Entenda a importância da diversidade ao contratar desenvolvedores

0
Share

Entenda como a diversidade ao contratar desenvolvedores poderá promover o crescimento da sua empresa, além de reter e atrair os melhores talentos. Confira!

No mundo todo, as empresas estão buscando formar equipes com mais diversidade, com pessoas de diferentes raças, gêneros, idades e origens. 

O objetivo principal dessa tendência é englobar profissionais com diferentes visões de mundo, criando espaço para o debate de ideias, criatividade e inovação. No entanto, esta é uma realidade ainda distante para o mercado de TI no Brasil.

Segundo dados da pesquisa Quem Coda o Brasil?, promovida em 2019 pelo PretaLab, em parceria com a Thoughtworks, o mercado de tecnologia no país é formado predominantemente por homens (68,3%) e pessoas brancas (58,3%).

Ainda segundo a pesquisa, atualmente os profissionais de tecnologia são principalmente: homens, brancos, jovens de classe socioeconômica média e alta. 

De fato, existe uma discrepância de diversidade no mercado de tecnologia e, com certeza, será necessária uma transformação nesse aspecto para o crescimento do setor.

Diversidade é uma tendência no universo corporativo

De acordo com a pesquisa Global Recruiting Trends 2018, elaborada pelo LinkedIn, a diversidade é uma tendência no universo corporativo. Esse levantamento aponta por quais razões as empresas priorizam a diversidade. Confira:

  • 78% para melhorar a cultura;
  • 62% para aumentar o desempenho financeiro;
  • 49% para representar melhor os clientes.

Segunda pesquisa da Harvard Business Review, 70% das empresas conquistam um novo mercado quando adotam o modelo de diversificação nas suas contratações.

Nesse sentido, a principal razão pela qual as empresas são capazes de ganhar mais produtividade e promover a inovação é reunir nas equipes indivíduos de várias esferas da vida.

Basicamente, trabalhar com uma equipe de desenvolvedores diversificada ajuda a trazer ideias mais avançadas e com novas perspectivas para a empresa. Confira no infográfico algumas das vantagens para sua empresa:

diversidade ao contratar desenvolvedores

Benefícios da diversidade ao contratar desenvolvedores

Os benefícios da diversidade no ambiente de trabalho aparecem em inúmeras pesquisas e já estão sendo comprovados na prática, no dia-a-dia de muitas empresas.

Confira a seguir 5 benefícios em promover a diversidade!

1. Cultura organizacional da empresa

Criar uma estratégia de recrutamento que realmente acolha a diversidade, sobretudo, é um movimento que depende da cultura da empresa.

Por isso, o assunto precisa ser legítimo e estar presente nos valores da organização, além de ser reconhecido como um pilar da empresa e um valor do colaborador.

A diversidade nas empresas é capaz de promover um ambiente de trabalho saudável e possibilitar a troca de experiências entre diferentes perfis profissionais.

Além disso, promove a motivação e o aumento da produtividade, fatores capazes de elevar a competitividade da empresa no mercado.

2. Aumento da produtividade

De acordo com o relatório “Delivering through diversity“, publicado em junho de 2020 pela consultoria Mckinsey, empresas que possuem quadro de funcionários mais diversos tendem a obter 21% mais lucro quando há diversidade de gênero e 35% mais lucro quando há diversidade racial.

Essa melhora no desempenho pode ser explicada pelos diferentes pontos de vista, habilidades, conhecimentos, além da diversidade cognitiva dos desenvolvedores da equipe de TI.

A diversidade cognitiva pode ser definida como diferenças de perspectivas ou estilos de processamento de informações. Por exemplo, sobre como cada indivíduo pensa e se envolve com situações novas, incertas e complexas.

Por isso, quando desenvolvedores com diferentes perspectivas se reúnem para trabalhar em um objetivo comum, o processo de desenvolvimento acelera e o resultado tende a ficar bem melhor do que o esperado.

3. Resolução de problemas

A diversidade na equipe de desenvolvedores traz uma perspectiva de inovação e criatividade para os projetos, ideal para a melhor resolução de problemas.

Segundo pesquisa da Harvard Business Review, as equipes mais diversas conseguem resolver problemas com mais rapidez. Afinal, quanto maior a pluralidade de ideias, mais soluções tendem a aparecer.

4. Notoriedade da marca

A diversidade no local de trabalho é extremamente importante, pois contribui para uma melhor reputação no mercado, para o aumento da lucratividade e de novas oportunidades de negócios. 

Afinal, uma empresa também fortalece sua marca quando demonstra seu compromisso com a diversidade e com as práticas de emprego justas. Além disso, essas atitudes ajudam a atrair uma ampla diversidade de profissionais qualificados. 

5. Atrair e reter os melhores talentos

O desenvolvimento é uma área de trabalho muito competitiva, e nesse cenário a diversidade pode ser um diferencial para o seu negócio. Afinal, criar uma equipe diversa significa respeitar e valorizar as opiniões de todos os colaboradores.

Além disso, quando as pessoas se sentem aceitas e valorizadas, independentemente de suas características, os níveis de satisfação tendem a aumentar.

Portanto, ao combinar uma abordagem de construção de equipe diversificada, aliada com algumas vantagens adicionais, é altamente provável que desenvolvedores talentosos considerem trabalhar na sua empresa. 

Leia também:
Como trabalhar com a diversidade: desafios e ideias para implementar

Histórias reais sobre diversidade no mercado de tecnologia

Para garantir um processo seletivo mais equilibrado, muitas empresas buscam equilibrar todo o processo de recrutamento, desde a triagem até a entrevista.

Por exemplo, na fintech Credihome, as mulheres representam quase 57% dos funcionários e refletem 42% do time de TI.

Segundo Luis Felipe Assumpção Fleury, CTO da Finvest/Credihome, “No último processo de seleção da empresa, do total de candidatos selecionados, 49% eram mulheres, que ficaram com 46% das vagas”.

“Ao verificar alguns dados, é possível perceber que no front-end 75% do time é composto por mulheres, enquanto em back-end não há mulheres. Isso representa um desafio: treinar e encontrar mais candidatas com interesse nesse tipo de desenvolvimento. Para isso, é importante a criação de mais programas de inclusão com ênfase em back-end.” conta Luis Felipe.

Na Credihome a diversidade de gênero não é apenas uma ideia: “Desde o início trabalhamos para manter os times bem equilibrados tanto em gênero como em raça, religião, gostos, estilos e idades. Temos muito a aprender com quem luta diariamente por um lugar em um mercado predominantemente e culturalmente masculino e que mesmo diante das adversidades, escolhe seguir em frente”, relata Luis Felipe.

Para Luis Felipe, “Os grandes diferenciais das mulheres na equipe de TI da Credihome são o respeito, resiliência, organização, força de vontade e atenção aos detalhes. Esperamos que em breve, esse seja o básico de todos”.

“Acredito que a diversidade é essencial para quem busca uma equipe capaz de resolver problemas e encontrar soluções versáteis, pois só unindo pontos de vista diferentes, é que chegamos às ideias incríveis”, afirma Luis Felipe Assumpção Fleury.

Para Jacqueline Cristina Silva, desenvolvedora Back-end contratada via Revelo, “A quantidade de mulheres na área de tecnologia está aumentando nos últimos anos, principalmente por que têm várias empresas com programas específicos para incentivar as mulheres cada vez mais. Mesmo assim, é muito raro trabalhar em uma equipe 50/50, a diversidade ainda é muito baixa”.

“Acredito que as empresas podem contribuir incluindo o máximo de mulheres nos processos seletivos. Além de oferecer treinamentos e programas para incentivar as mulheres a iniciar na carreira como jovem aprendiz e estagiárias, que geralmente são um número muito baixo dentro da empresa”, conta Jacqueline Cristina Silva.

Revelo: seu marketplace de talentos 

Agora você já sabe como trabalhar com a diversidade e por que ela é tão importante no mundo corporativo. Basta escolher uma plataforma de recrutamento eficaz para buscar talentos com mais diversidade para sua empresa.

No marketplace de talentos Revelo, você encontra desenvolvedores de forma ágil e humanizada. Sem dúvida, ao utilizar a plataforma de recrutamento online, sobrará mais tempo para focar na diversidade cultural dos candidatos. Experimente hoje mesmo!

Related Posts