Prepare-se para etapa com o gestor na entrevista de emprego

Entrevista de emprego

Saiba como se preparar para uma entrevista de emprego com o gestor e conquiste a oportunidade ideal com a ajuda da Revelo.

Em busca de dicas de entrevista com gestor para conquistar a vaga tão sonhada?

Saiba que você já está no caminho certo ao procurar informação, porque a preparação para as etapas finais de um processo seletivo pode ser o diferencial para ser contratado.

As dicas de entrevista com gestor vão além das orientações comuns para as primeiras fases de entrevistas de emprego, como controlar a ansiedade e responder a perguntas roteirizadas.

Para os profissionais que estão a um passo de assinar o contrato, é preciso se aprofundar nas competências técnicas e comportamentais para encarar essa etapa do processo seletivo.

Ficou curioso? Confira o conteúdo que preparamos para você e descubra cinco dicas de entrevista de emprego com gestor.

Como é uma entrevista de emprego com gestor

A entrevista de emprego com gestor de uma empresa geralmente ocorre na fase final de um processo seletivo. 

Nesse estágio, a entrevista pode ocorrer em uma conversa sem roteiro fixo, ao contrário das entrevistas iniciais com o setor de recursos humanos.

O gestor costuma contar com algumas anotações para guiar a dinâmica. Mas, como ele tem conhecimento sobre a área, a tendência é que faça perguntas de forma livre para conhecer o candidato.

De maneira geral, na entrevista com gestor, são avaliadas habilidades técnicas e soft skills, dependendo muito das demandas da vaga e da organização para o candidato.

Nessa hora, as competências comportamentais fazem a diferença, até para verificar o alinhamento de perfil com o restante da equipe e com a cultura organizacional. 

O que você precisa ter em mente antes de participar de uma entrevista de emprego com gestor é que se trata de uma conversa bem direcionada para a vaga e para o seu perfil.

Como não se trata de uma filtragem inicial de candidatos, a conversa é mais aprofundada em relação às entrevistas iniciais do processo seletivo.

Importância de se preparar para a entrevista com o gestor

A preparação é uma etapa fundamental para que o candidato tenha uma performance elevada durante a entrevista com o gestor.

Lembre-se de que o mercado de trabalho é altamente competitivo, e você precisa se destacar.

Principalmente quando falamos de profissionais e cargos de alto nível, quanto maior a qualificação e preparação, maiores são as chances de conquistar a vaga.

Portanto, não basta ficar longe dos erros comuns em entrevista de emprego, como ficar sem palavras depois que o entrevistador faz uma pergunta específica, por exemplo.

É necessário encontrar respostas inteligentes, que façam sentido para a vaga e demonstrem as suas competências técnicas e comportamentais. Além disso, a preparação para a entrevista gera autoconfiança.

Ao refletir sobre o que você vai falar e sobre os questionamentos prováveis do gestor, sem dúvidas, poderá agir com maior tranquilidade e segurança durante a troca de ideias.

Mas isso não significa que você deve decorar respostas e recitar falas como se estivesse lendo um texto. A ideia é se munir de argumentos e dados para contar com a maior desenvoltura possível na hora das respostas.

5 dicas de entrevista de emprego com gestor

Se você chegou à etapa final de um processo seletivo, conheça as cinco principais dicas de entrevista com gestor para ter sucesso nessa hora. Confira:

1. Revise o seu histórico profissional

Conforme vimos, a entrevista com gestor é aprofundada nas competências técnicas do candidato. 

Portanto, demanda que você fale sobre suas experiências anteriores, projetos realizados, resultados obtidos e problemas solucionados. Sendo assim, é importante revisar os pontos de destaque na sua atuação profissional.

Dessa forma, fica mais fácil expor ao gestor de que forma vai contribuir com os resultados da empresa a partir de exemplos concretos do que você já realizou anteriormente a partir de suas competências técnicas.

Mas não se esqueça de evidenciar as competências comportamentais, que são as soft skills. Elas são um ponto de diferenciação para profissionais de alto nível, já que, nesse contexto, há pessoas com diferentes qualificações técnicas.

2. Elabore respostas para as perguntas do gestor

É claro que você não sabe exatamente qual será a abordagem do gestor, mas prever possíveis questionamentos é um bom começo.

Dessa forma, é possível elaborar respostas alinhadas às características da vaga em questão e formular seus pensamentos de maneira que se encaixe melhor no contexto daquela empresa.

Suas respostas também devem enfatizar as habilidades mais importantes para o empregador e relevantes para a posição.

Por isso, a dica é fazer uma lista dos requisitos da vaga e correlacionar cada um deles com as suas experiências profissionais.

3. Faça perguntas

Uma atitude interessante é fazer perguntas ao gestor para tirar suas dúvidas em relação às demandas do cargo.

Mas cuidado: os questionamentos precisam demonstrar conhecimento sobre a empresa e, portanto, precisam ser bem específicos, abordando aspectos da vaga para compreender o que a empresa espera de você, caso seja selecionado.

4. Defina a sua pretensão salarial

Outra dica de entrevista de emprego com gestor é saber previamente qual é sua pretensão de salário, já que esse pode ser um dos temas abordados durante a conversa.

Vale a pena, portanto, sondar a realidade do mercado, para não pedir um valor alto ou baixo demais.

5. Esteja preparado para falar sobre relações interpessoais

Se você está se candidatando a uma vaga de liderança, é provável que o gestor pergunte sobre as suas relações no ambiente de trabalho, questionando sobre experiências anteriores.

Aqui vale ser honesto, mas não falar mal de antigos empregadores e colegas.

O ideal é demonstrar maturidade, abordando as estratégias utilizadas para resolver conflitos entre a equipe. Além disso, você pode ser questionado sobre o tipo de liderança que exerceria na empresa.

Por isso, reflita sobre como seria a sua conduta para conquistar os resultados esperados à frente de uma equipe.

Com essas dicas de entrevista de emprego com gestor em mente, você vai ampliar suas chances de sucesso em obter a tão desejada vaga.

Se você ainda busca por oportunidades, conte com o marketplace da Revelo, que conecta profissionais às melhores empresas do mercado.

Revelo: sua plataforma de recrutamento online

Cadastre-se hoje mesmo na plataforma de recrutamento Revelo, e encontre as melhores oportunidades profissionais, de forma ágil e humanizada.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, você poderá participar do processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato. Experimente!

scroll to top