Engenheiro de Confiabilidade de Site (SRE): entenda sua função e importância na empresa

0
Share

Entenda mais sobre as habilidades e importância do trabalho do Engenheiro de Confiabilidade de Site (SRE) e contrate o profissional ideal para sua empresa.

A carreira de Engenharia de Confiabilidade do Site (SRE) continua ganhando força entre as empresas de tecnologia. Afinal, a contratação de um especialista em SRE é vital para a empresa mitigar riscos e garantir operações estáveis com foco no crescimento.

No entanto, um desafio constante para os gestores de tecnologia e recrutadores é determinar quais habilidades e competências tornam um Engenheiro de Confiabilidade de Site qualificado para cuidar da agilidade e da confiabilidade das operações.

Por isso, a Revelo selecionou as principais características da carreira de Engenheiro de Confiabilidade de Site (SRE), além de diversas razões para contratar esse profissional para sua empresa.

Confira a seguir o conteúdo que preparamos para você:

  1. Entenda a carreira de Engenharia de Confiabilidade de Site (SRE);
  2. SRE X DevOps: entenda as diferenças;
  3. Atribuições do Engenheiro de Confiabilidade de Site (SRE);
  4. A importância desse especialista para a empresa;
  5. 4 razões para contratar o Engenheiro de Confiabilidade de Site (SRE);
  6. Saiba como contratar especialista SRE ideal na Revelo.

Entenda a carreira de Engenharia de Confiabilidade de Site (SRE)

O Engenheiro(a) de Confiabilidade de Site (SRE) é responsável por assegurar a rapidez e a confiabilidade de um software. Para isso, desenvolve soluções para aprimorar a usabilidade das plataformas e sistemas, atuando de maneira proativa antes dos problemas acontecerem.

Em 2003, o termo Site Reliability Engineering ou Engenharia de Confiabilidade de Site foi criado pelo vice-presidente de engenharia da Google, Ben Treynor Sloss. Sendo designado para o profissional com a função de incorporar aspectos relacionados à engenharia de software e aplicar em problemas operacionais relacionados a TI.

Em resumo, o trabalho desse profissional é manter um esforço permanente com o objetivo de melhorar as operações de TI e orientar os desenvolvedores e engenheiros de operações nas melhores práticas de SRE. 

SRE X DevOps: entenda as diferenças

O termo DevOps surgiu no mercado no final de 2008 é derivado da junção das palavras Development (Dev) e Operations (Ops). 

Até hoje é muito comum confundirem SRE com DevOps. Porém, DevOps não é carreira ou função, é uma cultura com práticas desenvolvidas para melhorar a qualidade do produto ou serviço.

Confira algumas práticas da cultura DevOps:

  • Controle de versão;
  • Continuous Integration (CI);
  • Continuous Delivery (CD);
  • Infraestrutura como código;
  • Gerenciamento de configuração;
  • Monitoramento;
  • Desenvolvimento de Software Ágil

Confira no vídeo qual é a diferença entre DevOps e SRE?

Atribuições do Engenheiro de Confiabilidade de Site (SRE)

Uma equipe de SRE é composta por profissionais de engenharia de software com habilidades voltadas para desenvolvimento e também administração de sistemas. 

A principal responsabilidade do especialista SRE é encontrar maneiras de aprimorar as operações dos sistemas para torná-los mais escaláveis, confiáveis e eficientes, sempre com foco na confiabilidade e segurança. 

Em geral, o SRE usa 50% do tempo em atividades operacionais e os outros 50% criando ferramentas para automatizar tarefas. Além disso, os profissionais de SRE devem estar envolvidos em todas as etapas dos projetos de tecnologia.

Confira as principais responsabilidades:

  • Reunir os requisitos do projeto das partes interessadas, juntamente com BAs e PMs;
  • Projetar esquemas de alto nível da infraestrutura, ferramentas e processos;
  • Realizar uma análise aprofundada dos possíveis riscos e criar medidas defensivas para eles;
  • Acompanhamento dos sistemas em produção, analisando seu desempenho;
  • Preparação de dados para atualizações de infraestrutura, ferramentas e fluxo de trabalho;

Confira as principais hard skills:

  • Conhecimento profundo de controle de versão;
  • Conhecimento especializado dos recursos do sistema operacional Linux;
  • Boa compreensão dos conceitos e práticas recomendadas de DevOps;
  • Experiência em implementação de CI / CD;
  • Experiência de solução de problemas.

Confira as soft skills essenciais:

  • Análise de negócio e perspectiva holística;
  • Alta capacidade de solução de problemas;
  • Ótimas habilidades de comunicação, tanto escrita quanto verbal;
  • Boa capacidade de comunicação com equipe e clientes na linguagem técnica;
  • Bom relacionamento interpessoais com outros setores da empresa;
  • Boa didática para compartilhar conhecimento e aprender rápido
  • Saber enfrentar os desafios com empatia e tem bom desempenho sob pressão;

A importância desse especialista para a empresa 

Usando de exemplo a Revelo, em algum momento a empresa precisou de uma área dedicada a tecnologia, mas não relacionada aos produtos e serviços entregues para os clientes. E sim, uma área com foco na infraestrutura, que garante a performance e segurança desses produtos, conta Lucas Vieira, especialista de SRE da Revelo.

Além disso, a empresa precisa que essa tecnologia seja escalável. Para isso, é recomendado trabalhar com metodologias ágeis para que o software cresça junto com o negócio e com a mesma escalabilidade.

Em geral, o custo dessa estrutura é um dos mais altos da empresa. Então, investir em uma gestão especializada e escalável é muito importante. Com certeza, os profissionais de SRE vão agregar esse valor para a organização, conta o especialista em SRE da Revelo, Lucas Vieira“.

4 razões para contratar o Engenheiro de Confiabilidade de Site (SRE)

1. Minimizar ou evitar tempo de inatividade de seus produtos e serviços

Hoje em dia os clientes estão acostumados com seus aplicativos online 100% do tempo e com rapidez de navegação. Por isso, o tempo de inatividade prolongado do site, e-commerce, ou app poderá causar perdas financeiras e ou até mesmo má reputação para a empresa.

2. Avaliar os riscos e mitigá-los

Um ataque de negação de serviço ou uma violação de segurança cibernética pode ser devastador para qualquer empresa. Portanto, a empresa deve se planejar para contingências e preparar medidas de defesa com antecedência. 

3. Para encurtar os ciclos de desenvolvimento

Ao automatizar a entrega de software e estabelecer as melhores práticas de CI/CD (Integração Contínua e Entrega Contínua), os especialistas em SRE podem reduzir a sobrecarga de desenvolvimento e ajudar a entregar seus projetos de maneira mais rápida e previsível.

4. Estimular ganhos financeiros

Todas as organizações com sistemas online voltados para o cliente podem calcular os custos de suas interrupções. Por exemplo, a Amazon, que perdeu US $100 milhões durante uma hora de interrupção.

Ao analisar o risco de tempo de inatividade, é possível entender por que o SRE é um dos maiores geradores de receita para o negócio. Por isso, a contratação do SRE é vital para preparar o seu negócio para o futuro e garantir a sua sobrevivência a longo prazo. 

Saiba como contratar especialista SRE ideal na Revelo

Segundo o especialista em SRE da Revelo, Lucas Vieira, o maior desafio dos profissionais e recrutadores é entender mais sobre a área de SRE e suas atribuições.

Por isso, é preciso um esforço de todos para a conscientização sobre a área de SRE. Afinal, não é somente sobre uma infraestrutura 2.0. E sim, a forma como uma pessoa desenvolvedora pode resolver um problema de infraestrutura.

Revelo: sua plataforma de recrutamento tech

Fique tranquilo! No marketplace de talentos Revelo, você contrata Engenheiros de Confiabilidade de Site (SRE) qualificados, de forma ágil e humanizada.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, sua empresa pode realizar o processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Outra opção para realizar o recrutamento de desenvolvedores em tempo recorde é o Revelo Network. Ao contratar este serviço, você contará com a consultoria exclusiva de um de nossos recrutadores para encontrar os melhores talentos para sua empresa.

Dessa forma, agilizamos o processo de seleção e, em até 10 dias indicamos os candidatos ideais para sua análise e decisão. Experimente!

Related Posts