Entrevista com desenvolvedores: saiba o que perguntar para ter sucesso

0
Share

Está iniciando o recrutamento de desenvolvedores e ficou em dúvida sobre o que perguntar? Confira 12 perguntas essenciais e saiba quais são as respostas indicadas para os candidatos.

Embora seja improvável encontrar um modelo definitivo para seguir no recrutamento de desenvolvedores, algumas perguntas são essenciais na entrevista com esses profissionais para entender qual seu nível de conhecimento e experiência na função.

Para ajudá-lo, selecionamos uma lista de 12 perguntas para fazer na entrevista com desenvolvedores e, como os candidatos podem respondê-las para ter sucesso no processo seletivo. Confira!

1. Qual linguagem de programação está mais familiarizado?

Dependendo da experiência de trabalho anterior, o candidato poderá citar quais linguagens de programação e ferramentas está mais familiarizado.

Desta forma, o recrutador poderá entender qual o nível de conhecimento do candidato sobre diferentes linguagens e ferramentas para desenvolvimento de software.

Neste caso, o candidato poderá citar um exemplo de situação relevante onde utilizou uma linguagem específica e obteve sucesso.

2.Conte-nos sobre um problema crítico que conseguiu solucionar

Esta pergunta é para ajudar a identificar as habilidades de resolução de problemas do candidato. Isso dará a oportunidade ao desenvolvedor de mostrar como lida com desafios, demonstrando ao entrevistador sua capacidade em resolver problemas críticos.

Neste caso, é recomendado ao candidato dar um exemplo de experiência recente e relevante, para que o entrevistador possa analisar suas habilidades atuais.

3. Qual processo utiliza para testar e encontrar bugs em um software?

Esta pergunta é importante para o candidato mostrar qual processo de localização de bugs utiliza. Já que, cada desenvolvedor possui uma maneira própria de encontrar erros nos códigos de programação.

O candidato poderá usar esta resposta como uma oportunidade de mostrar seu conhecimento sobre as diferentes ferramentas de depuração de erros que está familiarizado. Além disso, poderá destacar seus métodos preferidos.

4. O que mais entusiasma você no processo de desenvolvimento ?

Esta é uma pergunta aparentemente direta na entrevista com desenvolvedor. No entanto, poderá ajudar a determinar qual o nível de envolvimento do candidato sobre desenvolvimento de software.

Em geral, as empresas desejam contratar um candidato que possa expressar seu entusiasmo e paixão pelo desenvolvimento.

Nessa resposta, o candidato poderá demonstrar sua animação ao discutir os elementos do trabalho que mais gosta.

5. Conte-nos sobre um projeto em que trabalhou e do qual se orgulha

Nessa pergunta, o entrevistador poderá analisar como o profissional costuma trabalhar e, como define o sucesso enquanto faz parte de uma equipe. 

Para responder a esta questão, o candidato deverá escolher um projeto que seja atual o suficiente para demonstrar sua relevância.

Além de descrever o projeto, é importante focar nas atividades da sua função, onde agregou valor e como ajudou os membros da equipe quando necessário.

6. Descreva um projeto no qual trabalhou, mas não se orgulha tanto

Essa pergunta mostra ao empregador que o candidato é capaz de analisar criticamente o próprio trabalho, assim como da sua equipe. Sobretudo, não tem medo de admitir suas próprias deficiências ou erros.

Sem dúvida, este é um bom indicador da capacidade do candidato em receber feedback. Além disso, aprender com os erros é uma qualidade fundamental em um desenvolvedor.

Leia também:
Como contratar desenvolvedor de software

7. Qual seu recurso favorito do produto da empresa?

Os candidatos mais fortes serão capazes de descrever insights sobre os diferentes recursos do produto da empresa. Assim como, oferecer uma compreensão das diferentes partes interessadas e envolvidas na construção destes recursos.

Neste caso, o profissional poderá falar sobre as diferentes características do produto. Sobretudo, poderá demonstrar ao entrevistador que estudou os produtos da empresa.

8. Como faz para se comunicar de forma eficaz com colegas não técnicos?

Esta pergunta atribui ao entrevistador uma visão de como o desenvolvedor trabalha com equipes não técnicas de forma produtiva e colaborativa. 

Neste caso, será observada a linguagem e a terminologia que o candidato utiliza para descrever sua relação de trabalho com colegas não técnicos. Por exemplo, os profissionais da área de vendas ou marketing.

9. Em quais projetos pessoais está trabalhando?

As empresas procuram contratar desenvolvedores comprometidos com o aprimoramento constante de suas habilidades técnicas e, que podem assumir a responsabilidade pelo próprio aprendizado.

O candidato ideal também poderá falar sobre projetos paralelos demonstrando seu entusiasmo pela programação, mas fora da sua experiência profissional.

Neste caso, é provável esse seja o assunto que desperte mais entusiasmo e interesse no candidato. Sem dúvida, são qualidades atraentes em uma possível contratação.

10. Por que gostaria de trabalhar nesta empresa?

Uma pergunta simples, mas que pode ser reveladora, pois demonstra o nível de interesse na empresa e na função que será desenvolvida.

Neste caso, o candidato poderá explicar por que se sente compatível com a cultura da empresa e, como se vê trabalhando dentro da equipe. 

Para se destacar dos outros candidatos, mencione recursos específicos do produto da empresa e como suas habilidades estariam alinhadas com os requisitos da função.

11. Descreva seu ambiente de desenvolvimento ideal 

Nesta pergunta, o entrevistador quer entender quais condições de trabalho o desenvolvedor precisa para trabalhar da melhor forma. Por exemplo:

  • Se o candidato precisa de um ambiente silencioso para codificar?
  • Se o profissional está apto em fazer programação e revisão de códigos em pares?
  • Como o desenvolvedor trabalha em uma equipe multidisciplinar?

12. Gostaria de perguntar algo sobre a vaga e a empresa?

Normalmente, essa é a pergunta final de uma entrevista e, sem dúvida, uma das mais importantes.

Neste caso, o desenvolvedor poderá perguntar sobre os próximos desafios da empresa e, de que forma o candidato bem-sucedido terá um papel nesses novos projetos.

Além disso, poderá demonstrar seu interesse pela equipe perguntando sobre o fluxo de trabalho entre cada função, a estrutura de gestão e as oportunidades de progressão na carreira.

Leia também:
Por que é tão desafiador contratar um desenvolvedor?

Encontre desenvolvedores experientes na Revelo

A procura por desenvolvedores está em alta nas plataformas de recrutamento. Segundo a pesquisa do site GetNinjas, houve o aumento de 92% na procura por desenvolvedores entre março e abril de 2020. Já entre abril e maio, essa procura subiu 44% em comparação com o período anterior. 

Por isso, é essencial fazer as perguntas certas nas entrevistas, para acertar na contratação de desenvolvedores neste mercado tão competitivo.

Agora, você já sabe quais são as perguntas essenciais para fazer na entrevista com desenvolvedor.

Em seguida, será preciso escolher um processo de recrutamento inovador, com uma abordagem avançada para competir com outras empresas em busca dos melhores talentos em TI.

Revelo: seu marketplace de talentos 

Tudo isso já é realidade no marketplace de talentos Revelo, aqui você encontra desenvolvedores de acordo as habilidades e experiências desejadas, de forma ágil e humanizada.

Em primeiro lugar, a plataforma avalia o currículo e a experiência de cada candidato. Em seguida, poderá aplicar testes técnicos simples, garantindo a qualificação dos desenvolvedores antes da primeira entrevista.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, sua empresa pode realizar o processo seletivo online, desde a entrevista com o desenvolvedor até a assinatura do contrato. Experimente hoje mesmo!

Related Posts