvolvedores em home office nos projetos, utilize ferramentas amigáveis para hangouts virtuais e chats de mensagens. Atualmente, o Slack é uma das ferramentas mais usadas nas empresas de tecnologia.

A ferramenta oferece diversos recursos úteis para os desenvolvedores, como a possibilidade de integração com a plataforma de colaboração de código GitHub. Uma biblioteca de códigos-fonte que permite aos desenvolvedores criar, editar e revisar códigos. 

Assim como, integrar ao Slack ferramentas como o Google Drive ou Dropbox, para o compartilhamento de arquivos. Além de receber relatórios de erros, ao integrar o Slack com um rastreador de bug, como o Usersnap

Informações atualizadas

Manter os colaboradores informados é fundamental no trabalho remoto. Uma opção é criar uma lista de informações úteis com indicadores de trabalho e orientações para os desenvolvedores. Assim como, realizar um check-in diário para alinhar as tarefas.

Além disso, é essencial definir metas, para que as equipes tenham uma visão clara e estabeleçam objetivos a curto e longo prazo.

Para isso, a melhor solução é usar ferramentas de gerenciamento de tarefas, para entender o que cada membro da equipe está fazendo e, desta forma, acompanhar as entregas constantemente.

Uma opção de gerenciador de tarefas muito utilizado por startups e empresas de tecnologia é o Trello. A ferramenta é gratuita e permite incluir informações sobre prazo de entrega, objetivos e qual pessoa está responsável por cada uma das partes do projeto.

Assim como, o Asana, é uma ferramenta de comunicação em nuvem bastante utilizada, com recursos de gestão de divisão de tarefas, prazos e os níveis de prioridade de cada uma delas.

Promova desafios divertidos

Outra dica para motivar sua equipe de desenvolvedores em home office é promover atividades e desafios divertidos. Desta forma, poderá preservar um assunto em comum com os membros da equipe, independente das demandas de trabalho.

Por exemplo, realizar um concurso de fotografias ou criar um torneio de jogos online, são maneiras divertidas de ajudar a equipe a manter-se positiva e integrada.

Além disso, promova coffee breaks virtuais ou passeios ao ar livre durante as chamadas de vídeo com a equipe.

Configurações de tecnologia

A maioria dos desenvolvedores possui um laptop fornecido pela empresa para realizar suas tarefas remotamente. Entretanto, também é indicado oferecer o envio de monitores, hardware e periféricos para imitar suas configurações de trabalho no escritório.

Além disso, certifique-se de que os desenvolvedores tenham acesso à rede VPN e a boa qualidade de conexão de Internet.

Programação em pares

Trabalhar remotamente pode ser um desafio para os desenvolvedores que participam de revisões em pares ou programação em pares. Pois, normalmente estariam lado a lado, e aprenderem uns com os outros. 

Para essas tarefas, é recomendado o uso de ferramentas como o Visual Studio Live Share nas sessões conjuntas de depuração e aprendizado entre pares. 

Esta ferramenta permite que os desenvolvedores trabalhem juntos e, autonomamente, em diversas linguagens de programação. Para isso, não é necessário clonar um repositório ou configurar o ambiente para começar a compartilhar as tarefas.

Contratação de novos desenvolvedores online

A contratação de novos desenvolvedores é outro processo essencial das equipes de TI que não pode parar enquanto as empresas trabalham remotamente. 

Sem dúvida, os gestores que conseguirem implementar um modelo de recrutamento virtual bem-sucedido, poderão ter vantagens para encontrar os profissionais ideais para suas equipes. 

Encontre desenvolvedores experientes na Revelo

No marketplace de talentos Revelo, você encontra profissionais de TI de acordo as habilidades e experiências desejadas, de forma ágil e humanizada.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, sua empresa pode realizar o processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Dicas para os desenvolvedores em home office

Por mais que o trabalho remoto seja repleto de desafios, os desenvolvedores já estão acostumados a trabalhar remotamente. Com algumas práticas de trabalho e uma boa gestão, a tendência é que os desenvolvedores tenham uma boa adaptação.

Confira algumas ações para tornar o trabalho remoto mais saudável!

Configure seu espaço de trabalho

Encontre um espaço em sua casa onde você possa se concentrar. Se você estiver em algum lugar com distrações ao fundo, use o desfoque de fundo das ferramentas de reuniões online para manter os colegas de equipe concentrados.

Comunicação constante

O ritmo de trabalho online pode parecer diferente do que no escritório. Por exemplo, você pode estar equilibrando as tarefas do trabalho, com os cuidados com os filhos. Por isso, comunique seus horários de intervalos aos seus colegas de trabalho para que eles saibam quando entrar em contato com você.

Mantenha limites saudáveis

Sem a rotina normal de trabalho, pode ser mais difícil desconectar das tarefas da empresa. Certifique-se de fazer pausas, manter-se hidratado e dar-se a oportunidade de “bater o ponto” do trabalho remoto no horário correto.

Abrace reuniões online

Certifique-se de que todas as reuniões tenham a opção de “participação” online, para que os membros da equipe possam se comunicar de onde quer que estejam trabalhando. Ative o vídeo para que sua equipe possa interagir cara a cara e se sentir mais conectada.

Esteja atento e inclusivo

Uma videoconferência lotada pode tornar mais difícil para as pessoas compartilharem suas opiniões. Faça pausas nas apresentações para dar tempo para perguntas e lembrar aos participantes que eles podem usar a janela de bate-papo para compartilhar suas ideias.

Grave suas reuniões

Com o conhecimento da equipe, ao iniciar uma reunião online, selecione a opção gravar. Os membros da equipe que não podem participar, poderão rever a reunião mais tarde ou pesquisar a transcrição gerada automaticamente para obter informações importantes.

Compense a falta de conversas no corredor

O bate-papo rápido no bebedouro é o que muitas pessoas mais sentem falta quando trabalham remotamente. Em vez disso, procure se conectar com seus colegas de trabalho virtualmente.

Nesse sentido, pense nas mensagens de bate-papo como seu bebedouro virtual e defina um lembrete para verificar as pessoas regularmente.

Related Posts