Desenvolvedores: frameworks e linguagens para aprender em 2022

Contratar desenvolvedores Angular

Descubra quais são as linguagens de programação e estruturas web para aprender em 2022, segundo a pesquisa do Stack Overflow com desenvolvedores em todo o mundo.

Todos os anos, a rede mundial de desenvolvedores Stack Overflow faz uma pesquisa com milhares de desenvolvedores em todo o mundo sobre o que estão aprendendo e quais as principais linguagens estão utilizando para trabalhar.

Essa pesquisa anual é a fonte de informações mais completa do mercado para novos desenvolvedores e para aqueles que desejam contratar desenvolvedores. 

A seguir, vamos conferir quais foram as linguagens de programação mais populares de 2021 e fazer algumas previsões sobre quais tecnologias e estruturas da Web serão populares no próximo ano.

Linguagens preferidas, temidas e requisitadas

Pelo sexto ano, Rust continua sendo a linguagem preferida pelos desenvolvedores, enquanto Python é a linguagem mais requisitada, pelo quinto ano seguido. 

Sobre as linguagens mais temidas estão COBOL, VBA e Matlab que entraram na lista e não inesperadamente, as linguagens PHP, C e Perl também não são muito bem-vindas.

Na pesquisa, a lista das linguagens mais buscadas pelas empresas é a mais surpreendente. Python é a número um, enquanto TypeScript, Go e Node.js também se tornam mais populares. Veja a lista completa:

Linguagens mais populares X linguagens mais valorizadas

Por 9 anos, o JavaScript tem sido entre os desenvolvedores a linguagem de programação mais popular para aprender. 

Porém, quando se trata das linguagens de programação mais bem pagas do mercado, o JavaScript não está nem entre os dez primeiros. As linguagens mais bem pagas são Clojure, F# e Elixir, Erlang, Perl e Ruby.

A seguir, veja a lista completa das linguagens mais populares entre os desenvolvedores e observe a diferença entre esses dois gráficos:

  • O primeiro inclui todos os respondentes;
  • O segundo reflete as respostas apenas de desenvolvedores profissionais.

Como você pode ver, embora quase nada tenha mudado em relação a 2020, em 2021 o Python trocou de lugar com o SQL para se tornar a terceira linguagem mais popular

De acordo com esses dois gráficos, JavaScript, HTML/CSS, Python, SQL, TypeScript, Java e Node.js estão entre as linguagens mais populares. 

No entanto, isso não significa que esses são os idiomas mais valorizados em 2022. Pois, nenhum desses idiomas chegou à lista dos mais bem pagos.

No topo da lista das linguagens mais bem pagas estão algumas que a maioria dos desenvolvedores consideram antigas e irrelevantes. 

Porém, ainda pode fazer sentido aprender algumas das linguagens listadas, como Perl ou Ruby, pois ainda são demandadas e bem pagas.

Nesta lista, outra ótima linguagem que pode ser encontrada é o Go, uma linguagem de programação relativamente nova projetada no Google e que está sendo mais valorizada.

Tudo depende dos objetivos de carreira do desenvolvedor

Ao analisar todos os dados da pesquisa, podemos facilmente fazer uma lista das linguagens para aprender em 2022. Evidentemente, tudo depende dos objetivos de carreira do desenvolvedor, confira a seguir os detalhes.

Desenvolvimento Web Front-End:

  • HTML/CSS
  • TypeScript
  • JavaScript

Desenvolvimento de Back-end:

  • JavaScript
  • Python
  • Ruby
  • Go
  • Rust

Desenvolvimento de aplicativos:

  • Swift
  • JavaScript
  • Objective-C
  • Java

Desenvolvimento de jogos:

  • TypeScript
  • Unity

Programação de Sistemas:

  • Go
  • Rust

Ferramentas fundamentais para aprender

Neste caso, mais de 90% dos entrevistados afirmaram que usam Git, sugerindo que é uma ferramenta fundamental para ser um desenvolvedor. Outros preferem Docker e Yarn.

O que os desenvolvedores fazem quando tem problemas

Segundo a pesquisa, os desenvolvedores entrevistados costumam usar o Google quando ficam presos em um problema sem solução, visitam o Stack Overflow ou fazem outro trabalho e voltam para resolver o problema um pouco mais tarde.

Principais estruturas da Web para aprender em 2022

Por fim, como o desenvolvimento Web está em alta no mercado, vamos abordar as melhores estruturas da Web para aprender nesse ano.

Em 2021, o React.js ultrapassou o jQuery como a estrutura da Web mais usada, tornando-se a principal tecnologia a ser aprendida para desenvolvedores da Web. 

Além desses, temos Express, Angular e Vue.js, todos são frameworks bem conhecidos para desenvolvimento web e com muitas chances de que permanecerão tão populares em 2022.

Veja aqui a pesquisa completa da Stack Overflow Developer Survey 2021

Revelo: sua plataforma de recrutamento tech

Desenvolvedores

Agora que você conferiu as linguagens e estruturas web para aprender em 2022. Basta utilizar a plataforma de recrutamento tech ideal para candidatos.

Na Revelo, você encontra oportunidades para trabalhar como desenvolvedor nas melhores empresas do Brasil e do mundo

Além disso, todo o processo seletivo pode ser realizado online, desde a entrevista até a assinatura do contrato. Experimente!

Encontre as melhores oportunidades!

scroll to top