EAD: confira 8 tendências de uso da tecnologia na educação

0
Share

Conheça 8 tendências do ensino a distância (EAD) e saiba como se preparar para aproveitar os avanços dessa modalidade de ensino tão promissora. Confira a seguir!

A ensino a distância (EAD) recebeu atenção mundial em março de 2020, quando as escolas foram forçadas a suspender as aulas presenciais devido à pandemia COVID-19.

Com base nos dados da UNESCO de 2020, a crise da saúde deixou mais de 1,7 bilhões de alunos fora da sala de aula. 

Como resultado, as instituições educacionais tiveram que mudar suas aulas ou cursos para a modalidade de ensino a distância. Com isso, acompanhar as últimas tendências da EAD tornou-se um desafio, até mesmo para os estudantes mais dedicados.

Por isso, selecionamos 8 tendências do ensino a distância, para ajudar os alunos a compreenderem e aproveitarem ainda mais os novos recursos da educação online.

Confira o conteúdo que preparamos sobre 8 tendências da EAD:

1. Aprendizagem Social

A aprendizagem social promove o aprendizado por meio do comportamento, unindo os componentes básicos da interação humana e da dinâmica de grupo, aplicados à tecnologia. 

Por exemplo, fóruns online, salas de bate papo, plataformas de compartilhamento, com tantos recursos a colaboração na EAD nunca foi tão produtiva, eficiente e contínua. 

Dessa forma, os alunos podem enviar suas dúvidas, ideias e receber suporte de qualquer lugar, seja na sala de aula ou em suas casas. 

À medida que as plataformas e aplicativos de aprendizagem continuam a se desenvolver, mais ferramentas colaborativas provavelmente entrarão na concorrência pelo domínio do mercado, promovendo mais avanços para a modalidade da EAD. 

2. Aprendizagem adaptativa 

Aprendizagem adaptativa é um método educacional que utiliza o uso dos computadores como estratégia para promover interações, além de mediar a aprendizagem de acordo com a necessidade de cada aluno.

No contexto do ensino a distância, a implementação da aprendizagem adaptativa é geralmente realizada por meio de algoritmos e avaliações, e cada vez mais, tem sido amplamente experimentada.

Nesse contexto, muitas plataformas de EAD já estão oferecendo serviços de aprendizagem adaptável e não há razão para que a tendência não continue no futuro. 

3. Aprendizagem por vídeo 

Com o estabelecimento da educação online, o aprendizado por vídeo está se tornando cada vez mais uma presença constante nas salas de aula.

Além de facilitar a cognição, outro benefício é o dinamismo, possibilitado pela linguagem simples e objetiva. 

Além disso, o formato de vídeo é um meio versátil para fornecer aprendizagem online e os alunos parecem preferi-lo entre outras plataformas. 

Para exemplificar, em um estudo de Pearson, 67% da geração millennials e 82% do Geração Z relataram o Youtube como sua plataforma de aprendizagem preferida.

4. Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) encontrou sua função no contexto de EAD apoiando os conceitos por trás da aprendizagem adaptativa.

Em resumo, a IA não só é capaz de guiar os alunos nos cursos, como também pode ajudar a informar as previsões de aprendizagem e a personalização dos conteúdos. 

Entretanto, considerando as aplicações potenciais da Inteligência Artificial, atualmente seu uso ainda parece ilimitado, considerando a presença da IA em vários setores fora da educação. 

No entanto, alunos e instrutores podem esperar futuramente, cada vez mais sofisticação e flexibilidade, quando se trata de estilos e necessidades de aprendizagem alternativos com uso da Inteligência Artificial. 

5. Microlearning 

No ambiente de aprendizado, é comum que muitos alunos possam se apavorar com a perspectiva de projetos grandes e multifásicos. 

Em geral, muitos alunos tiveram mais sucesso ao dividir projetos, aulas e outros materiais no método de aprendizagem em blocos. Para exemplificar, esses blocos podem se apresentar como aulas em vídeo, texto e atividades interativas. 

Nesse cenário, os instrutores descobriram que as aulas realizadas em módulos online, geram uma retenção maior dos estudantes. Por exemplo, quando uma aula de 2 horas é dividida em 4 sessões de 30 minutos. 

Sem dúvida, o microlearning é um indicativo de uma tendência que vai além do ensino a distância EAD, e poderá prevalecer também nos espaços tradicionais de sala de aula. 

6. Aprendizagem móvel

Embora não seja especificamente uma parte do que compreende a Educação online tradicional, a evolução da aprendizagem móvel (mobile learning) é uma tendência a se considerar. 

Os últimos anos foram de avanços nesse aspecto, por exemplo, com os aplicativos de aprendizagem de línguas se destacando entre os usuários.

Entretanto, as plataformas de aprendizado móvel ainda precisam evoluir e encontrar maneiras de desenvolver as mesmas tendências da EAD

Com certeza, em um futuro próximo, a aprendizagem móvel crescerá e se tornará muito utilizada por estudantes de todo o mundo. 

7. Gamificação

Conhecida como gamificação, essa particularidade do EAD tenta tornar a educação a distância mais leve e descontraída. Afinal, não importa a idade, aprender é sempre mais interessante quando é divertido.

Em resumo, a gamificação pode fornecer uma interação imediata com o material de estudo. Quando a compreensão aumenta, o mesmo ocorre com o envolvimento, a retenção, as notas e a felicidade geral dos alunos da sala de aula. 

Por exemplo, as plataformas como Quizizz e Kahoot! podem ajudar os professores a transformar qualquer assunto tratato em sala de aula em um jogo. 

Dada a grande quantidade de resultados positivos, no futuro próximo não há razão para que as soluções de aprendizagem baseadas em jogos não continuem a ser implementadas nas salas de aula, tanto online, quanto físicas.

8. Realidade aumentada e virtual

Visualizações de 360 ​​graus, sobreposições de gráficos e interfaces exploráveis, essas são apenas algumas das aplicações para a realidade virtual e aumentada, no contexto do ensino a distância (EAD).

Na prática, a realidade aumentada e virtual permite que os alunos entrem totalmente no assunto, independentemente de envolver matemática, ciências ou história. 

Além disso, a realidade aumentada e virtual também serve para levar os outros fatores da EAD a patamares totalmente novos. 

Para exemplificar, o aprendizado por vídeo, a gamificação e o aprendizado móvel nunca foi tão imersivo quando combinados com a realidade aumentada e virtual.

Nesse sentido, a tecnologia está melhorando a cada dia, então espere ver essa tendência continuar a crescer ainda mais. 

Revelo UP: a melhor opção para estudar a distância

Já pensou em começar a fazer aquele curso online que sempre desejou, mas sem preocupações financeiras?

Com o Revelo UP, você faz o curso ideal para seu currículo e não precisa se preocupar com o investimento inicial, pois realizamos o pagamento diretamente para a escola.

São oferecidos cursos nas áreas de tecnologia, marketing, vendas, finanças e design, em mais de 30 escolas parceiras.

E, o melhor! Se aprovado no programa, poderá pagar o financiamento somente após a conclusão do curso, em até 24x no boleto.

Aproveite a oportunidade, inscreva-se hoje mesmo no Revelo Up!

Related Posts