Saiba como se manter competitivo no mercado de trabalho

0
Share

Saiba como se manter competitivo no mercado de trabalho e descubra como receber o investimento que precisa com a ajuda do Revelo UP. Confira!

Sem dúvida, a forma como trabalhamos está em constante mudança e evolução, demandando que as habilidades dos profissionais também evoluam. 

Nesse cenário, os profissionais precisarão se adaptar e mudar conforme as necessidades das empresas, que também estão em constante mudança para enfrentar a concorrência e aumentar os lucros.

Uma das melhores maneiras de garantir essa competitividade no mercado é aprender continuamente novas habilidades que podem ser aplicadas em seu trabalho e no seu plano de carreira.

Para isso, muitas empresas e startups já possuem programas de qualificação profissional com o objetivo de ajudar seus funcionários a melhorar suas habilidades. 

Entretanto, mesmo que sua empresa ainda não financie cursos ou se você está procurando emprego, é fundamental assumir a responsabilidade de aprender continuamente novas habilidades profissionais.

Hoje em dia, existem ótimas opções de cursos online gratuitos, cursos de ensino a distância (EAD), além de opções de financiamento estudantil para ter o investimento necessário para estudar.

Confira o conteúdo que preparamos sobre como manter-se competitivo no mercado de trabalho e saiba como fazer cursos na área de tecnologia com possibilidade de pagamento somente após a conclusão!

  1. Habilidades tornam-se desatualizadas com rapidez;
  2. Habilidades de trabalho remoto agora são essenciais;
  3. Novas habilidades ajudam a solucionar problemas;
  4. Aprimoramento das habilidades traz novas oportunidades;
  5. Adaptabilidade traz benefícios profissionais e pessoais;
  6. Novas habilidades para conquistar novas oportunidades;
  7. Saiba como buscar as habilidades certas.

1. Habilidades tornam-se desatualizadas com rapidez

Ao passar dos anos, um conjunto de habilidades que você construiu torna-se obsoleto. Isso significa que você pode precisar aprimorar suas habilidades regularmente para acompanhar as demandas de seu trabalho atual ou de funções que deseja exercer.

Isso é especialmente relevante para profissionais que trabalham na área de tecnologia, como os desenvolvedores, designers, analistas de sistema e de banco de dados.

Afinal, os avanços da tecnologia mantêm as metodologias de trabalho em constante mudança e, por isso, é fundamental se manter atualizado para permanecer competitivo em um setor em constante evolução.

2. Habilidades de trabalho remoto agora são essenciais

Hoje em dia, mesmo que você já tenha experiência em trabalhar remotamente, vale a pena investir tempo para aprender formas de fazer isso da maneira mais eficaz em cursos rápidos ou com ensino a distância (EAD).

Habilidades como utilizar o vídeo chat em reuniões, gerenciar ou trabalhar com equipes remotas, bem como, ser produtivo remotamente, são algumas das habilidades essenciais no home office. 

Afinal, o mundo do trabalho está mudando e os profissionais precisam se esforçar em aprender novas habilidades para se manterem atualizados no novo ambiente de trabalho. Por exemplo, com o uso de ferramentas como Slack, Github, Jira, Zoom

3. Novas habilidades ajudam a solucionar problemas

Todos os dias, em todas as empresas e setores, surgem problemas que precisam de novas soluções, principalmente na área de tecnologia. Por isso, adquirir novas habilidades torna você um solucionador de problemas ainda mais valioso em um mercado que está buscando por inovação.

Dessa maneira, independente se você pretende crescer na sua empresa atual ou conquistar uma nova oportunidade de emprego, é provável que os empregadores tentam entender o quanto hábil você pode ser na resolução de problemas.

Neste caso, a inovação e a criatividade são habilidades muito valorizadas, e o profissional que for capaz de resolver os problemas ainda sem solução, terá mais oportunidades de trabalho e, claro, um salário mais alto.

4. Aprimoramento das habilidades traz novas oportunidades

Se você estiver planejando um crescimento de carreira, a obtenção de novas habilidades facilita que você seja um forte candidato para uma promoção.

Certamente, profissionais com habilidades avançadas têm mais probabilidade de receber uma promoção, do que aqueles cujo conjunto de habilidades permanece o mesmo.

Afinal, ao fazer cursos, tanto na modalidade presencial ou no ensino a distância (EAD), você terá o conhecimento e a experiência necessária para fazer um trabalho de melhor qualidade. 

Além disso, se você está procurando uma oportunidade de trabalho, a qualificação profissional pode ajudá-lo a receber propostas de trabalho com um salário mais alto do que em seu emprego anterior.

5. Adaptabilidade traz benefícios profissionais e pessoais

Examinar continuamente seu plano de carreira em busca de aprimoramento e, em seguida, desenvolver habilidades para atender esses requisitos, é uma tarefa essencial para manter-se competitivo, e também para planejar um futuro confortável.

Portanto, quanto mais buscamos nos adaptar, construindo uma mentalidade de aprimoramento contínuo e nos concentrarmos sempre em aprender, mais provavelmente sobreviveremos e evoluiremos quando ocorrerem mudanças nas profissões e no mercado de trabalho.

6. Novas habilidades para conquistar novas oportunidades

No mercado de trabalho atual, novas habilidades técnicas e comportamentais que você possui podem significar mais do que seu histórico de emprego.

Desse modo, após incluir cursos e especializações no currículo, o profissional tende a chamar mais a atenção dos recrutadores nos processos seletivos, por conta dos diferenciais que ele poderá oferecer.

Sem dúvida, a chance de conseguir uma nova oportunidade de trabalho aumenta muito quando o profissional se dedica a expandir seus conhecimentos e se atualizar sobre as tendências do mercado.

7. Saiba como buscar as habilidades certas

Se você está trabalhando atualmente, uma dica é prestar atenção às comunicações em toda a empresa para ter uma ideia de quais mudanças sua empresa pretende fazer e, ainda, quais habilidades você precisará aprender para permanecer atualizado.

Após identificar as habilidades que serão valiosas para sua empresa, seja proativo ao buscar adquiri-las. Informe-se com seu gestor sobre programas de qualificação profissional ou se a empresa está planejando oferecer algum treinamento específico.

Por outro lado, se você está procurando novas oportunidades de carreira, dê uma olhada nas ofertas de emprego para determinar quais novas habilidades você precisa ter em seu currículo para começar uma nova carreira.

Revelo UP: a melhor opção para ensino a distância (EAD)

Curso ideal

Já pensou em começar a fazer aquele curso online que sempre desejou, mas sem preocupações financeiras?

Com o Revelo UP, você faz o curso ideal para seu currículo e não precisa se preocupar com o investimento inicial, pois realizamos o pagamento diretamente para a escola.

São oferecidos cursos online nas áreas de tecnologia, marketing, vendas, finanças e design, em mais de 30 escolas parceiras, tanto presencial, quanto no ensino a distância (EAD).

E, o melhor! Se aprovado no programa, poderá pagar o financiamento somente após a conclusão do curso, em até 24x no boleto.

Aproveite a oportunidade, inscreva-se hoje mesmo no Revelo Up!

Inscreva-se no Revelo UP
Related Posts