Saiba como criar um employer branding para atrair desenvolvedores

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Saiba como atrair desenvolvedores para os processos seletivos da sua empresa com um employer branding focado em profissionais de tecnologia.

Employer branding é uma estratégia muito utilizada em empresas e startups para relacionar as ações de marketing e Recursos Humanos, com objetivo de aprimorar e acelerar o processo de contratação e atração de talentos.

Em outras palavras, a ideia é fazer com que a empresa tenha uma imagem positiva não somente entre os colaboradores, mas também no mercado. Sendo uma referência de organização onde os profissionais sonham em trabalhar.

Na área de tecnologia, os desenvolvedores são profissionais muito requisitados nos processos seletivos. Por isso, consideram fatores como o tempo e organização do processo, e se as empresas realmente consideram a experiência do candidato. 

Segundo pesquisa com desenvolvedores da Stack Overflow, ao decidir sobre onde se candidatar, 84% dos candidatos dizem que a reputação da empresa é importante.

Na pesquisa do LinkedIn sobre o comportamento de quem está em busca de trabalho, foi constatado que cerca de 75% das pessoas pesquisam detalhes sobre as empresas antes de se candidatar para uma vaga.

Pensando nisso, selecionamos 6 dicas sobre como criar um employer branding focado em tecnologia para atrair desenvolvedores qualificados para sua empresa.

Confira a seguir o conteúdo que preparamos para você!

1. Reforce sua marca no mercado;

2. Comunicar sua marca aos talentos de tecnologia;

3. Experiência agradável para o desenvolvedor;

4. Adapte sua estratégia de contratação a sua marca;

5. Invista em um recrutamento eficiente;

6. Valorize as práticas de trabalho.

1. Reforce sua marca no mercado

Quando você tem uma marca empregadora forte, a tendência é manter os colaboradores mais engajados. Por outro lado, uma marca ruim pode levar a um engajamento menor.

Por isso, o employer branding é tão importante e exige ações concretas de divulgação. Por exemplo, adotar uma estratégia de marketing com conteúdos informativos sobre a área de atuação, produtos e serviços oferecidos e, claro, do ambiente de trabalho.

Nessas publicações, valorize todos os diferenciais da empresa, como o respeito pelos funcionários, os recursos e comodidades disponíveis no ambiente de trabalho, bem como, o perfil da equipe que já atua na empresa.

Para isso, algumas das plataformas de divulgação utilizadas são: blogs, site da empresa, redes sociais e o e-mail marketing. Confira algumas ações para reforçar sua marca:

  • Utilize canais diversificados nas comunicações;
  • Invista no perfil da empresa no LinkedIn;
  • Crie maneiras atraentes de divulgação em canais digitais com foco em tecnologia;
  • Participe e promova eventos, a empresa precisa ser vista pelos candidatos;
  • Ofereça programas de relacionamento e desenvolvimento com jovens talentos;
  • Promova ações de onboarding e cultive relações construtivas entre as equipes.

Para ilustrar, uma empresa que investe muito em seu employer branding em seu canal Institucional é a Microsoft, com o blog People of Microsoft.

Nas ações considere os profissionais interessados na sua empresa como leads. Dessa forma, você capta sua atenção ao longo do tempo, mantendo um relacionamento que poderá se fortalecer e fazer a diferença em futuras seleções.

2. Comunicar sua marca aos talentos de tecnologia

Em geral, o principal obstáculo que os candidatos enfrentam ao procurar um emprego é não saber como é trabalhar em determinada empresa. Portanto, manter uma presença online da marca atualizada e receptiva é fundamental. 

Empresas que possuem blog com informações atualizadas e vídeos sobre a cultura da empresa podem ajudar a tornar sua marca mais conhecida para atrair candidatos.

Além disso, segundo a pesquisa da Stack Overflow, quase 70% dos entrevistados recorrem a comentários em sites de terceiros, como Glassdoor e Blind para saber mais sobre a empresa. 

Por isso, a adoção de uma estratégia da empresa nessas plataformas, respondendo a perguntas e consultas, é uma forma proativa de promover o engajamento.

3. Experiência agradável para o desenvolvedor

Os desenvolvedores preferem que suas habilidades sejam avaliadas de maneira objetiva, e não requisitados a realizar testes técnicos muito longos. Pois, geralmente esses testes têm pouca aplicação prática nas rotinas do trabalho.

Dessa maneira, uma experiência agradável para os desenvolvedores é ser avaliado de forma coerente com a função e com as tarefas reais do trabalho.

Por exemplo, a Entrevista Técnica é uma forma de contratar muito eficaz, pois é possível avaliar se o candidato está apto para a vaga com testes em tempo real e perguntas sobre a proficiência nas habilidades técnicas requeridas.

4. Adapte a estratégia de contratação a sua marca

Quem as empresas contratam e como contratam poderá contribuir com a retenção de colaboradores, bem como, com a satisfação e rotatividade. 

Dessa maneira, mudar ou aprimorar as formas como você seleciona, entrevista e contrata novos colaboradores, como os desenvolvedores, pode ser um incentivo para atrair novos talentos em tecnologia.

Nesse sentido, ter uma força de trabalho já estabelecida é a base das principais empresas em todo o mundo para atrair novos talentos. 

Por exemplo, o Google tem um blog dedicado à “Vida no Google“, que fala sobre seu processo de recrutamento e como é trabalhar em seus escritórios. Esse tipo de conteúdo é um exemplo de como combinar a identidade da marca em seu ciclo de recrutamento.

Confira outras sugestões para sua estratégia de contratação:

  • Fornecer clareza para o candidato, dessa forma, a empresa incentivará os candidatos a se inscreverem no processo, facilitando o engajamento e a avaliação.
  • Demonstrar ao candidato que a empresa está mais interessada na experiência que você pode trazer para a equipe, do que nas suas conquistas do passado.

5. Valorize as práticas de trabalho

Profissionais como os desenvolvedores valorizam as práticas de trabalho comuns, como justiça, clareza nas informações, ambiente de trabalho saudável e uma boa gestão. Muito mais do que happy hour às sextas-feiras ou máquinas de café e snacks gratuitas.

Nesse sentido, estabeleça na sua empresa os benefícios fundamentais das práticas de trabalho, antes de passar para os benefícios da diversão. 

Atualmente, principalmente nas empresas de tecnologia, o home office é parte da realidade do trabalho. No entanto, oferecer ao candidato a opção de trabalhar em casa ainda é um benefício atrativo.

6. Invista em um recrutamento eficiente  

Para atrair desenvolvedores é fundamental investir em um recrutamento eficiente e agradável. Segundo dados da HackerRank 2019, uma experiência de entrevista ruim é uma maneira infalível de perder bons profissionais para outras empresas.

Além disso, se o recrutamento demorar muito para ser concluído, podem aumentar as chances do candidato desistir da vaga. Pois, ao mesmo tempo, ele pode ser abordado por outras empresas com processos seletivos mais ágeis. 

Portanto, escolher uma plataforma de recrutamento eficaz poderá contribuir muito com uma boa experiência do candidato no processo seletivo.

Leia também:
Contratar Desenvolvedor: Guia Completo para empresas

Revelo: sua plataforma de recrutamento tech

atrair desenvolvedores

O segredo para atrair desenvolvedores talentos para sua empresa é buscar engajamento com os candidatos e proporcionar uma experiência positiva ao candidato, para em seguida incorporá-la à marca de forma autêntica.

Com certeza, após investir em um employer branding focado em tecnologia, será mais fácil atrair os candidatos ideais. Além disso, no marketplace Revelo você encontra desenvolvedores de acordo com as habilidades e experiências desejadas.

Ao utilizar a plataforma de recrutamento, sobrará mais tempo para focar no employer branding da empresa e, consequentemente, para atrair novos talentos.

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