Desenvolvedores Python: entenda a alta demanda no mercado

0
Share

Entenda os motivos pelos quais os desenvolvedores Python são tão requisitados e quais são as vantagens em investir nessa linguagem de programação. Confira!

A linguagem Python foi uma tendência em 2019 e ainda continua em alta no mercado. Afinal, por conta da sua versatilidade, esse tipo de código oferece muitas oportunidades no processo de desenvolvimento digital.

Para as empresas, a linguagem Python tem grande valor, pois é muito utilizada na ciência de dados e na automação de sistemas. Além disso, pode ser aplicada em projetos bastante distintos, como em aplicações web e softwares de reconhecimento facial.

Conforme estudo realizado pela Revelo, a média salarial de desenvolvedores Python é de R$ 6,4 mil, uma das maiores entre profissionais da tecnologia no Brasil.

Neste post, vamos entender os principais motivos pelos quais os desenvolvedores Python estão sendo tão requisitados e quais são as vantagens da linguagem para as empresas. Ficou interessado? Vamos conferir!

Por que as empresas buscam desenvolvedores Python

Considerada muito relevante para o mercado de análise de dados, a linguagem Python é bastante procurada por empresas devido principalmente a suas características de praticidade e versatilidade em projetos que demandam complexidade.   

Confira abaixo quatro vantagens da linguagem Python para os desenvolvedores:

Aprendizado acessível

  • Python é uma linguagem gratuita e de código aberto, cujas bibliotecas e módulos são reutilizáveis;
  • Desenvolvedores Python têm à disposição diversos materiais didáticos, como a sua documentação oficial e registros dos próprios programadores;
  • As bibliotecas são gratuitas e com tradução voluntária dos códigos realizada pelos membros da comunidade, facilitando ainda mais o acesso à programação.  

Sintaxe simplificada

  • Python é uma linguagem simples, fácil e intuitiva, o que torna seu aprendizado muito mais rápido e dinâmico na comparação com outras linguagens de programação, como o Java ou o C++.
  • A quantidade reduzida de códigos no desenvolvimento de cada projeto aumenta a produtividade e diminui a margem de erro.

Versatilidade

  • A linguagem Python roda em diversas plataformas, sistemas operacionais e processadores, como Windows, MacOS, Android, Linux.
  • Serve para softwares em qualquer tipo de ambiente ou interface, seja web, desktop ou dispositivo móvel.
  • Cumpre bem funções bastante diversas, da ciência de dados à aplicação web e do reconhecimento facial a um software básico de finanças.

Confira as vantagens de Python para as empresas

Os benefícios da Python são inúmeros e as empresas contam com muitas vantagens ao escolher essa linguagem. Confira a seguir dois aspectos muito positivos para as organizações que adotam Python:

1. Produtividade sem erro

  • Python é uma linguagem simples, intuitiva e curta, o que, consequentemente, gera maior produtividade, agilidade e qualidade aos projetos;
  • A sintaxe enxuta permite que a programação transcorra com menos erros e dúvidas, mesmo que feita em diversas camadas e em projetos complexos envolvendo diferentes colaboradores.

2. Ciência de dados

Com a ciência de dados, as empresas podem entender e analisar melhor alguns fatores:

  • Avaliar resultados em determinados períodos de tempo;
  • Analisar as preferências de seus clientes;
  • Prever comportamentos de consumidores;
  • Favorecer o relacionamento com os clientes;
  • Facilitar a conquista de novos leads;
  • Reduzir custos;
  • Otimizar a produção.

Para tanto, é necessário usar ferramentas para interpretar dados, reforçar algoritmos, usar o big data, a inteligência artificial e o machine learning. Essa apuração e análise dos dados podem ser feitas com diferentes ferramentas de Business Intelligence.

Em resumo, a linguagem tem a capacidade desenvolver cálculos complexos com grandes volumes de dados em uma única linha de programação. Além disso, possui bibliotecas variadas e completas disponibilizadas online gratuitamente.   

Desenvolvedores Python: entenda a alta demanda

Essa é uma linguagem de código aberto, que tem uma Comunidade Online ativa e colaborativa que vem ganhando cada vez mais adeptos e recursos. Sem dúvida, esse é um dos motivos que mantêm a demanda por desenvolvedores Python em alta.

Por um lado, funções como a mineração (Data Mining) e a interpretação de dados, tendências para os próximos anos, são facilitadas pela linguagem Python .

Por outro, a curva de aprendizagem é muito atraente para novos desenvolvedores. Pois, trata-se de uma das programações mais simples que existem para quem está começando na profissão.

Dessa forma, há um ciclo virtuoso: as empresas ganham por adotarem a Python, e os desenvolvedores também se beneficiam por aprender essa linguagem. Por isso, a Python está conquistando uma parcela cada vez maior de empresas e softwares.

No Brasil, embora exista demanda para profissionais das mais diversas linguagens de programação, os desenvolvedores Python são muito requisitados. Em geral, os setores com maior empregabilidade são TI, Business Intelligence e marketing digital.         

Para ilustrar, no exterior alguns exemplos de grandes empresas que utilizam a linguagem são Yahoo!, Google, Nokia e NASA.

Revelo: a sua plataforma de recrutamento

No marketplace de talentos Revelo, você pode contratar desenvolvedor(a) Python de acordo a experiências desejadas. Com a opção Revelo Remoto, o processo seletivo pode ser feito totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Além disso, para atrair desenvolvedores Python em menos tempo, você pode contratar o Revelo Prime, uma consultoria exclusiva realizada por um de nossos recrutadores.

Dessa forma, agilizamos o processo seletivo e, em até 10 dias indicamos os candidatos ideais para sua análise.

Faça seu cadastro e veja uma demonstração da nossa plataforma. Em seguida, um de nossos consultores entrará em contato com você.

 

Related Posts