Contratar desenvolvedores remotos: 7 benefícios para empresas as estrangeiras

0
Share

Está interessado em contratar desenvolvedores remotos? Aprenda tudo o que você precisa sobre essa modalidade de contratação e selecione os melhores talentos. Confira!

Atualmente, muitas empresas e multinacionais optam por contratar desenvolvedores remotos em diferentes países. Afinal, com a popularização do home office, as barreiras geográficas foram quebradas e o mercado se tornou ainda mais globalizado.

No entanto, a decisão de contratar um desenvolvedor remoto deve se basear em muitos fatores, não apenas no custo. Embora não seja a escolha certa para todas as situações, existem muitos benefícios para as empresas e seus colaboradores. 

Por isso, é essencial entender os benefícios da contratação de desenvolvedores remotos antes de selecionar os próximos talentos para sua empresa.

Confira o conteúdo que preparamos para você!

7 benefícios em contratar desenvolvedores remotos

Sem dúvida, os inúmeros benefícios de contratar um desenvolvedor remoto para uma empresa estrangeira influenciam no processo de decisão do candidato ideal. Confira alguns dos benefícios:

1. Redução de despesas

Funcionários remotos não precisam de espaço de escritório e pagam por seus próprios suprimentos como água, luz e internet. Mesmo que uma pequena parte dos colaboradores trabalhe remotamente, a economia pode ser substancial.

2. Acesso a talentos diversos

Existem muitas especialidades na área de tecnologia, encontrar o desenvolvedor com experiência na habilidade que você precisa que more perto da empresa pode ser complicado.

Contratar remotamente permite que você encontre os talentos que procura, independente do local. Dessa forma, é possível focar mais nas habilidades do candidato.

3. Adaptabilidade

Com o mercado global em constante mudança, a única maneira de uma empresa permanecer competitiva é se adaptar rapidamente e a contratação de desenvolvedores remotos, uma prática que está tornando-se comum nas empresas.

4. Funcionários mais felizes

Colaboradores felizes são mais produtivos e motivados para ajudar sua empresa a ter sucesso, e os desenvolvedores remotos entregarão bons resultados se estiverem satisfeitos trabalhando de casa.

5. Contrate em países com PIB mais baixo

Contratar desenvolvedores remotos permite que você pague menos ao profissional do que pagaria se contratasse talentos locais.

Por exemplo, nos países da América Latina moedas como euro e dólar são mais valorizadas, dessa forma, a empresa gastará menos.

6. Inclua diversidade à cultura da sua empresa

Com uma equipe de desenvolvedores remotos de diferentes países, é possível compartilhar ideias e perspectivas diversas, contribuindo com a criação de novos projetos e resolução de problemas.

7. Torne-se uma empresa 24 horas

Ao contratar desenvolvedores de diferentes países que trabalham em fusos horários variados, a empresa pode crescer com mais rapidez e oferecer suporte aos clientes do mundo todo.

A importância de avaliar as soft skills dos desenvolvedores remotos

Antes de contratar desenvolvedores remotos, é essencial avaliar as soft skills dos candidatos. Afinal, a função requer habilidades emocionais para lidar com os projetos, prazos e pessoas, e tudo isso à distância.

Confira algumas delas:

  • Disciplina: qualquer trabalhador remoto precisa ser auto disciplinado o suficiente para cumprir prazos e concluir projetos sem intervenção do gestor.

  • Comunicação: boas habilidades de comunicação oral e escrita são necessárias para a maioria dos cargos, mas isso é especialmente o caso para trabalhadores remotos.

  • Iniciativa: os trabalhadores remotos devem ter a iniciativa de buscar orientação quando necessário e buscar a melhoria contínua de seu desempenho.

  • Equilíbrio: ser capaz de equilibrar a vida profissional e pessoal é essencial no trabalho remoto. Se não conseguirem estabelecer esse limite, os desenvolvedores correm o risco de se distrair e não conseguir se concentrar na tarefa em questão.

  • Maturidade: idealmente, a maturidade abrange todas as características mencionadas acima, além disso, a idade de uma pessoa nem sempre é uma forma confiável de determinar seu nível de maturidade.

  • Trabalho em equipe: para trabalhar remoto em uma equipe de TI é preciso saber ouvir opiniões diferentes, respeitar as diferenças e integrar esforços para realizar as entregas no prazo e resolver problemas críticos sob pressão.

Leia também:
Desenvolvedores em home office: como mantê-los produtivos

Entenda por que os Devs preferem o trabalho remoto

Existem muitas vantagens e poucas desvantagens em trabalhar como desenvolvedor remoto para uma empresa estrangeira. 

Confira a seguir algumas delas:

  • Escolher seu horário: o desenvolvedor que trabalha em um fuso horário diferente tem a facilidade de escolher os horários em que deseja trabalhar, embora seja importante que haja uma escala de horários que será combinada com o gestor.

  • Trabalhar com pessoas de origens diversas: ao trabalhar para uma empresa estrangeira, mesmo morando no Brasil o desenvolvedor terá a oportunidade de interagir com profissionais com experiências em multinacionais e em várias Big Techs.

  • Melhor remuneração: trabalhar home office para uma empresa estrangeira, e com o salário atrelado a moedas como dólar ou euro é uma ótima oportunidade para o desenvolvedor ganhar acima da média do mercado nacional.

  • Escolher onde trabalhar: o desenvolvedor remoto pode escolher onde trabalhar, em geral o profissional irá trabalhar em casa, mas também pode optar por outros locais como cafés, coworking ou mesmo em um hotel durante uma viagem.

  • Melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal: o profissional remoto consegue criar mais tempo livre com a família e amigos, pois não perde tempo com deslocamento e horas extras no escritório.

  • Crescimento profissional: trabalhar com pessoas em todo o mundo traz muitas perspectivas diferentes para os desenvolvedores, permitindo que o profissional cresça em sua carreira profissional com mais agilidade.

Revelo: sua plataforma de recrutamento Tech

Desenvolvedores remotos

No marketplace de talentos Revelo, você contrata desenvolvedores remotos de diversos países, qualificações e níveis de carreira.

Além disso, o processo seletivo pode ser feito totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Faça seu cadastro e veja uma demonstração da plataforma. Experimente!

Related Posts